O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

Carolina1969 08/01/2023

O Gambito da Rainha.
Sou cúmplice de dizer algo desse universo, mas esse livro me fez simplesmente querer mais. Quero saber mais sobre Beth Harmon, quero conhecê-la, quero vencer como seu vício, mesmo que isso custe tudo o que custou a ela.

Giovana 24/12/2022

???
me fez analisar as coisas de maneira mais detalhista e perfeccionista, não importa o que aconteça, para eu seguir em frente, nas tbm para eu não me cobrar tanto, e xadrez não parece mais um jogo tão chato

Maria 12/12/2022

Espetáculo da Rainha
Por causa da série, me apaixonei pelo xadrez. Todo o mistério, disciplina, obsessão, estudo e glória da estratégia do tabuleiro bicolor é irresistível quando a gente começa a ver realmente as peças se moverem no teto, assim como Beth.
Descobri o livro por causa da série e mesmo conhecendo a história, li a obra. Uma experiência maravilhosa pela riqueza sedutora das relações da personagem e sua fuga obstinada da tristeza e solidão na companhia de 32 peças. O livro detalha jogadas, mas sem ficar enfadonho ou técnico. Quem não conhece ou não sabe jogar, não vai viver uma experiência ruim e sim, capaz de sair apaixonado pela beleza do xadrez.

Ricardo Tavares 11/12/2022

O GAMBITO DA RAINHA Uma apaixonante história com o xadrez
Beth é uma menina fenomenal que aprende a jogar xadrez aos 8 anos e com sua mente analítica se tornará uma das maiores jogadoras de todos os tempos. Há situações que se afastam bastante da realidade do mundo do xadrez, contudo, a trama consegue envolver o leitor, pois Beth, apesar do seu jeito nada peculiar de viver, é carismática e consegue prender o leitor nas teias de sua trama de vida centrada nos jogos de xadrez.
Primeiro vi a série na NETFLIX e gostei demais. Por isso resolvi ler o livro e percebi que a série foi bem fiel à trama literária, guardadas as devidas proporções.
Não importa se você gosta ou não de xadrez, não precisa entender o jogo para compreender a história de Beth.
Recomendo bastante a leitura.
Esse foi um dos melhores livros que li em 2022.

Resenha da Editora

?O Gambito da Rainha é puro entretenimento. É um livro que releio de tempos em tempos simplesmente pelo prazer e pela escrita perfeita.? ? Michael Ondaatje, autor de O paciente inglês

Romance que deu origem à aclamada série da Netflix, O Gambito da Rainha é um livro envolvente, com personagens delicados e cenas de tirar o fôlego.

Uma história sobre arte, paixão e determinação que vai encantar leigos e aficionados pelo xadrez.

Depois de perder a mãe aos 8 anos de idade, Elizabeth Harmon é mandada para o orfanato. Calada e retraída, ela lida com a triste realidade tomando os tranquilizantes que a instituição fornece às crianças para mantê-las dóceis.

Até que o carrancudo zelador do lugar começa a lhe dar aulas de xadrez, oferecendo a chance de que ela precisava para sair de seu estado de letargia. Pensando e imaginando as jogadas, Beth sente que finalmente está no controle, e logo fica evidente que tem um talento natural para o jogo.

Depois que ela sai do orfanato, sua mãe adotiva a inscreve em sucessivos campeonatos nos Estados Unidos e Beth alcança uma projeção meteórica. As duas então começam a viajar por outros países em torneios cada vez mais espetaculares, em que o álcool e os tranquilizantes são um oponente tão poderoso quanto os maiores nomes do esporte que Beth precisa enfrentar.

Agora Beth se prepara para encarar o mais importante duelo de sua carreira. Uma jovem solitária no meio masculino do xadrez profissional, ela terá a chance de desafiar a primazia soviética e dar mais um passo em direção ao título mundial.

Mas, para isso, terá que superar de uma vez por todas sua relação autodestrutiva com a bebida e os comprimidos em sua emocionante jornada em busca do sucesso.

Jessica M. 11/12/2022

Narrativa envolvente (até mesmo para quem não joga xadrez)
É uma leitura agradável e prazerosa. Eu realmente me senti imersa na história e pude sentir também a adrenalina de Beth Harmon durante os jogos.

É uma escrita madura e profissional e o autor fez um trabalho fantástico ao balancear a descrição dos movimentos de peças e pensamento da protagonista.
Já fazia um bom tempo que eu não jogava xadrez e não me lembrava muito e ainda assim, a narrativa do autor é tão envolvente que mesmo que você não entenda ou se lembre de todas as jogadas descritas, é possível sentir a adrenalina vivida pela protagonista durante as competições.
Caso você queira pular as partes em que descrevem os jogos, você pode avançar que o conteúdo não será prejudicado.

Há apenas algumas partes que me incomodaram, como a cena inicial com Jolene no orfanato, em que eu esperava ter algum propósito futuro para aquilo, mas foi algo totalmente desnecessário. O segundo problema é que achei que há pouca conexão emocional entre e a protagonista e os demais personagens. Eu fiquei com a impressão de que a Sra. Wheatley pudesse passar a perna nela, mas não imaginava o desfecho, que também foi frio. Também não houve amor, sequer paixão, com os homens com quem Beth se envolvia e isso ficou bastante vago. Eu teria mudado algumas coisas, como um agradecimento ao Sr. Shaibel. No entanto, nada disso diminui a nota.

