Força da Natureza

Força da Natureza Jane Harper

Resenhas - Força da Natureza

1 | 2 | 3 | 4

Ana Paula 05/03/2024

Leitura lenta e forçada até metade do livro. Da metade para o fim fica mais interessante e fluída a leitura. O final não surpreende.
A estrutura de como é contada a história é igual ao livro "A Seca" da mesma autora, mas "Força da Natureza" não me cativou tanto como "A Seca".
É um bom livro para passar o tempo e fazer uma reflexão do que faria se estivesse na pele das personagens.
É interessante que na história não existe "herói" nem "mocinho". Todos são seres humanos, com qualidades e defeitos.

Lethycia10 29/01/2024

Interessante
Gostei da forma como é desenvolvido a história dos personagens, da hierarquia e do suspense que caminha pelos capítulos. Acredito que poderia ter sido investido mais no plot, mas é um livro bom de ler.

its.ale 21/11/2022

Sendo bem honesta, só li esse livro porque tava sem saber o que ler e esse foi o que caiu no meu sorteio. Sempre fui azarada em sorteios.
Assim como em "A seca", posso dizer que gostei da forma de escrita da autora, mas os elogios ficam por aí mesmo.
Quanto a história, achei que não foi bem desenvolvida. Houve muita informação sendo jogada desnecessariamente apenas com a intenção de criar um mistério a mais, o que acabou deixando muito confuso, enquanto outras informações que deveriam ter sido melhor exploradas ficaram de lado. Não gostei do plot twist da pessoa culpada pelo que aconteceu, achei fraquíssimo. E o motivo que levou ao desfecho da morte da personagem foi um absurdo. Outro fator que não me desceu foi o fato de todos os personagens serem muito apáticos, não consegui me conectar com nenhum deles.
Por fim, muito nada a ver a intenção de romance que a autora plantou no final a troco de nada.

Kethlyn 16/10/2022

Cinco mulheres relutantemente pegam suas mochilas e começam a caminhar pela trilha lamacenta. Apenas quatro saem do outro lado. E cada uma delas conta uma história diferente sobre o ocorrido. A caminhada pela acidentada cordilheira Giralang pretendia tirar os colegas de escritório de sua zona de conforto e ensinar resiliência e espírito de equipe. O efeito foi o contrário.

Eu gostei da leitura. Sei que o livro funcionou pra mim porque li em poucas horas. A escrita instiga e faz você querer continuar seguindo. Eu sempre gosto quando a narrativa intercala entre passado e presente - isso aumenta minha curiosidade. A escrita é muito fluida. Foi um bom livro, com o final que me surpreendeu. No entanto, tirei uma estrela porque não consegui me envolver com as personagens - nenhuma delas. Além disso, a justificativa delas para toda a situação e a infantilidade de algumas no caso tudo me incomodou um pouco - e em alguns momentos não fazia tanto sentido.

Nati 30/10/2021

"It varied, but it was all paid for in the common currency of human misery."
Força da Natureza é meu primeiro contato com a escrita da Jane Harper. Já tinha curiosidade de ler o outro livro dela publicado, mas a oportunidade surgiu agora só. Gostei do ritmo da história, de como vai intercalando a investigação com o que realmente aconteceu dentro da mata e como a narrativa vai te jogando pra lá e pra cá entre os suspeitos e amarrando aos poucos as coisas para formar a solução final. Esse livro é o segundo de uma série com o personagem Aaron Falk, então temos também as consequências do que aconteceu na primeira história e isso reflete alguns comportamentos do detetive. Nada que atrapalhe muito ou impeça a leitura, mas pra quem leu na ordem, talvez isso traga um algo a mais, principalmente em questão de apego ao protagonista, o que faltou um pouco pra mim.

Na verdade, um dos principais problemas que esse livro teve para mim foi justamente isso. Geralmente, num thriller, a ânsia de desvendar o caso, de seguir lendo, é por se importar com o 'detetive', com a vítima ou por que as reviravoltas são tão impactantes e surpreendentes que isso te carrega pela história. Aqui, temos um ritmo até bom da história, temos reviravoltas interessantes, mas nada uau que pudesse levar o livro sozinho. E ai temos os dois protagonistas, ao Aaron e a Alice. Só que o Aaron é só ok, nada interessante e não tenho nenhum apego a ele, e a Alice, que é a nossa vítima, é simplesmente INSUPORTÁVEL! Eu inclusive estava torcendo pra que alguém a matasse nos flashbacks, por que já estava de saco cheio. Ou seja, pra mim, tanto faz como tanto fez se iam achá-la, se ela estava morta ou não. O drama e o POV das outras personagens, as 'suspeitas', eram muito mais interessantes e eu senti e me apeguei mais a elas, até a Jill.

