HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Cris 27/08/2021

Numa verdadeira viagem para o século XVI, somos apresentados a uma família inglesa. O filho, um menino de 11 anos tentando procurar ajuda pra sua irmã enferma. O pai, que é filho de um luveiro em decadência. A mãe, uma mulher forte que tem habilidades como ver o futuro e tratar de pessoas com poções e plantas. Vamos acompanhar entre flashes do passado e o momento presente surgimento da peste bubônica e ver como se lançou um importante dramaturgo.
É uma leitura cheia de emoção em que eu me envolvi bastante. O livro é bonito e muito bem escrito. A personagem da mãe, Agnes, foi muito cativante e adorei acompanhar essa jornada de alegrias e tristezas dela.

JuliaSL 10/08/2023

Maravilha
Que leitura gostosa. Você sente de tudo lendo esse livro com relação aos personagens. Raiva, pena, tristeza, alegria.
Nossa eu amei.
Eu amava quando a autora comentava sobre a argola na orelha do nosso protagonista, como também, amei as facetas da personagem Agnes.
A protagonista me despertou uma mistura de sentimentos, dos quais uns são conflitantes. Eu gostava do jeito ?incomum? de Agnes como também me ressentia do jeito que ela lidava com a situação do filho, porém sempre entendi o que a fazia agir assim. Uma figura tão vivaz não viveria um luto de uma forma muito diferente da que foi descrita.
Também fiquei em conflito com relação ao Shakespeare e como ele lidava com a família, o amor e a distância.
Uma delícia o livro.

Camilla 29/08/2021

Morte.
É muito duro fala da morte. A breve vida de Hamnet, a dor e sofrimento da família foi bem triste de ler. Cada um vive o luto de formas diferentes e tem momentos em que vc sente que a tristeza vai consumir Agnes.
Apesar de triste é muito interessante vê Shakespeare com outros olhos, sua vida doméstica, e pensar em como ele não seria tudo que foi se não tivesse uma esposa como Agnes.

Carolina 02/07/2022

Meio decepcionada
Confesso que esperava muito mais do livro. Senti que enrolaram demais para contar o principal acontecimento, e isso deixou a leitura extremamente cansativa.

tyribeiro 09/09/2021

Não sei nem como escrever sobre esse livro. Um sentimento devastador sobre a história de Shakespeare, mas sem citar seu nome. Uma mulher forte e incrível. Triste e esclarecedor. E quanto amor!!! Fiquei sem alma por um tempo após a leitura.

Sara 02/06/2022

A minha opinião pode ser pouco popular. Não me interpretem mal, eu entendo porque as pessoas adoram este livro. É uma história lindamente escrita e comovente sobre luto, mas achei um pouco entediante e lenta por vezes.

Demorei algum tempo a entrar na história, o início foi um bocado lento. Acho que gostei mais da segunda parte do que da primeira. Gostei muito de conhecer melhor estas personagens e as suas histórias de vida. Também gostei bastante do final, aquela última frase. Gostei da Agnes. Uma mulher forte, que não teve uma vida fácil. Uma mensagem que acho que podemos retirar deste livro é que todos nós sofremos e sentimos de maneiras diferentes.

No entanto, achei o livro um pouco descritivo e denso demais, o que me fez perder o foco e a concentração algumas vezes. Não sei, talvez não tenha sido o momento certo para eu ler este livro, não me sentia muito motivada para lê-lo. Ou talvez eu esteja apenas a tentar encontrar desculpas para explicar o porquê desta história não ter sido aquilo tudo para mim.

É um bom livro, só não acho que esta história vá ficar comigo por muito mais tempo. Não me marcou profundamente.

eloisagroshevis 09/09/2023

Charmoso
Primeiramente, se vc nao curte uma escrita mais descritiva e que vai viajando em algumas coisas aleatórias, talvez essa nao seja uma boa leitura pra tu.

PORÉM, nao achei que a escrita se perde em devaneios aleatórios que não agregam na história. Muito pelo contrário, essa escrita cria uma ambientação tão gostosa, meio mística, intimista, ai, é CHARMOSO.

Adorei a história, o final foi simples mas pô, meio que nao tem como ser outro final ne kk. Por fim, muito legal, muito bonito, em resumo, charmoso.

Carol 17/09/2021

Hamnet ou Agnes?
Eu amei a escrita, fluidez, mesmo que eu tenha demorado para entrar e pegar o fio da meada.
Entendo que a história é contada pela mãe e sua percepção e vivência, mas me faz questionar, uma personagem tão incrível e cativante, não mereceria uma história para ela?
Agnes é encantadora e suas perdas são terríveis, desde tão pequenas, perdas tão significativas e doloridas.
Força, resiliência e conexão, as definem.

Fica então, uma visão da história por de trás de Hamlet, gostei da experiência.

Vinnylit 20/09/2021

Será que é possível enganar a morte e dar a vida pela irmã?
Baseado nas histórias da vida de William Shakespeare e Anne Hathaway, Hamnet conta como pode ter sido a vida deste casal marcado pela distância e pelo luto.
Ele, filho de um luveiro caído em desgraça. Ela filha de um fazendeiro.
Um casal improvável, acabam se casando pois tiveram uma filha juntos, e depois, tiveram um casal de gêmeos.
Uma família feliz, mas com pouca presença do pai, porque ele estava ocupado trabalhando em Londres. Certo dia Judith acaba adoecendo, e seu gêmeo Hamnet decide trocar de lugar com ela, enganar a morte. Então é o que eles fazem, um morre no lugar do outro.
Mas para saber como essa família consegue lidar com essa morte tão repentina, leia este livro.

