Antes Que Você Diga Sim

Antes Que Você Diga Sim Clare Lydon

Resenhas - Antes que você diga sim

Lenas 18/08/2021

Finalmente uma 'fanfic' na minha estante
Em 'Antes que você diga sim' temos Jordan, que é uma madrinha profissional, com bastante experiência em ajudar noivas nos preparativos de casamento e temos Abby, que está a ponto de se casar com seu noivo e precisa urgentemente de ajuda com os preparativos. Mas quando Jordan e Abby se conhecem, sentem uma atração inegável uma pela outra e têm que decidir se seguir com o casamento é o que elas realmente querem.

Um enredo com uma noiva a ponto de se casar e se apaixonando por outra pessoa não é algo exatamente único ou original (já temos em filmes lésbicos, como 'Imagine eu e você' ou héteros, como 'O melhor amigo da noiva'), mas Clare Lydon transformou uma história que poderia ter sido algo repetitivo em algo muito legal de se ler.

O livro é narrado no ponto de vista das personagens principais e ambos são muito bem escritos, gostosos de ler e conforme Jordan e Abby começam a se conhecer dá para sentir bem a química entre as duas. Jordan foi minha favorita, pelo fato de ela transmitir confiança e entender bem o que estava acontecendo com a Abby. Já a Abby pareceu um pouco fria no começo, mas ficou fofinha conforme a história se desenrolava, especialmente quando ela começou a notar Jordan e não conseguia mais deixar de notar e se apaixonar.

Único ponto negativo pra mim é que eu senti que a Abby poderia a qualquer momento dizer ao noivo que não queria mais se casar. Fora querer suprir as expectativas dos outros ou não querer mudar planos 'em cima da hora', não tinha nenhum motivo grande para fazê-la continuar com o casamento... Ela tinha uma mãe e um pai que aceitariam totalmente qualquer decisão dela, amigos amorosos e um noivo que não era do tipo que faria algo maluco se ela terminasse o noivado. Então me incomodou um pouco que ela continuasse comprometida mesmo quando se sentia tão fortemente atraída por Jordan.

Tirando esse último ponto, gostei muito da combinação entre senso de humor, química entre as personagens e final feliz que esse livro trouxe. Digo com absoluta certeza que Clare Lydon tem potencial para se tornar uma das minhas autoras lésbicas preferidas (já coloquei uns 5 livros dela no meu TBR). Super indico.
Thays 18/08/2021minha estante
Eu fiquei tão na dúvida se é fic que foi editada e publicada, então é mesmo? Nada contra, acho ótimo.

Lenas 18/08/2021minha estante
A Clare Lydon tem varios romances sáficos publicados lá fora e não achei nada em nenhuma plataforma de fics então na real eu acho que não é fic não hahah as autoras de fics do Brasil estão tão boas na escrita que já da pra comparar né?

Oi, pessoal, tudo bem?
O livro não é uma fanfic editada, não.
É uma história original da Clare.

Editora Bookmarks 18/08/2021minha estante
Ela não é publicada por editora, é independente, só publica na Amazon.
Hoje em dia, acho que só o que difere uma autora independente/publicada por editora de uma autora de fic é a plataforma e o trabalho editorial, porque a qualidade/criatividade tem tudo pra ser a msma. Ainda bem!!

Lenas 18/08/2021minha estante
É Bookmarks... mérito pras autoras de fics do Brasil! Kkkk serem comparadas com autoras renomadas lá fora e que já tem romances publicados não é pra qualquer um não né?

Lenas 18/08/2021minha estante
Clare Lydon tem tudo pra ser uma das autoras preferida das sáficas tb no Brasil

Thays 18/08/2021minha estante
Que máximo! Caiu por terra minha teoria de fic SQ kkkk Eu pensei isso porque tem fic gringa que acabou sendo publicada (aqui também, minha irmã já comprou alguns livros). Espero que esse tenha uma boa saída, pelo menos o suficiente pra virem mais dela ?

Editora Bookmarks 18/08/2021minha estante
Se a entrada e a aceitação for boa, a gente pretende, sim, trazer mais livros dela.

