Billy Summers

Stephen King

Resenhas - Billy Summers

Vivis 09/02/2022

King não é rei a toa!
?Pessoas ruins precisam pagar. E o preço tem que ser alto.?

Billy Summers, é novo lançamento do autor Stephen King, que para surpresa de zero pessoas, é um dos meus autores favoritos. Nosso mestre King é publicado no Brasil pela Editora Suma e ela tem trazido os lançamentos muito rápido para nós, para alegria da minha vida e tristeza do meu bolso tem tido vários Kings novos para eu chamar de meus e morar na minha estante!

A edição está linda, eu amei o projeto gráfico, a capa e diagramação estão lindas e super confortáveis para leitura, vale super a pena o investimento, dessa vez eu adquire ele direto no site da Companhia das Letras, com um lindo desconto de uma pesquisa que a Companhia lançou uns meses atrás, ou seja, quando verem uma pesquisa de opinião da Cia das Letras por aí, participem que sempre tem lindos mimos, uma pena que eu só consegui pegar quando já não tinha mais disponível os brindes da pré venda, eu estava sonhando com o caderninho e o marcador desse livro! Alegrias e sofrimentos de uma fã!

Vale sempre também da uma olhada no site da editora que tem umas promoções ótimas!

?Conhecer gente, sim. Gostar delas é ser gostado de volta, sim. Mas não dá para ficar muito íntimo. A intimidade é má ideia. A intimidade é perigosa??

Muito tem se falado do livro por aí, mas como Billy sou perita em fugir! Ele de cenas de tiroteio e eu de spoilers, eu mal li a sinopse, só para saber o básico mesmo, então minha leitura foi cheia de surpresas.

?O homem que minha mãe morava voltou pra casa de braço quebrado??
King é conhecido como mestre do Terror, mas para quem já acompanha um pouco sua carreira, sabemos que ele é muito mais que isso, é uma referência no terror? É! Porém, ele passeia tranquilamente em muitos outros gêneros literários: Suspense, Thriller, Drama, Romance policial, etc, levando sempre seu estilo de escrita a cada livro, ou seja, sempre há um terror ou algo fantástico/sobrenatural.

Aqui, nós temos um belíssimo thriller, na sinopse é bem definido como Thriller Noir, uma forma elegante de falar suspense policial, vou colocar a definição de um artigo da PUC-RS, porque ela deixa bem claro, para mim, o que é a Literatura Noir:

A literatura noir se caracteriza por apresentar histórias que misturam terror, mistério e elementos policiais, detetives e investigações que vão além dos conhecimentos de investigação criminal.
Billy Summers é um protagonista de King que me conquistou, quando King quer ele sabe como criar personagens tão complexos e com tanta luz e sombras que somos obrigados a amar, mesmo com suas sombras.
Nós sabemos desde o início que ele é um atirador de Elite, um ex-fuzileiro que sobreviveu aos horrores da guerra, o que já o torna um personagem que devemos esperar surpresas. Afinal, pessoas boas não se tornam assassinas de aluguel, mas assassinos de aluguéis possuem um código de conduta igual a de Billy?
?? É uma pessoa ruim?
? É uma pessoa muito ruim.?
O início tô livro foi bem denso, tinha muita coisa acontecendo e ler sobre tudo e como esse último trabalho estava. Atingindo Billy, o mudando após anos de um profissionalismo distante, não foi fácil, estava bem claro que logo algo muito ruim ia acontecer, até porque muita coisa aconteceu rápido e o livro estava longe de terminar.

Ai que King, me deu um soco no estômago! Quando a trama parecia estar a ponto de cair em um marasmo (que quem lê King sabe que as vezes acontece), surge um personagem, Billy toma uma decisão que nos leva a?
Bom não vou falar aqui não é mesmo? Leiam!!!

?? mas a gente não controla o que sente. Os sentimentos são como a respiração, entram e saem??
Billy Summers é mesmo um livro sobre guerra (e aqui fica meu gatilho, pois existe a descrição de momentos de Billy passando pelos horrores da Guerra), Amor (E quando ele escreve sobre amor, ele parte nossos corações e reafirmar o poder e fé nesse sentimento), Sorte (e principalmente quando não existe ela) e Destino (quem somos nós diante dos planos do destino? Nada!).

?Escrever é bom. Ele sempre quis escrever e agora está escrevendo. Isso é bom. Mas quem poderia imaginar que doía tanto.?
Com uma trama bem escrita, personagens cativantes, somos levados a conhecer um pouco da vida de um homem que foi moldado pelo que foi obrigada a fazer e suportar e como ele busca redenção e viver.

