A Passagem

A Passagem Justin Cronin

Resenhas - A Passagem

Thaís_Lou 15/06/2020

Ameiii
Livro que te envolve durante as 816 páginas. Quando terminei fiquei na agonia de pegar o segundo. Adorei.

MENINALY 10/07/2015

Sensacional
Não sei nem o que dizer desse livro... Esta entre os favoritos da vida. Ele estava encostado na estante há exatamente 5 anos (preguiça de ler porque é um livro grandinho)... E foi simplesmente maravilhoso. Personagens bem construídos, historia que te prende do inicio ao fim, aventura, ação, terror, suspense e até um pouquinho (mas bem pouco) de romance.
Vampiros zumbis e uma garotinha que tem como missão salvar a terra (ok o tema é meio batido, mas não se engane, é muito diferente do que se vê no mercado).
Recomendo muito.
Já estou providenciando o próximo volume.

Mariana 19/08/2015

Nota 100
Nos dias de hoje, o exército americano resolve fazer pesquisas com um vírus que melhora as capacidades humanas de combate. Tudo vai bem até o dia em que a segurança falha e esses monstros escapam espalhando o vírus pela população humana. Até aí é bem clichê. Porém a forma que ele conta é envolvente. O autor pega a visão de cada personagem e mistura fazendo uma trama complexa, desde o descobrimento dos vírus até "os dias de depois". A história acaba crescendo de uma forma que você não imagina e passa a ser um livro inteligente e extremamente gostoso de ler. A leitura é bem agradável e o livro não é nada previsível. Fora que nos faz pensar até que ponto é inteligente a variação genética.
Eu peguei esse livro porque meu computador quebrou e eu não tinha nada pra ler. Vírus apocalípticos, assim como zumbis não fazem muito a minha praia. Porém, devo dizer que fiquei muito feliz em pegar esse livro, porque é MUITO BOM. Recomendo a qualquer um que procure uma história interessante e bem escrita.
A única ressalva que devo fazer é sobre o nome. O autor deu exatamente o mesmo nome para outro livro seu kkkkk Com todos os zilhões de opções no mundo você também escolheu a passagem? Poxa Cronin.
Luan Poppe 21/08/2015minha estante
Vei, o pior é que com a capa original esse nome, muita gente pensava que era uma continuação de A Cabana, kkkkkk

Joyce 04/09/2015

Não julgue pela capa ;)
Primeiro, gostaria de dizer sobre a capa: é simples, não atiça a curiosidade e não representa o conteúdo do livro. Sinceramente, considerando somente a capa, se eu estivesse em uma livraria, ignoraria, não olharia pela segunda vez. Porém, eu sou uma pessoa apaixonada por livros grossos, então atiçaria minha curiosidade de qualquer jeito. Eu comecei a ler este livro, porque acabei tropeçando em resenhas sobre ele. Fui ler como aquela leitora que não espera muitas coisas e para passar o tempo, porém acabei me surpreendendo e amando!
A história começa como uma pequena introdução simples, mas que te prende desde o começo. E uma coisa importante: se você acha que logo no primeiro capítulo já vai conhecer os personagens principais, voce está completamente enganado! Justin Cronin faz jus ao tamanho do livro, porque ele não começa contando sobre o mundo apocalíptico, mas ele te mostra como o mundo tornou apocalíptico! Voce pode pensar que o fato de Justin mostrar o início de tudo será um livro lento e tedioso, porém no decorrer do tempo, há sempre mistérios, ações e intrigas. O que mais me fez apaixonar pelo livro foi essa divisão, em mostrar o início, não em modo flash back, mas no presente, fazendo com que o leitor siga junto com a cronologia, de acordo com a visão de vários personagens. O livro é dividido em capitulos com personagens diferentes, em que o leitor acaba amando alguns e odiando outros, e outras vezes querendo que aquele personagem que é um "mau carater" consiga algo bom no final, porque Justin faz o leitor conhecer a historia e personalidade de cada um, mesmo que o personagem apareça uma ou duas vezes.
Eu recomendo a leitura para aqueles leitores que não se importam com escrita detalhada e que tenha paciência, pois a história principal aparece mais na metade, praticamente. eu nem liguei, nem percebi a demora, gostei de cada capítulo! O final me deixou louca para ler o volume 2, e depois disso, só vai faltar esperar o lançamento do terceiro livro. Justin, seja bonzinho com seus leitores!