A resolução final também foi só ok, nada do impacto prometido no início. Continuo curiosa pra ler A Seca e outros livros da autora, mas com certeza vai cair naquela categoria de livros legais pra ler entre coisas mais pesadas ou quando quiser ler um thriller mais de boas.

fernandaugusta 17/03/2023

Força da Natureza - @sabe.aquele.livro
Dois grupos de colegas de escritório da agência de contabilidade de luxo BaileyTennants saem da rotina para aumentar seu espírito de equipe em um retiro corporativo. Dez pessoas, divididas em dois grupos de cinco mulheres e cinco homens saem de Melbourne e vão para a Cordilheira de Giralang, fazer trilha e entrar em contato com a natureza. Após quatro dias, somente o grupo dos homens saiu da floresta no local combinado. As mulheres aparecem horas depois, traumatizadas, feridas e com uma integrante a menos em seu grupo.

Alice Russell, a executiva desaparecida, é uma mulher fria e mordaz, que não é bem quista por suas colegas. Alice também é informante da Polícia Federal em uma investigação de lavagem de dinheiro pela BaileyTennants. Ela estava quase entregando provas conclusivas do caso quando sumiu. E nesta investigação está o agente federal Aaron Falk, que logo se vê envolvido (e pressionado) a descobrir onde está Alice e o que aconteceu na floresta afinal. Alguém estaria por trás do sumiço ou ela simplesmente se perdeu? Mistério...

Eu achei "A Seca" perfeito. O livro de estreia de Jane Harper é espetacular e merecedor de todos os prêmios que ganhou. "Força da Natureza", porém, ficou longe de seu predecessor.

A autora continua com uma escrita dinâmica e o livro vai alternando vários pontos de vista dos acontecimentos na floresta com o andamento da busca por Alice. O clima da ambientação na Cordilheira que foi assombrada por um assassino 20 anos atrás, um lugar isolado, praticamente sem sinal de celular é assustador, e, paradoxalmente, claustrofóbico. Jane consegue passar a sensação de tensão e medo à medida que a história avança; mais um ponto para ela.

Só que o enredo em si não dá conta de ser aquele thriller eletrizante, e em vários momentos a narrativa fica lenta. Parece que pouca coisa acontece, a investigação não avança e quando o faz, as revelações não fazem frente aquela atmosfera de tensão e medo criados. Achei o desfecho fraco.

Juntando tudo, posso dizer que passou por média. Vale a pena ler? Vale, mas aconselho priorizar a leitura de "A Seca" para quem quiser conhecer a autora, e depois pegar este sem muitas expectativas.

Danis 13/02/2022

Gostei...
O livro tem uma escrita bem gostosa, não amei nenhum personagem mas a leitura foi boa mesmo assim.
Devorei o livro bem rapidinho, queria logo descobrir o que aconteceu. Não descobri mas passei perto. Quero ler os outros livros da Jane, amei a escrita dela.

Sil 17/06/2023

"Não foi apenas uma coisa que deu errado, foram centenas de pequenas coisas."
Aaron Falk e a parceira Carmen Cooper investigam lavagem de dinheiro em uma empresa familiar.
A empresa faz um de seus retiros executivos. Cinco homens e cinco mulheres se aventuram em trilhas na Cordilheira Giralang. Mas as mulheres se perdem, não encontram os acampamentos com mantimentos e apenas quatro retornam. A informante Alice Russell está desaparecida.
Falk e Carmen precisam descobrir onde Alice está. Eles se unem às equipes de resgate.
Uma história repleta de aventura e suspense, alternando a narrativa no tempo presente e os passos do grupo feminino. Uma boa leitura.

Giuliane.Souza 25/10/2021

Mais do mesmo
É um bom suspense de investigação. A autora tenta nos levar a duvidar de várias pessoas o tempo todo. E até que ela faz bem, mas o final não é tão surpreendente assim

Natalia Noce 25/10/2021

Me fez virar a noite lendo... ruim não pode ser!!!
Final me surpreendeu e queria que algumas coisas tivessem sido mais exploradas.

Gabi Vianna 16/02/2022

Esperava mais ?
O livro é bom, interessante. Porém, esperava mais. Um plot melhor e mais elaborado, principalmente por ser tão grande.

Clau Melo 16/12/2022

5 chatonildas perdidas em uma trilha
5 chatonildas perdidas em uma trilha. Por mim, todas deveriam ter ficado por lá.
Faltou um SK para agitar a parada!

Saulors 20/09/2023

Achei a leitura eletrizante, fui completamente envolvido pela história.
Ainda não li o primeiro "A seca", e nem sabia que esse fazia parte de uma série, mas já quero ler logo.

Isabela 19/01/2023

O livro gira em torno de um grupo de mulheres que saem para um retiro como atividade de trabalho em grupo. Aos poucos vamos conhecendo as personagens, e descobrindo suas verdadeiras personalidades.
Uma leitura bastante agradável, os capítulos são curtos e a escrita é bem fluida, um bom suspense policial.

1 | 2 | 3 | 4