Dri 23/08/2021minha estante
Pode trazer mais livros dela então pq perfeita kkkk

gabi 26/07/2022minha estante
A história é intrigante mas eu esperava mais. Odeio plot se traição ainda mais por saber que ela deixou tudo por algo de um final de semana, realmente não suporto histórias assim. Realmente o livro é estressante por causa da traição

Julia 01/08/2022minha estante
Livro muito bom, a leitura me prendeu bastante e li bastante rápido. É meu segundo livro preferido

Let 06/10/2021

Romance clichê, mas com algumas falas preconceituosas
O enredo é simples: a Abby vai se casar com o Marcus e eles contratam a Jordan pra ser a madrinha profissional que cuida do casamento. A Abby e a Jordan se aproximam e se apaixonam. Mas o problema é óbvio: a Abby já tá noiva.

A autora equilibrou muito bem as doses de comédia, drama, romance e as cenas eróticas. É um livro muito fácil de ler!

O problema pra mim foram algumas falas da amiga Delta: ?se ele não gostar, é gay?, se referindo ao noivo da Abby quando elas estão escolhendo biquini. Ou a fala ?lembre-se das palavras de Kate Moss: nada no mundo é tão bom quanto estar magra?. Falas desnecessárias pro livro e preconceituosas. Por isso dei 3 estrelas.

O livro tem alguns errinhos também de revisão, mas isso dá pra ignorar.
Maria Cristina 03/05/2022minha estante
E eu achando que só eu tinha me incomodado com essa amiga! Achei ela bem insuportável o livro todo. Socorro.

Mah 26/01/2022

Gostei muito do livro, é uma história rápida de ler e muito tranquila, ótima para sair da ressaca literária e apenas curtir um romance bobinho. Mas claro, toda história precisa de um pouco de drama, certo? Nessa isso é o que não falta, desde o início o relacionamento que ocorre entre as personagens gira em torno de uma situação complicada, pelo fato de uma delas estar noiva e a outra ser a pessoa encarregada de ajudar na preparação da cerimônia, mas mesmo assim elas não conseguem ignorar seus sentimentos e seguir em frente sem fazer nada, e então vemos todo drama que isso causa enquanto ficam divididas entre seguir a razão ou o coração, fugir ou encarar a verdade por trás de seus sentimentos. Foi interessante acompanhar o desenvolvimento da relação delas e as decisões que tomaram durante toda essa trajetória, o final da história foi exatamente o que eu esperava, então encerro essa leitura com muito carinho, recomendo.

mimi 12/02/2022

Tortura psicológica não é brincadeira!
Jordan trabalha como uma falsa madrinha de casamento, ajudando as noivas no seu grande dia e garantindo que irão chegar ao altar. Abby, estressada não só com os preparativos do casamento, como também com a sua sogra, é convencida a contratar Jordan. Isso, ao mesmo tempo em que vão se aproximando e começando a questionar os seus sentimentos.

Esse livro é tão ruim que eu nem sei por onde começar a falar mal. Vamos lá.

1) Eu já comecei a revirar meus olhos em cerca de 2% de livro com as piadinhas com o nome da Jordan, as personagens estupefatas pois "Quem se chama Jordan hoje em dia?" Como se não fosse um dos nomes mais populares lá fora.

2) Em menos de 30 páginas (juro) já há falas gordofóbicas. A melhor amiga da Jordan diz que "Ninguém vai querer uma madrinha gorda." Dessa forma. A Jordan corrige dizendo que ela está sendo gordofóbica, mas a personagem continua e a própria Jordan admite que é verdade devido ao status dos seus clientes. E é isso, sem mais discussões sobre a problemática. Lembre-se disso, vamos retomar esse tópico no futuro.

3) Vamos levar em consideração que é praticamente impossível desenvolver esse plot sem envolver traição em algum momento. Até mesmo porque é o grande ápice do enredo para alguns, com o drama chegando ao limite até que as personagens admitam seus sentimentos e quebrem as barreiras de tudo pelo seu amor. Contudo, fica bem óbvio que a autora tenta justificar a traição em tentativas singelas de fazer o Marcus parecer abusivo. Ele contatando a Jordan antes de falar com a Abby porque viu como ela não estava bem e muito menos dando conta sozinha. Assim como ele querendo ir para as Maldivas na lua de mel. A Abby fica repetindo várias vezes como ele não aceita sua opinião e não fala com ela antes sendo que o cara não faz nada demais, pelo contrário, ele faz de tudo por ela. Mas é claro que a personagem tenta esconder sua deficiência de diálogo pra cima dele. Aquela ceninha do Marcus querendo ser violento com a Jordan no final só prova o meu ponto, tipo: olhe como ele é abusivo e tóxico! Sendo que não é assim.

