Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

andbia 03/10/2023

A psicologia da violência juvenil em uma sociedade futurista
"Laranja Mecânica" é uma obra distópica escrita por Anthony Burgess e publicada em 1962, que mergulha profundamente na psicologia da violência juvenil em uma sociedade futurista. O livro oferece uma visão perturbadora de um mundo onde a delinquência e a brutalidade são desenfreadas, e as autoridades buscam métodos controversos para reprimir e "reformar" os jovens delinquentes.

O protagonista e anti-herói da história, Alex, narra suas próprias façanhas violentas e seu encontro com o sistema de justiça que busca corrigir seu comportamento através de um procedimento chamado "Ludovico". Esta técnica levanta questões profundas sobre livre-arbítrio, moralidade e a natureza da punição. Burgess convida os leitores a questionarem a eficácia de métodos de reabilitação que privam os indivíduos de sua capacidade de escolha, levando a uma reflexão sobre o que é pior: a violência desenfreada ou uma sociedade que suprime a capacidade de escolha.

Uma das características mais marcantes deste romance é a linguagem peculiar usada por Alex, conhecida como "nadsat". Esta língua fictícia, uma mistura de russo e gírias inglesas, adiciona uma dimensão única à narrativa e cria uma atmosfera distinta que mergulha o leitor no mundo sombrio e distorcido da história.

O autor, Anthony Burgess, faz um trabalho magistral ao explorar questões filosóficas e éticas por meio da jornada de Alex. A obra nos convida a refletir sobre a liberdade individual, a capacidade de mudança e as implicações sociais e psicológicas da violência.

No entanto, algumas partes da narrativa podem ser difíceis de ler devido à extrema violência e ao comportamento chocante dos personagens. Burgess não poupa o leitor de confrontar o lado mais sombrio da natureza humana.

Em resumo, "Laranja Mecânica" é uma obra-prima distópica que provoca uma reflexão profunda sobre questões morais e sociais. É um livro desafiador que não apenas narra uma história impactante, mas também convida os leitores a questionarem suas próprias crenças sobre a natureza humana e o papel da sociedade na formação do indivíduo. É uma leitura essencial para aqueles que buscam obras literárias que provocam discussões e reflexões profundas.

sulamita.hiib 01/10/2023

Não seja uma "Laranja Mecânica"
Laranja Mecânica nós traz uma ideia de um mundo futuro e como as coisas iram acabar para todos nós daqui à alguns anos, mas mesmo não se tratando do mundo na qual estamos vivendo nesse exato momento Anthony Burgess consegue tornar essa obra tão atual que tenho certeza que qualquer outro autor não teria a capacidade de trazer essa visão de mundo tão bem quanto ele.
Alex, nosso humilde narrador, me surpreendeu a cada novo capítulo, a forma como ele entende o mundo e realiza suas ações diante disso é incrível. Além disso, ele nós faz refletir sobre até onde a paz absoluta importa? Até que ponto o homem tem que se submeter a ações condizentes com o que dizem ser uma pessoa de "bem"? Na verdade, o que é o "bem"? E creio que para as respostas dessas perguntas você terá que se aventurar junto com nosso querido amigo Alex nessa belíssima leitura.
Burguess ainda nós insere em um novo vocabulário, o "nadsat" que admito que fiquei um tanto receosa no início pelo medo de não compreender o livro da melhor forma, mas cometi um grande erro, pois a leitura se tornou ainda mais emocionante ao me deparar com novas palavras e tentar entender oque significavam e oque elas eram naquele contexto.
Portanto, se você quer entender o mal de ser uma "Laranja Mecânica" vá correndo ler essa obra e tenha uma experiência "horrorshow"!

Kardec 29/09/2023

Horrorshow
Gostei mais do que imaginava que gostaria! Uma estória, pesada, porém muito provocativa, sempre me surpreendendo. Recomendo a leitura.

Gi 28/09/2023

Atemporal
Essa história é uma constante mistura de sentimentos, logo de cara nos deparamos com uma sociedade corrompida pelo caos e violência, vindo ainda acompanhados de um vocabulário completamente novo, que causa grande estranheza no início, mas logo, com o costume, se torna fluído.
Nosso humilde narrador e seu grupo são apenas uma parte de toda essa violência. Na primeira parte do livro acompanhamos muitas de suas aventuras noturnas, as quais são recheadas de atos nojentos, vis e imorais, resultado em um grande desprezo, ao menos de minha parte, em relação a esses jovens.
Ao decorrer da história acompanhamos um sistema repressor e violento, que engloba principalmente instituições policiais - que atuam usando extrema violência - e políticas - que querem alcançar o poder sem qualquer preocupação com as consequências de seus atos.
Ao mesmo tempo que a antipatia que temos no começo em relação ao protagonista não é esquecida, criamos um apego a ele, afinal, não se pode negar seu carisma. Além disso, ele enfrenta um experimento que tenta moldá-lo, tirando seu livre arbítrio e utilizando da tortura psicológica, além de toda violência física que já sofreu.
Esse livro nos apresenta uma série de paradigmas morais, nos fazendo estar em constante reflexão. Além disso, na minha humilde opinião, o final do livro foi perfeito.

Puckp 25/09/2023

Laranja Mecânica - opinião pessoal
O livro é maravilhoso. Recheado de questões filosóficas e sociais, uma história que te prende até o final, simplesmente incrível!

O livro é simples de ler, a maior dificuldade, creio eu, é um vocabulário inventado que existe no livro, fazendo com que você precise consultar uma espécie de dicionário constantemente.

O livro é bem "pesado", existem várias cenas tensas que te fazem querer dar uma pausa, mas ao mesmo tempo, te fazem querer saber o que acontece depois.

