HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Analu_borim 24/07/2021

Um livro que me surpreendeu positivamente.
De início fiquei apreensiva, pq não era um gênero e um estilo de escrita que eu costumo gostar de ler, além da história tocar em pontos muiito sensíveis, mas me surpreendi.
A leitura que parecia pacata e densa, logo me cativou e sem perceber já tinha passado da metade do livro.
A história gira em torno de uma narrativa ficcional em volta da vida de Shakespeare e sua família fora das peças de teatro. A vida real, os problemas que enfrentaram e não os roteiros planejados.
O jeito como a autora trabalha os conflitos de uma mãe perante a saúde de seu filho é tocante. Mostra os julgamentos sofridos pelas mulheres daquela época, nos contando um pouco mais (mesmo que ficcionalmente) da história de Anne Hathaway, esposa subestimada de Shakespeare.
Realmente uma leitura que vale a pena.

Stephany 05/08/2021

Lembra-te de mim.
Esse é um daqueles livros que me faz acreditar que não derramarei lágrimas, no entanto, foram frequentes às vezes em que derramei aquelas lágrimas tímidas que escorrem pelos cantos dos olhos. É um livro sobre amor e luto e lê-lo nesse período conturbado me emocionou ainda mais. Eu demorei a engatar a leitura nos primeiros capítulos, mas assim que peguei gosto não queria parar.
A forma em que a autora narra a caminhada da Peste Bubônica pela Europa até chegar à família de Agnes é ao mesmo tempo angustiante e interessante.
Já vivenciei o luto, mas acredito que nada se comparar a perda de um filho tão jovem e como foi retratado que o maior desejo de uma mãe ou pai era tomar a dor e o sofrimento do filho.
As personagens são mulheres fortes e decididas, enquanto Shakespeare é apenas um coadjuvante.
Um trecho que gostei muito:
? ?Como é fácil, pensa Agnes, enquanto tira os pratos, deixar passar despercebidas a dor e a angústia de uma pessoa, se esta fica calada, se guarda tudo para si, como uma garrafa muito bem tampada, a pressão no interior crescendo e crescendo até... o quê?
Agnes não sabe.?
Recomendo a leitura, um tanto sensível, mas uma obra incrível.

Beca 05/08/2021

Hamnet
O livro é bem interessante,emocionante e me prendeu bastante a obra foi bem diferente de vários livros que eu já li, amei a Agnes e a família de Shakespeare (P.s: menos o pai dele),o livro também é contado por diferentes pontos de vista.
O livro conta a história desde de um tempo antes de William e Agnes se conhecerem,quando Agnes era pequena e a mãe dela ainda era viva,conta sobre sua adolescência difícil,conta quando e como ela e William se conheceram,quando ela foi expulsa por engravidar da primeira filhas deles,mas a história foca mais no filho deles Hamnet,o filho que nasceu logo depois da primeira deles e o único filho do casal,a história é contada na primeira parte sempre no pelo passado de Agnes e sempre no que aconteceu no "presente" em que Hamnet já era um menino de 8 anos se não tô enganada,a segunda e última parte do livro é contada pela visão do "presente" da vida de Agnes e das filhas.

Lua 04/08/2021

Resenha da Lua
Não tenho opinião concreta sobre esse livro. Definitivamente não foi uma leitura fácil, o primeiro capítulo foi uma luta pra conseguir terminar de ler. A segunda parte do livro sem divisão de capítulo quase me matou kkkkk
Mas a história acabou me prendendo. Mais pela história dos pais de Hamnet mesmo (que me decepcionei, aff).
Esse livro atiçou muito minha curiosidade, principalmente em como ele terminaria. Aí chega o final e eu fico perdida (no sentido de não ter um final concreto sabe).
Queria mais...

Lívia 04/08/2021

Boa surpresa
Uma ótima ficção sobre a vida da esposa e família de Shakespeare. Livro dividido em duas partes, a primeira mais fluida e dinâmica. Estou descobrindo que gosto de ficções inspiradas em histórias reais.

Kaue Garcia 04/08/2021

Intenso
Diferente, no começo cheguei a deixar o livro de lado por umas duas semanas! Os personagens e o enredo não estavam me conquistando mas decidi retoma-lo com uma galera em LC e acabei o livro em menos de uma semana! O final me conquistou, um livro intenso, com um amor familiar arrebatador! Valeu muito ter dado outra chance ao livro

Regina.Luiza 04/08/2021

Hamnet
Com certeza você já ouviu falar de Shakespeare. Mas e quanto a sua esposa e seus filhos? E quanto a sua família? A história de Hamnet é precisamente essa e, o mais interessante é que não é o próprio Shakespeare o protagonista dela, na verdade o livro nem menciona esse nome.
A obra é ficcional, porém possui certo embasamento verídico, como o lugar em que se passa, a sua constituição familiar, seu casamento com uma mulher um pouco mais velha e seus três filhos. A mais velha, uma menina e um casal de gêmeos, o qual, o menino Hamnet, faleceu aos 11 anos de idade e cujo nome veio a ser o título de uma das maiores obras literárias da história, Hamlet, especialmente dado em sua homenagem, por seu pai.
A narrativa do livro apesar de ser bem descritiva, consegue captar a atenção do leitor e transmite todo o cenário de uma Inglaterra do século XVIII. O livro começou morno e parecia que nada realmente acontecia, até que a ambientação fosse deixada bem clara, os personagens se tornado seus conhecidos e você ser envolvido completamente por dentre aquelas páginas e estar a mercê dos acontecimentos inevitáveis no seio daquela família.
O modo com a autora se aprofundou na história de Agnes, esposa de Shakespeare, tornou ela para mim, um dos personagens mais queridos que eu li, e seu luto pelo filho perdido, fez ela ser a grande protagonista dessa história, apesar do título do livro.
Indico essa leitura para os que gostam de navegar em águas tranquilas de histórias de época. Que gostam de ler com paciência e admirar toda a beleza de uma história bem contada, rica em detalhes e de vocabulário extenso.