4) Esse livro parece puro suco heteronormativo. Algumas preocupações da Abby são tão patéticas que me perguntei o que ela achava que, de fato, é um casamento. Ela e o noivo não moram juntos e não andam transando nos últimos meses. E é óbvio que a autora usa isso para tentar fazer parecer que tem algo de errado quando, na verdade, o único problema é a Abby em um relacionamento por conforto. Em uma cena a própria Abby diz que não transarem era um indicativo de que o casamento não ia dar certo, assim como não morarem juntos era um sinal de que não o amava, como se ela própria não soubesse desde o início.

5) Todos os personagens são tão sem profundidade que me deu sono. Não tem UM personagem que preste ou seja desenvolvido. E isso consequentemente se estende para as relações entre eles. Esse é o típico livro em que a autora te diz as coisa, e não mostra. Fiquei cansada de ler, por exemplo, sobre como todos amam o Marcus (o noivo), mas por que o amam? Ele mal aparece para sabermos algo sobre ele. A Abby é a típico protagonista pintada como fodona e feminista, mas que ta presa em conceitos arcaicos e heteronormativos. O tempo todo a autora tenta nos vendê-la como "olhe como ela é determinada e bem resolvida" enquanto vai se casar com um cara só porque é o que esperam dela. E sim, nós mulheres sofremos essa pressão do patriarcado, mas ela é descrita de um modo enquanto age de outro totalmente diferente. A Jordan não tem personalidade, assim como qualquer outro personagem, é o clichê de que foi magoada e não entrega seu coração para mais ninguém, vivendo apenas casos de uma noite. Até que se apaixona por alguém que é "diferente".

6) Estereotipado. Chegou um momento que eu não aguentava mais a Jordan falando sobre como a Abby era diferente. Era a típico frase de heterotop de "Você não é como as outras mulheres!" Por que ela é diferente? O que a faz diferente? Por que você se apaixonou por ela, Jordan? Não sabemos e nunca vamos saber. Nem o pobre do Marcus se salvou, o tempo todo ficam falando sobre como ele ser gentil e educado pode ser um indicativo de que ele é gay. Em pleno século 21.

7) Abby transou com uma mulher anos atrás e nunca mais teve interesse em outra até Jordan aparecer, que é quando ela começa a se questionar e se descobrir. Contudo, esse descobrimento é tão porco e fetichizado que me deu nojo. A Abby só pensa em sexo e eu não to exagerando, acho que as semanas sem transar com o noivo foram descontadas pra cima da Jordan com a desculpa de criar tensão sexual. Em muitos casos essa tensão pode sim criar um romance, mas não é o que acontece aqui. Para dar um exemplo: em uma cena a Jordan está feliz e eufórica falando sobre sua música preferida e o significado emocional que ela tem e, enquanto Abby narra a cena, ela só escuta pensando em como gostaria de ver Jordan gozar para ela. Sexo e desejo sexual são coisas completamente normais, mas a autora faz a descoberta da sexualidade da Abby girar em torno da vontade que ela tem de foder a Jordan e sinceramente essa é uma forma bem porca de se retratar descobrimento. A Jordan não fica muito atrás, mas nem chega perto do fogo no rabo que a Abby tem. No todo, são páginas e páginas de situações que eram pra criar romance, mas as personagens só pensam em sexo e depois falam que estão apaixonadas. Mas apaixonadas pelo que exatamente? Porque elas sequer se conheceram, a Abby fala algumas coisas da sua vida, porém a Jordan é bem mais fechada, novamente é tudo sobre sexo.

8) Lembram do tópico 2? Pois bem: todos os personagens são magros, brancos, ratos de academia. O ápice foi falar da mãe da Jordan com mais de 60 anos tendo um corpo escultural e de jovem ao ponto de dar inveja. Além disso, todos são brancos. A cota de representatividade foi gasta com as personagens lésbicas.

