Anoitecer

Anoitecer L. J. Smith

Resenhas - Anoitecer

Nany 09/03/2011

Eu sou muito fã dessa saga,acho que a história sobre vampiros QUASE inovadora,é diferente e muito cativante.
Mas quando li esse livro,realmente achei que foi um pouco viajado(?) demais.Apareceram muitas coisas novas,misturou muita coisa,ficou meio confuso..E muitas coisas não precisariam acontecer,no meu ponto de vista.
Mas apesar de tudo,a essência do livro,a idéia que ele passa é legal.Quem já leu,sabe qual foi e sabe mais ou menos o que esperar..haha'

Raquel Maisie 21/12/2010

Elena voltou..
Elena está de volta e não está mais morta. Depois da batalha em Reunião Sombria, a garota está de volta a Fell's Church provocando a alegria e animação de Stefan, Damon, Bonnie, Matt (ou Mutt? - como diz Damon - KK'), Meredith e... Caroline (?) Mas, para o resto da cidade, Elena está dentro do caixão, então ela vive junto com Stefan na pensão da Sr. Flowers e todos os humanos (e Damon) estão muito ansiosos para visitá-la depois de tudo que aconteceu com a briga com Klaus, um dos vampiros Antigos, que são super poderosos.
Literalmente, Elena começa uma vida nova, ou seja, ela deve começar desde o início. Ela agora é um espírito puro misturado com anjo que veio do Outro Lado que habita a Terra e agora tem muito Poder - a garota volta irradiando Poder e fica muito mais poderosa que os dois irmãos vampiros juntos -, e sua mente agora é semelhante a de uma criança. Ela não consegue pronunciar nem palavras completas (o máximo que conseguiu foi Ste-fan ou Da-mon) e se comunica poucas vezes pelo poder da mente. Para que ela volte ao "normal", é necessário aguardar o despertar, que será repentino. Enquanto Elena está nessa forma de espírito, ela tem um incrível poder de cura e não consegue ficar com raiva ou estressada com ninguém, mas, ao receber Damon, ela percebe que há algo muito estranho crescendo dentro dele, mas ela não consegue avisar a ninguém porque não consegue falar.
Além de Damon, Caroline age de forma muito estranha, falsa e má, chegando até a utilizar magia negra contra Elena - que combate com sua Magia Branca - e outras pessoas estão agindo estranhamente na cidade, sendo possuídas, o que faz com que o grupo fique preocupado e tente encontrar uma solução; o sinistro e famoso bosque de Fell's Church também "age" estranhamente, como se as plantas que lá vivem estivessem com desejo próprio e querem acabar com todos que passam por perto, até a morte.
O aguardado Despertar de Elena acontece e ela não sabe sobre o grande Poder que ainda lhe restou - descobrirá só mais no meio do livro - e agora ela deve seguir uma estranha mensagem escrita em seu diário virtual por Stefan, dizendo para ela procurar Damon. Ela chama seus amigos e juntos formam os famosos planos A, B e C; agora eles se dividem em tarefas - cuidar das meninas possuídas - principalmente Caroline (o que faz com que Bonnie e Meredith passem por momentos de terror e são salvas por Damon) -, procurar Stefan e saber o que ocorre em Fell's Church.
Depois de acontecimentos chocantes, plantas com vida, demônios, terror, mistério, confusões e humor em várias partes, o livro termina com uma batalha inacabada e ainda não resolvida - que terá sua continuação em Almas Sombrias.
É interessante ressaltar que Damon recebe uma atenção especial em Anoitecer e grande parte da trama tem ele como personagem importante, muitas coisas acontecem graças a ele ou com ele. Além disso, a relação Damon-Elena se expande - em vários sentidos. Uma coisa que gostei muito também foram das últimas páginas - o diário de Elena -, achei bem legal porque parece que explicou o livro inteiro desde o início, fez um "resumão" e ficou muito bom. Outro ponto que é interessante é o fato de o Diário (agora digital) não tem mais data - nos outros livros, era datado 1991 - e a história agora acontece no presente (mesmo sem não passar esse tempo todo - passaram-se dias desde Reunião Sombria), já que temos computadores, celulares com vídeo-chamadas, etc.
Dá pra perceber também que L. J. Smith modificou muito o estilo dos livros, aumentando relativamente de tamanho (agora temos 400 páginas e não 200) o que eu sinceramente não gostei nenhum pouco. Gostava de Diários do Vampiro porque eram ótimos livros e super rápidos de ler; a questão é ainda continuam ótimos livros, mas mais lentos de ler - eu lia cada livro da quatrilogia inicial em um ou dois dias, agora na nova trilogia, leio um livro em quatro ou cinco dias.
Encontrei somente dois problemas em Anoitecer: primeiro, o aumento relativo do número de páginas foi desnecessário, porque muitas coisas poderiam (e deveriam) ser resumidas, o que tornou algumas partes repetitivas. Segundo, a escrita estranha em algumas passagens do livro, que deixaram a história confusa.
Num todo, eu curti pra caramba DV5 e é uma das melhores leituras minhas do ano e é bem esperado para todos os fãs e se você ainda não leu a série, leia, porque você não vai se arrepender. Diários do Vampiro é uma das poucas séries que são escritas com ótima qualidade e conquistam fãs cada vez mais.

