HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Michela Wakami 03/11/2023

Espetacular
Com uma escrita linda e impecável essa escritora conseguiu nos presentear com uma das histórias mais deliciosa de ser lida.

Esse livro trás tantos sentimentos em cada parágrafo e tão maravilhoso passar horas junto a ele, a vontade e de não permitir que ele acabe.

Agnes (retratada como esposa de Shakespeare) uma das personagens principais da história é uma mulher fabulosa, cheia de magias e com uma força extraordinária.

Gêneros: Ficção histórica, drama e romance biográfico.

Uma história baseado na vida de Shakespeare.
Vanessa.Castilhos 03/11/2023minha estante
Adorei a resenha, amiga! Mais uma Agnes maravilhosa, preciso ler tbm! ?

Michela Wakami 03/11/2023minha estante
Obrigada, amiga! As Agnes estão brilhando!???????
Tenho certeza que você vai amar esse livro.?

Laura.Novelli 03/11/2023minha estante
Ahh que bom que você curtiu esse livro! Eu amei demais quando li ? Agnes maravilhosa!

Michela Wakami 03/11/2023minha estante
Laura, eu fiquei encantada pela Agnes.????????

Curti muito!????????

Fabio 03/11/2023minha estante
?????? adorei a resenha, querida!!!!

Michela Wakami 04/11/2023minha estante
Obrigada, amigo. ?

Rogéria Martins 06/11/2023minha estante
Adorei a resenha, amiga! Já quero ler também ???

Michela Wakami 06/11/2023minha estante
Obrigada, amiga!????
Acho que você vai amar.?

Janaina Edwiges 17/03/2024

Uma história comovente e muito bem escrita!
Ao pensar sobre Hamnet, uma passagem do livro sempre surge em minha mente: "Quem, pensa Eliza, descreve o ato de morrer como "fazer a passagem" ou "ir em paz" jamais o testemunhou. A morte é violenta. A morte é uma luta. O corpo se agarra à vida, como hera a um muro, e não a larga com facilidade, não se desapega sem lutar". A morte de quem amamos é avassaladora e deixa um vazio imenso em nossas vidas. Certa vez, em uma palestra da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, eu ouvi que "o luto é o preço do amor, que a dor da perda é proporcional ao amor que foi vivido" e é por meio do intenso sofrimento de Agnes pela morte do filho, que esta história nos permite refletir sobre o triste processo do luto, que se inicia no momento da perda e culmina no esboço de um recomeçar.

A ausência provocada pela morte não é a única temática abordada neste livro. Ele também nos faz pensar sobre a ausência daqueles que estão vivos, mas que acabam se distanciando fisicamente. William Shakespeare, que em nenhum momento é nomeado na narrativa, passa a maior parte do tempo em Londres, longe dos filhos e da esposa e é importante observar como este comportamento afeta a vivência e os sentimentos de Agnes, especialmente no momento em que a lembrança do pequeno Hamnet se faz tão presente.
CPF1964 17/03/2024minha estante
?????

CPF1964 17/03/2024minha estante
Ficou ótima sua resenha, Janaína.

Fabio 19/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Janaina!!!???

Edu 12/12/2021

O peso da ausência
A autora fala sobre a morte, mas antes do luto, ela preenche as páginas com a vida em potência: repleta de amor, desejos, sonhos, felicidade plena, medos, desarranjos e acertos.

Quando a morte enfim se revela, já viramos páginas demais, já vivemos demais, já fizemos promessas demais.

Desde o inicio já sabemos quem vai morrer e também quando será. Ainda assim não estamos preparados quando se torna real.

Quando a dor da perda se materializa em um corpo sem vida, ela mancha a nitidez da vida, irremediavelmente.

O livro não é mórbido, pelo contrário, ele está sempre em busca de vida, de luz e tenta seguir em frente, as vezes fugindo, as vezes encarando, mas em frente.

P.S: Você não precisa ter lido Hamlet para ler este livro. As poucas referências são para dar outra dimensão ao clássico.
Babi 17/12/2021minha estante
Amo suas resenhas!! ??????????

Edu 18/12/2021minha estante
Muitíssimo obrigadoooo. Nem sabia que alguém lia mesmo. Kkkkk

Babi 18/12/2021minha estante
eu sempre leio!! ?

Matt O. 30/07/2021

Reflexões sobre o luto
Esse livro é basicamente uma grande reflexão sobre o luto. Tudo gira em torno da morte de Hamnet, nos mostrando desde o início (se nascimento), até um pouco antes (a história de seus pais). Apesar de ser extremamente rico em detalhes ele não é um livro exaustivo de se ler, na verdade é até uma leitura leve de se fazer. Deixo um trecho do livro que corrobora com a minha impressão dele, e o qual chamou muito minha atenção:
"Quem, pensa Eliza, descreve o ato de morrer como "fazer a passagem" ou "ir em paz" jamais o testemunhou. A morte é violenta. A morte é uma luta. O corpo se agarra à vida, como hera a um muro, e não a larga com facilidade, não se desapega sem lutar." p.261
Thais645 30/07/2021minha estante
Belo trecho. Esse livro tem sido citado por muitos por aqui, com um certo entusiasmo. Vou incluir na minha lista de leituras futuras.

