The Cheat Sheet

The Cheat Sheet Sarah Adams

Resenhas - The Cheat Sheet

manu13s 02/01/2023

The Cheat Sheet
Eu geralmente não gosto muito de romance clichê, mas eu me surpreendi um pouco com a história. Ela tem uma escrita fácil e personagens carismáticos, tornando a leitura bem leve e rápida.

A Bree e o Nathan se conhecem há anos e são melhores amigos. Ele é um jogador de futebol americano e ela ensina balé para adolescentes que não tem condições de pagar mensalidades muito caras em outras escolas. Desde o começo do livro, eles narram o quanto são apaixonados um pelo outro, mas nunca contam nada, com medo de estragar a amizade.

Eu achava que gostava dessa dinâmica, mas descobri que, para mim, só funciona em livros de outro gênero, quando há outras coisas acontecendo. Porque quando o livro INTEIRO foca apenas em dois personagens que gostam um do outro, mas não falam, acaba ficando cansativo em algum momento.

Eu gostei bastante dos personagens e achei o livro divertido, mas queria que tivesse mais obstáculos no caminho deles que não fossem apenas falta de comunicação. O plot inteiro do livro poderia ser resolvido se eles tivessem se sentado para conversar nas primeiras cinco páginas.

Também gostaria que a autora tivesse desenvolvido mais a ansiedade e perfeccionismo do Nathan, porque achei esse um dos tópicos mais interessantes do livro. Gostei que ela não retratou ele como um cara perfeito, e sim alguém que, por mais forte que seja, também possui limites. E também achei muito fofo ver como a Bree se preocupava com ele durante o livro.

Outras cenas que eu queria ter visto mais são as dos jogos do Nathan e as aulas que a Bree dava. Eu acabava me irritando um pouco com o fato de que eles estavam sempre pensando um no outro ou conversando, então era legal ver eles interagindo com outras pessoas.

Enfim, o livro é um romance bem água com açúcar, então é ótimo pra quem gosta do gênero. Não é meu estilo, mas eu gostei de ler, principalmente como uma pausa entre tantos livros de fantasia com universos complexos. Provavelmente vou dar uma chance pros outros livros da autora.

lafialho 02/11/2021

esperava mais
gostei muito do livro pelo fato de ter sido uma leitura leve e que fluiu bem rápido porque me prendeu bastante. amei a premissa de um friends to lovers que sempre se gostaram com fake dating, mas acabou que fiquei esperando demais e quando finalmente aconteceu achei beeem chatinho. mas recomendo, é um livro bom.

lele 09/01/2022

Livro calmo, história envolvente, da pra realmente sentir o que ambos sentem!! ? you still with me?? AAAAAAAA

vic127 03/11/2021

Vamos começar falando que eu nunca tinha lido um livro (que não fosse do colégio) em inglês. Eu tbm não tenho 10 em inglês não, mas eu não poderia ter escolhido um livro melhor para começar, the Cheat Sheet é uma comédia romântica muitooo boiolinha, a escrita é super fluida e a protagonista é incrível.
O livro além de ser um romance friends to lovers, aborda temas mais sérios nos personagens, (o que pode ser gatilho para algumas pessoas), mas os temas são abordados muito bem, com o respeito e delicadeza que deve ter.
Recomendo muitooo essa leitura, especialmente pra quem tá com ressaca literária (indireta pra mim mesma hihi)
alanis 08/11/2021minha estante
escolheu nada, eu q falei pra vc ler KKKKKKKKKKKKKKK ?

vic127 08/11/2021minha estante
Nada a ver doida eu já tinha lido um capítulo quando vc falou

vic127 08/11/2021minha estante
Nós temos telepatia isso sim

Mariana 29/12/2022

Por mais que eu não goste muito da temática slowburn, este foi muito bom de ler. Uma leitura rápida e que me prendeu do início ao fim.

gabriela 09/01/2022

friends to lovers
eu amo um friends to lovers! as vezes mais que um enemies to lovers.

a intimidade que uma amizade tem é muito especial, principalmente uma amizade forte igual a retratada no livro. Bree é uma batalhadora orgulhosa (me reconheço aqui) e Nathan é um fofo!

os personagens são uns amores, todos, e o livro é um romancinho bem mamão com açúcar

Beatriz.Reis 06/11/2021

Esse livro é único, com mais ou menos 300 páginas.
Na história a Bree e Nathan são melhores amigos, mas tem uma paixão secreta um por outro.
No decorrer da história eles vão ter que fingir que tão namorando, então Nathan decidiu conquistar ela com uma lista, que ele e seus amigos fizeram...

