Doramar ou a odisseia (eBook)

Doramar ou a odisseia (eBook) Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

MarcosQz 28/03/2024

Contos de um povo
Com doze contos, Itamar mostra que não é apenas um bom romancista, mas um ótimo contista também. Em A floresta do adeus temos quatro narrações em um breve conto, uma família separada por uma cerca que os separa de tudo, da própria vida. As mulheres são o centro do conto com suas dores, marcas, sonhos perdidos e desejos. O conto é quase uma despedida. Farol das almas é um conto sobre o povo africano, tirado de sua terra para serem escravizados.
Alma é um dos contos mais fortes e poderosos do livro. Uma escrava conta sua fuga, seu crime pela liberdade e vingança pelo que tiraram dela, narra suas dores no corpo, na mente e na alma. Mas também narra suas saudades, seus sonhos e desejos, a bondade de poucos, a saudade de sua ancestralidade e de uma terra que não conheceu e de uma que criou. A oração do carrasco é profundo, doloroso, traz mitos e fatos em um conto arrebatador. Uma família onde ser carrasco é uma profissão herdada, não quer dizer que seja ruim, mas não é motivo de orgulho. O carrasco sempre ora pelos seus mortos, mas não esquece um rosto sequer. Itamar narra os carrascos de todos os dias, alguns ainda por aí, sem deixar de falar da terra e das letras. O espírito aboni das coisas é um conto indígena sobre luta e sobrevivência, sobre a força e o sagrado.
O conto nas profundezas do lago possui um tom gótico, sem perder o objeto principal de Itamar que é a terra e a população indígena, um conto verdadeiramente intrigante. Meu mar (fé) é um dos contos mais bonitos do livro, um conto sobre amor, sobre dor, sobre perdas e principalmente sobre a fé do retorno do amado, uma ode ao mar que é pai e carrasco, e é impossível não lembrar de Jorge Amado.
O conto que dá título ao livro segue uma narrativa não linear, a história de Doramar vai sendo contada, vai misturando passado e presente em lembranças desconexas, esquecendo como que para lembrar, esquecendo para se libertar.

Itamar é um ótimo contista, mas confesso que em alguns contos eu simplesmente me perdi, fiquei sem saber o que ele queria contar, o que de fato estava acontecendo, mas nem por isso se tornam chatos ou ruins. As vezes os contos começam em terceira pessoa e de repente mudam para primeira, pontos de vista diferentes de uma mesma história. O gostoso de ler Itamar é porque ele desperta nossa curiosidade, queremos sempre um pouco mais. Senti que alguns contos tinham um ar de distopia, algo fora do comum, meio incerto, e isso me fez pensar em tudo aquilo que ainda será escrito pelo autor.

Láiza 21/03/2024

Não sei qual é mais triste...
Torto arado ou os contos sofridos, densos e tão bem descritos que faz a gente sentir agonia a cada passagem.

Que autor magistral ???
Meu segundo contato com a escrita dele e se tornou um dos favoritos ?

Leiam, mas não esqueçam os lencinhos ?

Dênis 19/03/2024

Instigante
Um livro do Brasil e sobre o Brasil Diferentes relatos de mulheres exploradas pela cor, raça e gênero. São contos que transcendem. Um dos que traz personagens masculinos é "Oração do Carrasco", foi o que mais me marcou. Destaco dois com personagens centrais femininos: "Alma" e "Voltar", conseguia me colocar como observador das cenas narradas! Um primor de obra literária.

Luciana 13/03/2024

Algumas leituras me prenderam bastante, outras li arrastada.

Não tem nem comparação com Torto Arado que foi um dos meus livros preferidos do ano passado. Mas, tem boas histórias e histórias mais arrastadas.

Mari M. 13/03/2024

Meio quebra de expectativa
Eu fui achando que iria ser um novo Torto Arado, mas me decepcionei. A escrita é BELÍSSIMA, porém para contos me pareceu sempre inacabados. Ficava uma aura de (muitas) pontas soltas. Os contos mais longos como "Alma" me arrebataram o coração, os últimos também. Só que o conjunto da obra é só ok. Acho que ficariam melhores em novelas do que contos.