Não assisti a série e super recomendo o livro!

Adri 07/12/2022

En lysande bok ??
En lysande bok, enkel skriven. Dess historia är fångslande och lyckas involvera även de som är nya inom schack. Temat är en föräldralös tjej som lär sig schack av barnhemmets vaktmästare och upptäckter att hon har en talang inom schack. Temat tar också upp kampen för en kvinna i en maskulin miljö som vill triumfera och hennes kamp mot missbruk, i mitten av 1950- taket.

Zé Roberto 02/12/2022

Uma boa surpresa!
Esse, pra mim, foi um daqueles livros que no começo você não dá muito valor para ele. Vai lendo um dia ou outro e avançando na história. Só que, em determinado ponto, a coisa toda começa a funcionar e lhe envolver no drama da personagem ( e que personagem, senhoras e senhores ). Elizabeth harmon é a personificação de um gênio feita de forma mais humana possível. Todos os seus sofrimentos e vivências fazem com que ela ponha seu pé no mundo real e se assemelhe um pouco a nós mortais. No começo, pensei que não conhecer o xadrez fosse um empecilho para adentrar no enredo, e não foi. Se você como eu é um analfabeto nesse jogo, pode pular o comando das jogadas. Funcionou bastante pra mim e a leitura fluiu normalmente.

De modo geral, é um livro muito gostoso de ser lido; não é denso e tem sua carga emocional. Gostei demais. Surpresa agradável!

Zykvict 01/12/2022

Tinha derotado todos eles, tinha vencido a elite

Beth é uma menina que ira provar que é possivel ter o que aumeja e apesar de seus medos e anseios ela tenta e não tem medo de passar por falhas e decepções pois acredita em si própria a cima de tudo.

Jhosi 16/11/2022

Muito bom!
Uma das poucas séries que consegui assistir and maratonar nos últimos tempos foi O Gambito da Rainha.

Coisa rara por aqui tem sido tempo livre e todo tempo livre que tenho eu sempre prefiro dedicar aos livros, mas, comecei o seriado despretensiosamente e não consegui parar. Logo em seguida, li o livro (já estava na minha estante a alguns meses).

Tirando uma ou outra omissão (que achei bem favorável, no caso da adaptação), eu adorei ambos. Curti demais!

Pra mim, a Anya Taylor-Joy foi impecável no papel e enquanto lia, foi impossível não associá-la o tempo todo à protagonista.

A história de uma garota órfã que ao ser levada para um orfanato, descobre o xadrez e se torna um prodígio é cativante.

Sua luta contra si mesma e seus vícios para chegar ao topo dentro de competições pelos EUA e pelo mundo é angustiante, mas ao mesmo tempo, sua determinação e seu desejo de entrar para a história são incríveis.

Como eu disse, eu amei! Tanto o livro quanto a série são muito bons! Super recomendo e se você é apaixonado por xadrez, não deixe de ler com um tabuleiro do lado!

Matheus1102 08/11/2022

O gambito da rainha ????
Beth sempre foi uma garotinha muito esperta. É possível observar esta afirmativa já no início da história! Foi muito bom vibrar com todas as vitórias e torcer pra reversão de todas as derrotas! Beth conseguiu unir muitos enfrentamentos e ataca-los como devem ser. Ela conseguiu despertar em mim, uma faísca de interesse pelo xadrez. Estou amando a série (não me aguentei e me rendi) e os momentos de lembrança dessa história tão cativante e amorosa! ??????????

Gian 06/11/2022

" Depois de perder a mae aos 8 anos, Elizabeth harmon é mandada paea o orfanato. Calada e retraida, ela lida com a realidade tomando os tranquilizantes que a instituicao fornece àscriancas para mantê-lasdóceis.
Ate que o carrancudo zelador do lugar comeca a lhe dar aulas de xadrez, oferecendo a chance de que ela precisava para sair do seu estado de letargia. Pensando e imaginando jogadas, Beth sente que finalmente esta no controle, e logo fica evidemte que tem um talento natural para o jogo.
Depois que ela dai do orfanato, sua mae adotiva inscreve ela a sucessivos campeonatos nos EUA e Beth alcança uma projeção meteórica. As duas entao comecam a biajar para outros países em torneios cada vez mais espetaculares, em que o álcool e os tranquilizantes sao um oponente tãopoderoso quanto os maiores nomes do esporte em que Beth precisa enfrentar.
Agora Beth se prepara para encarar o mais importante duelo de sua carreira. Uma jovem solitária nomeio masculino do xadrez profissional, ela terá a chance de desafiar a primazia soviética e dar mais um passo em direção ao título mundial.
Mas, para isso, terá de superar de uma vez por todas sua relação autodestrutiva com a bebida e os comprimidos em sua emocionante jornada rumo ao sucesso."

Louise Rodrigues 19/10/2022

Vim pela série...
...e ganhei um livro favorito!
Bom pra quem ama xadrez mas tambem para quem é leigo no esporte (ou devo chamar de arte?