Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Morgana36 22/10/2023

? Laranja mecânica
9/10, esse livro pegou muitos questionamentos éticos e morais que eu tinha e nunca vi ninguém que falasse sobre, aquele tipo de assunto que parece sempre proibido de falar e ouvir.
Achei ele extremamente interessante e fiquei bem surpresa por não ser tão falado quanto 1984 já que pegam meio que num mesmo ponto. Queria ler ele denovo com um aproveitamento melhor num futuro breve.

Rodrigo.Macedo 22/10/2023

Narrativa frenética
A princípio, antes de folhear essas páginas, senti aflição. Essa foi minha primeira distopia. Nunca assisti ao filme, mas sabia que o novo vocabulário criado pelo autor intimidava muito leitor.

No entanto, Alex, narrador onisciente, utiliza seu vocabulário nadsat contextualizado. É raro encontrar uma palavra q seja necessário buscar o sentido no glossário. Falando nisso, Antony Burguess, autor do livro, não aprovou esse glossário. Os norte americanos que decidiram publicar uma edição com glossário por conta própria.

A leitura é frenética, descrições são raras. A questão política está presente nas entre linhas. Entre roubos, agressões, e estupros cometidos de forma leviana por Alex e seus "druguis" é possível perceber o jogo de poder entre o governo, praticamente totalitário, e a oposição que também utiliza métodos nada democráticos para combater esse governo.

Alex passa por um processo de "lavagem cerebral", cujo objetivo é fazer com que toda vez que ele for exposto a qualquer tipo de violência sinta dor extrema. Esse ponto do livro tem um viés psicológico embasado na análise do comportamento. Onde o comportamento de um ser humano pode ser alterado de acordo com os estímulos corretos.

No entanto, o livro leva essa questão ao extremo, a ponto de extinguir a autonomia da pessoa. No caso de Alex, não cabia a ele decidir o que era certo ou errado, ele sentia desconforto com o errado e, com isso, buscava fazer o que era certo, para mitigar sua dor.

Por isso e tantos outros motivos (como por exemplo elementos de ficção científica) adorei a leitura. O livro é curto, os capítulos são curtos e a história é profunda.

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Marcante!
A história se passa em um futuro distópico e segue a vida de Alex DeLarge, um jovem delinquente e líder de uma gangue de arruaceiros. Alex e seus amigos cometem crimes hediondos, incluindo agressões e roubos, enquanto expressam sua violência de maneira artística e autodenominam "droogs".

No entanto, após ser capturado, Alex é submetido a um experimento de reabilitação pelo governo, que envolve ter seus impulsos violentos condicionados. O livro explora temas de livre-arbítrio, controle estatal, violência e a natureza da juventude delinquente.

A narrativa é conhecida por seu uso distinto de uma gíria inventada por Alex e sua gangue, o que adiciona uma camada única à história. "Laranja Mecânica" provocou debates sobre ética, liberdade e a relação entre o indivíduo e o estado.

É uma leitura provocativa que levanta questões complexas e morais, e foi adaptada para um famoso filme dirigido por Stanley Kubrick em 1971, tornando-se um ícone da cultura pop.

Gabriela3844 15/10/2023

Eu gostei, apesar de ser uma leitura complicada
Alex é sem dúvida o protagonista mais desprezível que já li, sentia um profundo ódio quando ele descrevia as barbaridades que fazia.
O livro tem uma escrita difícil, pois o protagonista possui um vocabulário próprio, e no início é bem chato de ler pois a cada duas palavras eu tinha que ir até o final do livro onde havia a tradução para as palavras inventadas. Depois de um tempo me acostumei e algumas palavras já havia entendido oq significavam e outras eu conseguia adivinhar pelo contexto. De modo geral, o livro é bom, pois te intriga da metade para o fim, apesar de não ser uma leitura extremamente agradável.

Vinyth 14/10/2023

Brutal e Absoluto!
Violento, pesado, desconfortável em vários momentos e absolutamente atemporal, o clássico de Anthony Burgess é um dos livros mais desafiadores e mais incríveis que já li. ?
É incrível como a sociedade retratada pelo autor nessa obra consegue ser tão fria, nua e polêmica. A leitura apresenta um debate extremamente rico sobre moral e sobre o livre arbítrio, onde vemos os diferentes pontos de vista apresentado pelos membros dessa sociedade perante as situações absurdas que Alex conduz e vivência ao longo da narrativa.
Uma obra complexa e dedicada, repleta de debates morais e com um dialeto extremamente inteligente e interessante de se estudar!

