Anoitecer

Anoitecer L. J. Smith

Resenhas - Anoitecer

Notfakejoyce 30/12/2019

Nunca escrevi resenhas, mas eu sinto uma necessidade de pelo menos dizer um pouco do que eu achei desse livro e de toda a saga.
Horrível. Péssimo. Ruim. Uma porcaria. Toda a saga.
Não leiam, simples; não vale a pena, ainda amis esse ultimo livro.

Pamela.Pugliano 26/01/2020

Interessante...
Bom, esse é o quarto livro da série que deu origem a série de tv The Vampire Diaries. Fazem literalmente anos que não leio essa série de livros e alguns anos também que não assisto a série de TV - ainda que tenha desistido no meio. O nível do enredo da história realmente me surpreendeu, e garanto que não espera nada desse livro. Ele estava a muito tempo na estante e decidi finalizar, já que ele é o último da série que comprei.

Enfim, Elena retorna mais uma vez da morte - voltou como vampira, voltou como espírito - e agora está se adaptando a "humanidade" novamente. Temos ainda a presença dos amigos Meredith, Bonnie e Matt, e claro Damon e Stefan. Há alguns personagens que fazem parte dessa etapa da história, mas não são realmente relevantes.

Esse livro segue a mesma premissa dos outros - salvar a cidade, salvar os amigos, se salvar, ser salva. Nada muito impressionante. O que desgosto é que na mitologia do livro tem muito de tudo sabe - tem vampiro, tem demônio, tem espírito, tem anjo, tem um monte de poderes que vão aparecendo oportunamente- e isso cansa um pouco. E no geral, em alguns momentos fiquei confusa em cenas que todos os personagens e seus poderes estavam juntos. Muito misturado. Entretanto, surpreendentemente para mim, eu curti o poder das asas que a Elena apresentou. Original.

Mas enfim, não odiei o livro não. É uma continuação que segue o mesmo dos outros livros, com elementos e aventuras novas. Se tiverem lendo a série, aproveitem.

Cris 11/04/2020

Anoitecer
Neste livro, L. J. Smith trouxe bastante fantasia e mostra como a vida de Elena nunca mais foi normal - já foi humana, vampira, morreu e por como um milagre, ressuscitou. Apesar de ter seu corpo de volta e estar viva, Elena teve que aprender tudo de novo, até mesmo andar e falar. Ela ressurgiu com poderes e dons. Este é apenas o começo da história, já que a saga conta com mais livros...

duda1429 17/09/2020

Poderia ser melhor
Espero que os outros sejam melhores. Ainda to surpresa em como os livros são diferentes da série de TV.

wei 26/07/2021

não faz mais meu tipo de leitura mas li mesmo assim pq gosto dos irmãos Salvatore, é um pouco diferente da série(obviamente) mas até que gostei. enrolei até não poder mais, agr vou esperar a vontade cair do céu pra continuar lendo o resto dos livros

Zanza 09/12/2021

Deixa a desejar
A primeira parte da saga desses livros foram maravilhosas, esse, entretanto, não me cativou muito. A história se tornou confusa e sem nexo e deixou bastante a desejar.

Maria 14/01/2022

tava na luta pra ler esse livro desde ano passado, consegui terminar agora depois de muita luta, o livros não tem muito sentido, continua chato e o enredo é péssimo

Arthur 25/07/2022

O que rolou, L.J. Smith?
Sério, não consigo esconder a decepção que senti durante a leitura desse livro. Primeiramente, ele é tão parado e confuso que eu demorei literalmente quase um ano pra conseguir terminá-lo. Tive muitas vezes que respirar fundo e partir pra leitura de outros livros mais curtos e mais interessantes e deixar esse de lado. Segundo, sem necessidade das 450 páginas. Os primeiros 4 livros são bem curtos e muito diretos, a autora não perde tempo e são realmente bons. Já nesse ela procura enrolar a história ao máximo, colocando os personagens em situações longas e excessivamente detalhadas que poderiam durar 5 páginas, e em vez disso duram 50. Me irritei como as cenas são cortadas abruptamente, muitas vezes os personagens estão em locais diferentes e as cenas cortam como se fosse uma série de TV mas não funciona bem e só agrega na confusão de cenas e acontecimentos que esse livro apresenta. A própria autora demonstra não entender o que está escrevendo, a história tem 0 planejamento e sinto como se ela tivesse construído a história enquanto a escrevia, adicionando personagens e acontecimentos sem uma backstory plausível. Enquanto nos primeiros livros a mitologia toda era explicada detalhamente para que as coisas fizessem sentido, nesse parece que a autora simplesmente vomitou palavras sem sentido. Kitsunes que querem destruir a cidade sem nenhum motivo, Caroline virando um lagarto ambulante, sem falar na Elena, que virou uma criatura meio-humana meio-anjo tão estranha e imprevisível que ela nem mesmo entende quem é exatamente. Só dei 2.5 pro livro por causa das últimas 50 páginas, que foram as únicas que de fato valeram a pena em todo o livro (e que eu realmente fiz questão de prestar atenção, diga-se de passagem).