A Vida Invisível de Addie LaRue (eBook)

A Vida Invisível de Addie LaRue (eBook) V. E. Schwab

Resenhas - A Vida Invisivel de Addie Larue

isa.sc 30/03/2024

Não sei o que comentar
Esse livro é bizarramente muito bom e a maneira como V.E. Schwab fez a sua personagem ?sumir? e conectar a história com a existência do livro sem deixar pontas soltas é genial. RECOMENDO MUUUITO

Mariana113 30/03/2024

A vida insuportável de Addie Larue ??
Esse livro tinha TUDO pra sem PERFEITO !
Se ele tivesse acabado nos primeiros 50% com certeza seria um livro perfeito e favoritado , pq depiis dos primeiros 50% virou uma chatice sem tamanho , um enredo fraco e super entediante .
A passagem de tempo entre passado/presente , não foi bem desenvolvida, ficou uma coisa bem chata , parece que a história nunca ia pra frente , ficava se mantendo na mesmice o trmpo todo .
A addie é uma personagem que la no único eu me apaixonei bastante , mas so no início mesmo , não é um livro que da pra se apegar aos personagens , su inclusive não aguentava mais ler o nome da addie , pq o livro todo praticamente se passa entre apenas 3 personagens , o que deixa tudo ainda mais chato .
Dei três estrelas pelos primeiros 50% , pq o resto é zero mesmo , sem contar que o final é pessimo

rayray 30/03/2024

Um dos mais bem escritos que já li.
Este foi uma aventura, um mergulho no mundo da fantasia, tão repentino quanto cair em uma piscina.

V. E Schwab tem uma escrita impecável, quase revolucionária ao chegar tão perto de tornar uma obra da literatura fantástica uma das minhas queridinhas. A fantasia e eu podemos ainda não nos dar perfeitamente bem mas, excetuando o final, o livro me agradou por toda a história.

A narrativa é tão bem desenhada que eu saberia quem estava falando sem qualquer menção explícita. Quando as palavras são de Adeline, as sentenças são firmes, determinadas, a voz da segurança e da experiência de quem tem mais de 300 anos, tempo de sobra para tornar-se culta e consciente de si mesma, construindo um muro de concreto ao redor da sua mente. Quando é Luc, as letras parecem adquirir um sombreado e deitarem-se em um belo itálico, é possível ver a movimentação marcante, embora lenta, das palavras ao saírem dos lábios atraentes da figura. Quando é Henry, as frases são inseguras, cautelosas, quase desconfortáveis aos olhos. Eu nunca vi um livro desenvolver e marcar seus personagens tão perfeitamente bem.

Se eu não focar nos elogios à escrita, não me sobra muito. Que a história beira o impecável, é notável desde a sinopse, mas a minha decepção foi concentrada no final, na parte mais importante. Seria pedir demais que um laço tão bem dado fosse, de fato, um nó apertado. Infelizmente.

Mas, no campo subjetivo e, para mim, tão objetivo, o livro me deixou ainda mais desesperada por aquilo que eu mais almejo todos os dias. Afinal, a pergunta seria o que eu NÃO faria com 300 anos pela frente, quem dirá uma eternidade. Acho que o fato de que eu não seria capaz de trocar minha alma por mais tempo me diz mais do que consigo formular. Não quero levar uma eternidade para me sentir livre.

Costumamos atrelar a liberdade à conquista, mas se sempre há algo que queremos conquistar... Talvez seja por isso que alguns vendem a própria alma.

Carolina 30/03/2024

Senti a escrita meio lenta nas primeiras 150 páginas mas depois disso, ficava o dia todo pensando na historia. O livro levanta diversos pontos da história, do patriarcado, do amor, da amizade e principalmente da lembrança. Sinto que o final do livro foi o ideial, ela foi fiel a ela mesma, como foi o livro todo. Terminei o livro em puro êxtase. De fato, um livro pra não esquecer.

pampamcviana 29/03/2024

Muito original
Primeiro de tudo, é um livro muito bom, com uma história muito original. Somente não dei 5 estrelas por não concordar com o foco da narrativa. Quando escolhi lê-lo, pensei que iria mergulhar em um universo de viagens e aventuras, com as diversas fases da vida da Addie sendo narradas, e os acontecimentos históricos reais acontecendo. Algo mais parecido com o livro "A Biblioteca da Meia-Noite". O que li foi algo focado em uma história de amor, se é que era de amor, entre Addie e Luc. E, apesar de ser importante para o enredo, não imaginei que fosse ser o centro das atenções. Vamos ao resumo.

Addie nasceu em 1691 em uma pequena cidade francesa, Villon. Tinha a cabeça a frente de seu tempo, e desejava ser livre. Infelizmente por ser mulher e, principalmente, pela época que nasceu, não tinha a liberdade para decidir seu destino. Naquele tempo, as mulheres eram obrigadas a casar e constituir família para sobreviver, o que não era o intuito da personagem principal. Adorava viajar com seu pai, e queria conhecer o mundo. Tinha uma amiga, Estele, que vivia sozinha em sua choupana na floresta e muitos a consideravam uma bruxa. Addie se orgulhava dela e a tinha como um exemplo a se seguir, podemos dizer, pois era solteira. Com 23 anos, é obrigada a se casar e, no caminho para a igreja, foge para a floresta e faz um pedido para um dos deuses do anoitecer, que prontamente a atende com um pacto: lhe concederia liberdade e vida eterna, até que ela se cansar e desistir de viver; neste momento, sua alma seria dele. Esta liberdade consistia em não ser lembrada pelas pessoas, e não poder alterar as coisas ao seu redor (pelo menos não literalmente, até descobrir novas formas de deixar marcas no mundo). Se eu contar mais alguma coisa a partir daqui, vira spoiler.