Allison 11/10/2023

Quase que um pai da "weird fiction", Laranja tem na sua estranheza o seu grande brilho.
Poucos livros surpreendem tão rápido o leitor quanto este, diria que desde a apresentação (ao menos nesta edição) você já sente que esta diante de uma obra muito fora da caixinha .
Funcionando como um "Coming-of-age" Burges cria não só um futuro como todo um linguajar de gírias (ou como diria os Racionais: Dialeto) originais com forte reflexo na sociedade daqueles tempos, e porque não afirmar, reflete também os dias atuais.
O jovem Alex e seus "druguis" são bombardeados por falas que poderiam ser ditas na Inglaterra dos anos 60 como no Brasil de 2023, seja com discursos similares ao batido "bandido bom, é bandido morto", ou a segregação entre pessoas (em diversos momentos vemos personagens do que seria a "elite" do livro afirmar que eles é que são pessoas de verdade, o que pode ser uma tirada para a falta de escolhas que o governo não só cria situações como vamos ver durante o livro, chega a implantar como forma de controle da violência durante o decorrer do mesmo).
Complexo ao trabalhar seus diversos temas e criticas a sociedade (complexo pois, tudo o que nos é apresentado é pela visão de um personagem que seria o vilão de qualquer outra historia, ou cairia facilmente nessa caixinha se não fosse a habilidade de Burgess em desenvolver o personagem) Anthony nos apresenta um livro atemporal, e portanto um clássico fundamental da ficção cientifica. Uma obra tão difícil de emular que o diretor Stanley Kubrik não consegue, em sua adaptação, ter um terço da grandiosidade do que se apresenta aqui.
Recomendadissimo.

milenavifer 08/10/2023

Gostei?
Me esforcei muito para terminar esse livro, queria ler pois era um clássico. Mas a escrita do autor me gerou muito estranhamento (o que era justamente a ideia).
Thayná 12/10/2023minha estante
Também achei difícil para entender a escrita, mais até que estou lendo rápido algumas partes não entendo nada.

Juliaa13 08/10/2023

Horrorshow
Alex, o personagem principal, descreve suas vivências por meio do livro até chegar em sua fase adulta.
O livro é composto por palavras da linguagem nadsat (adolescente) e força para que o leitor vire um drugui (camarada) de Alex.

Após cometer atos fora da lei, Alex sofre as consequências e vai para a prisão, onde tem a opção de fazer parte da experiência Ludovico, com isso, tem sua mente alterada para cometer sempre atos bons, pois ao pensar em coisas ruins passa a ter náuseas.

Após quase morrer, o governo decide inibir os efeitos do Ludovico de Alex, fazendo com que ele volte ao normal e passe a ter livre arbítrio novamente. Há críticas a respeito do governo totalitário, que busca controlar o pensamento dos presidiários.

O livro termina com o seu amadurecimento, desejando achar alguém para se casar e ter um filho.

Obs.: Como sublinha o Padre, a bondade só é real se partir da vontade do sujeito.

Tete 05/10/2023

Sentimento confusos
Essa é a definição de como me senti após terminar este livro. Me senti muito confusaem relação ao Alex. De início o livro causa muito estranhamento pela linguagem "jovial" de Alex e seus druguis, mas com o tempo fui me acostumando e a leitura fluiu. Mas vem a ultraviolência e pensei "por que escrever uma cena como esta?", mas, mesmo assim, não consegui abandonar a leitura.

Laranja Mecânica choca para depois tentar lhe trazer um sentimento de "ele teve o que mereceu". Só que Alex é um personagem que te conquista, somos envolvidos em seu encantamento, o por mais cruel que ele fosse, sentimos pena do seu "castigo" ou do processo de reabilitação proposto pelo governo.

O que dizer dos eventos posteriores a reabilitação. Eu senti pena do Alex. E o mais incrível é que ao mesmo tempo que sentimos pena, também queremos não senti-la, pois sabemos que ele precisava ser punido por seus crimes, mas até que ponto?

Laranja Mecânica é um livro complexo por seu vocabulário, mas repleto de críticas as atitudes do governo e daqueles que se aproveitam de situações por suas causas.

Eu assisti o filme há alguns anos, vou assistir novamente para comparar as duas obras, mas já imagino que, apesar do trabalho exemplar de Kubrick, o livro deve ser infinitamente melhor.

Hammer.Mariana 05/10/2023

Bondade é algo que se escolhe
A primeira coisa que me chamou a atenção no livro é a maneira como Alex e sua turma se comunicam, com gírias e expressões peculiares. O Nadsat, como o próprio autor denomina na obra, é um dialeto que mistura o cockney inglês com o russo, o romeno, o inglês Shakespeariano e Elizabetano e outros. Isso no original. Mas como li o livro em português, só imagino o trabalho que teve o tradutor! De qualquer forma, apesar de não conseguir compreender 100% das palavras, o ritmo do livro não é prejudicado. Muito se entende pelo contexto.
A segunda coisa é a violência. As cenas são muito vívidas e descritivas. Chocam. São agressões, estupros, pedofilia, tortura, tentativa de suicídio. Ufa? É pesado?
A ideia geral do livro gira em torno dos limites do controle estatal e o quanto impor a uma pessoa algo, mesmo que seja algo considerado bom, limita a sua humanidade.
Chega um momento da história em que você começa a se sentir mal pelo fato de que o protagonista não consegue mais demonstrar a própria natureza. Ou seja, você se sente mal por ele ter que ser bom e acaba torcendo para que ele consiga se libertar da lavagem cerebral que sofreu. (O que chega a ser ridículo, porque ele é um vândalo, ladrão e estuprador). Esse é o poder da escrita de Anthony Burgess.

