A Passagem

A Passagem Justin Cronin

Resenhas - A Passagem

dani 27/12/2012

Surpreendente. Esta é a palavra ideal para definir o livro "A Passagem", do Justin Cronin. São tantos acontecimentos e reviravoltas, que eu nunca sabia o que estava por vir, ao passar para próxima página. O livro me deixou tenso em vários momentos. E eu compreendi, ao término da leitura, porque este livro merece ser considerado um fenômeno.

Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.

Tudo começa quando um grupo de 12 prisioneiros, fogem de uma penitenciária de segurança máxima e começam um extermínio em todo o mundo. Eles foram transformados geneticamente em criaturas sobrenaturais, com uma sede de sangue incontrolável e uma grande capacidade de regeneração.

Amy, uma garotinha de apenas 6 anos de idade, que foi abandonada pela mãe e entregue aos cuidados de algumas freiras, entra na mira do FBI para ser o próximo experimento. Sendo que a mesma, precisava ser encontrada pelo agente Wolgast, que após conseguir capturá-la passa a defendê-la de todas as maneiras possíveis.

A estória vai ganhando vida durante o transcorrer da leitura e você se ver prisioneiro à ela.
Passam-se algumas décadas e o que antes começou com 12 prisioneiros, toma proporções imensas. Seres humanos se tornam as vítimas e mais da metade da população mundial acaba.

Até que praticamente no meio do nada, vivem alguns sobreviventes que lutam por suas vidas. Só que essa luta se torna árdua, quando os suprimentos necessários para a sobrevivência de todos está acabando e uma pane elétrica está prestes a acontecer.

Contudo, o livro realmente é maravilhoso. Não deixando de esclarecer que realmente é grande. São 816 páginas. Porém, o livro não é tão cansativo como muitos descrevem. Pelo menos eu não achei. O Cronin possui uma maneira única de descrever cada um dos personagens e relatar suas vidas. É realmente uma leitura impressionante e imperdível.

Gabriela 24/01/2013

Vale todo peso que carreguei na bolsa pelos metrôs.... Uma história que pode ser chamada com todo mérito de "inovadora", "surpreendente", "sensacional". Não parei de ler até acabar e fiquei com a sensação do livro depois de terminar.

Elissandro 29/04/2013

Um livro de vampiros. Quem espera um romance de vampiros com humanos, pode ir tirando o cavalinho da chuva. A Passagem é um dos poucos livros atuais que mostram os vampiros como a lenda primitiva exibia, monstros sanguinários, sem alma e sem sentimentos. Mais de 800 páginas traz monotonia para algumas pessoas, não acontece nesse livro. Em apenas 15 páginas, Justin Cronin consegue te transformar em um escravo desse livro, apenas em uma mudança de tempo, a história torna um pouco monótona, pois não estamos adaptados aos novos personagens. Depois de ter passado essa parte, o livro volta à narração empolgante de antes, tomando um rumo totalmente excitante que não te deixará abandonar o livro antes de ler tudo.

Jessyca 20/06/2013

A Passagem...por Jfc ...EU...
Bom para começar preciso dizer que o começo do livro foi um pouco esquisito....deixa eu explicar....começa contando a historia de pessoas separadamente mas não de forma muito normal...depois mais para a metade começam a se interligar de forma a começar a entender a historia....bom não gostei de algumas coisas ,um ex são os palavrões....historias com militares só podia dar nisso né!!!a historia começa a te prender mais quando começa a epidemia....aí é só alegria....bom, nem tanto assim!!!,mais como em toda ficção,não aceitamos ,mais aturamos...hihihihi..nota 10 para esse livro....recomendo!!!uma boa ficção um pouco cansativo nos primeiros capítulos mais que valem muito a pena!!!

bianca.ssales 30/01/2021

"a passagem" Justin Cronin.
Até certo ponto eu estava com muitaaaaa vontade de abandonar o livro. O autor é extremamente detalhista, em tudo. E esse fator pode acabar atrapalhando o desempenho. Mas nos 50% finais, a história ficou SURPREENDENTE com um plot novo a cada capítulo. E o livro deixou um gancho excelente para as continuações.
Mais informações: logo viu postar resenha no meu IG literário. @bia.bbook

Tiago 20/10/2013

livro incrível
Em um mundo pós apocaliptico tomado por humanos infectados por um vírus vampírico, sobreviventes enfrentam um mundo de desafios para continuarem vivos, narrativa viciante, personagens muito bem construídos e aprofundados, vc sente algo pelos personagens, seja ódio ou amor, ótimo livro super recomendado, ansioso para ler a continuação : Os Doze.

