Gente Ansiosa (eBook)

Gente Ansiosa (eBook) Fredrik Backman

Resenhas - Gente ansiosa

Mika 10/06/2024

Tudo pelo macaco e pela rã
O livro me surpreendeu positivamente. Achei uma escrita inteligente, com várias reviravoltas, uma trama que foi se conectando aos poucos mas que me fez tentar adivinhar e que ao final achei bem amarrada.

Você pensa que vai tratar de um assalto ao banco, depois de reféns, de alguém que pulou de uma ponte, da vida das pessoas e quando se dá conta talvez esteja tratando até da sua própria vida também.

Não é daquele tipo de história que vai deixando pontas soltas, na maioria das vezes aquela informação vai fazer sentido lá na frente de um jeito fofo e emocionante e contribuir para o enredo. Fique tranquilo e siga em frente.

O livro funcionou muito comigo em muitas questões (tenho 28 anos), tanto já vividas como questões que eu ainda vou vivenciar, porque acredito que também fale bem com pessoas 40+, envolve dilemas da vida adulta no geral.

O autor se utiliza de um humor atual a respeito dos esteriótipos, dos preconceitos, das diferenças cada vez mais gritantes entre a geração passada e a atual, brinca com termos, trocadilhos (o que falar sobre o macaco e a rã?).

Os plot twits foram incríveis. O amor na velhice. A fulga do óbvio. EU AMEI. RECOMENDO. No final, senti que também faço parte da turma dos idiotas.

Dani - Amando Leitura 10/06/2024

Idiotas
Eu fiquei confusa com o narrador e com a história. Não gostei, não funcionou pra mim. Quem quiser se aventurar vai lá

ccamyss 10/06/2024

A leitura no começo é meio demorada, demorei a me envolver com os personagens, mas amei a escrita e o desenvolvimento da história. Um dos livros mais lindos que já li. Amei os personagens e a conexão que tiveram.

Rafaela 09/06/2024

Não me prendeu
Achei o plot ?legalzinho?, mas a história não me prendeu em momento nenhum.

Os personagens tem histórias interessantes, mas a forma como foi contado não me prendeu. Passei o livro toda entediada. Teve confusão demais para o meu gosto. Talvez se tivesse sido contado de outra forma, em outra ordem? quem sabe.

Com certeza faz o estilo de muita gente, mas descobri que não é o meu.

Gabriela.Dornelas 09/06/2024

O livro conta a história de várias pessoas e de como uma situação, ou algumas, acabou cruzando o caminho delas. E dessa forma o autor de uma forma fantástica nos conta um pouco da história de cada personagem.
O mais lindo desse livro é que cada uma dessas pessoas poderia ser qualquer um de nós, ele é delicado, profundo, lindo, lindo, lindo.

Precisei parar eu diversos momentos para pensar de fato, na minha própria história, em como se assemelhava com as histórias ali contadas e é isso que mais amo na leitura.

Eu amei demais ??

Até agora, meu favorito do ano.
Bruna Domênico 10/06/2024minha estante
Vou colocar na minha listinha

Caroline 09/06/2024

Esse livro me fez chorar em vários momentos, ele trata de muitas coisas, da vida, de ser adulto, tem suspense, reviravoltas e muitas reflexões ótimas!

Lara2561 09/06/2024

?Quando você é criança, deseja ser adulto e decidir tudo por si mesmo, mas quando vira adulto percebe que essa é a pior parte.?
Adorei! Engraçado, com uma escrita super fluida e com personagens reais, cheios de personalidade.
Sara 09/06/2024minha estante
Fiz 20 há pouco e minha vida ta uma reviravolta kkkk me sinto assim

Diego353 09/06/2024

Meu deus, que coisa mais lindaaaaaaa
Mudou minha vida
Uma das coisas mais lindas que eu já li na minha vida.
É um livro para todos, e eu tenho quase certeza de que se eu ler novamente a cada 10 eu vou me identificar e repensar minha vida toda.
AMEEEEEI

amndxz 08/06/2024

Essa não é uma história sobre assaltos a bancos ou situações de reféns. Essa é uma história sobre pontes. E sobre idiotas.

Gente Ansiosa se passa em uma visita imobiliária que é interrompida quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos.

