Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Pedro 15/02/2023

Um livro de contos fenomenal.
Todos são ótimos contos, a maioria perfeito, super bem escritos e poderosos. Expõem as verdades e vivências a muito mascaradas e marginalizadas. Um livro poderoso, composto 90% de pontos altíssimos.

Jenni 09/02/2023

?Queria saber se doía escrever, porque trabalhar a terra dói. Crescem calos e afloram feridas nas mãos. Faz as costas reclamarem durante a noite. Queria saber se você se curva sobre o papel como eu me curvo ao chão, para sustentar a mim e aos outros.?

Pat 04/02/2023

Li esse livro logo após Torto Arado, também de Itamar Vieira Junior. A vontade era de ler tudo o que esse homem já escreveu. É um livro de contos, o que eu até acho que gosto, porém não foi a leitura que mais me prendeu. Alguns contos são fantásticos, outros são igualmente interessantes porque a obra de Itamar é sempre carregada de muitos elementos, símbolos e reflexões. O conto "Meu mar (fé)" foi o preferido.

Liduina 30/01/2023

O livro é formado por contos, diga-se de passagem, muito fortes, que relatam vivências, sofrimento de pessoas negras, que nos fazem lembrar a todo momento que infelizmente o racismo está entre nós.

Afonso.Bolzan 15/01/2023

Doramar ou a Odisséia e as expectativas sobre o este livro.
Livro do autor Itamar Vieira Junior, publicado em 2021 após sua aclamada obra "Torto Arado" que trouxe um novo sentido à literatura brasileira e que pode ter gerado muita expectativa sobre novas publicações do autor com sua grandiosidade que foi "Torto Arado".
Este livro trás uma junção de vários contos que já foram publicados anteriormente ao "Torto Arado" e contos novos que são de extrema excelência.
Contos dos povos brasileiros de maneira que trazem voz aos que foram silenciados em uma perspectiva totalmente original que dá potência a essas vozes, histórias de um mundo criado pelo autor mas que faz paralelo ao Brasil e sua história.
Essas histórias são contadas pelos povos originários, escravos, donos de fazendas, empregadas domésticas na atualidade brasileira, negros que estão a caminho do Brasil em navios negreiros e até ponto de vista de assassinos como no conto "A oração do Carrasco".
Assim como todos os livros de contos nem todos podem agradar o leitor, mas apenas alguns são escolhidos como os melhores e que tocam de alguma forma, tanto pela escrita ou pela história em si.
Alguns contos tive momentos de confusão pela disposição da escrita e a maneira de que uma mesma história é contada por pontos de vista diferente, não sabia em alguns momentos quem que estava contando a história; Confesso que estava esperando um nível de torto arado, mas possui a mesma qualidade e inteligência do autor.
O meu conto preferido deste livro foi "Alma", uma escrava doméstica que realizou a fuga da casa de seus senhores e que ao mostrar o decorrer de como foi que tudo aconteceu e de tudo que a personagem está passando a faz tornar uma heroína.
Este livro é uma conversa e uma maneira de reparação com o passado do Brasil com todas as suas dores e feridas abertas que buscam ser curadas porque mostra realmente do que o Brasil é feito, quem são os povos do pais que foi construído pela exploração humana.
Recomendo este livro a todos que tiverem a oportunidade de lê-lo.

Gabriel 12/01/2023

Sensível e forte, mas faltou algo pra mim
Confesso que vim ler Doramar com expectativas altíssimas depois do show que foi Torto Arado, talvez esse tenha sido o único problema. Por ser um livro de contos (e não costumo fazer esse tipo de leitura) acredito que falta aquela faísca em alguns deles - principalmente os mais curtos - para que realmente eu pudesse me envolver com os personagens como gostaria. Apesar disso, o livro entrega uma sensibilidade fortíssima em todos sem exceção - Voltar e Alma são nota 10 por exemplo - recomendo a leitura.