Milena 14/01/2011

EU QUERO MAIS!!
Na volta à vida de Elena Gilbert ela começa a passar por provações logo no primeiro dia do despertar, ocorre confusões pela cidade, meninas enlouquecendo e a cidade criando vida, mas como sempre ela conta com a ajuda dos amigos para enfrentar esse mal misterioso, mas será que ela conseguirá dessa vez?

Eu me apaixonei pelo livro como me apaixonei por todos os outros, a expectativa de ver o que vai acontecer vai a mil nesse livro, eu descobrir um nova personagem preferida minha e senti pena do Damon quando eu o odiava, mas principalmente senti falta do Stefan nesse livro e enjoei um pouco da Elena com ela sempre no eixo da história, mas ela mudou muito, acho que isso fez com que eu enjoasse dela, mas me apaixonei por nosso personagem como a Bonnie que virou minha favorita, a Meredith e o Matt, parece engraçado eu me apaixonar pelo coadjuvante da trama, mas isso aconteceu. Mas to louca pra saber o que vai acontecer no próximo livro, o Anoitecer deixou um gostinho de quero mais e eu QUERO MAIS!!!

Shalú 01/02/2011

Diários do vampiro: Anoitecer - L.J.Smith
Sinopse: "Minha amada Elena.
Sei que vai olhar aqui mais cedo ou mais tarde...
Amada, creio que agora você é capaz de cuidar de si mesma; nunca vi uma menina mais forte ou mais independente.
E isso quer dizer que chegou a hora. Hora de eu partir...
Por favor, perdoe-me,. Por favor, esqueça-me. Ah, meu amor, não quero ir, mas preciso.
Se precisar de ajuda, fiz com que Damon desse sua palavra de que a protegeria. Ele jamais lhe faria mal, e qualquer criatura maligna que esteja em Fell's Church não ousaria tocar em você com ele por perto.
Minha amada, meu anjo, eu sempre a amarei...
Stefan"

Quando vi esse livro na livraria fiquei muito empolgada, já que eu não queria que a série acabasse. Quando você começa a ler você percebe o amor, que não separou os dois (elena e stefan), a amizade que ficou, mesmo com todas as lutas e provações, e ainda todo o mistério que cerca Fell's Church. A gente sabe que eles nunca vão ter paz, mas mesmo assim sempre tem um gostinho de quero mais.
A batalha foi muito boa, apesar de eu achar que o Damon poderia bater um pouco mais no Shinichi, e a Elena cortar a calda de poder da Misao.
Mas o livro acabou deixando aquele mistério todo, como vai ficar Fell's Church? Como vai ficar o Matt? Quando eles vão achar Stefan? Quando ele e Elena vão poder estar junto de novo? Como fica Damon na história? Quando vai chegar a sequencia do livro? Não vejo a hora de ter essas perguntas respondidas =D

Lido em: 2011.