É também um livro de Stephen King, então podem esperar muitas críticas sociais e políticas, tramas que podem causar desconforto, afinal o terror não é apenas fantástico ou sobrenatural e King é mestre em escrever sobre o pior dos males. O mal humano. Existem gatilhos: violência familiar, abuso de menores, abuso sexual, violência militar.

Porém, não se assustem, King também como eu disse é mestre em escrever sobre amizade, lealdade, amor e sobre os sentimentos que mudam a vida das pessoas.

?Vamos lá no porão??
Gostei muito, um favorito mesmo não gostando de umas coisinhas pro caminho, que não posso falar pois são soluções de alguns mistérios e o que levou ao final, que não é ruim. Eu só queria outra coisa mesmo? ahhh eu não aprendo ?

?É como um cinto de segurança. Você usa não porque espera sofrer um acidente, mas porque nunca sabe quem pode vir pela frente, descendo a colina na sua pista da estrada. Isso também vale para a estrada da vida, onde as pessoas derrapam para todo lado e dirigem na contramão.?
Super indico para todos que gostam de um bom Thriller, King sendo King ?

Resenha completa em: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2021/10/billy-summers-stephen-king.html?m=1

Pam 10/02/2022

Billy Summers, you will always be famous!
Inicialmente esse livro é sobre um ex-fuzileiro de elite e agora assassino de aluguel que só mata "pessoas ruins", o Billy Summers, que está embarcando em seu último – e mais grandioso – serviço. Mas aos poucos com o desenrolar da história vemos que tem muito mais: muito mais do serviço, muito mais do Billy, muito mais da história, muito mais dos personagens, dentre outras coisas. Esse livro tem infinitas camadas que eu não esperava, e assim conquistou um espaço definitivo no meu coração. O Billy vai entrar pra minha lista de protagonistas favoritos do Stephen King (talvez o meu favorito até o momento).

Infelizmente não poderei falar muito da história para não entregar spoilers, porque a sinopse do livro entrega só o começo (e que bom! é ótimo se surpreender), mas garanto que é incrível. Eu sou perdidamente apaixonada pelas ambientações que o King cria, e acompanhar toda a vida de assassino de aluguel do Billy me deixou 100% presa na leitura. O Billy se faz "de burro" (o "eu burro", de acordo com ele) para ter vantagem com as pessoas que o contratam e cada interação é boa demais de assistir, ainda mais quando nos momentos sozinho ele transiciona pro seu "eu inteligente", é fascinante. Além disso, tem outro livro dentro desse livro contando o passado do Billy, e eu fiquei muitíssimo interessada, foi muito legal ver a habilidade do King de dominar várias "vozes" e construir algo tão legal.

Eu comecei esse livro esperando uma coisa, e ele me entregou várias outras. Tem vingança, tem traição, tem máfia, tem um herói nada convencional, tem investigações e planejamentos de crimes de forma minuciosa (eu adoro esses detalhes e caprichos do Stephen King!), tem cena de ação de te deixar com a cara grudada no livro, tem traumas de infância, tem desenvolvimento de relacionamentos inesperados, tem found family, tem vilões repugnantes, tem de tudo. E tem cena pra chorar, ah se tem. Eu chorei várias vezes nesse livro e acho que isso ajudou para que eu me conectasse muito com ele, eu me apeguei muito aos personagens e abracei muito a jornada deles.

Essa é mais uma resenha que eu termino meio frustrada porque sei que minhas palavras não fazem justiça ao livro. Talvez eu seja suspeita pra falar porque adoro personagens que ficam na "área cinza", found family e outros tropes que são fortes nesse livro, mas Billy Summers entregou tudo que eu poderia pedir. Apenas leiam. Eu achei que diversos desfechos foram previsíveis, mas isso não estragou nada porque a construção foi impecável e a história ficou tão boa e tão fechadinha que não tem o que reclamar. Tudo fez sentido. Com certeza é um livro que irei reler diversas vezes durante a minha vida, porque passa aquela sensação de conforto, como se os personagens fossem meus amigos e eu estou ali compartilhando as aventuras, medos e alegrias com eles.

Observação: Apesar de falar de conforto, esse é um livro com várias cenas e descrições pesadas. Tem gatilhos de est*pro, ped*filia, violência explícita, dentre outros. Consultem antes de ler, obviamente é +18.