Thalyta Vidal 08/01/2023

Doramar ou a Odisseia, Itamar Vieira Júnior
Talvez pelo sucesso de "Torto Arado", entremos em "Doramar ou a Odisseia" esperando um pouco mais das narrativas aqui apresentadas. Comum aos muitos contos de produção contemporânea, alguns dos que são apresentados nesse conjunto deixam o final a cargo do leitor -aqui meditamos sobre o que nos foi contado-, trazem um desfecho sem brilhantismo, o que aspira o real. Defino dentro dessa reunião de pequenas narrativas três histórias que merecem grande destaque: 1. Alma; 2. Nas profundezas do lago; 3. Voltar. É incrível como Itamar consegue trazer o sentimento/sofrimento/abandono por meio da voz feminina, a maioria dos contos é protagonizado por mulheres. Aqui vi ecoar as vozes de Conceição Evaristo ao afirmar: A nossa escrevivência não pode ser lida como história de ninar os da casa grande, mas para acordá-los dos seus sonos injustos. Essa voz ecoa fortemente no conto "Alma". Embora homem, o autor consegue revelar a dor de mulheres negras, de mulheres marginais, de mulheres subalternas. Também ouvi a aflição de Bertoleza, de Aluízio de Azevedo, na voz da protagonista de "Alma", pois, a morte se apresenta como liberdade para aqueles que foram escravizados. Outro ponto que salta ao leitor é a marca de um autor pesquisador, é latente o conhecimento que Itamar Vieira Júnior incorpora à sua obra sobre condições histórico-geográficas do país, a exemplo das palavras em língua indígena usadas em um dos contos (me lembrou bastante a forma como Chimamanda introduz falares de diferentes línguas africanas às suas narrativas). Como esperado desse escritor, o livro é sobre Doramar. Dor. Amar. É sobre presenças e ausências, sobre sofrimentos marginais, levando o pesquisador ao rol daqueles que, na produção brasileira contemporânea, têm utilizado a ficção literária como forma de reflexão sobre a subalternização e silenciamentos de grupos ao longo da história. Uma leitura necessária e mais uma grande obra de I.V.J.

@medusarm 29/12/2022

Sim, leiam!!!
Que livro tocante!!!
São histórias, digamos que curtas, mas não leves.
Cada capítulo é um contexto que nos marca, que deixa uma reflexão, um aprendizado.
Nos faz pensar no peso do passado deste nosso país. As dores e perdas, a segregação, incertezas, o medo e as injustiças.

De coração, eu adorei esse livro. Recomendo, com toda certeza!

Sol Belchior 27/12/2022

Recomendo
"Uma palavra somente é viva se ela transforma; encerrada em um livro, não vive - é preciso lê-lo. O alimento só alimenta se amadurece. Você pode lançar sementes na terra e elas não germinarem. Mas, caso cresçam e se mostrem vivas, as sementes irrompem a terra como as palavras irrompem o livro, um muro, um aviso."

#ItamarVieiraJr

Priscila.Imazu 27/12/2022

Sofrimento feminino na identidade
História tristes, que retratam muito da realidade brasileira. São muito bem escritas por esse autor contemporâneo que adorei depois de ler Torto Arado. Vale a pena a leitura e a reflexão que vem irreprimivelmente.

Igor 27/12/2022

Histórias sobre um Brasil de dor...
Minha experiência de leitura desta obra se deu meses após concluir Torto Arado e mais uma vez cheguei à conclusão de que a literatura do Itamar Vieira Junior é para quem se importa com os (muitos) problemas sociais do Brasil. Doramar ou a Odisseia pode ser definido com um compilado de contos que abordam problemáticas de gênero, raça e classe e escancaram o tempo todo como a branquitude foi e é cruel. Penso que não é um livro fácil por conta de questões da linguagem e da estilística adotada (o último texto, por exemplo, não tem parágrafos!), mas quem mesmo assim deve ser “encarado” em prol de conhecermos as raízes do nosso país.

Grasiene 26/12/2022

Contos
Livro com vários contos, inclusive um trecho do Coração do Carrasco, que já procurei para comprar e só dá indisponível, os outros contos são realmente muito bom

Tina Lilian Azevedo 26/12/2022

Pra conhecer o Brasil
Contos que contam o Brasil. Contos que contam a vida real da gente simples do Brasil. Itamar com mestria os tira do esquecimento e ilumina a consciência do leitor. Nos mostra que o Brasil é composto de várias culturas e singularidades. Nossa gente é sofrida, por abandono estatal é iletrada, mas é rica de vida, saberes e dor, muita dor. Um Brasil que sofre, luta é humilhada pelos senhores da casa grande que insistem num modo de vida que escraviza o outro ao comprar sua força de trabalho mas que não se verga pra luta diária. Escreve mais Itamar, porque nós precisamos nos conhecer.

@eu_rafaprado 21/12/2022

Doramar ou A Odisseia - Histórias.
Doramar ou A Odisseia - Histórias.
@itamarvieirajr

Quando penso em Torto Arado e em todo impacto que a narrativa do Itamar me causou quando li, me fazendo refletir sobre um passado de trabalho na roça que durante toda infância ouvi meus avós, país e tios contar, e mesmo sabendo que tudo que eles passaram não chega nem perto do que passou a população escravizada depois da ?libertação?, eu penso ser impossível não querer ler tudo que ele publicar.
Peguei Doramar com a intenção de ler rapidinho, antes do ano terminar.. e que supresa.. cada conto é imenso.. profundo! Eu terminava um e precisava de horas pra refletir, pra digerir? destaco aqui o que me fez chorar: Meu Mar (Fé). Itamar só pode trazer essas histórias do sagrado? porque com sua escrita ele toca um pedaço da alma de quem lê.
Escreva mais, publique muito mais .. sou seu leitor pra sempre ! ??

Gabriela.Carqueijo 18/12/2022

Gostei! Mas não superou o torto arado. Mas, como sempre muito bem detalhado e escrito, leva o leitor pra dentro do livro.