Aurora Ascende

Aurora Ascende Jay Kristoff
Amie Kaufman

Resenhas - Aurora Ascende

Debora 13/07/2023

Amei esse universo e os personagens, a escrita da autora também é muito fácil e divertida.

Só não gostei do final.

Geovana 09/07/2023

Team Kal

“- Eu sinto muito. - digo, finalmente. - Que você não pode escolher por si mesmo.

Ele olha brevemente para o céu, a luz do sol refletindo naqueles olhos violeta.

- E as luas escolhem que planeta elas orbitam? Os planetas escolhem suas estrelas? Quem sou eu pra negar a gravidade, Aurora? Quando você brilha mais do que qualquer constelação no céu?” página 414 (kindle).

É o segundo livro que leio da Amie Kaufman e já sei que gosto do jeito que ela mistura ficção científica com YA e tudo que a gente gosta: criatividade, um wordbiulding legal, tretas e romance.

Aqui nós conhecemos primeiro o Tyler. Ele está se preparando para ser um Lider de uma equipe da Legião Aurora. É tipo uma ONU intergaláctica, responsável por manter a paz em todos os povos (que aqui não são só humanos). O livro começa quando ele ajuda a salvar a Aurora, uma humana presa numa cama criogênica por quase 250 anos e está prestes a morrer. Só que, quando ele escolhe ajudar ela, ele perde um evento que lhe daria a oportunidade de montar a melhor equipe de Legionários possível. Então ele é obrigado a ficar com a ralé - um bando de esquisitões que ninguém quis. Ai conhecemos Kal, Zila, Cat, Scarlett e Finian. Juntos eles montam um esquadrão que recebe uma missão simples que não é o que parece - e aí as coisas desandam.

O livro é rápido de ler, a história ganha bastante ritmo, há muitos diálogos descontraídos, cada capítulo é narrado por deles, ou seja, há muitos pov’s. Apesar de a história ser centralizada na Aurora, não fica só nela.

O livro é basicamente uma aventura intergaláctica que cresce a história o suficiente pra ter vários livros vindo. Ou seja, esse é só a introdução ao mundo. 90% do livro é eles descobrindo onde se meteram, basicamente ambientação.

Como uma velha leitora de aventuras, boa parte da leitura foi reconhecendo as fórmulas de estruturação do mundo apresentado, os arcos, etc. Isso não estraga a leitura, pelo contrário, me ajuda a sentir confortável. Há alguns problemas que me acompanharam durante a leitura, como por exemplo o que eu imagino ser a tradução, que usa excessivamente a palavra “Criador”. Sério. É insuportável. Quebrava todo o ritmo de leitura toda vez que aparecia a expressão “sopro do Criador” ou várias expressões nada a ver. Eu entendo que pode ser algo legal do livro e tal, algo único que talvez faça mais sentido pra frente, se torne algo característico, sei lá. Só não funcionou pra mim.

Outra coisa é o que acontece quando se tem personagens demais como protagonistas - não há como não ficar um pouco superficial. Apesar de achar que os autores souberam evitar o máximo possível cair nisso. Os personagens são bons, divertidos, entretíveis. Kal foi o melhor pra mim, guerreiros durões de coração mole sempre me pegam. Cadelinhos de uma só então…

Mas, pra mim, o enredo ficou meio batido da metade pro final. Principalmente quando percebi que o final não iria crescer tanto. Quer dizer, há muitas revelações, mas elas tomaram um caminho já esperado pra quem já leu coisa similar. De alguma forma doida me lembrou bastante Uma chama entre as cinzas. E As crônicas lunares. Enquanto lia, tinha a constante sensação de “hummm, já vi isso antes”. Ainda sim, o mundo construído é bastante interessante. Não me leve a mal, eu gostei do livro e o recomendaria pra quem quer algo leve, rápido e imersivo, mesmo tendo discordado de muita coisa pessoal. Vibrei muito com o esquadrão, sofri e ri com todos eles. Criei muito apego, principalmente pela Auri e o Kal, e se vou continuar lendo, é total por eles.

Tayslla, do @literariatay 09/07/2023

Fui atrás de cobre e encontrei ouro!
Eu tava com altas expectativas por Aurora Ascende pelo simples fato de um dos autores (a Amie) ser um dos meus faves. Daí tentei baixar as expectativas pra não me frustrar, comecei a ler e tava achando meio nhé. MAS MINHA NOSSA SENHORA DA BICICLETINHA SEM FREIO depois que tudo começou a acontecer que fiquei assim ???? do juízo. Simplesmente incrível. Muito bom, muito bom. Tô doida pra ler o segundo. Vou aproveitar minhas férias da faculdade pra isso

Mayara 08/07/2023

Um sci fi young adult muito bom
Gostei e não foi pouco! Os personagens são bem carismáticos e os múltiplos pontos de vista deixa a trama bem dinâmica, vou com certeza continuar a série.

Tayslla, do @literariatay 09/07/2023minha estante
Caramba, eu tive a mesma sensação com relação às frase sobre fé. Incrível!

