É sempre a hora da nossa morte amém

É sempre a hora da nossa morte amém Mariana Salomão Carrara

Resenhas - É sempre a hora da nossa morte amém

20/10/2022

Gostei da leitura
Gostei da leitura, Aurora é a protagonista, uma senhora encontrada em uma estrada sem memórias. Está em um abrigo aos cuidados de Rosa, que passa a ajudá-la para encontrar alguma informação sobre a vida de Aurora. Um livro sobre maternidade, morte e esquecimento. Cada capítulo é uma versão de Aurora sobre a sua vida. Um personagem presente constantemente é a amiga Camila, Aurora também teve uma filha também Camila em homenagem a amiga, Camila a filha tem vários destinos nas memórias esquecidas de Aurora, a cada capítulo Aurora revive um episódio diferente do destino de Camila. Mas apesar do sofrimento de reviver alguns episódios da vida Aurora quer saber o que aconteceu. Um livro bem interessante! ??

leiturasdabiaprado 19/10/2022

É sempre a hora da nossa morte?
A morte sempre nos ronda? A nós e a quem nós amamos? Pensar na morte é uma obsessão?
Aurora é uma senhora de 70 e poucos anos que vai parar num abrigo para idosos, chega sem passado, desmemoriada, sem saber nada da sua história, mas sempre com histórias para contar sobre o seu passado. Como assim?! A cada encontro com a assistente Rosa ela conta uma versão do seu passado, sempre marcado pela morte, a morte precoce de sua filha... em cada encontro uma morte diferente, em idades diferentes, como se a única certeza que existisse dentro dela é essa perda da filha!
Paralelamente também existem histórias sem a filha, aonde a lembrança está unicamente numa melhor amiga...
Em outras as duas Camilas aparecem, a filha e a amiga!
Além delas temos a constância de um casamento acabado, dois vira-latas e uma relação conturbada com a mãe!
Mas, acima de tudo o que eu mais li em cada passagem é o medo da solidão, a necessidade de amar e ser amada, de ter alguém ali perto... e o medo de tudo ser acabado com a inesperada morte!

Lulu 18/10/2022

Faz tempo que terminei e esqueci de colocar aqui
É um pouco confuso, demorei pra pegar o fio da meada e entender o ritmo do livro, mas de fato é uma obra diferente do que eu já li. Gostei marromeno. Mas gostei.

Marina 15/10/2022

Sensibilidade
Li esse livro para o clube de leitura da Manu e até agora eu achei o melhor deles, dentro de uma seleção incrível.

O livro conta a história de uma senhora que é encontrada e está confusa, então vamos lendo e vendo "versões" do seu passado, sem saber o que é verdade e o que não é (as versões são contraditórias entre si).

Então o livro nos dá uma angústia, mas é uma angústia "boa".
E, em cada parágrafo, há frases lindíssimas e o livro em si carrega uma sensibilidade absurda.

Maria.Eugenia 14/10/2022

Gostoso de ler
Ainda em dúvida se gostei desse livro. Mas uma coisa é certa, parece um livro de receitas de como ver um filho morrer. A autora debocha da morte a casa capítulo, interessante.

Tiago.Ropke 14/10/2022

Aurora é uma mulher com 70 anos que é encontrada em sem memória em uma estrada com uma coleira na mão chamando por Camila. A história se passa em um asilo e ela tentando se lembrar da sua vida. As lembranças dela estão bem malucas pois em alguns momentos Camila é sua filha e é morta de uma forma e em outros ela é morta de outra forma. Isso sem contar que tem horas que ela tem uma amiga chamada Camila e ainda outros momentos em que ela se negou a ter filhos. O livro fala bastante de morte, da relação de maternidade e tem várias reflexões legais. E umas frases de efeitos legais. Tem um momento que cansei de ouvir sobre tantas coisas diferentes acontecem com a Camila.

Luciano 13/10/2022

"A minha solidão era concreta: precisava jogar fora meio ovo para adequar um pudim ao tamanho da minha existência".

Bibi 12/10/2022

Cansativo
Não é ruim, mas achei a leitura monótona. Muitas vezes, arrastada. Demorei bastante para terminar de ler.

Carol.Fedre 04/10/2022

Este é minha segunda leitura de Mariana Salomão Carrara e sigo ainda mais encantada.
A forma como narrou a história de Aurora, sensível, delicada e forte me emocionou. Gostei muito de como Mariana introduziu o momento histórico da juventude de Aurora.
Um livro lindo, cheio de poesia e que nos faz repensar a vida. Leiam!

Marina 26/09/2022

Incrivelmente bem escrito, toda hora uma frase linda que me pega de surpresa
Por um tempo me incomodou os capítulos confusos e um pouco repetitivos e quantas mortes aquela mulher pode vivenciar
Mas aí me bateu que é justamente a própria confusão dela, da doença, da velhice, e a angústia de não saber
Todos os medos que ela sentiu ao longo da vida de perder aquela Camila amada, seja a amiga ou a filha
Lindo lindo lindo livro sobre luto maternidade abandono velhice

Paloma Ribeiro 24/09/2022

Esse livro emocionante conta das tantas perdas e lutos de Aurora, achada numa rodovia, sem memória alguma de seu passado. Aos poucos a autora desvenda os delírios neuróticos de Aurora e dá um desfecho para uma leitura cheia de afetos (angústia, compaixão, raiva, comparecimento, etc).
Paloma Ribeiro 24/09/2022minha estante
Compadecimento**

Thayssa.Tannuri 21/09/2022

Narrativa belíssima e delicada sobre maternidade, perda, velhice, solidão... Apaixonada pelo texto de Mariana.

Filipe.Mello 21/09/2022

não entendi, mas chorei
é um livro emocionante e a autora, assim como no seu livro anterior, se destaca pelo uso de simbolismos que fazem a gente criar um vínculo emocional com o texto dela. mas as coisas mudavam a cada capítulo. cada capítulo era uma história diferente e confesso que isso me deixou confuso e nada me deixou tão confuso quanto o final, mas eu fiquei muito emocionado. a escolha de palavras da mariana é poética e eu amei