9) Abby. Jesus, que garota insuportável. No final é óbvio que a autora queria levar o drama ao máximo, mas chegou um ponto em que não dava mais pra aguentar ela. Ela tratando a Jordan com descaso e e outra idiota de quatro se humilhando por ela. Ridículo. Além disso, a Abby vive falando como ela própria não é como as outras pessoas ricas, que é humilde, mas entrou em um emprego só pelo dinheiro e fica bem claro como ela é exatamente igual aos outros e tenta fingir que não é. Amo como ela é a fodona cheia de atitude e determinada, mas tudo que faz na vida é só pra se manter na zona de conforto e ser o que esperam dela sendo que a vida dela é PERFEITA e ninguém a pressionou pra nada, muito menos a ser o que não queria.

Era uma ótima tentativa de filme sessão da tarde se não fosse pelas problemáticas, a falta de desenvolvimento, personagens insuportáveis, uma escrita superficial e visão estereotipada e preocupante. Acredito que seria melhor ter vendido a ideia do livro como um romance erótico, pois foi a única coisa que serviu. E ainda foi ruim.
Helo 12/02/2022minha estante
Nota dó

Daiane 15/02/2022minha estante
Eu li algumas páginas, vi a frase gordofobica e realmente tô em dúvida se vale a pena continuar essa leitura.

mimi 15/02/2022minha estante
sinceramente, não vale. o livro todo é um fracasso total

Marcela212 24/09/2021

Clichê dos clichês
Terminar esse livro foi quase uma tortura. Livro clichê com frases prontas de clichês, personagens sem profundidade e tudo muito corrido.

lesbiansamos 05/02/2022

lésbicas ricas
mt bom!!!! eu adorei esse livro, ele eh levinho d ler e mt gostosinho pra acompanhar a historia

o livro eh +16 e foi a minha primeira vez lendo livro assim ? tava acostumada c tipo sua alteza real, conectadas, foi interessantekkkkkk recomendo, leiam!!

josi :) 09/02/2023

gostei mas poderia ser melhor
eu gostei bastante da história por ser um clichê e só. a leitura é até rapidinha, e eu não tinha percebido mas alguém disse que o romance delas foi construído e com base na atração sexual e SIM mil vezes SIM. é muito verdade e um pouco chato também, eu não conseguia ver elas como casal mas sim como ficantes. isso sem falar na gordofobia em peso mais pro começo do livro. é um livro bom mas pra se ler com pouca expectativa.

Nathy @peculiareslivros 10/10/2021

Gostei
Não é uma leitura maravilhoooosa e tal, mas é gostosa e envolvente. Me lembrou de vários filmes bem no estilo sessão da tarde que já vi, então consegui gostar da leitura, ri e tal, mas também tiveram algumas questões que não gostei tanto. Além do fato de terem comentários também que são típicos da sociedade e que pensei que seriam trabalhados ali, mas simplesmente foram jogados, uma fez uma careta e pronto, passou. Queria que tivesse um melhor desenvolvimento. No mais, vale a pena a leitura a quem busca um romance contemporâneo erótico sáfico

Maelle 14/01/2023

Romance sáfico legalzinho mas nada surpreendente, acontece o óbvio sem nenhum tipo de reviravolta. Os personagens são legais mas é tudo muito raso, não tem nenhum tipo de background nem mesmo das duas principais.

Vivi 12/09/2022

Antes que você diga sim
O plot do livro é interessante porém não é do meu agrado, Jordan é uma noiva profissional e gostei do jeito dela no início. A Abby eu ficava agoniada com a indecisão evidente dela de se casar com o Marcus e ela teve oportunidades para terminar tudo logo no início. A escrita não me prendeu, achei meio fraco a relação delas e a tensão entre elas era meio?? Não sei. Eu gostei e ao mesmo tempo esperava mais.