Um livro impactante que me fez sair da zona de conforto mental.

Lari 04/10/2023

No início eu tava completamente perdida pq decidi ler sem ver a tradução das gírias mas lá pela página 50 vc começa a entender pelo contexto e a leitura começa a fluir mais, mas é uma leitura muito desconfortável mas ao mesmo tempo reflexiva de como é o sistema daquele país e como se assemelha (claro que no livro de uma maneira exagerada) com a realidade e do nosso sistema político, como a mídia funciona, o sistema carcerário, a marginalidade.

patrick_emmerick 03/10/2023

Que lingua maia é essa? Kkkk
Eu amei o vocabulário nadsat!! Me trouxe uma imersão fantástica no livro. Mas quanto a história em si, acho que não existe outra palavra se não, VIOLENTO. extremamente violento! O livro possui narrações muito descritivas, eu conseguia me colocar exatamente na cena quando o Alex dava cada soco ou corte! O livro chega em seu ápice da metade pro final, com momentos de tensão e pavor muito intensos. E que nos deixa com algumas dúvidas e questionamentos no fim.. O Alex pagou pelo o que fez? Ele merecia tudo aquilo? Ele merece ser feliz após tudo o que se passou e ter uma vida normal?

andbia 03/10/2023

A psicologia da violência juvenil em uma sociedade futurista
"Laranja Mecânica" é uma obra distópica escrita por Anthony Burgess e publicada em 1962, que mergulha profundamente na psicologia da violência juvenil em uma sociedade futurista. O livro oferece uma visão perturbadora de um mundo onde a delinquência e a brutalidade são desenfreadas, e as autoridades buscam métodos controversos para reprimir e "reformar" os jovens delinquentes.

O protagonista e anti-herói da história, Alex, narra suas próprias façanhas violentas e seu encontro com o sistema de justiça que busca corrigir seu comportamento através de um procedimento chamado "Ludovico". Esta técnica levanta questões profundas sobre livre-arbítrio, moralidade e a natureza da punição. Burgess convida os leitores a questionarem a eficácia de métodos de reabilitação que privam os indivíduos de sua capacidade de escolha, levando a uma reflexão sobre o que é pior: a violência desenfreada ou uma sociedade que suprime a capacidade de escolha.

Uma das características mais marcantes deste romance é a linguagem peculiar usada por Alex, conhecida como "nadsat". Esta língua fictícia, uma mistura de russo e gírias inglesas, adiciona uma dimensão única à narrativa e cria uma atmosfera distinta que mergulha o leitor no mundo sombrio e distorcido da história.

O autor, Anthony Burgess, faz um trabalho magistral ao explorar questões filosóficas e éticas por meio da jornada de Alex. A obra nos convida a refletir sobre a liberdade individual, a capacidade de mudança e as implicações sociais e psicológicas da violência.

No entanto, algumas partes da narrativa podem ser difíceis de ler devido à extrema violência e ao comportamento chocante dos personagens. Burgess não poupa o leitor de confrontar o lado mais sombrio da natureza humana.

Em resumo, "Laranja Mecânica" é uma obra-prima distópica que provoca uma reflexão profunda sobre questões morais e sociais. É um livro desafiador que não apenas narra uma história impactante, mas também convida os leitores a questionarem suas próprias crenças sobre a natureza humana e o papel da sociedade na formação do indivíduo. É uma leitura essencial para aqueles que buscam obras literárias que provocam discussões e reflexões profundas.

sulamita.hiib 01/10/2023

Não seja uma "Laranja Mecânica"
Laranja Mecânica nós traz uma ideia de um mundo futuro e como as coisas iram acabar para todos nós daqui à alguns anos, mas mesmo não se tratando do mundo na qual estamos vivendo nesse exato momento Anthony Burgess consegue tornar essa obra tão atual que tenho certeza que qualquer outro autor não teria a capacidade de trazer essa visão de mundo tão bem quanto ele.
Alex, nosso humilde narrador, me surpreendeu a cada novo capítulo, a forma como ele entende o mundo e realiza suas ações diante disso é incrível. Além disso, ele nós faz refletir sobre até onde a paz absoluta importa? Até que ponto o homem tem que se submeter a ações condizentes com o que dizem ser uma pessoa de "bem"? Na verdade, o que é o "bem"? E creio que para as respostas dessas perguntas você terá que se aventurar junto com nosso querido amigo Alex nessa belíssima leitura.
Burguess ainda nós insere em um novo vocabulário, o "nadsat" que admito que fiquei um tanto receosa no início pelo medo de não compreender o livro da melhor forma, mas cometi um grande erro, pois a leitura se tornou ainda mais emocionante ao me deparar com novas palavras e tentar entender oque significavam e oque elas eram naquele contexto.
Portanto, se você quer entender o mal de ser uma "Laranja Mecânica" vá correndo ler essa obra e tenha uma experiência "horrorshow"!

Kardec 29/09/2023

Horrorshow
Gostei mais do que imaginava que gostaria! Uma estória, pesada, porém muito provocativa, sempre me surpreendendo. Recomendo a leitura.