Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Ali 26/09/2022

Farol das almas
Uma análise em sala de aula, descobri que finais abertos são um poço de alegria para minha imaginação fértil.
Farol das almas é forte! Realidade e extremamente doloroso...
Planells 26/10/2022minha estante
Uma das minhas histórias preferidas!

Suh Oliveira 19/09/2022

O livro é excelente, a leitura é fluída e leve. O livro é um compilado de histórias de um Brasil antigo (será mesmo?) e cheio de mudanças. Trás personagens fortes, superação e pobreza. Retrata imagens do dia a dia de pessoas que por si só jamais se cruzariam. Esta leitura foi uma grata experiência.

Karla.Marisa 15/09/2022

Eu queria muito que alguns desses contos se tornassem romances, fiquei imaginando algumas dessas histórias mais desenvolvidas, e pra mim, romances funcionam melhor.

Mariana113 13/09/2022

É difícil não conhecer o nome de Itamar ou seu grande sucesso Torto Arado, mas para mim esse foi meu primeiro contato com a sua escrita. Uma série de contos, alguns inéditos, que trazem em si temas e preocupações que são muito caras ao autor, com o protagonismo de mulheres negras, pobres, mães, nordestinas e responsáveis pelas sociedades as quais estão ligadas. Os contos são emocionantes e são capazes de te levar da dor à catarse de um jeito leve e orgânica como o mar. Itamar se revela aqui um grande escritor, que merece todo o reconhecimento que tem e ainda muito mais.

Entre os meus contos favoritos estão: Alma, A floresta do adeus, e O que queima.

Mariana 30/08/2022

Perfeito
Acho nesse livro impressionante o quanto o autor consegue nos inserir num sentimento e num período espaço-tempo tão facilmente e tão habilmente em tão pouco tempo em cada conto. O quão profundamente nos conectamos com as personagens e histórias. E não há a intenção de se chegar à um ponto final, algo fechado, me parece, e isso é o que mais me cativou.

Camila 28/08/2022

Costumo ler mais os clássicos, principalmente estrangeiros. Mas ler Itamar me lembra o quanto pode ser acolhedor ler uma legítima literatura nacional. Ler esses contos me parece que estou escutando as histórias da boca de minha vó ou daqueles idosos que vc topa do nada na vida. Mas mais ainda lembrar de um passado não tão distante, do sofrimentos dos povos escravisados, ou que ainda são, das pessoas simples, dos das matas, e dos verdadeiros valores humanos.

Maria.Heloisa 28/08/2022

Não gosto muito de livros que sejam estruturados em contos, porém, Itamar Vieira Jr. Escreve de forma muito sensível e precisa sobre temas que nos remetem às origens do nosso povo. Um excelente livro.

JAssica 24/08/2022

Histórias ancestrais
Mais uma leitura do Itamar que ganha um espaço no meu coração. A ficção, com autoridade de realidade, nos leva para lugares desconhecidos e, ao mesmo tempo, tão familiares, nos emociona, impulsiona e nos move para mudar o que parece imutável.

Tainá 24/08/2022

?Doramar: cabe um mar inteiro em seu nome?
São vários contos e, como eu já esperava, alguns gostei bastante, outros nem tanto assim.
?A oração do carrasco? e ?Alma? foram, pra mim, os mais marcantes.

No mais, que riqueza a literatura brasileira sendo representada nas palavras precisas e no olhar sensível de Itamar Vieira.

Sara 20/08/2022

não é um torto arado
gente, que surto esses comentários. a impressão que tive foi de que a editora quis aproveitar o hype de torto arado pra publicar qualquer outra coisa do autor e o Itamar pegou as histórias que tinha guardado em uma gaveta e publicou sem tem trabalhado profundamente os textos, sem ter concluído.

Letícia 15/08/2022

Sem palavras?
Que leitura impactante! Cada história mais forte que a outra que dói na gente que tá lendo.

Tiveram alguns contos que me marcaram para vida, sempre me pego lembrando?

A escrita do Itamar, como sempre impecável!

Se tornou aquele favorito que tem que ter estômago para retornar, mas que vale a pena.

ellen 31/07/2022

muito bom, porém não tem como não comparar com torto arado
a escrita do Itamar é simplesmente espetacular.
minhas histórias preferidas foram:
- farol das almas;
- alma;
- oração do carrasco;
- o espírito aboni das coisas;
- meu mar (fé);
- voltar;

Cristiane174 28/07/2022

Intenso
Adoro a escrita do Itamar e, apesar de não ter o hábito de ler contos, esse tinha muita coisa interessante. Temos que valorizar nossas raízes

tinhooo 27/07/2022

itamar vieira junior é definitivamente um dos melhores escritores contemporâneos e já está na minha lista de autores preferidos. muitos dos contos mantem a temática de torto arado, e eu gosto disso. sinto que não compreendi alguns contos, mas no geral são todos muito bons. recomendo fortemente!

Rodrigo 27/07/2022

Envolvente
Magistral a maneira como o autor nos envolve com suas narrativas e nos permite viver ao lado das personagens suas histórias, seus anseios e desejos. Impossível passar incólume por essa obra.