Tauan 23/09/2015

Comprei esse livro em janeiro de 2011. Desde então ele está na prateleira esperando pra ser escolhido. Mês passado veio a vontade de lê-lo.
Imaginem a expectativa!
Por um lado foi uma grata surpresa, mas por outro, uma decepção. Surpreendi-me pela ideia inovadora e pela complexidade do enredo, que mistura ficção científica com história de terror, que reinventa os vampiros como uma má sucedida experiência do exército; mas me decepcionei pela narrativa enfadonha e enrolada, que dá voltas e avança pouco, tentando criar uma sensação de suspense mas que leva à distração.
Na história, uma pesquisa pesquisa científica financiada pelo Exército dos Estados Unidos como cobaias homens condenados à morte, e neles injetava um misterioso vírus que lhes retirava a humanidade e a vulnerabilidade. Numa etapa crítica do experimento, as doze cobaias se rebelam e instalam um estado de caos que leva ao fim da civilização como conhecemos.
A partir da segunda etapa do livro, já num futuro devastado por milhares de sugadores de sangue, há referências a uma entidade chama os doze. Mas é aí que entra a confusão, porque além dos doze condenados, existe um décimo terceiro vampiro, chamado de cobaia zero, que aparece apenas no plano de fundo, mas que desempenha uma função primordial.
Outro elemento caótico é Amy, uma incomum menina de 6 anos que também é infectada com o referido vírus, mas que não sofre da mesma sede de sangue dos outros 12 (ou 13) originais.
A maior parte da ação do livro se dá 100 anos depois do início dos experimentos. Nesse ponto, a humanidade foi dilacerada e nós somos levados a acompanhar a rotina de uma fortificação construída nas montanhas, cercada de muralhas de concreto e holofotes superpotentes, onde uma comunidade tenta sobreviver aos constantes ataques noturnos.

O livro segue por 815 páginas, ora despertando curiosidade, ora causando tédio, de modo que eu ainda não me decidi se leio a continuação. Sim, porque se trata de uma trilogia, e o segundo livro, Os Doze, já está publicado no Brasil. O que me dizem, devo investir meu tempo no segundo livro?

29/09/2015

Maravilhoso
Eu adorei o livro, e recomendo muito. É pra quem curte ficção científica e queira observar de vários pontos de vista diferentes (mesmo que em terceira pessoa), como o homem reage às escolhas que a vida lhe dá. Tem muita ação que se contrasta com cenas mais calmas ao longo da leitura até que se forme o caos completo e seja explicado tudo (ou quase tudo, pois esse é apenas o primeiro volume de uma trilogia). Se você procura grandes críticas políticas, pelo menos nesse primeiro volume eu não achei nada disso, não.

Lu Oliveira 29/09/2015

Apocalipse vampiro
Olá, leitores!!!! Mais uma resenha pra vocês.
Primeiro de tudo, se você está pensando em ler este livro mas não tem saco pra livros muito longos e com bastante descrições, então de digo uma coisa; cai fora!!!!

Um grupo de pesquisadores foram até as selvas bolivianas atrás de um outro grupo desaparecido. Durante a incursão o grupo sofre sérios ataques culminando no fim da missão. Apenas quatro deles retornaram, porém haviam contraído uma espécie desconhecida de vírus. Esse vírus não apenas os deu força, como também os curou do câncer. Apesar disso, alguns dias depois todos morreram.

Um professor que trabalha no Instituto de Pesquisas Médicas de Doenças infecciosas do Exército dos Estados Unidos resolveu usar esse vírus em várias cobaias para criar um super exército, o chamado Projeto Noé. As cobaias não eram pessoas comuns, e sim, presidiários condenados à pena de morte, até que uma garotinha de sobrenome desconhecido é recrutada como cobaia. Ao todo foram 12 condenados e a garota, levados para uma base do exército no Colorado, onde foram testados com o vírus.
Coisas estranhas começam à acontecer na base, os soldados começam a ter sonhos esquisitos, e quando recebem ordens de transferir os prisioneiros o impensável acontece e as cobaias escapam causando o caos na terra. Com a infestação pelo vírus se espalhando rapidamente, alguns estados se separam da nação. Muitas cidades tiveram de ser evacuadas e muitas crianças foram mandadas pra longe de trem até o dia do Grande retorno.

