Unifica-me Tahereh Mafi

Resenhas - Unifica-me

Cintia.isbooktime 15/09/2022

Me surpreendeu!
Quando comecei a ler a saga, me surpreendi com tantos contos... Não costumo ler eles entre os livros, mas esses me deixou curiosa, pois queria entender mais, principalmente, sobre Warner. Então, começamos por ele em "Destrua-me", que trás um pouco mais sobre esse rapaz que só consegue mostrar o seu lado ruim. Depois de "Destrua-me" vem "Fragmenta- me", que fala sobre o Adam, quem vem me decepcionando inclusive.
Destrua-me é o 1.5 da saga, no ponto de vista de Warner.

Juliete ainda não conhecia Warner como em Liberta- me, mas ele já começou a demostrar que realmente ele é.

Nessa parte da história, ele demostra ser um jovem bem perturbado e que, de certa forma, tem esperança na jovem, além de já demostrar está apaixonado por ela (ao ponto de não notar que ela tem nojo e desprezo pela pessoa que ele demostra ser).

No conto também descobrimos que ele já tinha interesse por ela antes mesmo de a conhecer e que achava que já a conhecia por ler os seus relatos e por vigia-la no "sanatório".

E o choque dele ao ler o seu diário!?

É com o famoso diário que ele descobre que tudo que imaginou sobre ela era errado... e acaba se apaixonado AINDA MAIS por ela.

Fragmenta-me é o segundo 2.5 da saga, o ponto de vista de Adam.

Não sei como vai continuar o Adam na saga, pois em Estilhaça-me eu gostava muito dele, mas em Liberta-me eu fiquei com sentimentos confusos entre ódio e pena dele.

Contudo, no conto, vamos ver o seu ponto de vista e sua necessidade por Juliete.... Além saber um pouco mais sobre do relacionamento dele com seu irmãos mais novo, James; seus motivos para ter um amor paternal pelo menino (ele cria seu irmão como pai desde muito novo).

O conto mostra que ele tem esperanças de ter felicidade e de haver um mundo melhor e que tem essa esperança em Juliette...

Além dos dois contos, temos o famigerado diário de Juliette, onde ela escreve (ou tenta escrever) o seu dia ou as suas lembranças. Uma parte triste que mostra o porquê do seu comportamento retraído e do medo dos seus dons. Nele, ela conta um pouco de como ela era tratada tanto pelos pais como pelas as outras pessoas e o fatídico dia em que ela matou a criança.

? E, sobre o Wagner, eu comecei a gostar do personagem depois que conheci ele melhor. Agora sei porque que muitos leiturxs estão apaixonadxs por ele, uma rapaz que foi criado por um monstro para ser o que é... aqui ele mostrou melhor que as aparências enganam.

? Sobre o Adam, como falei anteriormente, eu gostava muito dele, mas, no segundo livro, ele teve algumas posturas que fez com que eu odiasse-o... Mas gostei de saber como ele é com o irmão.

? Sobre a Juliette, o seu diário mostra o motivo dela ser tão covarde (mas, como já li no segundo livro, sei que ele vai mudar muito)...

? No geral, foi uma experiência boa, pois tirou muitas dúvidas sobre os personagens e como eles chegaram onde estão, além de permitir com que eu conhecesse eles melhor. Quem está começando a ler a saga leiam esse conto, pois ele completa o entendimento sobre os livros.

// ? Cintia

Dany 18/09/2022

O pov do Aaron e a melhor com certeza, por si só já daria 5 estrelas, mas como tem o pov do Adam diminui uma estrela pq esperam mais um do Aaron. O diário da Juliette também é muito bom, palavras bem escritas e profundas, te faz refletir bastande.

Dayanne.patrocinio 19/09/2022

Eu já havia lido os contos então pulei direto pro Diário de Juliette que por sinal não acrescentou muita coisa do que já havia lidos nos livros anteriores.

Só preciso de letras para viver. Sem elas, eu não existiria. Porque estas palavras que escrevo são as únicas provas de que eu ainda estou viva.

Rapha 22/09/2022

A parte do Aaron foi a melhor, sem dúvidassss. Se fosse só um pov dele eu daria 5?, com certeza...
Adam foi meio brocoxó
E o diário da Juliette é bastante emocionante ?