Vou ser sincero, não queria ler pois tinha o Shakespeare, mas quando comecei a ler, que tapa na cara, simplesmente um dos melhores livros que já li, super delicado em alguns aspectos e tem um sentimentalismo muito bom. Só leia, por favor.

Sandro 09/04/2022

Hamnet é uma história de perda. Não só a perda de um filho, mas acompanhamos crianças perderem sua inocência, uma mulher sentindo que perdeu seu marido e um homem se perdendo em seu trabalho.
Também é sobre como o luto pode moldar as vidas das pessoas que continuam na Terra e como cada um lida com isso de formas diferentes. Parece até mesmo que a melancolia é algo que paira nessa família, que está apenas esperando para pegá-los.
A intercalação de capítulos acaba costurando uma linha invisível na narrativa que, a partir de certo ponto do livro, você já sabe onde ela chegará. E, no meio tempo, você acompanha os personagens andando diretamente para uma tragédia, sem conseguir enxergá-la.

Ronan 10/01/2023

Essa leitura foi uma jornada muito longa pra mim, mas que valeu demais no fim.
O começo do livro foi muito arrastado, eu não conseguia me conectar a história, parecia que não conseguia caminhar dentro do livro, mas depois que engatei nessa leitura não consegui parar de ler e percebi o quão incrível essa história é.
É realmente um livro magnífico.

DI @poesiadoslivros 13/12/2021

Uma boa história, mas um pouco maçante
Uma história interessante que poderia ter de fato ocorrido tamanha a genialidade e riqueza de detalhes da autora, porém, o livro não me prendeu tanto, apesar de ser uma ótima história ela poderia ser reduzida e assim ter sido menos monótona. Apesar das ressalvas o livro possuí um forte amor de mãe, e mostra o luto por um filho e a imensa dor de lidar com isso entre outros infortúnios. Para quem gosta de uma leitura mais lenta eu indico, vale a pena a história e também por mergulhar um pouco na vida de Shakespeare, mesmo com meras especulações.

Thay.Zen 04/02/2023

Hamnet ou Hamlet
Eu fui surpreendida por algo que não estava esperando.
Não vi tantas pessoas falarem desse livro, mas as poucas que eu vi falaram bem.
Não sabia de nada, só que era +- a história da família do Shakespeare (não a história né mas uma história de como se fosse kkkkk)
O livro é dividido em duas partes, com alguns personagens e pontos de vista, no começo parece um pouco confuso quem é quem mas você logo conhece as pessoas e se acostuma.
A primeira parte tem um pouquinho de tudo e intercala o presente e o passado, isso deixa na ânsia de saber logo o que vai acontecer, mas calma tem que ler um outro capítulo antes kkkkk
A segunda parte é bem diferente da primeira, não sai da ordem cronológica da história e fala sobre depressão e luto, e isso a autora mostrou de uma forma bem realista, até a diagramação muda nessa segunda parte.
A escrita dessa mulher, A ESCRITA DELA é maravilhosa, não é aquela escrita cheia de floreios e frufrus é só uma escrita muito linda mesmo, escreve bem pra caramba.
Mesmo com vários pontos de vista ela fez eu me conectar com os personagens e sentir aqueles sentimentos ou torcer por eles.
Gostei que ela trás elementos históricos, retrata um pouco de como foi a peste negra, como as pessoas sofriam, o que dá uns sentimentos ruins ainda pensando no COVID que é uma realidade hoje.
Amei também que Shakespeare nunca foi citado kkkkk nem Will ou William, sempre era chamado de forma indireta

adri 10/04/2023

??Lembra-te de mim.?
Esse livro é sensacional, a escrita é linda e a história como um todo muito bem construída. sabemos do que e de quem a história se trata, e mesmo tendo poucos registros históricos a autora explorou de forma magnífica em todos os aspectos. são tantos temas abordados, de forma singela e impactante, e que consegue nos marcar de alguma forma.
adorei ver a narrativa pelos olhos das mulheres, e a forma em como a autora escolhe abordar a época e todo o contexto também é muito interessante; li esse livro com calma e a cada página ele entrava mais em meu coração.
não tenho muito mais o que dizer, apenas: leiam. é algo tão magnífico e bem construído, que nos deixa sem palavras. ao longo da leitura percebi que maggie pensou em cada palavra que escreveu, em como elas formam lindas conexões.

ps: uma coisa que me agradou bastante foi que ela nunca cita o nome de shakespeare, é sempre coisas como: o pai, o marido, o noivo, etc. e isso é incrível porque em momento algum você sente a falta do peso que esse nome traz, e entendi também que não é uma história sobre *este nome*, e sim sobre muito mais que há atrás dele.

Juliana Fernanda 16/01/2022

Favorito da Vida!!!!!!!
Senhora, ele se foi,
Não mais existe, morreu;
Na cabeça lhe nasce um tufo de grama,
Aos pés, uma louça.
Hamlet, ato IV, cena V

Este livro que pra mim foi um romance especulativo escrito pela brilhante Maggie O’Farrell, que nos mostra romance histórico sobre uma família destroçada pelo luto conta como a morte do filho Hamnet teria inspirado Shakespeare a escrever a peça: "Hamlet".

Leitura que pra mim foi arrebatadora do início ao fim, foi bem intenso e triste acompanhar o luto de uma mãe mas gratificante de ver o desenvolvimento dessa personagem ao longo dos capítulos, mas a autora consegue escrever com maestria e com muita beleza e delicadeza em suas palavras. Leitura muito fluida, com um final espetacular.

Recomendo demais esta leitura que se tornou meu favorito da vida!!!!