Eu gostei bastante dessa história eu super recomendo.

zxnephthys 19/01/2022

? Nathan, está flertando comigo? ? Sim. Eu estou.
friends to lovers não é muito o meu estilo de leitura, mas acompanhar a história da Bree e do Nathan foi incrível. Ele é um jogador de futebol americano, e ela é bailarina, eu pensei, nossa vai ser o típico clichê. Mas estava errado, tem clichê? Claro que sim.

mas a forma como a história aborda a amizade deles é como eles são loucamente apaixonados um pelo outro, porém tem medo de dar um passo errado e destruir a amizade de anos. Clichê com história, é disse que eu ti falando.

claro, algumas coisas ficaram a desejar, tipo, gostaria que a autora tivesse aprofundado mais a história do acidente de carro da Bree, sobre como ela se sente não podendo mais ser uma bailarina... ou a relação do Nathan com os pais e os ataques de pânico.

além do Nathan, eu amei os amigos dele (que também são jogadores futebol americano), e como embaixo do estereótipo eles são tão fofos quanto uma rosa.

mar¿ 07/11/2021

Tinha tudo para ser um favoritado?
O início dele é perfeito mas depois dos 60% é só ladeira abaixo, os personagens são MUITO infantis tirando também o fato que a qualidade de escrita depois da metade do livro caiu bastante e eu achei que todo o romance se desenvolveu rápido demais.
ju! 08/11/2021minha estante
MDS SIM

Rai 20/01/2022

Friends to lovers, fake dating e slow burn
É um romance clichê muito fofo e divertido.

No decorrer do livro teve falta de comunicação em relação ao que sentiam um pelo outro, mas era algo compreensível, eles tinham medo da rejeição e de perder a amizade que tinham.

Ambos os protagonistas são incríveis e cativantes. Nathan é um fofo, e incrível. A Bree é muito engraçada e divertida. Amei a amizade deles e o desenvolvimento deles como casal.

É um livro que te rende muitas risadas, uma leitura fluida e envolvente.

Mariana 07/04/2023

Bree e Nathan?
Essa foi uma releitura que eu amei fazer, e foi bem do nada, eu não tinha planejado, mas eu ficava toda hora indo ler cenas e então resolvi matar a saudade de vez. Muito engraçado, fofo, perfeito!!

Se eu tiver um filho, o nome vai ser Nathan, achei tão lindo kkkk

Ana 16/03/2022

Essa é uma história de amigos que sempre se amaram mas, por medo, preferiram seguir apenas como amigos, sem nunca falar sobre seus sentimentos.
Bree é uma jovem bailarina que, devido a um acidente, teve que desistir de dançar como bailarina profissional, mas que por isso conseguiu se tornar professora de dança de bale de forma acessível.
Nathan é um famoso jogador, com um coração super doce e que faz de tudo para fazer Bree feliz, mesmo que isso signifique nunca contar sobre seus sentimentos.
A história é pequena, a leitura é bem tranquila e leve. A única coisa que me incomodou um pouco foi que no começo eles excessivamente repentiam as mesmas coisas em pensamento, sobre como eles gostavam um do outro mas não era recipocro, e isso ficou um pouco cansativo. Ao longo da história isso vai ficando menos cansativo a medida que o relacionamento deles evoluem.
Os personagens secundários são uns amores, fiquei morrendo de vontade de conhecer a história deles. É tão bom ler uma história assim, super leve e tranquila, recomendo muito.