Creio que este seja um livro que todos deveriam conhecer, RECOMENDO MUITO!!

GotikaOMG 21/09/2023

Selvageria
Imersivo ao ponto de você querer no fundo defender o Alex não só da sociedade, mas dele e sua apatia ao mundo.
É uma obra surrealista ao ponto de servir como um véu do realismo.
A escrita é transportadora, tudo é construído para fazer você sentir os horrores ao longo desse horrorshow.
É um livro que você se arrepende de não ler. É uma jornada ler esse querido digno de se ler realmente de passar cada capitulo vivendo a história.

Binha 21/09/2023

Apesar de ser difícil de e tender a linguagem criada pelo livro no início, é uma leitura muito fluída. Adorei.

@biblio.sah 16/09/2023

No ínicio, fume um baseado para entender
"Laranja Mecânica" é verdadeiramente um clássico da literatura. No início, a estranheza das palavras e do vocabulário "nadsat" pode ser um desafio, mas depois de cerca de 30% do livro, a leitura se torna mais fluente, à medida que você começa a traduzir os termos com mais facilidade em sua mente, dispensando a necessidade de um glossário. A experiência de audiolivro também é altamente recomendada, pois as palavras nadsat são pronunciadas de forma fonética, tornando a imersão na história muito mais acessível e envolvente.

No contexto da obra, uma "laranja mecânica" é uma metáfora que combina dois elementos aparentemente incompatíveis: "laranja," que sugere algo natural, fresco e orgânico, e "mecânica," que indica algo artificial, automatizado e desprovido de livre-arbítrio. A combinação desses elementos reflete a dualidade e o conflito central da história.

O personagem principal, Alex, é um jovem delinquente que comete atos de violência extrema e crueldade. Ele é submetido a um programa de reabilitação que o condiciona a sentir repulsa pela violência, mas, ao mesmo tempo, tira sua capacidade de fazer escolhas morais. Esse livro aborda questões profundas sobre livre-arbítrio, controle estatal, violência e moralidade, e é uma das principais reflexões da obra de Burgess.

Amanda 13/09/2023

O livro mais difícil do ano! E isso, foi por 2 motivos:
- O vocabulário cheio de palavras que não fazem o menor sentido (e eu escolhi ler sem o glossário pq foi assim que o autor escreveu)
- As cenas de extrema violência, fiquei nauseada e precisei interromper a leitura várias vezes. Não é uma violência qualquer, tem muitos gatilhos: estupro, pedofilia, agressões sem motivo algum
Já sabia que seria fod* de ler, tentei ver o filme com 18 anos e não aguentei (parei na cena onde o Alex está cantando Singing in The Rain...).
Mas o livro tbm é horrível de ler por causa da tortura e do método ludovico. Levanta questões sobre o poder do governo, sobre o que nos faz humanos, amadurecimento, violência policial e principalmente, liberdade.
É um boa leitura, mas muito difícil de realizar. Fica o aviso de gatilho pra quem for tentar ler.

caixatoracica 12/09/2023

Foda
Só queria ter comprado um com a capa mais bonitinha lol

alex delarge virou meu bestie no character ai btw

Badlagirl 12/09/2023

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge grandes proporções e provoca uma resposta igualmente agressiva de um governo totalitário.
O livro é uma obra marcante que atravessou décadas e se mantém atual.

JoAo366 12/09/2023

Tirar a capacidade de escolhe de uma pessoa,à torna boa?
Cômico , perturbador e trágico, são algumas das emoções que este livro te faz sentir. Diversas reflexões sobre o papel do estado na ressocialização de detentos e os métodos que são adotados.

Este livro trata de um novo método para a ?cura? de criminosos.No qual estes não podem ou não conseguem praticar qualquer ato considerado ilegal/imoral. Entretanto as consequências de se tirar o livre-arbítrio de uma pessoa a levam ao estado de capacho
da sociedade, tomada por pessoas de má fé, corrupção e ética.

Além do livro, existe um filme de mesmo nome, do excelente Stanley Kubrick, que consegue dar vida e todo o cenário, figurino e dialeto dos personagens. Vale muito a pena!!

Sarah 10/09/2023

Alex é um adolescente que sai todas as noites com os seus druguis para praticar muita, muita violência. Nos primeiros capítulos fiquei bastante perdida com a linguagem nadsat, mas é um ótimo exercício para o cérebro se permitir a leitura sem ficar olhando o glossário.
A obra é mais uma distopia "daquelas" e trás muitos questionamentos, dentre eles o quanto nosso comportamento pode ser controlado pelo Estado e sobre quanto do que consideramos certo ou errado deve ser respeitado.
Eu tinha muita curiosidade de assistir o filme baseado na obra, porém confesso que após a leitura irei pensar duas vezes.

Giovanavski 06/09/2023

Amei a edição, adorei a vibe Magical Mystery Tour. Tentei ler sem o glossário, porém em algumas palavras eu empacava e acabava olhando. Sobre o livro em si, ele é de leitura fluída, o dialeto deixa mais interessante. É um livro forte, o personagem principal narra sabendo dos acontecimentos, é uma pessoa fria que faz maldade simplesmente por gostar. Hoje tive uma conversa com um amigo que me ajudou a compreender melhor o final do livro, me fez refletir o que é ser "normal" e como ficamos indiferentes sobre a vida. Eu gostei bastante do livro, recomendo a leitura mesmo que seja só para criticar. Alex é uma peste, não consegue reunir empatia, mas talvez seja por isso que os podcast sobre crimes estão em alta, só queremos saber o que aconteceu. E acho que o estilo de vida do Alex é "They are the egg men! I am the walrus!"