Ju Rebellato 03/08/2021

Normalmente não escolheria esse estilo para ler e é justamente por isso que faço parte de clubes de livros.

A história conta a vida de Agnes, esposa de Shakespeare e a cada obstáculo ou dificuldade que ela passa, nós conseguimos sentir tudo o que ela sente.

Quando acontece a morte de Hamnet, a narrativa é perfeita e, por isso, extremamente dolorosa. Claro que não tenho como saber com certeza como uma mãe se sente ao perder o filho, imagino que seja uma dor inexplicável, mas pelas palavras da autora, nos sensibilizamos e acabamos um pouco destruídas sentindo o que imaginamos que seja um pouco dessa dor.

Gisele 05/08/2021

Hamnet - Maggie O'Farrel
Muito pouco se sabe sobre a vida de Anne Hathaway, esposa do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Os poucos registros históricos dedicados a sua pessoa a retratam de forma bem pouco elogiosa.

Hamnet é uma obra de ficção que tem por objetivo corrigir um erro grosseiro cometido contra a esposa de William Shakespeare. Nele Maggie O'Farrel descreve a vida de Agnes (como também era conhecida a esposa de Shakespeare) com um pouco mais de justiça e como uma mulher do seu próprio tempo: uma menina que ficou órfã de mãe muito cedo, que na juventude também perdeu o pai, que enquanto solteira suportou os desmandos da madrasta e que já casada suportou as mesmas dificuldades com a extensa família do marido que nunca estava presente, que se casou com uma idade avançada para a época com um marido bem mais novo (e, quem sabe, um tanto imaturo em que pese seu talento com as palavras e com as ideias), que passou a vida a se dedicar aos trabalhos domésticos, a sua própria família e às famílias de outras pessoas e que, além de tudo isso, teve que suportar a perda de um filho.

Hamnet é um livro lindo e emocionante!

*Si* 02/08/2021

A força da mulher selvagem
Que livro incrível! Uma escrita poética, tão envolvente que a gente mergulha e não quer voltar. A esposa de Shakespeare é a protagonista. Agnes é uma mulher exótica, considerada meio louca, ligada a ervas, cura e floresta. Em recortes de tempo que se entrelaçam conhecemos sua história desde a infância, sua juventude vivendo com a madrasta e seus filhos, seu casamento premeditado, até o luto de seu amado menino Hamnet que inspirou o pai a escrever uma das suas peças mais famosas. Shakespeare é citado poucas vezes no livro. A relação entre ele e Agnes é bem peculiar, uma paixão avassaladora, um casamento às pressas, filhos e a mudança do marido para Londres.
O livro é dividido em duas partes, a primeira são capítulos nada lineares que nos envolvem na força e na beleza de Agnes. A segunda parte é sobre o luto, como cada um da família vive a perda de Hamnet, uma narrativa de cortar o coração com as vivências e ausências de Agnes. Até o desfecho, surpreendente, e a última frase que traz lágrimas aos olhos. Lindo, lindo!!!

Bella 01/08/2021

Interessante, a história em si é legal, mas foi uma leitura cansativa. Em algumas situações teve muitos detalhes e em outras faltou detalhes, ficando um pouco vago. Um livro que se não viesse no club eu não compraria.

Ju 01/08/2021

Hamnet ... Hamlet
Se eu visse esse livro, e fosse minha escolha comprá-lo, acho que não teria me atraido tanto, mas sinceramente, amei a leitura.

São temas diferentes dos convencionais, época ainda mais distante das que retratadas constantemente nos romances atuais, mas foi uma leitura repleta de coisas boas, personagens reais e interessantes. Cada cena é descrita com um sentimentalismo tocante, as plantas, a cidade, as relações familiares, é tudo perfeitamente colocado.

Senti o pesar, o amor, a vontade, as desavenças... tudo. Uma leitura tocante, curiosa e excepcional, com personagens dignos de nota!!

bru 01/08/2021

Nada desaparece sem deixar vestígios
Demorei bastante tempo para entender e me conectar com o livro, o início é bem denso e confuso. Há uma passagem de tempo, que pra mim por um tempo não ficou tão clara.

A história é uma ficção criada em cima de uma história real que se passou em 1586.

Não sei se a ideia da autora era fazer com que houvesse um envolvimento tão grande com Agnes (Anne na vida real), porém, a vontade que tinha era de abraça-la. Que desenrolar de vida. Mais um adendo para a autora que conseguiu construir cada personagem respeitando um pouco de sua essência original, foi perfeita também e em exprimir suas dores e seus sofrimentos. Fiquei impressionada e com um misto de emoções que beirava a empatia, tristeza, frustração e agonia.

Não imaginaria amar esse livro como amei. É um livro sobre família, luto, separação, morte e resignação.

O cuidado e o amor que Agnes e Shakespeare tinha um pelo outro era algo tão bonito de se ver. “Era como uma linha que prendia um coração ao outro”

“Nada desaparece sem deixar vestígios”

A fonte é horrível e o início é enrolado, mas não desistam, permitam-se serem impactados por esse livro.

Super recomendo.

Aline 31/07/2021

Uma estória densa, contada com passagens de tempo alternados entre passado e presente.
Dolorido, cru! Trechos de rasgar o coração, mas de uma beleza emocionante.