Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Gabriel 25/12/2023

Um vislumbre perturbador da amoralidade de um adolescente narcisista

Laranja Mecânica é um livro que trás perguntas e não respostas. Entramos em contato com a maldade de um adolescente chamado Alex, ele é perverso e cruel. Não sabemos o motivo de ele ser assim e nem se há ou não um motivo.

Alex é violento e sua ânsia por violência é praticamente uma extensão da sua sexualidade, seu desejo por sangue. Tem apenas 15 anos e sua mente é como a do pior dos criminosos, ele é um criminoso nato, um sociopata.

A maldade é para ele praticamente um estado natural. Qualquer coisa diferente do desejo de prejudicar alguém e causa prazer para si mesmo é desconhecido, sentimentalismo estupido.
Alex é preso e passará por um processo de cura, uma lavagem cerebral. No entanto que não será o bastante para mudar suas convicções, apenas para aprisiona-lo em sua própria mente.

Lendo o livro desejamos saber o que é causa do bem e do mal, do altruísmo e da perversidade. O livro não responde, apenas mostra a natureza humana de maneira crua, o modo como somos todos, sem exceção, objetos uns dos outros.
A pergunta mais cruel não é do por que o mal existe. A pergunta mais cruel é se o bem existe.

Será que desejamos realmente o bem ou será que fomos condicionados a repudiar a violência desde crianças? Buscando o bem para fugir do mal?

Por fim, o que faz um adolescente abandonar a crueldade não é o amor a humanidade ou qualquer valor sublime, mas somente o desejo de ter família, filhos, e acumular capital, um estilo de vida incompatível com a vida do crime.

O bem e o mal no fim mostram-se como uma única coisa. O livro é para mim tremendamente esclarecedor, o mais impressionante é que o protagonista é bastante obtuso, apesar de sua sagacidade. O protagonista está preso a um vocabulário que diminui sua inteligência e o impede de entender o mundo ao seu redor de maneira abstrata, ele vive no mundo concreto, talvez nem mesmo entenda o que é moral, ética, bem e mal. Ele vive meramente por intuição e instinto, reagindo a suas pulsões inconscientes.

Rafa 20/12/2023

Uma bom livro, mas tive muuuita dificuldade com as gírias no início. Estava curiosos para saber o quão diferente ele era do filme, mas não recomendo pra todo mundo não.

J.mahiana 18/12/2023

Eu fiquei mt vidrada na escrita, enredo e na forma que o autor faz a gente submergir na história por mais absurdo são os acontecimentos

Denise 18/12/2023

Juventude ultraviolenta
Com uma linguagem nova criada pelo autor (nadsat), baseada nas gírias das gangues de adolescentes dos anos 60, somos apresentados a todo tipo de violência cometida pelo Alex com apenas 15 anos de idade.
Um livro chocante pelo teor violento, pela falta de empatia do narrador ao contar sua história e pela repressão do Estado na tentativa de controlar a situação.
Na forma de distopia e romance de formação, promove reflexões sobre a origem da maldade. Será o homem mal por natureza, incapaz de respeitar a vida dos outros? O sistema prisional e a religião são ineficazes para converter uma pessoa violenta em boa. Sendo assim, seria a solução retirar o livre arbítrio do homem? Ou tudo isso é apenas uma fase inerente à adolescência, que automaticamente cessa assim que o jovem vira adulto?
Muito interessante, um livro de leitura rápida e gostosa. Com um final otimista, diferente do filme.

Na lua 12/12/2023

Horrorshow demais
Demorei pra me recuperar desse aqui.. leitura pesada e com gatilhos, não indico a pessoas sensíveis.
Apesar disso, não me arrependi da leitura, ó, meus irmãos, no começo foi difícil acompanhar a linguagem nadsat, mas depois fluiu bem.
Pra quem gosta de se apegar ao personagem principal, sinto dizer, dessa vez vai ser totalmente o contrário. Quando surgiu um indício de empatia, da minha parte, pelo Alex, logo ela se esvaiu. Ah, achei um ótimo livro pra quem curte psicologia.

Isadora Trindade 07/12/2023

A violência gera a violência.
Então, o que é que vai ser, hein?

Esse foi curiosamente o livro que mais me diverti lendo esse ano.
Depois que aprendi as gírias, a leitura ficou bem mais fácil e eu simplesmente não queria parar de ler.

Caio 06/12/2023

Horrorshow demais
O autor te conduz a ter repúdio e compaixão pelo mesmo personagem, te faz viajar com o estranhamento da linguagem que no meio do livro já se tornam muito naturais.

Simplesmente diferente e muito Horrorshow

Luh 03/12/2023

"é curioso como as cores do mundo real parecem muito mais reais quando vistas no cinema." essa frase alugou um triplex na minha cabeça.

Juliane4 02/12/2023

A narrativa é notável pela linguagem inovadora de Burgess, que inclui uma forma de gíria chamada "Nadsat", usada pelos protagonistas da história.

Maria675 27/11/2023

?Será que eu serei apenas uma laranja mecânica??
?A tradição da liberdade significa tudo. As pessoas comuns deixarão isso passar, ah, sim. Elas venderão a liberdade por uma vida mais tranquila.?

Livro muito bom e que chama atenção de várias pessoas por causa de seus dialetos, o que torna Anthony Burges um gênio. A leitura de início foi um pouco estranha, mas não diria confusa pois o Alex às vezes também traduz as palavras para
o leitor.

Eu não fazia ideia do que o livro se tratava, só sabia do dialeto nadsat e que o Alex era uma
pessoa ruim. E é esse o ponto do livro, o que valeria a pena, uma pessoa virar uma marionete do sistema sem nenhum controle ou ser puramente mal? Até certo ponto fiquei muito satisfeita com o que estava acontecendo com o Alex até entender a proposta do livro. Do que adianta um homem ser bom se isso não vem de sua natureza, ele não seria um homem. Não concordei com o final do Alex simplesmente virando uma pessoa ?boazinha? do nada e tomando rumo, está na cara que ele é surtadão

Also, a adaptação do Kubrick é uma merda e não me entra na cabeça ele ter metido 29393929494 coisas de conotação sexual e não ter colocado diálogos importantíssimos do livro PRINCIPALMENTE o final e a mudança do Alex, ó, meus irmãos.

maltchik/ 22/11/2023

Livro muito horrorshow mesmo, ó, meus irmãos!
Eaí, qual vai ser?
Que construção de personagem, a do Alex, hein meu druguis? Incrível e aterrorizante toda a trajetória dele durante a história.
Confesso que comecei o odiando, e terminei da mesma maneira, mas acho que o livro pouco se importa com isso, e sim na mensagem que quer passar, que no meu ver faz muito bem.
Todo o questionamento de até onde ou não se deve interferir no livre-arbítrio de alguém, é muito pertinente. Independente de como sua percepção sobre o tema termine é inevitável não dizer que ao menos foi algo te fez refletir e se questionar sobre.
O dialeto Nadsat é algo que dificulta um pouco a leitura no começo, mas conforme avança vai ficando mais fácil e ajuda ainda mais na imersão, e torna toda a experiência realmente única.

Isabelle333 22/11/2023

Não é o melhor livro da minha vida, mas com certeza ele ficou na minha cabeça. Às vezes me pego pensando no final da história e ela me deixa estranhamente desconfortável. No geral é uma obra superestimada, mas vale a pena porque é muito diferente de qualquer outra coisa que já tinha lido antes, esse livro mexeu comigo.