Fayne Rafaela 30/06/2023

Li esse aqui porque a Mabi amou e não para de falar sobre.
No começo foi meio penoso porque apesar de acontecerem muuuuitas coisas, o livro tem 7 POVs e sempre trocava pra outro personagem em um momento crítico do anterior sem necessariamente te responder o cliff-hanger, e aí vão se acumulando coisas a serem respondidas.
Também por causa disso, você quer ler tudo logo pra descobrir o que tá acontecendo porque é só eita atrás de eita. Vi algumas pessoas falando que é meio previsível e eu consigo ver de onde os autores beberam pra criarem a história, sim. O Ra'haam ter uma consciência única me lembra muito o método de comunicação dos Spackle de Chaos Walking. E um monte de adolescente desajustado tentando salvar o mundo é algo que a gente já leu em 2890298492 livros.
Mas a execução é boa sim, os conceitos, o mundo, tudo parece ser bem pensando. O PESO jovem adulto que a história tem não é meu favorito, sei que a Auri tem que ser uma pessoa fora do tempo, mas cada vez que ela falava "filho de uma égua" ou "caracoles" eu queria enfiar minha cabeça embaixo da terra :|
Meu preferido era o Kal até todos os pensamentos dele passarem a ser sobre a Aurora kkkrying, vamos ver como vão desenvolver esse Chamado nos próximos livros.
Fiquei triste pela Cat, apesar de não gostar dela na primeira metade do livro, mas acredito que vão dar um jeito de reviver ela????

Vignny 28/06/2023

Esperava mais e recebi o de sempre... kkk
O começo desse livro é lento, partindo para uma interessante busca de respostas do que está acontecendo, o livro consegue acelerar após este inicio dando seguimento de maneira divertida e interessante.
Porém.. o arco na Nave do Mundo é totalmente entediante, demora acontecer as coisas, mas no final entrega um pouco do que o livro promete, aventura espacial, mistério e um leve romance.
Shipo o Kal e Ty, pena que nunca irá acontecer kkk

Meropa 26/06/2023

O livro é meio chatinho de ler no começo, mas depois ele dá uma melhorada. Os personagens são bem legais e eles que deixam o livro mais interessante, gosteo principalmente de finian, mas por outro lado a Zila mal aparece no livro. Enfim, o final é bom e deixa o leitor com vontade de ler o próximo volume, porém não me prendeu muito.

malu 26/06/2023

Mais do mesmo mas melhor q a maioria
Mesmo tendo a mesma ?formula? de livros de ya de fantasia gostei muito do universo e de todos os plots ao longo do livro. O início é sim um pouco mais lento (oq n me incomoda muito e, considerando a construção até o arco final, achei bem feito). As únicas coisas q me incomodaram foram os povs da Cat (a personagem no geral me irritou bastante) e umas batalhas q eu fiquei um pouco perdida.
nicole 03/07/2023minha estante
q capa feia

LiteraBruna 22/06/2023

É inovador e revolucionário? Não, mas diverte
Parafraseando a nossa querida Isabela Boscov: É inovador e revolucionário? Não, mas durante aquelas horinhas de leitura eu me diverti demais! Eu gostei muito de senso de humor dos dois autores, a todo momento algum personagem manda uma tirada engraçadinha (e, pra mim, não é forçado), além disso, a trama é bem dinâmica e tem sempre algo acontecendo, o que me deixou muito imersa. O livro é dividido em três partes que são bem diferentes uma das outra, têm propostas diferentes, mas pra mim elas se conversaram muito bem e fizeram sentido com a trama principal.

Sobre os personagens, pra mim eles foram o grande destaque desse livro. A trama é interessante e o universo também, mas o que carrega mesmo o livro é o carisma da maioria dos personagens, e isso se deve muito pelas trocas de pontos de vista durante a leitura, porque assim conseguimos ter acesso aos pensamentos e à história de todos os sete do grupo. Ta, para não falar que todos são perfeitos, eu não me apeguei nem um pouco à Zila (a coitada mal aparece e, quando tem um capítulo próprio, ele tem - literalmente - TRÊS LINHAS) e nem à Aurora, que choraminga em todos os caps dela por ter perdido a família e bla bla bla ? (em alguns momentos eu até apoiei os surtos da Cat, porque pqp os caras jogam o trabalho duro de uma vida inteira pro alto por causa de uma garota misteriosa). Mas, enfim, os outros cinco eu me apeguei muito e quero ver mais deles nos próximos (inclusive dos casais ?), vale meu destaque aqui à Scarlett e ao Finian, meus dois favoritos do universo por enquanto.

O plot em si não é nada demais, porém é bem feito e tem potencial para ser algo grandioso no decorrer da série. Como eu disse, o livro é dividido em três partes bem diferentes, mas que se conectam de forma satisfatória e, ao meu ver, tiveram momentos muito bons em cada uma delas (a minha favorita foi a invasão à nave pirata). A princípio eu achei que o vilão da série seria esse grupo de Syldrathi rebelde e fiquei meio "ta, ok, meio genérico mas vamos lá", mas no final os autores apresentaram um vilão novo muito mais interessante, o que me deixou bem feliz. Espero que eles saibam desenvolver isso.

Não dá achando que vai ser uma série super inovadora e criativa, no entanto, como eu costumo dizer, é aquele arroz e feijão bem feito que alimenta uma pessoa faminta poe fugir da realidade por algumas horas. O livro tem uma vibe bem Guardiões da Galáxia (por se passar no espaço e ter várias piadinhas) e Six of Crows (grupo de desajustados fugitivos), então pra quem gosta eu recomendo bastante (só não vão com muitas expectativas também né rsrs).

Ju Duarte 21/06/2023

Vale a leitura
O plot do livro é previsível? Demaaais
Kal e Aurora uma vibe meio crepúsculo? Talvez.
Mas é fantasia com scifi e uma pitada de sensualidade e alivios cômicos que te prendem do início ao fim.
Ja querendo pegar a continuação pra saber como tudo termina.