Política é para todos

Política é para todos GABRIELA PRIOLI

Resenhas - Política é para todos

luiza.caires0 12/12/2022

bom e explicativo
Eu tinha uma base super básica sobre política, afinal eu estou indo pro 8° ano ano q vem e não era bem meu assunto na escola. A leitura é simples, mas exige atenção, a maioria do livro é bem fácil de ler e entender, mas outras precisam justamente dessa atenção maior pra entender direitinho e oq de fato está se falando.
Ele apresenta assuntos bem simples, o básico, pra quem quer saber mais como eu, precisa ler outros livros, creio q esse não é suficiente pra entender ao certo a política. Para o primeiro livro q li sobre política ele foi muito bom, recomendo!

Beachu 26/12/2022

Política é para todos é um livro que deve ser lido por todas as pessoas que tenham interesse na política, na verdadeira política, a que vem ao debate a importância da sociedade na construção de uma política que inclua cada vez mais e mais pessoas com diferentes visões de mundo, que reconhece a necessidade de se discutir sobre a função do Estado de cumprir seus deveres, de os cidadãos entenderem e fazer cumprir seus deveres e como também o Estado garantir os direitos .

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Conhecimento básico sobre Política
Nós vivemos em sociedade, e a política é o que define como iremos nos organizar.

Por sermos seres únicos, diferentes, temos cosmovisões diferentes. Portanto, os conflitos são naturais dentro de uma democracia.

No conflito, as pessoas estão dispostas a defender seus pontos de vista, mas sempre com respeito à liberdade do outro de pensar diferente, dentro da legalidade democrática.

No confronto, existe sempre o componente hostil, em que as pessoas se opõem no plano pessoal, desrespeitando a singularidade do outro, ou descrevendo-o como inimigo, pelo simples fato de pensar diferente.

Precisamos falar mais sobre política. Precisamos estudar mais sobre política. Precisamos, como povo, aprender escolher melhor nossos representantes. Eu duvido que você escolheria qualquer maluco para ser o mordomo da sua casa ou gerente da sua empresa. Os governantes são nossos funcionários. Não são deuses libertadores aos quais dedicamos nosso afeto e adoração.

A política é a ciência do bem comum, lembre-se disso na hora de avaliar o plano de governo do seu candidato.

Obrigada @gabrielaprioli por me ensinar tanto!

#politica
#politicabrasileira #livro #gabrielaprioli #eleicoes2022

Toni 03/01/2023

Necessário e Acolhedor
Os conteúdos abordados no livro escalam tão bem e são apresentados de forma tão contextualizada que tudo se faz envolvente. Ver os fatos históricos sendo pontuados ao longo das explicações torna as temáticas muito mais reais, como, de fato, devem ser enxergadas. Uma ótima produção! Nada menos que isso.

Jo 10/01/2023

Muito bem escrito, é uma leitura super fluída e necessária
Gabriela Peioli apresenta um livro didático e simples de aprender a política e a forma de organização das instituições do Brasil. Ela sintetiza como as eleições ocorrem e desmistifica algumas crenças populares de ver a política.
A leitura me ajudou muito a entender o sistema partidário e como ocorrem as eleições, além de trazer uma crítica necessária de como os meios de comunicação, principalmente via Internet, vem sendo decisivos nos últimos pleitos.

Laura 12/01/2023

essencial!!
sou uma admiradora e da assídua da Gabi e acabo de ler o primeiro livro dela e me sinto muito privilegiada por viver na mesma época que ela! uma inspiração e o livro retrata muito do que essa mulher oferece ao mundo: voz e repertório!

?(?) se queremos falar da crise de regimes democráticos no século XXI, é preciso olhar além dos golpes de Estado e observar atos de ataque ou desprezo continuo contra as instituições democráticas e contra os hábitos fundamentos na sustentação da democracia: o diálogo e a capacidade de lidar com ideias diferentes.? Diz tudo depois do que passamos no dia 08 de janeiro de 2022 né?

Bárbara Souza 12/01/2023

Didático e necessário
O livro entrega aquilo que promete. Didático, atual e objetivo, é indicado para todos aqueles que querem se politizar mais.

