O parque das irmãs magníficas (eBook)

O parque das irmãs magníficas (eBook) Camila Sosa Villada

Resenhas - O parque das irmãs magníficas

Larissa Benevides 12/02/2024

O parque das irmãs magníficas - Camila Sosa Villada
"Somos como um entardecer sem óculos de sol. Nosso fulgor cega, ofusca aqueles que olham pra nós e os assusta."

Profundo, belo e dilacerador.

Esse livro foi completamente intenso e a cada parágrafo a autora consegue nos passar todos os sentimentos de uma jovem trav3sti enquanto precisa crescer e viver em um mundo tão cruel.

São vários capítulos brutais que deixaram meu coração pequeno e perder a fé na humanidade, mas outros belíssimos nos mostrando que família não tem relação com sangue e sim com proteção e amor. Que precisamos sempre olhar para o próximo com carinho pois nunca sabemos qual batalha ele está travando.

Todos os personagens contribuem para a mensagem da autora que também utiliza de realismo mágico para elucidar o que estava acontecendo, a história envolve e quase acreditamos que toda a magia ocorreu.

Poético e super importante. Uma história que deveria ser lida por muitos para assim que todos possamos ser mais empáticos e reconhecer a luta de todos.

"Estamos ali para sermos escritas. Para sermos eternas."

luisa302 12/02/2024

Que história triste e importante.
a escrita é mt interessante, me lembrou cem anos de solidão, não só por ser realismo mágico (me parece ser pelo menos) mas pela escolha narrativa, contar história de várias personagens de uma grande família, porém diferentemente da obra de garcia marquez, essa não é de sangue.
nunca tinha lido sobre travestis, e acho deveria. leio pq me fascina histórias diferentes da minha, pq me torna mais empática. e ler sobre o universo das travestis, um tema pouco abordado na literatura mainstream proporciona uma experiência única e enriquecedora q amplia a compreensão sobre a diversidade humana

Oswaldo Sandi 12/02/2024

Poético e violento
Que obra incrível. Devorei essa história tão depressa! Camila traz uma história autobiográfica com muita poesia no meio de tanta dor e violência. Muito importante abrirmos os olhos para fora de nossa bolha. Não é porque não vemos que não esteja lá.
Elas existem e, por força de um sistema, acabam seguindo o mesmo caminho das demais, à margem e à mercê da violência.

Caroline1442 11/02/2024

Maravilhoso
Fazia tempo que eu não lia um livro tão sensível que me fizesse pensar e me tirasse da minha zona de conforto.
Camila tem uma escrita maravilhosa que faz você mergulhar na história do início ao fim, retratando a dura realidade das travestis de forma poética.
O livro é uma mistura de realismo mágico com biografia, o que torna todos os acontecimento narrados algo muito mais profundo e especial.
Comecei a escutar o áudio livro sem nenhuma expectativa e me emocionei em diversos trechos. Mais além, me deixou muito pensativa, ao entrar em contato com uma realidade muito diferente da minha (de mulher cis).
Recomendo fortemente a leitura.

Maria19421 11/02/2024

A poesia em sua forma mais concreta
Viva. É como eu me sinto após emergir das entranhas de "O Parque das Irmãs Magníficas". Acho que essa é a melhor palavra para descrever a experiência arrebatadora que foi testemunhar a fúria, o prazer, a dor, a solidão e a beleza da existência travesti. A força, a honestidade e a poesia das palavras de Camila Sosa Villada me seduziram como aos tantos frequentadores do Parque Sarmiento. E, em poucas páginas, me vi enfeitiçada por todo o misticismo, toda a mágica, beleza e sacralidade que compõem o complexo universo da irmandade que povoa as ruas de Córdoba.

Dentre os tantos elementos que fazem desse livro uma obra única e poderosa, é imprescindível apontar para a escrita da autora. Com toques de realismo fantástico, a delicadeza e a ferocidade das palavras de Camila traduzem a maravilhosa contradição de sua existência. Em suas próprias palavras: “meu primeiro ato de travestismo foi escrever, antes de sair na rua vestida de mulher”, e, nessa obra, Camila — aquela feita de pequenos delitos — nos oferece seu interior desnudo, real, exposto e vulnerável, com o admirável objetivo de eternizar a memória daquelas mulheres travestis que andavam de mãos dadas com a morte, arriscando sua integridade física e mental para poderem desfrutar da feminilidade que lhes foi negada pelo sexo biológico e condenada pelo restante do mundo.

Como uma forma de resiliência, em meio à busca desesperada por amor e aceitação, as travestis do Parque formam lindos laços de amizade, de acolhimento, uma aliança familiar entre as órfãs de pai, mãe e humanidade. É inspirador ler sobre a força de tia Encarna, sobre Natali, a lobiscate, Maria, a passarinha, e tantas outras irmãs que passaram pela vida da autora e deixaram sua marca, para, nessa obra, serem celebradas, como diria Angie, na festa que é ser travesti!