O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos se alteram entre o presente, passado e futuro. Os saltos temporais acontecem de forma tão fluida e natural que agora vou me sentir estranha lendo um livro linear.

Tudo neste livro tem um significado e todas as histórias são poeticamente conectadas. Os personagens são, ao mesmo tempo, chatos e interessantes. O que significa o mais óbvio de tudo: são humanos.

Confesso que a leitura demorou bastante para engatar, mas valeu totalmente a pena persistir.

Este livro tem tudo: tem história, tem sentimento, tem plot twist, tem risada, tem choro. Mas o principal de tudo: tem esperança.

Deixo com vocês um dos trechos que mais me emocionou:

?Mesmo que soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria a minha macieira.?"

Agnie 08/06/2024

Eu tenho sentimentos um pouco conflitantes quanto a esse livro. Por um lado eu me vi muito nos personagens, por outro eu tive uma dificuldade de me conectar com eles. Talvez porque o estilo de escrita tenha me distanciado, mas eu não me apeguei muito a nenhum deles, mesmo eles sendo personagens com quem eu me me identifiquei bastante.

A mudança de perspectiva abrupta entre os capítulos ME deixou com ansiedade, porque cada vez que eu começava a me aclimatar a narrativa, ela mudava e me deixava perdida de novo. Foi um pouco incômodo, mas eu achei uma abordagem interessante e me acostumei com o tempo.

O enredo é bem simples, mas os personagens são complexos, os temas são fáceis de se relacionar, e o estilo é dinâmico então no todo o livro é excelente.

Hana.Avancini 08/06/2024

Necessário
Esse livro é extremamente necessário, nos faz enxergar a vida como realmente é, como as expectativas são falsas, e nos mostra a realidade nua e crua.

triz10 08/06/2024

Tocou no fundo da alma
Mais uma vez, meu queridinho Backman me fez ficar emocionada e reflexiva sobre assuntos que eu nem parava para pensar antes.
Tenho um grande carinho pelas obras desse autor, são sempre uma caixinha de surpresas e de fazer chorar.
História incrível, comovente, fala muito sobre a crise da vida adulta e retrata o suicidio de uma forma que sensibiliza o leitor e o faz criar empatia pelos personagens, que passam problemas reais e representam pessoas reais como nós.

"Plantamos uma macieira hoje, mesmo sabendo que o mundo se desintegrará amanhã."

Anyi H 08/06/2024

Talvez essa história seja sobre a ponte
Um assalto a banco que não deu muito certo. Mas será que realmente não deu certo? Se pensarmos na finalidade principal, realmente não deu. Mas o que essa situação fez e o que conseguiu mudar um pouco na vida de cada refém naquele apartamento é algo significativo.

Adoro a forma como Fredrik aborda temas mais pesados de uma maneira leve. O jeito que ele revelou um pouco da história de cada personagem, mostrando que a vida de nenhum deles é como imaginamos, é simplesmente fascinante. É impossível não se surpreender, nem que seja um pouco. O livro mereceu todo o hype.

Melissa 07/06/2024

É bom, mas não memorável
Quando escolhi o livro, estava querendo algo que me fizesse relaxar, sem nada complexo. E ele atendeu todas essas expectativas, por isso indico para aqueles que estã na mesma situação.

duda 07/06/2024

Uma história sobre idiotas
Um assalto ao banco mal sucedido e um drama de reféns. Essa é uma história sobre idiotas que se veem presos juntos numa situação desesperadora. Idiotas que, apesar de parecerem totalmente diferentes, têm mais em comum do que podem imaginar.

Livro maravilhoso, daqueles que você passa horas a fio lendo e nem percebe o tempo passar. Com o enredo cheio de reviravoltas e personagens muito inusitados, é leve e engraçado, mas sem perder a capacidade de nos fazer refletir. O desenvolvimento dos personagens é tão bom, que eu me senti, de certa forma, próxima deles. Me fizeram rir e me emocionar e pensar... Essa história é, sim, sobre idiotas. Mas também é uma história sobre amor e perdão, fins e recomeços, erros e acertos. Mais do que tudo, é sobre família, sobre o quão longe iríamos pelas pessoas que amamos.