Mari 11/02/2022

O livro já é super interessante desde o começo para quem tiver paciência e curiosidade com o preparo do personagem para o trabalho que ele foi contratado para fazer.
Acompanhar o Billy em todos os passos dele me prendeu muito no livro, e depois da metade ainda tem um acontecimento muito imprevisível, que acrescenta ainda mais interesse em saber como o enredo vai se fechar.
Tem uma situação muito aleatória que para mim não tem nenhum encaixe, mas no geral não acho que atrapalha a história.
A leitura é ótima do início ao final.

Beatriz.Ghidini 12/02/2022

King sendo o rei que é
Billy Summers conta a história de um assassino de aluguel que tem como critério a pessoa ser ruim para aceitar o trabalho. Depois de anos no ramo, Billy decide se aposentar porém antes um velho conhecido lhe oferece um último trabalho, embarcando assim em uma jornada de amor e vingança.

Stephen nos apresenta um anti herói que constrói uma imagem "burra" para ser seu alter ego pra poder apresentar aos seus contratantes, o que nos faz embarcar numa história que apresenta a dualidade do seu eu verdadeiro, que é realmente inteligente, e seu eu burro.

Paralelamente a tudo que está sendo narrado existe também a história que o próprio Billy escreve que nos mostra como foi sua infância e sua jornada durante alguns anos, nos cativando ainda mais.

A construção do personagem faz nos apegar a cada linha e o final é surpreendente, ele ser pago para ter seu último homem mau morto é apenas uma ponta da história.

O King foi realmente brilhante.

?? pode conter gatilhos como: estupr0 e pedofil@, não se esqueça que é uma história +18 ??

Marlos 13/02/2022

Uma obra inesperada.
Um livro que, vindo do mestre, não poderia esperar menos. Saindo um pouco do seu hábitat natural - horror - e indo para uma história diferente de seu normal, King entrega uma obra de traição, mentiras e momentos marcantes.

Billy é um sobrevivente da guerra e que passou a ganhar a vida sendo assassino de aluguel. Afinal, o que poderia dar errado?

Ele é contratado para realizar um último trabalho, assim, se aposentando. Nick, quem lhe contrata, promete uma grande fortuna para um trabalho que, aparentemente, seria só mais um qualquer. Dessa forma, tudo começa e a história pega rumo.

Desde o começo me prendeu, sendo uma grande surpresa pelo que se tratava. King consegue fazer o leitor mergulhar em sua obra, dando sentimentos de tensão, felicidade e tristeza. Inclusive, tirou lágrimas.

Os personagens são bem trabalhados, com propósitos e desfechos a todos, sem deixar pontas soltas. Teve citação a uma das obras mais perfeitas (se não a melhor) de todos os tempos, coisa que me fez arrepiar.

Billy Summer é uma agradável leitura, tornando-se "obrigação" a quem é fã do mestre. Minha nota não poderia ser menor do que essa.

Pietra 13/02/2022

Muito bom, mas não perfeito!
Foi o meu primeiro livro do King e fui surpreendida positivamente. A escrita é bruta, direta e certeira. Nada de metáforas e floreios: o que é, é e pronto.

Até a primeira resolução da história, eu acho tudo perfeito. Fiquei louca pra saber o que ia acontecer! Você se apega aos personagens de um jeito assustador, inclusive com o Billy. A forma como a cidade, a situação e as pessoas são construídas deixa tudo real demais. Acho que esse é o encanto da escrita do King.

A história é pesada, a parte que conta a história do Billy é a melhor, sério. Vale a pena ler só por causa disso. Mas fica alerta pra um monte de possíveis gatilhos, vale pesquisar antes sobre.

Realmente me tocou algumas coisas e foram impactantes como um todo - até como escritora mesmo.

Depois dessa parte, a história continua boa, mas questiono algumas coisas e decisões. Não fica ruim, mas perde um pouco do brilho. Não acho o final ruim, combina com o que foi desenvolvido, mas não reclamaria se fosse diferente.

Algumas cenas e o que acontece aos personagens é meio ?????, bem fora de outras que são super coerentes.

Uma coisa que me incomodou foi a fixação do King de falar que as pessoas são gordas. Sério, eu entendi da primeira vez, mas ele repetem um milhão de vezes!

No mais, foi uma boa primeira experiência e me deixou animada pra ler outros dele! E a capa do físico é maravilhosaaaaa! Comprei o físico só por causa disso!

