Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Campos 20/11/2023

Um soco
Acho que as gírias ajudam a suavizar o conteúdo pesado do livro, me intrigou até certo ponto. Não tem como gostar do protagonista

Fernandohorse 19/11/2023

Livro sensacional. Incrível como vc sente repulsa e ao mesmo tempo torce pelo pequeno Alex, nosso drugui.
Livro super bem adaptado pelo mestre Kubrick nos cinemas, embora com final um pouco diferente.
Belo paralelo entre as gangues inglesas de jovens sem emprego no pós segunda guerra mundial com Alex e seus druguis.
Recomendadíssimo.

Luiza144 19/11/2023

Preciso dizer que esse livro é muito horrorshow! Quando li as resenhas das pessoas defendendo o Alex, fiquei abismada (ainda estava no início), mas agora, depois de ter lido tudo, entendo completamente. Esse é aquele livro que pode ser difícil e até mesmo um pouco maçante no início, pela crueldade e o vocabulário fora do comum, mas aos poucos que você lê, mais vai se interessando pela história. Consegui engolir a segunda e terceira fase do livro em dois dias apenas, e já estou ansiosa pra ver o filme.

Com certeza irá ficar guardado no meu coração, e recomendo muito pra quem quiser uma leitura bem diferente das demais.

Rafaelleitao 18/11/2023

Até onde o livre arbítrio do homem vai e até onde o Estado pode interferir na vida do homem.
Burgess apresenta um mundo distópico onde a violência é tanto uma força destrutiva quanto uma ferramenta de controle social. A jornada de Alex, da criminalidade à tentativa de reabilitação, coloca em evidência a tensão entre a liberdade pessoal e a imposição de valores pela sociedade.
Entretanto, a intensidade das cenas de violência explícita e a falta de redenção clara para as ações de Alex podem ser perturbadoras para alguns leitores. A ausência de uma conclusão moralmente satisfatória levanta questões éticas e filosóficas, provocando debates sobre a natureza do perdão, da punição e da capacidade de mudança.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
" (...) o governo havia sugado sua força de vontade e como era dever de todos os plebeus não deixar um governo tão podre e maligno governá-los novamente (...)"

"Não sou homem de partidos políticos. Onde vejo a infância, busco erradicá-la. Nomes de partidos nada significam. A tradição da liberdade significa tudo. As pessoas comuns deixarão isso passar, ah, sim. Elas venderão a liberdade por uma vida mais tranquila."

Hannah.Guedes 12/11/2023

O início foi um pouco difícil por conta do vocabulário próprio do livro. Mas depois de um tempo a leitura flui e é incrível.
Gostei mais do final do livro do que da adaptação.
Uma aula de psicologia. Recomendo muito a leitura.

Keylla_023 05/11/2023

Deixou a desejar
A parte um é perturbadora de se ler, porque a rotina do Alex é de um sociopata ou possível psicopata.
Já a segunda foi maravilhosa, não pude parar de ler
Agora a terceira e última parte ja no final, com se vibe de fases e ciclo sem fim, foi balde de água fria (que o Bog os exploda!) Decepcionante.

laupresotto 05/11/2023

Primeira distopia que eu leio
Confesso que me surpreendi por ter gostado desse livro.

Apesar de não ser detalhada, a narrativa é bem pesada, já que conta o que o Alex e seus druguis faziam durante a noite, atitudes de ultraviolência contra quem quer que eles encontrassem vagando pelas ruas. O livro é carregado de termos da linguagem nadsat, o que gera um estranhamento no leitor, já que são palavras totalmente diferentes da nossa língua, o que pode dificultar o entendimento do texto - o livro acompanha o glossário dessas palavras no final, mas eu escolhi por ler ele sem consultar. Apesar disso, a leitura não deixou de ser fluida, tanto é que terminei em alguns dias.

As coisas que aconteceram com o protagonista no decorrer do livro foram bastante absurdas (assim como suas ações), o que faz com que reflitamos sobre o que é certo e o que é errado, sobre qual punição é certa para os adolescentes como Alex e como o governo deveria agir para que situações de ultraviolência sejam combatidas (vimos que o jeito que eles fizeram no livro não deu certo, obviamente, já que a bondade tem que ser uma escolha, e não implantado na cabeça da pessoa do jeito que foi na história).

Recomendo demais.

Jojo.sl 02/11/2023

O que séria mais estranho e impensável que uma laranja mecânica?
Esse é um dos livros mais "difíceis" que já li, não estou exagerando, apesar de que, eu admito ter sido influenciada pela prefacio do livro "depois de ler Laranja Mecânica você não será mais o mesmo" kkkkk

Ele consegue entregar o que promete com todas as suas cenas cruas e ricas de descrições perfeitamente calculadas, tenho muito o que falar, mas não agora. Já tenho certeza que preciso ler novamente. Há muito o que analisar, mas com certeza (e obviamente deve ser) uma das questões X da obra, é a ideia de que o bem não é algo que se possa ser imposto o "ser" bom é natural sendo que esse ser, pode ou não se manifestar prevalentemente e assim temos uma das ideias mais paradoxais com a qual já me deparei!
Sossô 02/11/2023minha estante
Mano sua foto é linda ???

Jojo.sl 02/11/2023minha estante
Muito obrigado Sossô ?

Jean Silva 01/11/2023

Esse livro é bizarro em tantos aspectos que é até meio difícil falar dele. No início, fiquei completamente perdido na leitura, o autor criou um vocabulário específico que traz um estranhamento gigantesco para a história, mas, com o passar dos capítulos isso vai melhorando, achei bem interessante até. Existe um glossário, mas a intenção é que o leitor sinta esse estranhamento mesmo, então só tive contato com o glossário ao final do livro.

Confesso que essa leitura pode ser um sofrimento, você claramente tá com a sensação de estar lendo algo super violento, mas não tem a devida noção por causa do vocabulário usado, o que resta é tentar imaginar os significados, e isso pode ser ainda mais trágico, pois a obra em si é carregada de violência do início ao fim.

Além disso, esse livro é ambientado em uma distopia que envolve uma série de questões políticas, éticas e morais. Acho que isso torna Laranja Mecânica um livro ótimo. Demorei para me engajar na história, pois a leitura não é fluida e requer bastante atenção por parte do leitor. Mas, com o desenrolar da história e depois de entender as diversas nuances que estavam sendo discutidas pelo autor, gostei muito, é interessante demais. Recomendo!

Nêmesis 29/10/2023

Nojento
O protagonista foi feito pra odiarmos. O livro não me trouxe apego algum, achei que a ambientação foi rasa e que o final não condizia com o que tinha nos apresentado anteriormente. Foi estranho.

Esse livro me trouxe náuseas e sei que foi a intenção do autor. As únicas coisas interessantes foram: as gírias que ele criou (deve ter dado muito trabalho) e o fato de ele ter escrito pra ganhar dinheiro pra esposa, pois achou que iria morrer.

ED73LH 25/10/2023

O filme é melhor!
Uma das poucas obras onde o filme é melhor que o livro. Um livro inovador sem dúvida, porém seu dialeto próprio (seu diferencial) acaba por confundir e fazer a leitura não fluir.