Alícia 22/12/2011

01 de Fevereiro de 2011
Esse livro poderia ser um daqueles que você terminar de ler e fala: Oh meu Senhor, o que foi isso? Uma avalanche me atingiu? Mas, bem, eu sinceramente não sei o que falar dele… Tá, eu sei o que falar: quem não gosta de terror, então, não leia.

Eu pensei que Reunião Sombria fosse assustador, mas esse livro surpreendeu nesse quesito. E muito. Eu costumo ler antes de dormir e durmo de luz apagada, então vocês já devem imaginar o resultado dessa mistura, não é? Uma Naiare mor-ren-do de medo de um bicho me pegar a noite, hahaha.

O livro fala da volta de Elena dos mortos.. como um anjo. Aí que começa toda a confusão.. o livro começa com Elena Gilbert como um anjo, que não sabe falar e consegue levitar… então depois ela simplesmente volta a ser a velha Elena Gilbert, a humana. Ok, Lisa Jane Smith, o que você pretendia com isso? Eu sinceramente não entendi. Vamos falar também das criaturas que ela colocou no livro, misturou muita coisa e, no final, essas criaturas só serviram pra fazer o Damon mais mal.

Pois é. Mas, apesar da maldade extra pro Damon, ele continua sendo aquele.. omg! Vocês sabem, falar do Damon me deixa sem palavras.

A narrativa também ficou mega confusa em algumas partes, mas tenho que te contar.. a L. J. usou e abusou da sensualidade nesse livro, viu? Sim sim sim, muitos detalhes que ela usou, teve aquele “quê” sensual que deixou o livro ótimo.

Resumindo tudo: o livro é bom, mesmo, para quem gosta de sobrenatural. Mas não deveria ser feito como um livro da saga Diarios do Vampiro, seria muito melhor se fosse uma nova historia com novos personagens (ou não, já que o Damon não estaria no livro D:).

Vocês devem ter percebido que eu fiquei em dúvida não é? Hahaha, pois. Sou amante da saga, sou amante da L. J., então.. enfim, vocês sabem.. *Naiare confusa hoje* rs

Marcela 04/01/2011

O que mais gostei nesse livro foi de poder ler as narrações com o ponto de vista dos outros personagens, não só Stefan e Elena o tempo inteiro. Gostei principalmente de ver a narração de Damon porque até então o comportamento dele só era descrito pelos outros e a gente nunca tinha a oportunidade de saber o que se passa pela cabeça dele.

*SPOILER*
E é especialmente interessante poder ler sobre isso enquanto ele enfrenta um conflito interno tão intenso que é o de lidar com a criatura que está "controlando" ele frente à sua moral e seus sentimentos por Elena.
*SPOILER*

A principal impressão que o livro me deixou foi que L.J. Smith poderia estar escrevendo roteiros para os episódios de Supernatural com uma naturalidade que não me surpreenderia. Ela tem uma habilidade incrível para criar essas situações tensas e misteriosas em volta destas criaturas e situações supernaturais. Não estou exagerando que arfava com falta de fôlego enquanto lia e que me sobressaltei com um grito abafado pelo menos umas três vezes entre o meio e o final do livro quando algum barulho "suspeito" intrometia-se na minha leitura.

Estou louca para ler o livro 6 e saber mais. Quero sempre mais!