Antes de mais nada, super indico o livro.

[Atenção, a partir daqui, minha resenha pode conter spoilers]

Como já escrevi anteriormente, não curti o foco dado pela história. Isto não quer dizer que não gostei do livro. É um conto de amor, ou não-amor, como queiram, afinal, nem a personagem sabe dizer o que sente. Achei interessante a perspectiva colocada pelo fato de Addie ser esquecida e ter que sobreviver como tal. Aqui vão alguns pontos que mexeram com minha mente:

* Que frase poderosa: "As ideias são mais indomáveis do que as lembranças". Explica o brasileiro! Não, explica o mundo!
* Meu coração doeu ao ler sobre o senhor que vendia os livros da esposa falecida, e optou por passar o dia sentado em uma cadeira na rua, com medo de morrer dentro do apartamento e ninguém ficar sabendo.
* Muito triste a descoberta da Addie sobre o patriarcado. Ela perceber que, para ter liberdade verdadeira, precisaria ser um homem, me deixou muito pensativa. E fez todo o sentido.
* A Addie roubar era um ato antiético?

Achei o final bonito, mas acredito que seria mais interessante se o Henry morresse, e Addie vivesse atormentada pela morte dele, o que a faria desistir de viver. Pensei que seria o final lógico para o livro. Mas, talvez, ela nem se comportaria assim, afinal, não sabia que o amava. O que ela fez foi muito mais egoísta do que pensamos. Addie achou uma forma de se libertar. De Henry e de Luc. Afinal, ela conseguiria viver com Henry durante 10 anos, dependendo 100% dele? Em um momento do livro pensei que eles fossem ter um relacionamento tóxico, pois ele não a deixa viver da forma que aprendeu por causa do pacto: roubando. E a repreende de uma forma muito injusta. No fim, acredito que ela percebeu que ficaria presa à ele, e preferiu apostar em se libertar através do Luc.

Gabriela 28/03/2024

Eu queria dar 10 estrelas pra essa obra !!!! Eu to em total êxtase com o plot e o final, Addie você é apenas perfeita !

luaraevangelista 28/03/2024

O livro que conversou comigo
Impossível explicar o que foi a leitura de A Vida Invisível de Addie LaRue. Muitas vezes eu me senti a Addie, muitas vezes eu me senti o Henry..

Mas a certeza que eu tive durante toda a leitura foi de que a V.E. Schawb estava falando diretamente comigo, como se ela tivesse escrito pra mim.

E eu acho que essa sensação é o suprassumo de um sentimento que um livro pode provocar. Enfim, esse livro é um 10/10.

Bksv 28/03/2024

Não sei descrever o sentimento que a leitura me causou, se vc é o tipo de leitora que gosta de apreciar e saborear a história com calma, esse é o livro perfeito pra vc, addie vai te mostrar que nem sempre a vida precisa ser bela para que vc tenha vontade de viver e vai te ensinar que conseguimos deixar nossa marca, nossa essência nos pequenos detalhes, vc não precisa realizar grandes feitos para ser lembrada, só precisa ser vc mesmo, da mesma forma que ela foi e se encantou com cada descoberta, cada pessoa e cada momento vivido.

Milena 28/03/2024minha estante
MEU LIVRO FAVORITO AI

Lali.Diolinda 28/03/2024

Eu me lembro de você
Esse foi o prieiro livro que eu li dessa autora. Eu gostei da escrita dela e de como ela desenvolve a história, apesar de ter achado enrolado em alguns momentos. a história de Addie é linda, poética e inspiradora. Faz você se apaixonar ao mesmo tempo que te deixa triste. o final me deixou um pouco decepcionada, mas foi bom ler um livro que te lembra que nem sempre as coisas terminam do jeito que voc? espera.

oliveiraadry_ 27/03/2024

"Ela precisa de histórias.
Histórias são um modo de se preservar. De ser lembrada. E de esquecer.
As histórias vêm à tona em diversos formatos: desenhos, canções, pinturas, poemas, filmes. E livros.
Ela descobriu que os livros são uma maneira de se viver milhares de vidas diferentes ? ou de encontrar forças para viver uma muito longa."

Juliana 27/03/2024

A vida invisível de Eddie LaRue
Meu Deus, QUE LIVRO! Senti tantas emoções, a reta final foi minha parte favorita
Fiquei nervosa, chorei, ansiedade?
O Henry é um anjo?? o Luc?a gente aprende a gostar dele durante o livro

Nathália Corrêa 27/03/2024

Uma história de vida
Que livro bom.
Uma história cativante, que conta a história do mundo junto com a de Addie.
Uma escrita envolvente que te faz acreditar que é algo real.
Uma historia cheia de camadas, que me fez refletir demais. Adorei ?