Ilayne.Christiny 24/03/2022

Lindo e gay
Me lembrou muito Imagine eu e Você mas de uma forma mais ética??? Pq esse lancinho ta acontecendo ANTES QUE ELA DIGA SIM então eu gostei mais. Senti falta só de mais algumas ceninhas das duas juntas conversando mais mas pelo visto quando é pra rolar é pra rolar

Milena 03/12/2021

Uma boa história!
Não é um livro perfeito, tem lá seus problemas já apontados aqui em resenhas anteriores, mas eu gostei! Achei que valeu a leitura e o casal é extremamente shippavel.
Renan 03/12/2021minha estante
'Extremamente shippavel' kkkk amei ?

ribeiro1 03/12/2021minha estante
Esse livro e sobre oq? Nunca tinha visto antes em nenhum lugar

Milena 03/12/2021minha estante
É que tem uns livros que a gente tem que se esforçar pra gostar do casal, aqui logo de cara quando elas se encontram a gente já começa a shippar mesmo sabendo que é errado

Milena 03/12/2021minha estante
@ribeiro1 um casal está prestes a se casar e o noivo contrata uma madrinha profissional para ajudar a noiva com as coisas do casamento e pede pra que a madrinha ajude a noiva com tudo o que ela precisar e bom, a madrinha leva o trabalho a sério demais... Kkkkkkk

Renan 03/12/2021minha estante
Sei cm é kkk. Vou parar por aqui antes que apareça um spoiler rsrs ?

Renan 03/12/2021minha estante
ribeiro1: Não tenho ideia, mas me interessei por ele e vou ver se tem cm ler pelo kindle. Vai atrás de informações pela internet, mais precisamente, no youtube.

Milena 03/12/2021minha estante
@VihSants tem sim! Ele tá incluso no Kindle Unlimited, li por lá!

Laríssa 26/03/2022

"Estou ansiosa para ser toda sua em um futuro próximo."
Antes que você diga sim é uma história estilo "o melhor amigo da noiva" e "imagine me and you". Só que aqui a Jordan é uma madrinha profissional contratada, e tem a função de facilitar a vida das noivas. É um romance previsível, mas a história e a escrita são tão gostosas, que a gente se envolve muito.

É um clichê bem sessão da tarde e foi o que me conquistou. Eu sou bem rendida por clichês fofos assim. Vi muitas pessoas reclamando por ser um romance rápido, mas pra mim, não deixou a desejar. Consegui entender a conexão da Jordan e da Abby, porquê é aquilo: quando é pra ser, quando tem conexão, as coisas só fluem.

Gostei bastante das interações que as duas tiveram e da forma que o romance foi construído. E a tensão sexual que rola entre Jordan e Abs é como se fosse um imã pras duas. Entre a confusão dos sentimentos e por ser algo proibido, elas vão se apaixonando. Achei algo bem real.

Também consegui entender a confusão da Abs, mesmo não gostando de algumas atitudes e da forma como ela acabou machucando a Jordan.. Mas entendo que ela ficou muito dividida entre a razão e o coração.
E sobre a Jordan... Eu simplesmente amei ela. Acho uma personagem bem apaixonante.

Tirando algumas falas duvidosas e a tradução/revisão porcas da editora, é uma leitura que vale a pena. É ótima pra curar uma ressaca literária.
ane 26/03/2022minha estante
QUERO TANTO LEEER ??? obrigada por recomendar, tava com um pé atrás

Laríssa 26/03/2022minha estante
@ane ele é um romance bem fofinho, bem clichê mesmo. Não é um livro pra ser UAU, é pra aquecer o coração. E quando a gente pensa tanto pelo lado da Abby, quanto pelo lado da Jordan, consegue entender e gostar das personagens. Na minha opinião, vale muito a pena dar uma chance pra história ?

ane 27/03/2022minha estante
acho que vou dar um chance , sim. te falo quando eu começar a ler ele ,viu ,larí ? espero que ele aqueça meu coração também.

fer 16/09/2021

Lindo de todas as maneiras possíveis. Achei a evolução da história muito linda, a escrita muito dinâmica e fácil, e os personagens são incríveis!! Amei demais a Karen (apesar dela ter aparecido bem pouquinho, adoraria ver um livro só dela), a personalidade de todos é muito bem construída.

dudicaswift 06/05/2024

Tinha tudo pra ser bom, mas depois da despedida a história ficou meio pá. Mas elas tem uma puta química do caramba! Não é um livro ruim, mas poderia ser melhor
Lizzy20 06/05/2024minha estante
Fiquei com a mesma sensação quando li esse