Matt O. 30/07/2021minha estante
Pois inclua. Não irá se arrepender!

Natty 30/07/2021minha estante
Li faz uma semana talvez,é triste e emocionante.

Camila Felicio 24/07/2023

"I hate from HATE AWAY she threw,
AND saved my life, saying -- 'not you.' ( Soneto 145, Shakespeare)"
I hate from Hateway she threw, Anne saved my live...
Há pouquíssimooos documentos históricos sobre Anne Hathaway, também chamada de Agnes em algum documento perdido, nome que Maggie O'Farrell deu-lhe em seu romance! O livro é sobre Agnes ou Anne, e a morte de Hamnet ou Hamlet é só o fio condutor
A suavidade na descrição de Agnes, é incrível! A história é imersiva, eu lutei para tentar não concluir tão rápido, agora me sinto orfã, relembrando uma reflexão que Judith fez a sua mãe durante o livro: Quem perde o marido é viúva, quem perde os pais é orfão e quem perde o irmão gêmeo o que é? Agora me pergunto como seria chamada quem se sente enlutada pela ausência de um livro (guardada suas devidas proporções obviamente)
Para quem acompanha e conhece a história de Shakespeare a autora dá uma solução perspicaz para o testamento legando a Anne (aqui Agnes) a sua segunda melhor cama, vemos referência explícitas a outras peças como: o Duque e seus filhos desleais que ao meu ver retrata Ricardo III (peça que vou reler AGORA kkk). E nos dá uma justificava para Shakespeare ter preferido a vida na agitada Londres a estar em sua cidade natal, ainda que eu em partes o tenha insultado mentalmente pelo suposto egoísmo.
Eu vivi o luto (não de filhos) há poucos anos e me senti tão representada em partes do texto, encontrei-me com uma escrita tão sutil e forte que me agarrava em cada trecho como se fosse real a história!
Livro lindo, sensível, com muuuuitas referências ao Bardo, forte e inesquecível! Favoritado e com certeza revisitado em outras oportunidades!
Pedro 24/07/2023minha estante
Excelente resenha, Camila.

Camila Felicio 24/07/2023minha estante
Obrigadaaaa!

Larissa1218 28/04/2022

?Adeus [?] lembra-te de mim?
Eu esperava que Hamnet fosse um bom livro, mas não imaginava que fosse tão grandioso. Já no começo, a escrita de Maggie O?Farrel me pegou desprevenida. Que forma incrível e tão particular de descrever tudo e todos.
Agnes, que considero a personagem principal, não é uma personagem, ela é praticamente uma força da natureza. Sinto que a conheço, juntamente com seus filhos e seu marido a quem tanto ama. Não quero deixá-los.
A relação entre os gêmeos Hamnet e Judith foi tão singela e tocante que depois de certo acontecimento eu simplesmente não conseguia parar de chorar. Susanna, a mais velha, tão forte depois que a família está aos pedaços.
O luto aqui é abordado de forma sincera, verdadeira e avassaladora. Sinto que vivi a perda junto com toda a família. Chorei, senti tanto o peso.
Não esperava tudo isso de Hamnet, mas foi impossível ficar indiferente diante dessa história tão bonita quanto dolorosa.
gabrielle c. 30/04/2022minha estante
quero muito ler!

Larissa1218 30/04/2022minha estante
leia!!! é sensacional

Nathália 17/09/2023

Leitura leve e gostosa
Gostei bastante dessa leitura, li bem rápido e os personagens são muito interessantes, principalmente a Agnes. O Hamnet é um garotinho que tem um irmã gêmea a Judith e eles são muito ligados e o livro vai trazendo trechos do passado e do presente que é muito legal, deixa mais interessante e a vontade que dá é de não parar de ler. Recomendo!
claralara 17/09/2023minha estante
comprei esse livro e espero nao me arrepender

Nathália 17/09/2023minha estante
Leia, porque é bem legal! A Agnes foi minha personagem preferida nesse livro, vale a pena.

Vinicius 24/08/2022

Ritmo travado
Já tinha lido e gostado de outra obra da autora (Existo, existo, existo) e depois de ler comentários positivos sobre Hamnet acabei criando uma expectativa grande. Isso é sempre um problema.

Senti que a leitura não estava fluindo e cheguei a cogitar até que fosse pela fonte escolhida no livro impresso, mas não era apenas isso. As frases que Maggie constrói são com frequência cortadas por orações explicativas, como nesse trecho:

"Tudo ? a visão das panelas na mesa, as ervas e flores amarradas às vigas, a boneca de milho da irmã numa almofada, o jarro perto da lareira ? lhe causa uma profunda e inexplicável irritação".

No caso a irritação foi minha toda vez que via esse tipo de construção rs. A quebra no ritmo também aconteceu pela escolha de palavras. Não posso julgar se em inglês a sonoridade ficou agradável e fluida e a culpa foi da tradução, mas para mim isso atrapalhou muito a experiência da leitura.

