Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

Jo 10/01/2023

Muito bem escrito, é uma leitura super fluída e necessária
Gabriela Peioli apresenta um livro didático e simples de aprender a política e a forma de organização das instituições do Brasil. Ela sintetiza como as eleições ocorrem e desmistifica algumas crenças populares de ver a política.
A leitura me ajudou muito a entender o sistema partidário e como ocorrem as eleições, além de trazer uma crítica necessária de como os meios de comunicação, principalmente via Internet, vem sendo decisivos nos últimos pleitos.

Laura 12/01/2023

essencial!!
sou uma admiradora e da assídua da Gabi e acabo de ler o primeiro livro dela e me sinto muito privilegiada por viver na mesma época que ela! uma inspiração e o livro retrata muito do que essa mulher oferece ao mundo: voz e repertório!

?(?) se queremos falar da crise de regimes democráticos no século XXI, é preciso olhar além dos golpes de Estado e observar atos de ataque ou desprezo continuo contra as instituições democráticas e contra os hábitos fundamentos na sustentação da democracia: o diálogo e a capacidade de lidar com ideias diferentes.? Diz tudo depois do que passamos no dia 08 de janeiro de 2022 né?

Bárbara Souza 12/01/2023

Didático e necessário
O livro entrega aquilo que promete. Didático, atual e objetivo, é indicado para todos aqueles que querem se politizar mais.

Embora eu tenha sentido falta de uma escrita mais narrativa e exemplificativa em alguns trechos, o livro aborda todos os grandes temas essenciais da política contemporânea. A autora conceitua e explica termos importantes da política como Estado, federação, cidadania, democracia e autoritarismo.

Ela ainda traça um panorama geral sobre a estrutura política brasileira: histórico, poderes, intituições, eleições, representatividade, financimento de campanha, fake news.

Enfim, é uma excelente porta de entrada para compreendermos melhor o mundo da política. Um livro que cumpre uma função social bastente significativa.

Para encerrar, deixo aqui um trecho de que gostei muito:

"..., a democracia não seria apenas um sistema de escolha de líderes, um conjuto diminuto de instituições a garantir a possibilidade de alternância do poder: ela penetraria e se sustentaria em nosso cotidiano e em nossa mentalidade. (...) Ela se expressa em nosso discurso, nas palavras que usamos, na maneira como resolvemos pequenos conflitos e cuidamos uns dos outros."

Eva Ev 17/01/2023

Esse não é um livro sobre ideologias ou posicionamento, é um livro sobre aquelas dúvidas políticas básicas que todo mundo tem, mas tem vergonha de perguntar.
Uma ótima opção para entender um pouco mais sobre o sistema político brasileiro, autonomia dos estados, constituição, divisões, responsabilidades e atribuições de cada um dos três poderes e etc.
É o livro ideal caso você ainda tenha dúvidas técnicas para construir debates contundentes e entender melhor notícias ou acontecimentos.

Catharina 21/01/2023

Li em doses homeopáticas, no intervalo de uma aula e outra ou enquanto esperava o ônibus, foi uma péssima decisão porque não queria largar o livro quando precisava!
Sou fã da Gabriela Prioli já faz algum tempo, adoro a forma como ela traduz a política em termos simples e é justamente o que encontramos nesse livro, é ideal para quem quer entender um pouco mais desse mundo e formar sua própria opinião.
O meu exemplar ficou cheio de anotações e pensamentos, partes grifadas e destacadas, alguns post-its e papéis aleatórios marcando partes importantes!

Ivo 20/02/2023

Ótimo livro!!
Me surpreendeu muito quando descobri que era o primeiro livro desta autora. Ela teve muito sucesso em sua proposta de tornar mais fácil e acessível informações sobre política, que tende a ser um assunto maçante. Acredito que todos devem saber pelo menos o basico sobre, e ler esseivro é um ótimo começo. Recomendo!!