“Alguma vez pensaram que a poesia poderia ter forma tão concreta?”, a autora evoca. É lendo sobre essas lobas, bruxas, fadas, cadelas, loucas: tristes almas fadadas ao esquecimento, ao vexame, à humilhação, à violência que fere seus corpos e esgota sua mocidade, que vislumbramos a força e a beleza daquelas que sobem do inferno para trazer ao mundo a Primavera. Obrigada por nos mostrar a concretude da poesia, Camila.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 10/02/2024

Ouvi o áudio livro e narração é com propriedade,viceral, assim como a leitura, não é fácil deglutir essa história e o final vai ser surpreendente

Eduarda 10/02/2024

4/2024
Esse livro entrou para minha lista de favoritos da vida!

É o tipo de leitura em que não temos intenção de ler com pressa, queremos apenas absorver as palavras e os sentimentos que elas nos trazem, que por ora era de muita dor e por outra de admiração.

É incrível a forma que a autora conseguiu usar o realismo mágico, sem ficar algo fora do contexto.

Achei a escrita extremamente original!

Amei demais!

Carol1349 09/02/2024

Que leitura linda e honesta. O livro é contato em primeira pessoa, Camila narra sua vida desde a infância até a fase adulta, conta os percalços no seu caminho, a descoberta, o preconceito, a violência, a tristeza, o amor! Uma leitura fácil e cativante.

Peu 09/02/2024

4.7 ??
O tanto que esse livro impacta, não está escrito, literalmente. a camila traz aqui um relato tão profundo e visceral (acho que essa palavra define bem) sobre as vivências, as dores, a violência de ser uma mulher travesti na sociedade, mas, ao mesmo tempo, mostra a beleza que há nisso, a festa em ser quem você é, que inclusive é uma fala de uma das personagens aqui, que sempre pregava que ser travesti é uma festa.

que livro único, que livro lindo. e o tanto de beleza que há nele, é o tanto de dor e sofrimento que ele também traz. é um livro pesado, as cenas são bastante gráficas, mas é tão necessário, eu terminei de ler com a vontade de que todo mundo lesse também. é uma história tocante, que traz um nível absurdo de empatia e não tem como sair o mesmo depois de terminar. acredito que o realismo mágico que a camila traz é tão incrível pra trazer todas essas metáforas nas personagens e representar seus anseios, ambições, a alma mesmo delas. sobre aquela mulher que virou uma passarinha, a outra que tinha um lobo dentro dela, o bebê que trazia alegria pra elas e por isso foi chamado de o brilho dos olhos.

o livro não tem muita linearidade, e por isso às vezes ficava um pouquinho perdido, por isso que dei 4.7, mas isso é algo meu, não tira nada da história.

enfim, é um retrato muito lindo, e tão doído, tão doído, mas muito necessário. e achei incrível a personagem principal levar o próprio nome da camila e, por isso, ela colocar muito dessa questão autobiográfica no livro. foi uma leitura muito impactante pra mim, dolorosa, mas de conforto ao mesmo tempo, em saber que podemos ter uma família que podemos escolher, que não nos julga e que sabemos que podemos ser nós mesmos. de pensar "aqui eu posso ser eu, aqui ninguém vai querer me mudar". e isso a camila mostra muito na irmandade dessas mulheres que a acolheram e as ensinaram tudo. queria ter conhecido e lido esse livro muito antes.

LerAlice 08/02/2024

Simplesmente necessário ! um livro forte, que mistura uma autobiografia com ficção que nos mostra a angústia, medo, preocupações, preconceitos, felicidade e amizades da vida de uma travestir

Vitoria.Rivera 07/02/2024

Lindo e comovente
Camila conseguiu escrever de forma simples e profunda a realidade das mulheres na noite do Parque Sarmiento.

Recomendo muito a leitura, é um daqueles livros que te encanta desde a primeira página através de sua narrativa envolvente e reflexiva.

Ricardo.Silvestre 15/02/2024minha estante
Leitura maravilhosa, ao bom estilo do que melhor se faz na América do Sul. Aqui em Portugal o título desse livro ficou só por ?As Malditas?.

Uma Dose de Literatura 16/02/2024minha estante
Que interessante!!! Não sabia. Dps vou procurar a capa desse livro aí na edição de Portugal!

Dan 07/02/2024

A Camila narra a vida difícil e violentada de um grupo de travestis. Mas também traz à luz a irmandade e o apoio entre elas. Durante a leitura podemos observar que a autora insere alguns detalhes fantasiosos ao dizer, por exemplo, que a Tia Encarna tem cento e tantos anos para reforçar que ela chegou numa idade que, infelizmente, a maioria das travestis não chegam. Como a minha experiência foi através do audiobook, destaco a narração maravilhosa da Valéria Barcellos que se encaixou perfeitamente com esta obra.

"É uma ficção. Os que leem saberão onde os tocará." - Camila Sosa Villada

aline221 06/02/2024

Tocante
Uma leitura incrível, triste, sensível e impactante e que nos mostra a realidade  de ser trans e travesti. todos deveriam ler

Luísa Lui 05/02/2024

O parque das irmãs magníficas
É impressionante como o mundo vive à margem da violência empregada às pessoas trans. Triste perceber o pouco que evoluímos desde que Camila, a autora desse texto real, nos introduz a suas amigas, pessoas fantásticas, mas violentadas ao longo de toda a vida. Precisamos estar mais atentos às vivências que não as nossas, um olhar atento às minorias e na beleza que escondem do mundo para não morrerem.