Rafaelbing 15/02/2022

História fantástica do King 9,5/10
Pegando um gancho da resenha da minha amiga Hili, Billy quis deixar sempre um sentimento de gratidão por onde ele passou.
Quis agradar a todos, não só pelo fato de estar se desculpando por ter um "homem ruim", mas por desejar ser um homem bom, onde ele poderia viver com churrasco com os vizinhos, monopoly com crianças, cuidar do seu gramado...
Um livro que realmente aflorou os meus sentimentos para ver o que deixamos para as pessoas quando passamos pela vida delas.
Recomendo a viajar nessas páginas ?? ?

Claumdd 15/02/2022

Impacto profundo!
Sou fã assumida do King e prefiro o horror, sempre. Mas esse livro me deixou impactada e reflexiva qto a algumas questões da vida num geral.
Ótima leitura, bem no estilo King de ser. Amei.

Carla 15/02/2022

Fraco
Infelizmente, não me conectei com essa história de Stephen King.

Nessa história, acompanhamos Billy Summer, um matador de aluguel que tem alguns princípios e vai fazer seu último trabalho.

Conhecemos o momento presente e seu passado dramático que vai sendo contado aos poucos, na maior parte do tempo em forma de sonhos do protagonista.

Embora o final seja bonito e triste, a trama é muito extensa e enrolada o que tirou meu foco. Parece que o livro precisava de algumas revisões antes de ser publicado. Muitos elementos são repetitivos e até clichês.

Gosto da escrita de King, mas acho que algumas obras (essa é um exemplo) precisariam de mais cuidado antes de chegar ao público. Lógico, ele tem fãs fiéis e é para ele que o autor escreve, mas eu não sou uma delas. Me importa mais a história e como ela é contada, do que o autor em si.

Obs: não há elementos de terror, sobrenatural ou fantástico nessa trama.

Priscila.Paula 18/02/2022

Surpreendente
No início achei o livro meu parado, mas depois que engata fica maravilhoso. Não dá vontade de parar de ler. Só demorei pq estava lendo em uma Leitura Coletiva. O final me fez chorar. Stephen King sempre arrasando.

Tatiane.Macedo 19/02/2022

King sendo king
Toda vez que leio os livros do king, fico mais apaixonada pela escrita dele.
Como faz para não gostar de uma pessoa ruim?
Queria que o final fosse diferente? Queria! Mas ficou bom mesmo assim.
A filha da p*** da Marge...
Esse livro traz mais camadas do que aparenta e se me surpreendeu em vários momentos da história...
"Vamos lá no porão ver se sobrou alguma maçã" acabou comigo!

patriciadesa 21/02/2022

Billy Summers
Um bom livro? Sem dúvida. Mas um ótimo livro, fabuloso? Não. Mestre Stephen KIng só é rei quando ele faz aquilo que sempre fez de melhor : horror sobrenatural. Aí não tem pra ninguém , o homem que escreveu It a Coisa e o Iluminado é o mestre , o rei do sobrenatural sem perder pra ninguém, aqui nesta história não vi nada grandioso ou excepcional.

Rittes 21/02/2022

Mais um livro inesquecível
Não canso de louvar a capacidade quase infinita de Stephen King me surpreender. Ao sair de sua zona de conforto, coisa que tem feito cada vez mais nos últimos anos com livros como Ascensão, por exemplo; King mostra que é mesmo um mestre. O fato de abordar temas sobrenaturais é apenas uma contingência, já que ele realmente sabe contar uma história. Aqui, trata-se de uma história policial com o clichê do último trabalho que, comumente, não dá certo, como nos livros de Donald Westlake assinados como Richard Stark. Billy Summers é um ex-veterano de guerra que virou assassino de aluguel, Mas, tem como princípio só matar o que ele chama de "gente ruim". Contratado para um último serviço antes de se aposentar, Billy terá que lidar com muitos imprevistos e muita "gente ruim". Para quem gosta de um livro policial com muita ação e suspense, vale a pena!

Dani Ferreira SS 24/02/2022

Billy seu perfeito ???
Eu amo King, já favoritei alguns, outros não gostei mto, mas esse com certeza vai entrar pra lista de favoritos do autor. Billy virou um dos meus personagens favoritos!!! Demorei uns 10 dias pra terminar a história, mas por problemas meu mesmo, e quando peguei ele pra ler de verdade eu devorei em praticamente 2 dias. Leiam essa perfeição e espero q gostem tanto quanto eu ??