Embora eu tenha sentido falta de uma escrita mais narrativa e exemplificativa em alguns trechos, o livro aborda todos os grandes temas essenciais da política contemporânea. A autora conceitua e explica termos importantes da política como Estado, federação, cidadania, democracia e autoritarismo.

Ela ainda traça um panorama geral sobre a estrutura política brasileira: histórico, poderes, intituições, eleições, representatividade, financimento de campanha, fake news.

Enfim, é uma excelente porta de entrada para compreendermos melhor o mundo da política. Um livro que cumpre uma função social bastente significativa.

Para encerrar, deixo aqui um trecho de que gostei muito:

"..., a democracia não seria apenas um sistema de escolha de líderes, um conjuto diminuto de instituições a garantir a possibilidade de alternância do poder: ela penetraria e se sustentaria em nosso cotidiano e em nossa mentalidade. (...) Ela se expressa em nosso discurso, nas palavras que usamos, na maneira como resolvemos pequenos conflitos e cuidamos uns dos outros."

Eva Ev 17/01/2023

Esse não é um livro sobre ideologias ou posicionamento, é um livro sobre aquelas dúvidas políticas básicas que todo mundo tem, mas tem vergonha de perguntar.
Uma ótima opção para entender um pouco mais sobre o sistema político brasileiro, autonomia dos estados, constituição, divisões, responsabilidades e atribuições de cada um dos três poderes e etc.
É o livro ideal caso você ainda tenha dúvidas técnicas para construir debates contundentes e entender melhor notícias ou acontecimentos.

Catharina 21/01/2023

Li em doses homeopáticas, no intervalo de uma aula e outra ou enquanto esperava o ônibus, foi uma péssima decisão porque não queria largar o livro quando precisava!
Sou fã da Gabriela Prioli já faz algum tempo, adoro a forma como ela traduz a política em termos simples e é justamente o que encontramos nesse livro, é ideal para quem quer entender um pouco mais desse mundo e formar sua própria opinião.
O meu exemplar ficou cheio de anotações e pensamentos, partes grifadas e destacadas, alguns post-its e papéis aleatórios marcando partes importantes!

Ivo 20/02/2023

Ótimo livro!!
Me surpreendeu muito quando descobri que era o primeiro livro desta autora. Ela teve muito sucesso em sua proposta de tornar mais fácil e acessível informações sobre política, que tende a ser um assunto maçante. Acredito que todos devem saber pelo menos o basico sobre, e ler esseivro é um ótimo começo. Recomendo!!

1650814499 27/02/2023

Básico e Ótimo
O livro é uma grata surpresa.
A divisão de temas é didática e os conceitos e relações são feitos de forma sucinta e clara.
Aborda os pontos básicos da política, desde sua estrutura formal no país e exemplifica bem, facilitando muito a apreensão do que é exposto.
O livro soube apresentar de forma elegante e a crise política brasileira recente.
Valeu a pena.

Andressa1338 27/02/2023

É cada vez mais importante se informar e sempre estar atento aos fatos para não se deixar levar por opiniões vazias baseadas em achismos. Esse livro é uma ótima introdução a política. Bem explicado e objetivo.

Lucas 07/03/2023

Base política
Ótimo livros explicativo e bem atual, trata os vários cenários da política brasileira, com ponto de vistas da autora, ótimo livros para todos os eleitores

Gabriela1335 14/03/2023

Só quero deixar meu depoimento aqui...
Que esse é o pior livro que já li na minha vida
Mas não é por vontade minha sabe, eu estou sendo obrigada por causa do trabalho de sociologia
Esse livro é chato pra crlh pra qm não se interessa por política
E pra ajudar a autora escreveu esse livro em códigos pq pelo amor de Deus
Que clareza é essa que dizem que está no livro
pq eu não entendo nada
E ainda tá me impedindo de ler o livro lindo da collen q eu comprei?

laura.smiguel 16/03/2023

Política é para todos
O livro é bem objetivo e tem uma escrita fácil e simples, tudo muito bem organizado por subtópicos, gabriela prioli consegue de forma clara sanar muitas dúvidas simples que a maioria das pessoas tem, da metade pro final do livro fica um pouco repetitivo, mas não interfere na compreensão, gostei muito, com certeza vale a pena ler, não é um livro de política maçante, é bem dinâmico, com várias citações e exemplos, um ótimo livro!