Exatamente 93 anos depois, somos apresentados aos habitantes de uma colônia de refugiados no estado da Califórnia. O único modo que encontraram de sobreviver foram se manter trancados e manter vigilância nos portões para manterem os virais (infectados pelo vírus, espécie de vampiros) longe. Poucos tinham permissão para sair, na maioria das vezes, apenas para irem à usina. Com a ameça iminente de as luzes se apagarem para sempre, a morte de algumas pessoas e o surgimento de uma jovem andarilha desconhecida, os ares começam a mudar na colônia. Há muito atrito entre os moradores e resolvem colocar a andarilha para fora, já que pensam que ela é a causa de todos os problemas. Quando conseguem decifrar uma mensagem codificada e transmitida através dos anos, um grupo da colônia decide embarcar numa longa jornada para levar a andarilha até onde tudo começou.

Junte mundo pré/pós-apocalítico + ficção científica + exército, e o que você tem? Sim!!!! A Lunna apaixonada.
Eu tenho A passagem desde o ano passado, comprei por indicação de alguns amigos de grupo, e porque também gosto muito do gênero. Este ano eu simplesmente decidi que iria lê-lo, já que o terceiro livro está prestes a ser lançado.

A passagem foi uma grande surpresa pra mim, eu comecei a lê-lo sem expectativas nenhuma, mas quando vi já estava hipnotizada pelas palavras do autor. Minha vontade era de nem dormir para poder avançar na história e saber o que acontecia com os personagens. O livro é narrado em 3ª pessoa e conta gradativamente e bem explicadamente sobre a maioria dos personagens. O Justin detalhou até o menor dos personagens, mas que sempre tinham uma importância na história.

Único ponto negativo do livro foi que algumas partes da narração sobre um personagem era praticamente junta a de outro personagem, isso me deixou um pouco confusa.
No mais, eu amei o livro, amei a ideia do autor e super recomendo o livro.

site: http://www.cronicasdoslivros.blogspot.com.br
Tícia 29/09/2015minha estante
Muito bom esse livro.

Wellington.Costa 10/10/2015

Uma grata surpresa.
Estava eu passeando pela livraria cultura eis que avisto esse livro de capa feia( na primeira edição acho ela meia boca) ali na sessão de ficção científica. Com curiosidade comecei a folhear e nessa folheada passei 1 hora lendo, não pude resistir e comprei.
O livro é dividido em 2 grandes blocos, presente e futuro. Os personagens são muito bem desenvolvidos e a narrariva é dinâmica e facil de acompanhar.
O destaque fica por conta da relação entre os personagens e da proximidade que o autor consegue construir entre eles e o leitor, aqui vemos muitos deles extremamente carismaticos e isso pode ser ruim para aqueles que se apegam demais, pois aqui nesse mundo infestado de Virais(assim são chamados os infectados) ninguém está a salvo.

Ellie 13/10/2020

Resolvi reler A Passagem porque a primeira vez que li foi em 2012 (aparentemente gosto dessa trilogia em anos apocalípticos) e já tem tanto tempo que eu não lembrava de muita coisa e não tinha como finalizar essa trilogia maravilhosa sem relembrar a história. Ainda bem que fiz isso. Eu não acredito na quantidade de informações que contém nesse livro (sim, acredito porque é quase uma bíblia de grande, mas por todos os voradores como tem informação!!). Tem muito personagem e muitos deles estão conectados, não lembrava disso, demorei um pouco para ler o segundo livro (li em 2015) e nem me lembrava mais quem era a Lila, estou completamente chocada como tinha perdido essa informação. Tinham muitos personagens que simplesmente esqueci que existiam como a Maus e o Theo e a jornada deles é bem interessante, alguns não dão pra esquecer como a Amy e a Titia (amo!). Uma das coisas que eu mais gosto na Passagem é que não é apenas uma ficção científica, algumas coisas acontecem no livro que não tem explicação científica, como a cena do Zoológico e ao mesmo tempo o livro é do tipo que valoriza a ciência, a gente sabe que não é por mero acaso que as coisas aconteceram mas ao mesmo tempo ... Meio que sim? Por mais que eu seja uma pessoa completamente diferente ao ler esse livro hoje, quase 8 anos depois da primeira vez, ainda sinto a mesma empolgação e fascínio pela história, e o pior de tudo, no final do livro comecei a ter pesadelos com os virais que nem da primeira vez. Vou reler o segundo, tentar pegar as coisas que esqueci e vou torcer pela jornada da Amy ser boa.

