Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume II

Alexandra 29/07/2021

Melhor livro sobre o assunto
Laurentino Gomes me surpreende a cada volume, esse segundo livro sobre a escravidão é mais um show de conhecimento histórico do Brasil e os demais países relacionados a escravidão do Brasil.

Vinicius.Pedrosa 13/07/2021

Ótimo
Livro muito bom que retrata nossa história, e como se desenvolveu o escravismo em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Tatetu 13/07/2021

Espetacular!!!
Uma pesquisa minuciosa e rica em detalhes. É possível aprender e compreender com muita propriedade através desses 2 volumes preciosos. Aguardando ja ansioso o 3°.

José Marques 11/07/2021

Escravidão vol. 2
Escravidão vol. 1 foi o primeiro livro que li do Laurentino Gomes e ali tive uma certeza: iria ler todos os livros do autor, principalmente a sua trilogia 1808, 1822 e 1889.

No vol 1, Laurentino nos mostra o início de tudo, desde o primeiro leilão de escravizados em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, esmiuçando a sua evolução até o seu estabelecimento.

Agora no volume 2, somos apresentados num contexto de escravidão já bem estabelecida, no seu ápice, a partir da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de Dom João VI ao Brasil.

Aqui encontramos como o escravizado se encaixava dentro da colônia e suas formas plurais de tentativa de sair ou amenizar o sistema que os prendiam.

Como no primeiro volume, Escravidão vol. 2, nos traz mais histórias de pessoas, escravizados ou não, que fizeram da sua existência uma marca, positiva ou negativa, na contextualização desse período nefasto. Você irá conhecer um pouco da emblemática Chica da Silva, Tiradentes, Luiza Soares, entre outros tantos personagens anônimos ou não.

Precisamos cada vez mais debater como o racismo se manifesta no Brasil e para isso, precisamos entender ainda mais a complexidade da sua origem com a escravidão.
Iracy 11/07/2021minha estante
Ahhhh laurentinooo é muito bom, não vejo a hora de ler 1822

José Marques 11/07/2021minha estante
Iracy essa trilogia dele é fantástica.

@lucasmascarenhas 04/07/2021

O livro aborda a época do escravismo brasileiro que alcançou cifras industriais com milhares de cativos negros africanos, com foco na época da busca do ouro e diamante (o Brasil respondeu sozinho por 50% da produção mundial de ouro). ?O trabalho escravo e a riqueza do outro e dos diamantes alimentaram a vaidade e a futilidade do reino de Portugal, mas não plantaram alicerces de riqueza e prosperidade?.
No período de 150 anos, cerca de 4 milhões de escravos atravessaram o Atlântico para trabalhar em fazendas, cidades, minas e garimpos brasileiros. Já que todo o aspecto da vida colonial girava em torno exclusivamente da escravidão. ?Tudo dependia do sangue e do suor africano, base e motor da economia colonial?.
A escravidão é uma realidade concreta no Brasil, na sua própria geografia e indicadores sociais, além das demonstrações explícitas de racismo.
O maior território escravidão na América, que abandonou a sua população escravista à própria sorte. ?A escravidão plantou muitas Áfricas no coração do Brasil. Eles terminaram e floresceram ao longo dos séculos, ao custo de muita dor e sofrimento. O cativeiro separava pais e filhos, maridos e esposas, famílias e comunidades inteira que, na África, tinham convivido e compartilhado os mesmos costumes e crenças por muitas gerações. A identidade original do escravo era eliminado mediante um processo de desenraizamento?.
Um Brasil plural a se encontrar ainda. ?Além de seres humanos acorrentados e marcos a ferro quente, os pores dos navios negreiros transportavam conhecimentos e habilidade tecnológicas desenvolvidas na África que seria cruciais na ocupação europeia no Novo Mundo?.
A complexidade do sistema escravista.
?Existem muitas Áfricas escondidas no Brasil. Seus traços estão por toda parte, na dança, na música, no vocabulário, na culinária, nas crenças e nos costumes, na luta do dia a dia, na força, no semblante e no sorriso das pessoas. Estão também na paisagem e na arquitetura, cifrados na forma de simbolismo e desenhos gravados nas paredes e fachadas das casas e dos casarões, nos altares e pinturas das Igrejas, nos terreiros de umbanda e candomblé, nas pedras do cais junto ao mar, nas arcos das pontes, nos mínimos detalhes de chafarizes e colunas?.
O livro retrata como uma nova África foi se construindo no Brasil, um caleidoscópio de cores e etnias.

ToniBooks 28/06/2021

Os Ensaios de Laurentino
Termino o segundo livro da trilogia "Escravidão" agradecendo a Deus por ter posto ânimo no autor a fim de que ele entregasse a nós, leitores, uma obra diferente. Sim, digo diferente não só pelo estilo da escrita, mas, sobretudo, em razão do olhar jornalístico impresso por Laurentino Gomes. Vale destacar que o fato do criador do livro ser jornalista de formação não explicaria por si só o viés imparcial que marca a obra. Por isso, "Escravidão II", a exemplo do primeiro livro da série, é antes de tudo um documento para consulta e um relato objetivo das nuances e idiossincrasias do período escravocrata que tanto marcou e infelizmente ainda marca a nossa vida brasileira. Ao final da leitura desse livro, temos a sensação de que várias instituições e convenções, muitas delas nefastas, ainda influenciam as relações de poder e causam danos à sociedade herdeira do sistema colonial.