Maylana.Spricigo 10/03/2024

Os contos são envolventes, com personagens brasileiras incríveis que despertam tantas emoções... eu já estava recomendando o livro sem nem ter terminado ?

rodrigz 09/03/2024

A escrita de Itamar Vieira Junior sempre foi muito poética, e nessa obra em formas de conto ele tem a chance de explorar ainda mais isso, mesmo que me alguns momentos possa ser um pouco de detrimento para as narrativas

Mila 27/02/2024

A escrita do Itamar é sempre um convite e um presente. Não dá vontade de parar. E a riqueza com que ele traz tanta brasilidade é uma delícia!

D. Inocêncio 22/02/2024

O livro tem histórias maravilhosas, outras nem tanto. Ainda bem que as não tão boas são pouquíssimas. Vale a leitura!

dnlas 17/02/2024

Que livro! Mais uma vez, Itamar Vieira Junior brilha!
Como eu sou fã desse cara! Já tinha lido "Torto Arado" e tinha se tornado um dos meus preferidos. Em "Doramar ou A Odisseia", ele consegue ser ainda mais sensível, instigante, explosivo e todos os adjetivos que descrevem essa leitura como outro clássico, dessa vez de contos que traduzem a história do nosso país. De todas, o meu preferido foi "A oração do carrasco (2017)". Lindo, lindo, lindo! Pretendo ler de novo.

pedro.cezar.142 10/02/2024

Excelente escrita
Ótima construção, sendo cada conto único na reflexão e método que o autor se propôs a explorar. Muito cativante e especial!

Carol.Moraes 07/02/2024

Inicialmente vemos uma leitura profunda, poética mas simples.

O autor traz as narrativas de uma forma tão esplêndida, tão significativa, como se você pudesse estar ali dentro, a todo momento ao lado do personagem, vivendo, sentindo, buscando mais e mais juntos com ele.

Os sentimentos tão discretos mas tão gritantes, histórias criadas mas tão reais.

Você quer esse mar dentro de si, você busca essa paz da natureza, essa esperança de não solidão, esse ato de coragem, ser a voz que se faz ouvida e que não é apenas nada.

Foi uma leitura incrível, não sei outra palavra que define o sentimento e a reflexão que esse livro trás.

O preconceito enraizado, a xenofobia, o racismo, o machismo, a industrialização, a necessidade do homem branco ser superior, a necessidade da minoria de sobreviver.

Todos tópicos tão antigos e tão atuais, uma sociedade que vive no limbo da mudança e da estagnação.

Como em doramar "as famílias construíram suas casas no ar, sobre o mar, sobre as famílias"

Como em voltar " contaria que o país precisava gerar energia para gerar empregos, gerar dinheiro para que as pessoas vivessem com o que os senhores do mundo consideram digno." ; "... Aprendi que ser uma sombra que não incomoda é algo que esperam de você, sob o risco de darem um fim em sua vida se falasse demais"

Como em meu mar (fé) " aqui negro é um cidadão de segunda classe" ;

Como em a oração do carrasco "alguns carrascos se travestiram de presidentes, reis, anjos, salvadores, redentores, guias, líderes e nem sequer tocaram a pele de suas vítimas, olharam seu semblante ou viram a desesperança nas faces dos sentenciados. Continuaram a viver e morreram como sem que a culpa os tivesse alcançado"

Entre muitas outras passagens que te fazem refletir tanto sobre como isso está tão enraizado na nossa história, na nossa vida, na nossa realidade e na sociedade.

Simplesmente Itamar Vieira Junior sendo um escritor que não apenas escreve palavras, escreve vidas, escreve sentimentos que a alma machucada sente e nao sabe descrever.

Luiza 04/02/2024

Atenção
O conteúdo e a forma são impecáveis. as histórias são muito, muito boas. e sacar as referências é maravilhoso

Vivi.ana 03/02/2024

Dói
São diferentes histórias que complementam-se e confundem-se permitindo que a leitora se encante, pare, chore, reflita, enfim sinta um mundo de emoções.