Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Nessa 07/12/2022

Inocente eu, de achar que o livro tendo 160 páginas seria fácil e rápido de ler.
Não, esse livro deve ser degustados digerido com cuidado.
Itamar Vieira, nos mostra novamente pedaços de um Brasil parcialmente esquecido ou desconhecido do público geral.
Contados em tempos diversos, nos mostram histórias de pessoas negras, indígenas e ou escravizadas.
Pessoas invadidas, sequestradas, sofridas , que amam, que sofrem , que sentem. E na grande maioria são mulheres que representam a força vital desses contos.

Alma , A oração do carrasco, Meu mar foram meus favoritos.

Não é melhor que Torto Arado, mas é tão necessário quanto.

vanessa.rocha.77920 13/11/2022

Recomendo
Os contos do livro nos fazem refletir sobre questões raciais, relações de trabalho e afetividade. As mulheres de cada texto são únicas e nos ensinam algo para a vida.

Marcele 11/11/2022

Doramar ou a Odisseia- Itamar Vieira Júnior

E voltamos para os livros brasileiros para não perder o costume! Coincidentemente ando só ouvindo música brasileira também!

Bom, assim como em ?torto arado? a escrita é impecável e a forma com a as histórias são montadas me agrada muito.

Teve dois contos que arrebataram meu coração que são ?A oração do carrasco? e ?voltar?.

O que tenho a dizer é que lendo livros assim me fazem ter orgulho de ser brasileira! Não só pelo autor, mas pela diversidade desse povo que consegue estimular uma mente tão especial a notar cada nuance e construir belas histórias. Ainda mais em um momento em que os olhos tem que estarem nós, pois só conhecendo nossas verdadeiras origens com seus defeitos, qualidades e ajustes necessários é que podemos ser capazes de nos tornarmos melhor.

Planells 26/10/2022

Mini histórias comovedoras
Não esperem outro Torto Arado em Doramar ou a Odisseia, nessa proposta, Itamar Vieira Junior oferece 12 histórias pequenas, algumas mais curtas que outras, mas todas narradas de forma poética e doce. Algumas historias poderiam ser perfeitamente um livro independente.

diliterando 19/10/2022

Ótimos contos sobre regionalismo brasileiro
Livro: Doramar ou a odisseia: Histórias
Autor: ?????Itamar Vieira Junior
Ed:  todavia
Pg:  160
???????????????????????????????

Ah depois de ler torto arado há algum tempo atrás eu fui arrebata pela escrita singular e regionalista de Vieira Junior. (Tem resenha por aqui)
Então precisava ler Doramar ou a Odisséia - Histórias. Apesar de não ser uma Leitora assídua de contos, esse em específico me chama muita atenção.
Itamar continua entrelaçando cada linha de cada parágrafo com tanta sensibilidade e sentimento que é impossível não se emocionar.
Com a delicadeza e fortificação que escreve sobre nossos ancestrais, imigrantes, violência, preconceito, racismo, escravidão, africanos, pobreza, cultura brasileira, feminismo, naturalismo e muito mais.
O conto (Meu mar) eu tão surpreendente e dramático que eu queria mais dele..? um livro todo, queria me alongar mais nessa história de tanto que gostei. (Tá aí uma sugestao). O conto do título do livro: Doramar ou a odisséia, mulher protagonista, sensível e forte..
Alma: traduz a fuga de uma escrava com tantos sofrimentos.
O conto: manto de apresentação o autor fecha o livro com um grande laço. Fui pesquisar mais sobre Arthur Bispo do Rosário é fenomenal.
É sobre isso... maravilhoso...comovente, emocionante.???
Itamar conseguiu me deixar mais fã ainda.
Prestigiem literatura ?? é de altíssima qualidade.

Carol 16/10/2022

É impressionante o dom do Itamar em escrever e descrever sentimentos. Quem é ou está no nordeste sente essas histórias de maneira diferente.

Erica.Regiani 16/10/2022

Nunca quis ler contos e posso afirmar que eu não era leitora de contos até ler @itamarvieirajr .
Só comprei este livro pois o primeiro que li do autor, "Torto Arado", me encantou profundamente!

Foi um passeio fabuloso pelas várias histórias narradas aqui em "Doramar ou a Odisseia", um livro que foi por mim saboreado lentamente.
O autor transita por temas dolorosos com uma maestria e delicadeza sem igual. Eu chorei várias vezes, pois são temas de um passado que persiste em assombrar.
O Brasil segue preconceituoso e racista.

Um conto mais profundo e marcante que o outro . "Alma" , "Farol das almas" e "Meu mar(fé)" em especial foram os que mais me tocaram.

" Tínhamos o corpo marcado pelo trabalho. Alguns de nós apresentavam cicatrizes na pele, nas costas, nas pernas, no rosto.
Quase todos tinham também feridas na alma. Apenas um de nós havia feito a travessia de navio de lá para cá. Ele nada contava, quase não falava, mas tínhamos certeza de que havia enlouquecido ao ver os corpos sendo atirados ao mar_era o que os africanos diziam_ e também ao perceber que não pertenciam a lugar nenhum." (Trecho do conto "Farol das almas").

Super indico a leitura.
Aguardando os próximos lançamentos do autor.?

Rinaldo 09/10/2022

Doramar ou A Odisseia.
Um livro com boas histórias, onde o autor expõe reflexões ligadas a temas pertinentes a nossa sociedade.

Vanessa 09/10/2022

A sensibilidade de Itamar Viera Jr
Eu admiro muito a escrita de Itamar. É de uma sensibilidade que poucos autores possuem, essa coletânea de contos é linda. Me emocionei demais lendo.

Com certeza, um dos maiores e melhores escritores brasileiros.

jsscmaria 07/10/2022

Itamar é maravilhoso
Tudo o que ele escreve toca na alma. Palavras que falam de Brasil e falam de gente. Esse livro reúne contos que são necessários.

romulorocha 06/10/2022

Doramar ou a odisseia, de Itamar Vieira Junior - 10/10
Itamar Vieira Junior é um escritor brasileiro. É autor do romance Torto Arado, ganhador do Prémio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020.

Doramar ou a odisseia é um livro de 12 contos. Embora com temáticas variadas, o sofrimento gerado pela pobreza e preconceito está presente em quase todos eles. Com uma escrita sensível, semelhante ao que vemos em Torto arado, Vieira Júnior nos conecta com outros brasis que outrora silenciados e esquecidos, agora ganham voz e muita cor.

#resenhasDoRômulo?
#Literaturabrasileira?
#DoramarOuAOdisseia
#ItamarVieiraJunior

Biblioteca Álvaro Guerra 30/09/2022

Em Doramar ou a Odisséia, o autor do renomado Torto Arado nos traz uma série de contos que refletem a pluralidade do território brasileiro, com referências afro-brasileira, indígena e da cultura ribeirinha, Itamar Vieira Junior mostra, novamente que veio para marcar a história da literatura brasileira contemporânea.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556921464

VinAcius49 27/09/2022

O tempo inteiro, tudo o que eu queria era uma minissérie com um conto adaptado em cada episódio... TUDO PRA MIM!!!
Vale ressaltar que alguns contos me levaram bem longe e outros, mesmo com todo foco, ainda não entendi ? Mas que a criatividade e a escrita do Itamar se mantiveram... ?? Ansioso para encontrá-lo na Bienal ?