Thaís_Lou 15/06/2020

Ameiii
Livro que te envolve durante as 816 páginas. Quando terminei fiquei na agonia de pegar o segundo. Adorei.

Tauan 23/09/2015

Comprei esse livro em janeiro de 2011. Desde então ele está na prateleira esperando pra ser escolhido. Mês passado veio a vontade de lê-lo.
Imaginem a expectativa!
Por um lado foi uma grata surpresa, mas por outro, uma decepção. Surpreendi-me pela ideia inovadora e pela complexidade do enredo, que mistura ficção científica com história de terror, que reinventa os vampiros como uma má sucedida experiência do exército; mas me decepcionei pela narrativa enfadonha e enrolada, que dá voltas e avança pouco, tentando criar uma sensação de suspense mas que leva à distração.
Na história, uma pesquisa pesquisa científica financiada pelo Exército dos Estados Unidos como cobaias homens condenados à morte, e neles injetava um misterioso vírus que lhes retirava a humanidade e a vulnerabilidade. Numa etapa crítica do experimento, as doze cobaias se rebelam e instalam um estado de caos que leva ao fim da civilização como conhecemos.
A partir da segunda etapa do livro, já num futuro devastado por milhares de sugadores de sangue, há referências a uma entidade chama os doze. Mas é aí que entra a confusão, porque além dos doze condenados, existe um décimo terceiro vampiro, chamado de cobaia zero, que aparece apenas no plano de fundo, mas que desempenha uma função primordial.
Outro elemento caótico é Amy, uma incomum menina de 6 anos que também é infectada com o referido vírus, mas que não sofre da mesma sede de sangue dos outros 12 (ou 13) originais.
A maior parte da ação do livro se dá 100 anos depois do início dos experimentos. Nesse ponto, a humanidade foi dilacerada e nós somos levados a acompanhar a rotina de uma fortificação construída nas montanhas, cercada de muralhas de concreto e holofotes superpotentes, onde uma comunidade tenta sobreviver aos constantes ataques noturnos.

O livro segue por 815 páginas, ora despertando curiosidade, ora causando tédio, de modo que eu ainda não me decidi se leio a continuação. Sim, porque se trata de uma trilogia, e o segundo livro, Os Doze, já está publicado no Brasil. O que me dizem, devo investir meu tempo no segundo livro?

29/09/2015

Maravilhoso
Eu adorei o livro, e recomendo muito. É pra quem curte ficção científica e queira observar de vários pontos de vista diferentes (mesmo que em terceira pessoa), como o homem reage às escolhas que a vida lhe dá. Tem muita ação que se contrasta com cenas mais calmas ao longo da leitura até que se forme o caos completo e seja explicado tudo (ou quase tudo, pois esse é apenas o primeiro volume de uma trilogia). Se você procura grandes críticas políticas, pelo menos nesse primeiro volume eu não achei nada disso, não.

Lu Oliveira 29/09/2015

Apocalipse vampiro
Olá, leitores!!!! Mais uma resenha pra vocês.
Primeiro de tudo, se você está pensando em ler este livro mas não tem saco pra livros muito longos e com bastante descrições, então de digo uma coisa; cai fora!!!!

Um grupo de pesquisadores foram até as selvas bolivianas atrás de um outro grupo desaparecido. Durante a incursão o grupo sofre sérios ataques culminando no fim da missão. Apenas quatro deles retornaram, porém haviam contraído uma espécie desconhecida de vírus. Esse vírus não apenas os deu força, como também os curou do câncer. Apesar disso, alguns dias depois todos morreram.