Gi 18/01/2011

O melhor até o momento
Para ser sincera não sou apaixonada por esta série, mas sem duvida nenhuma "anoitecer" é o melhor livro até agora. A trama foi bem escrita e sou obrigada a confessar que o diabo Shinichi assombrou meus sonhos durante toda a minha leitura. No entanto, fiquei um pouco decepcionada, pois, esperava um fim para esta parte da trama de forma totalmente diferente. Agora é esperar para ler o proximo.

Glaucy 25/02/2011

Confesso que eu estava super ansiosa para ler Diários do Vampiro: O Retorno - Anoitecer, mas acabei me decepcionando um pouco com ele.

A narrativa fica bastante confusa em algumas partes e pelo que li, a autora só conseguiu (e mais ou menos) acertar "a mão", a partir do 10º capítulo... L.J. Smith quis abordar vários pontos e acabou se perdendo, infelizmente!

Tomara que os próximos dois livros que faltam, salvem a história!

*************************************

Lido em fevereiro de 2011

Bella Edwards 11/03/2011

Com sinceridade eu não estava com grandes expectativas sobre esse livro, mais eu adorei superou todas as minhas expectativas mais ainda assim até agora Diários do vampiro:Reunião Sombria continua sendo o meu preferido.

Anderson Brito 18/04/2011

Não deve ser fácil depois de quase 10 anos, para uma autora retornar com uma série. Após finalizar com quatro livros a saga “Diários do Vampiro” em 2001. L.J. Smith voltou a escrever em 2009 “Diários do Vampiro – O Retorno” e consegue ainda mais excelência. Neste primeiro volume da volta, e quinto da saga, “Anoitecer” atinge os mais altos padrões de escrita e narrativa que só poucos livros de ficção conseguem manter.

Como tudo que é novo a série se reinventou e inseriu no contexto da protagonista Elena, de seus amigos e amores, elementos que dão um novo gás para páginas e mais páginas de uma aventura incessante. Possessões a la “O Exorcista”, vilões metamorfos hiper misteriosos com poderes surpreendentes, que entram sem pedir licença no cenário vampiresco e descobertas interessantes, são o ponto alto deste volume. A gente termina de ler “Diários do Vampiro – O Retorno: Anoitecer” sem fôlego, com a mão no peito e se perguntando “O que ainda vai acontecer nos próximos livros e com quem Elena vai ficar? Stefan, Damon ou Matt?!”.

Tem como não amar esta saga?! Que venha o 6º volume!!!

Ellen 26/03/2011minha estante
Concordo com você... O final de "A Fúria" estava ótimo, acho que a série deveria ter acabado por ali mesmo.

Mellka 07/04/2011

...
Achei muito interessante,principalmente as partes com um pouco de cultura japonesa.

Rafaela B 05/11/2011

Diários do Vampiro - Anoitecer
Um dos melhores livros da série (tirando o probleminha BÁSICO de que os primeiros 4 livros se passam em 1992 e esse em 2009 sendo que na história só se passaram 7 dias do 4º livro ao 5º)! E os erros de concordância verbal que são muitos, mas a história foi tão boa que até esses probleminhas não a atrapalharam e agora estou ansiosa para ler o 6º!

Bia 01/03/2011

Pesar...
É com algum pesar que eu escrevo aqui hoje, pois esperava muito mais desse livro, aguardava "O Retorno" de forma um pouco mais esplendorosa, baseado nos livros anteriores, que foram mais interessantes e dinâmicos de ler...
Assim que "peguei" no livro já pude perceber a mudança física pois ele é bem maior, com suas mais de 400 páginas,e a narrativa da L.J. Smith mudou, suas descrições me pareceram mais detalhadas.
Porém, pouco me prendeu a atenção toda essa a questão da volta da Elena do mundos dos mortos, plantas com vida, insetos macabros e venenosos, mistérios e confusão que termina com uma batalha inacabada e mal resolvida no meu ponto de vista.
O ponto positivo do livro na minha opinião, foi a maior interface Elena e Damon, aliás Damon está surpreendentemente sedutor...
Enfim, aguardarei cenas do próximos capitulos...