Todo o trabalho de pesquisa e especulação sobre a vida da família de Shakespeare tem um apelo bem interessante e até me emocionei no trecho final, mas fica a sensação de que a execução foi enrolada e com mais páginas do que deveria. Ou apenas não foi o melhor momento para mim... vale sua tentativa!
edu basílio 24/08/2022minha estante
eu devo ser detestado porque -- seja em um e-mail de trabalho, mensagens de whatsapp e até comentando a resenha de um amigo ? -- eu involuntariamente faço construções do tipo.

Vinicius 24/08/2022minha estante
Kkkk
O problema - se é que isso poderia ser classificado assim - é quando se usa em excesso

Slydrco 02/05/2022

...
Minha primeira LC da vida com o catarse da Ju (https://www.catarse.me/juelivros)

Foi um livro que saiu muito da minha zona de conforto, provavelmente se eu visse essa capa em uma livraria eu nem chegaria perto. A única coisa que realmente me desagradou no livro foi o começo lento MUITO LENTO, juro deve ter lido o primeiro capítulo umas 3 vezes mas depois que pega o ritmo é super rápido e gostoso de ler
Monalisa.Costa 02/05/2022minha estante
Eu amei ainda mais "Otelo", experimenta!!

Slydrco 02/05/2022minha estante
Vou tentar

MilenaSales00 20/12/2023

QUE HISTÓRIA ! QUE PROTAGONISTA !
Demorei nessa leitura, porque ela exige calma e atenção em cada capítulo. Me senti presa do início ao fim na leitura e no desenrolar da história.

Mais um romance histórico pra conta e HAMNET com certeza foi meu top2 livros preferidos de 2023.
Só leiam: quem ama protagonistas femininas fortes e donas de si. Leiam !!!!
K4tropis 20/12/2023minha estante
Segundo melhor livro que li esse ano, recomendei ele pra tanta gente que ninguém mais me suporta. Um amigo meu leu após eu tanto encher o saco e não gostou (por um momento eu pensei que ia perder a cabeça e cometer um crime)

MilenaSales00 20/12/2023minha estante
Ele também foi o meu segundo melhor livro desse ano! Livro incrível, profundo!!!!!! Também sai recomendando ele por aí !!!! A Agnes ganhou meu coração !

Martha 07/10/2021

Envolvente, emocionante e devastador!
Apesar de ficção histórica ser meu estilo preferido, achei que teria dificuldade com a leitura pelo tempo em que se passa e pelo universo em volta de Shakespeare e Hamlet. Mas fui gratamente surpreendida por uma leitura fluida e instigantes o tempo todo (pelo menos quase)

Fui arrebatada pela história, no tempo presente e no passado, e pela curiosidade do que aconteceria afinal. Hamnet morre e isso é falado na primeira pagina, mas ate chegar a isso eu fui levada completamente pela história a ponto de ficar devastada com a dor de Agnes e seu luto.

Amei Agnes, Hamnet, Judith e Bartholomew e fiquei com ranço de Suzana, Joan, John e do pai/filho/marido/irmão de quem nunca era mencionado o nome.

As ultimas 40 paginas foram confusas pra mim, e não perdoei completamente um personagem importante que se ?redimiu? no final. Mas isso não mudou minha experiência perfeita com essa leitura!
Karol Garnier 07/10/2021minha estante
Resenha perfeita. Esse livro é um hino!

Jóice 30/08/2021

A primeira sensação que tive foi de que seria um livro parado e monótono, mas que surpresa eu tive! A maneira como vai se apresentando os personagens e vamos nos envolvendo com a sua história, fica cada vez mais a curiosidade do que acontece a seguir. Outro ponto positivo é que não é possível traçar uma linha de para onde a história vai, simplesmente as coisas vão vindo e nos surpreendendo.
Raquel.Euphrasio 31/08/2021minha estante
Quanto mais liamos menos sabíamos, foi nossa frase durante a leitura.

Ju Castanheiro 27/07/2023

Independente do meu estilo, é um livro bom
Esse é um livro imensamente poético e melancólico. O jeito como a autora escreve é lindo, mesmo que faça a leitura ser mais lenta e cansativa em alguns momentos. Me deu vontade de ler Hamlet, com certeza.
May | @vidadaleitora 27/07/2023minha estante
Hamlet é otimooooo

Rodolfo.Ferreira 21/07/2021minha estante
Exatamente! Também fiquei impressionado com o capítulo que ela explica como a peste se propagou

Kaiã 17/07/2022

A melhor leitura do ano, até agora. Não tem sensação melhor do que ler um livro, sem saber sinopse, e ele ser perfeito. Amei cada parágrafo, e sofri muito. A escrita é delicada e arrebatadora sobre o luto. O capítulo da pulga é magnífico, meu preferido. Só leiam gente!!
Neila.Villas-Bôas 18/07/2022minha estante
Quero muito ler esse.