Um professor que trabalha no Instituto de Pesquisas Médicas de Doenças infecciosas do Exército dos Estados Unidos resolveu usar esse vírus em várias cobaias para criar um super exército, o chamado Projeto Noé. As cobaias não eram pessoas comuns, e sim, presidiários condenados à pena de morte, até que uma garotinha de sobrenome desconhecido é recrutada como cobaia. Ao todo foram 12 condenados e a garota, levados para uma base do exército no Colorado, onde foram testados com o vírus.
Coisas estranhas começam à acontecer na base, os soldados começam a ter sonhos esquisitos, e quando recebem ordens de transferir os prisioneiros o impensável acontece e as cobaias escapam causando o caos na terra. Com a infestação pelo vírus se espalhando rapidamente, alguns estados se separam da nação. Muitas cidades tiveram de ser evacuadas e muitas crianças foram mandadas pra longe de trem até o dia do Grande retorno.

Exatamente 93 anos depois, somos apresentados aos habitantes de uma colônia de refugiados no estado da Califórnia. O único modo que encontraram de sobreviver foram se manter trancados e manter vigilância nos portões para manterem os virais (infectados pelo vírus, espécie de vampiros) longe. Poucos tinham permissão para sair, na maioria das vezes, apenas para irem à usina. Com a ameça iminente de as luzes se apagarem para sempre, a morte de algumas pessoas e o surgimento de uma jovem andarilha desconhecida, os ares começam a mudar na colônia. Há muito atrito entre os moradores e resolvem colocar a andarilha para fora, já que pensam que ela é a causa de todos os problemas. Quando conseguem decifrar uma mensagem codificada e transmitida através dos anos, um grupo da colônia decide embarcar numa longa jornada para levar a andarilha até onde tudo começou.

Junte mundo pré/pós-apocalítico + ficção científica + exército, e o que você tem? Sim!!!! A Lunna apaixonada.
Eu tenho A passagem desde o ano passado, comprei por indicação de alguns amigos de grupo, e porque também gosto muito do gênero. Este ano eu simplesmente decidi que iria lê-lo, já que o terceiro livro está prestes a ser lançado.

A passagem foi uma grande surpresa pra mim, eu comecei a lê-lo sem expectativas nenhuma, mas quando vi já estava hipnotizada pelas palavras do autor. Minha vontade era de nem dormir para poder avançar na história e saber o que acontecia com os personagens. O livro é narrado em 3ª pessoa e conta gradativamente e bem explicadamente sobre a maioria dos personagens. O Justin detalhou até o menor dos personagens, mas que sempre tinham uma importância na história.

Único ponto negativo do livro foi que algumas partes da narração sobre um personagem era praticamente junta a de outro personagem, isso me deixou um pouco confusa.
No mais, eu amei o livro, amei a ideia do autor e super recomendo o livro.

site: http://www.cronicasdoslivros.blogspot.com.br
Tícia 29/09/2015minha estante
Muito bom esse livro.

Wellington.Costa 10/10/2015

Uma grata surpresa.
Estava eu passeando pela livraria cultura eis que avisto esse livro de capa feia( na primeira edição acho ela meia boca) ali na sessão de ficção científica. Com curiosidade comecei a folhear e nessa folheada passei 1 hora lendo, não pude resistir e comprei.
O livro é dividido em 2 grandes blocos, presente e futuro. Os personagens são muito bem desenvolvidos e a narrariva é dinâmica e facil de acompanhar.
O destaque fica por conta da relação entre os personagens e da proximidade que o autor consegue construir entre eles e o leitor, aqui vemos muitos deles extremamente carismaticos e isso pode ser ruim para aqueles que se apegam demais, pois aqui nesse mundo infestado de Virais(assim são chamados os infectados) ninguém está a salvo.

Helen 17/03/2016

Intrigante
O livro tem a característica de prender o leitor desde o início. Entretanto, por ser um romance longo em alguns momentos a história torna-se pesada. Isso ocorre, por exemplo, na transição entre a infecção e o mundo que surge após o "caos deixado pelo vírus". Essas passagens, porém, não deixam a história menos interessante. Eu recomendaria para àqueles que buscam uma leitura de entretenimento que fuja aos padrões da realidade em que vivemos.