Helen 17/03/2016

Intrigante
O livro tem a característica de prender o leitor desde o início. Entretanto, por ser um romance longo em alguns momentos a história torna-se pesada. Isso ocorre, por exemplo, na transição entre a infecção e o mundo que surge após o "caos deixado pelo vírus". Essas passagens, porém, não deixam a história menos interessante. Eu recomendaria para àqueles que buscam uma leitura de entretenimento que fuja aos padrões da realidade em que vivemos.

Rafael Reis 27/07/2016

Receita de bolo bem feita
O livro possui uma gama de elementos que já foram usados com grande frequência nas obras de ficção. É mais um cenário pós-apocalíptico com a humanidade infectada por um vírus e um mistério acerca de alguém que possivelmente tenha a cura.

O grande trunfo desse livro é realmente a escrita valiosa de Justin Cronin. Acho que a obra ficou um pouco desnecessariamente grande. Alguns eventos são irrelevantes na trama, mas eu resolvi que iria finalizar o livro por causa do grande início! Uma das melhores descrições de um evento apocalíptico que já vi e me pegava imaginando se algum diretor conseguisse retratar bem a agonia instaurada por Cronin.

É uma aventura gostosa de se acompanhar, porém agradaria mais meu eu adolescente. Tanto que não estou eufórico para ler os próximos volumes (culpa também do final meio desinteressado na continuidade da trama) mas ainda assim quero ver como essa história termina.

E finalizo com minha torcida de uma uma emissora como AMC, Showtime, HBO ou até mesmo a Netflix comprem os direitos, pois acredito que esse enredo funciona bem melhor como uma série do que como filme.

Elvis Alves 10/08/2016

Tinha tudo para ser um ótimo livro.
Justin Cronin teve um boa ideia. O enredo, a trama principal é bem elaborada. Os personagens, as cenas, os locais... tudo bem contado e detalhado. Mas o livro não leva mais uma ou duas estrelas por uma falha grave que o autor comete (em vários pontos): o "encher linguiça". Se não houvesse as explicações cansativas, talvez o livro não chegasse a 700 páginas.
Ele começa a falar de "Ana que costurava e morava na Rua B, número 500 e que era vizinho do Sérgio, contador que trabalhava para a empresa que faliu ano passado por não ter visão de marketing. Mas culpa maior foi do dono que não investiu na área de divulgação...." Entende agora. Ele começa a falar de uma pessoa e quando você percebe ele já contou a vida de outras 5 juntas. É muita encheção de linguiça. O que deixa alguns capítulos cansativos.
Talvez eu fique curioso e continue o livro 2, pois pelo menos o final foi interessante e deixou um gosto de quero mais. Mas sabendo o modo como ele narra, eu fico em cima do muro.
Carol 11/10/2016minha estante
affy to fora.

Júnior 26/08/2016

Um bom livro
A passagem é um livro pós-apocalíptico em que um vírus mantido em segredo nos laboratórios secretos do governo americano acaba escapando junto suas cobaias. A Terra beira a extinção quando boa parte da humanidade se transforma em vampiros, e boa parte dos outros são mortos.
A história é dividida em duas partes: pré-infestação e pós-infestação, sendo que a segunda parte se passa uns 100 anos depois, e um grupo de sobreviventes vivem escondidos. Com o aparecimento de uma garotinha misteriosa e uma mensagem transmitida através dos anos, alguns dos personagens vão ter que partir numa viagem perigosa através das terras infestadas dos EUA para saber quem está transmitindo a mensagem e porquê querem a garotinha.
A passagem é um ótimo livro de ficção científica, mas é um leitura lenta por ter tantas páginas.
Recomendo!

bianca.ssales 30/01/2021

"a passagem" Justin Cronin.
Até certo ponto eu estava com muitaaaaa vontade de abandonar o livro. O autor é extremamente detalhista, em tudo. E esse fator pode acabar atrapalhando o desempenho. Mas nos 50% finais, a história ficou SURPREENDENTE com um plot novo a cada capítulo. E o livro deixou um gancho excelente para as continuações.
Mais informações: logo viu postar resenha no meu IG literário. @bia.bbook