Nathy 27/09/2022

Unifica-me
Muito interessante como esses pontos de vista introduzidos pelos contos, enriquecem a perspectiva que o leitor tem da narrativa e dos personagens!

Particularmente, gostei muito mais do primeiro conto, justamente por ter trazido uma realidade sobre Warner que ficou escondida no decorrer do primeiro livro. O acesso à perspectiva dele foi muito importante para mim, especialmente ao iniciar o segundo livro!
Esse sentimento de humanidade escondida foi uma experiência e tanto e me deixou na expectativa de ver mais sobre ele em Liberta-me!

O segundo conto, que traz a visão de Adam após alguns acontecimentos do final de Liberta-me, deixou em evidência alguns pontos importantes sobre ele e sobre o que é relevante, tomando como partido, seu ponto de vista. Foi duro, angustiante e um tanto quanto decepcionante, por motivos diferentes, mas foi importante também. Ter visto essa perspectiva me deixou preparada para possíveis decepcionada mais à frente em Incendeia-me.

Ambos os contos têm sua relevância e preparam o leitor para um aproveitamento maior dos livros que os sucederão. Gostei muito e achei que enriqueceram muito a narrativa, construindo uma ponte entre os livros e intrigando o leitor, seja de forma positiva ou negativa.

Thalita @desabafoliterarioo 28/09/2022

Até que é necessário ler intercalando com os livros principais...
DESTRUA-ME #1.5 [4,0]

QUOTE:
"Passei a acreditar que o homem mais perigoso do mundo é aquele que não sente remorso. Aquele que nunca pede desculpas e, portanto, não busca perdão".

Foi estranho ler na perspectiva de Warner. Eu tinha criado uma imagem dele no livro principal, e quando comecei a ler esse conto me deparei com o oposto que eu tinha imaginado kkkkkk. Foi difícil acreditar no que estava lendo, e aceitar. Gostei do conto por conta que foi algo inédito e trouxe Agora, que obsessão é essa por Juliette??!?

FRAGMENTA-ME #2.5 [3,5]

QUOTE:
"E é então que sinto meus ossos se fragmentando, pequenos terremotos me destruindo".

Não foi torturante ler esse conto na versão de Adam como a maioria disse que foi. Nele mostra dois momentos do livro principal, que somente uma foi interessante de ler. A cena é referente as dúvidas que Juliette ficou se questionado no final de Liberta-me. Então é necessário ler.

DIÁRIO DE JULIETTE #EXTRA [2,0]

QUOTE:
"Eu tenho coração, afirma a ciência, mas sou um monstro, afirma a sociedade"

O diário de Juliette só serviu para sabermos da ordem de suas anotações, já que a maioria foi colocada no livro principal e no conto Destrua-me. Nesse conto mostra como Juliette conseguiu o caderninho.

RicXand 03/10/2022

O livro tem vários contos. Apesar de não ter lido os outros livros deu pra ter uma ideia geral da história. Só achei que podia ter mais conteúdo.

Cinara... 03/10/2022

Pontos de vista diferentes...
"Não presumo saber a diferença entre certo e errado, mas vivo de acordo com determinado tipo de código. E, às vezes, eu acho, temos que aprender a atirar primeiro."

Pra todo o livro que leio eu queria ter um livro extra que tivesse o ponto de vista do coadjuvante, o quão mágico seria uma versão da Capitu mas escrito pelo próprio Machado!!!!! Não gosto de continuações escritas por outras pessoas além dos criadores originais.
Pra mim esses livros extras em qualquer saga pra mim sempre serão super necessários.

Lachase 07/10/2022

Unifica-me
Esse livro te mostra uma nova realidade do que realmente está acontecendo com a vida de Warner e Adam.

Mostrando que não as pessoa não são como aprenderam ser.

Amei o livro! Recomendo super.

Luiza 14/10/2022

amei o livroooo, me deu mais informações sobre a juliette, o adam e o warner (????)
acho que só a juliete ( bbb ) sofreu mais que a juliette
e o adam eh um grande bosta q não sabe amar ngm só o irmão??
warner é sim o amor da vida da juliette, e qm discorda ta errado