Política é para todos

Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

Manuela 19/02/2023

Vale a pena
Apesar de algumas partes serem bem maçantes por ela usar muitos dados e vocabulário mais técnico sobre o sistema eleitoral é um livro muito interessante. Ela se propõe a falar sobre a importância da participação politica da sociedade na construção e manutenção da democracia e faz isso com bastante propriedade. Vale a pena ler.

@dessa_carine 23/09/2023

Com esse livro a política fica clara e objetiva. Saber diferenciar isso é super importante da sociedade brasileira

Paula 26/02/2023

Uma leitura essencial. Em Política é para todos, Gabriela Priori coloca de forma didática questões básicas para a compreensão do funcionamento da política.

Entrou pra minha lista de ?Livros que todos deveriam ler?

Louro 11/01/2022

Compreender Política - mais do que uma opção, um dever.
Gabriela Prioli continua claramente seu trabalho já de longa data no Youtube, CNN e Instagram, aproximar o cidadão das problemáticas da politica brasileira. Em primeiro ponto precisamos constatar que o objetivo do livro não é se aprofundar de forma densa em todas as áreas que abordam o tema, uma vez que essa tarefa além de homérica exigiria (com certeza) inúmeros volumes devido a extensão do tema. Por outro lado, a não complexidade do texto não pode ser confundida com falta de importância ou valor por assim dizer.

A obra atinge com clareza seu objetivo, amadurecendo muitos dos temas mais debatidos na atualidade, dessa forma proporciona informações valiosas para um debate politico saudável e pautado em fontes confiáveis.

Giovana.Sabino 11/03/2022

Política precisa ser cultivada em todes
Um ótimo livro para àqueles que tem interesse em debater mais conscientemente e eticamente os temas não só dá política vigente, mas os debates todos que, hoje mais do que nunca, fazem parte de nosso cotidiano e são fortemente engendrados pelas redes sociais.
Gabriela Prioli passa por toda a constituição institucional não só de nossa democracia, como também de outras. Informando quais são as delegações dos três poderes, porque eles existem e estão configurados da forma que estão. O que é de competência federal, estadual e municipal. Aborda os sentidos de democracia e porque ela é valiosa e deve ser cultivada sempre. Enfim, dado que estamos vivendo em um momento extremamente polarizado, que conta com discussões extremamente rasas, quando não infundadas, que mitigam a legitimidade não só das instituições democráticas, mas mesmo dos próprios valores que o acompanham é satisfatório ter em mãos um livro que oferece esclarecimentos básicos para o amplo público poder debater com a mínima coerência nosso cenário política atual.

Gabs 19/03/2022

Didático
Gosto muito de livros que escancaram o quanto ainda sou ignorante sobre muitos assuntos e esse cumpriu muito bem o seu papel. É informativo, sem ser prolixo ou técnico demais, além de expor a importância de cada um assumir sua responsabilidade sobre a democracia brasileira e os impactos na vida de cada indivíduo.
Leitura obrigatória especialmente para quem não gosta de política ou acha que não tem papel nenhum nos cursos dela como cidadão

Day Lucena 13/04/2022

B a ba
Acho que, como tudo na vida, temos que ter uma boa base para poder ter uma estrutura mais firme. O livro é muito simples no que diz respeito a linguagem, mas de muito valor em relação a construção de conhecimento.
Não sabia nada de política. Funcionamento de partidos, contagem de votos, vai pra uma câmara e vai pra outra, e ainda, tem uma pincelada de história pra mostrar que sei muito pouco do meu país.
Algumas coisas já tinha alguma noção, mas outras eram realmente uma incógnita pra mim. Agora, até entendo um pouco o que dizem no jornal rsrs.
Vou seguir estudando política um pouquinho que seja, pois a sensação de clareza é maravilhosa.

Manumattos_souza 15/04/2022

Li para o clube do livro que tenho com minhas amigas
A leitura é fácil e tranquila, mas como foge do tipo que livro que leio normalmente foi uma leitura bem arrastada, mas recomendo para quem gosta de livros mais informativos e sobre política

Ste 20/04/2022

Muito bom ter mulheres falando e fazendo política. Muito bom ter mulheres exercendo um papel tão importante como a democratização do acesso de uma forma fluída para a emancipação de pessoas com menos oportunidades. Gabriela traz a importância da democracia nas nossas vidas e como devemos agir para que a gente continue tendo acesso aos nossos direitos e perspicácia para ler quem tem ações contra o poder que emana do povo.

JAlia 01/05/2022

Livro extremamente perfeito, explica diversos elementos e conceitos existentes na política, além da política em si.

Camila1856 09/05/2022

Política para todos
Eu quis colocar esse livro como meta de leitura desse ano :
1º pq é o livro escrito por Gabi Priolli
2º pq é ano de eleição.
Quantas coisas eu não sabia , quantas coisas eu achava q sabia , mas ao ler , foi maravilhoso descobrir.
Recomendo leitura para quem gosta de política , para quem não gosta de política , para quem quer descobrir mais sobre política.
Que livro , q escrita , q autora ????????

Jo 10/01/2023

Muito bem escrito, é uma leitura super fluída e necessária
Gabriela Peioli apresenta um livro didático e simples de aprender a política e a forma de organização das instituições do Brasil. Ela sintetiza como as eleições ocorrem e desmistifica algumas crenças populares de ver a política.
A leitura me ajudou muito a entender o sistema partidário e como ocorrem as eleições, além de trazer uma crítica necessária de como os meios de comunicação, principalmente via Internet, vem sendo decisivos nos últimos pleitos.

Laura 12/01/2023

essencial!!
sou uma admiradora e da assídua da Gabi e acabo de ler o primeiro livro dela e me sinto muito privilegiada por viver na mesma época que ela! uma inspiração e o livro retrata muito do que essa mulher oferece ao mundo: voz e repertório!

?(?) se queremos falar da crise de regimes democráticos no século XXI, é preciso olhar além dos golpes de Estado e observar atos de ataque ou desprezo continuo contra as instituições democráticas e contra os hábitos fundamentos na sustentação da democracia: o diálogo e a capacidade de lidar com ideias diferentes.? Diz tudo depois do que passamos no dia 08 de janeiro de 2022 né?

Bárbara Souza 12/01/2023

Didático e necessário
O livro entrega aquilo que promete. Didático, atual e objetivo, é indicado para todos aqueles que querem se politizar mais.

Embora eu tenha sentido falta de uma escrita mais narrativa e exemplificativa em alguns trechos, o livro aborda todos os grandes temas essenciais da política contemporânea. A autora conceitua e explica termos importantes da política como Estado, federação, cidadania, democracia e autoritarismo.

Ela ainda traça um panorama geral sobre a estrutura política brasileira: histórico, poderes, intituições, eleições, representatividade, financimento de campanha, fake news.

Enfim, é uma excelente porta de entrada para compreendermos melhor o mundo da política. Um livro que cumpre uma função social bastente significativa.

Para encerrar, deixo aqui um trecho de que gostei muito:

"..., a democracia não seria apenas um sistema de escolha de líderes, um conjuto diminuto de instituições a garantir a possibilidade de alternância do poder: ela penetraria e se sustentaria em nosso cotidiano e em nossa mentalidade. (...) Ela se expressa em nosso discurso, nas palavras que usamos, na maneira como resolvemos pequenos conflitos e cuidamos uns dos outros."