1650814499 27/02/2023

Básico e Ótimo
O livro é uma grata surpresa.
A divisão de temas é didática e os conceitos e relações são feitos de forma sucinta e clara.
Aborda os pontos básicos da política, desde sua estrutura formal no país e exemplifica bem, facilitando muito a apreensão do que é exposto.
O livro soube apresentar de forma elegante e a crise política brasileira recente.
Valeu a pena.

Andressa1338 27/02/2023

É cada vez mais importante se informar e sempre estar atento aos fatos para não se deixar levar por opiniões vazias baseadas em achismos. Esse livro é uma ótima introdução a política. Bem explicado e objetivo.

Lucas 07/03/2023

Base política
Ótimo livros explicativo e bem atual, trata os vários cenários da política brasileira, com ponto de vistas da autora, ótimo livros para todos os eleitores

Gabriela1335 14/03/2023

Só quero deixar meu depoimento aqui...
Que esse é o pior livro que já li na minha vida
Mas não é por vontade minha sabe, eu estou sendo obrigada por causa do trabalho de sociologia
Esse livro é chato pra crlh pra qm não se interessa por política
E pra ajudar a autora escreveu esse livro em códigos pq pelo amor de Deus
Que clareza é essa que dizem que está no livro
pq eu não entendo nada
E ainda tá me impedindo de ler o livro lindo da collen q eu comprei?

laura.smiguel 16/03/2023

Política é para todos
O livro é bem objetivo e tem uma escrita fácil e simples, tudo muito bem organizado por subtópicos, gabriela prioli consegue de forma clara sanar muitas dúvidas simples que a maioria das pessoas tem, da metade pro final do livro fica um pouco repetitivo, mas não interfere na compreensão, gostei muito, com certeza vale a pena ler, não é um livro de política maçante, é bem dinâmico, com várias citações e exemplos, um ótimo livro!

Sissy 20/03/2023

Política é para todos
A educação no Brasil jamais será prioridade, por que a politica brasileira sobrevive da ignorância do Povo.
Jair Alberto Martina

Um baita livro.
O livro retrata a política do ponto de vista da constituição federal, é imparcial e sem paixões tolas. Super recomendo.

Lays19 25/03/2023

Um ótimo início e boas referências
Esse livro é ótimo para compreender melhor a estrutura da política brasileira e alguns conceitos básicos que norteiam a nossa atual constituição e organização dos poderes. É o básico do básico que todo brasileiro deve saber. Apesar disso, ela dá um ótimo arsenal de referências pra quem quer se aprofundar nos diversos assuntos: democracia, governos autoritários, como funciona a propagação de fake news e etc. Estou animada para continuar a minha formação política e fazer a minha parte como cidadã brasileira.

Leonardo.Ribeiro 31/03/2023

Atende o propósito
O livro aborda temas importantíssimos para o entendimento da política de eu jeito bem conciso. O que torna a leitura fácil e agradável. Na visão de uma pessoa leiga, que sou, pude aprender um pouco mais sobre a democracia e o funcionamento de como se estrutura todo o governo.

Atendeu e muito as expectativas.

kahrolsantana 25/09/2023

Política é PARA TODOS!
Fazendo jus ao título, o livro traz uma abordagem sintetizada sobre a política. Aprendi absurdamente com esse livro. Desde ao conceito de o que é o Estado até como funciona o sistema de votação eleitoral proporcional.

Se você está empenhado em começar a estudar o assunto, COMECE POR AQUI. Antes de ir para livros políticos mais profundos, comece construindo uma base sólida. Como você quer discutir/ler sobre uma decisão do STF sem antes sequer saber sua clara definição e qual é o seu real papel em meio a tantos outras instituições? Como você quer debater sobre a possível fragilidade da nossa democracia na sociedade atual, sendo que se alguém lhe perguntar o conceito de Estado Democrático de Direito, provavelmente a REAL definição lhe fugirá?

Eu já acompanho a Gabriela Prioli pelas redes sociais, e inclusive estou maratonando todos os vídeos dela no YouTube, e minha admiração só cresceu.

Política não é chata, política se discute sim! "Politica é para todos", e todos nós devemos nos engajar em busca de um futuro melhor.