As Desolações do Recanto do Demônio

As Desolações do Recanto do Demônio Ransom Riggs

Resenhas - As Desolações do Recanto do Demônio

Camilly.Batista 02/06/2022

UM FINAL MERECIDO
Aí que saudades eu vou sentir de acompanhar essa saga por tanto tempo. Foram tantas aventuras desastrosas , perigos inimagináveis, amores improváveis.

Esse último livro foi muito emocionante saber que todos tiveram um bom final
Vou sentir saudades do Jacob e da Noor....do Millard e outros.
Quem sabe no futuro não vemos outras histórias dos peculiares.

Ps.kkkk não sou boa com teorias

arilopes 28/05/2022

As Desolações do Recanto do Demônio
O conteúdo das palavras a seguir podem conter spoiler e estragar a sua experiência me deixaria, profundamente, magoado comigo mesmo. Então, leia só quando finalizar a série!

Antes de tudo, seria um um erro monumental não ressaltar a escrita de Riggs, o autor consegue nos transportar para cenários imagináveis apenas fazendo uso da nossa maior fonte de magia: as palavras. Espero que Riggs continue escrevendo sobre outros mundos, personagens e narrativas mirabolantes e únicas e com a dose peculiar da sua incrível capacidade de transformar palavras desconexas em algo cativante, palpável e, assustadoramente, capaz de mudar e ajudar vidas: Histórias. Foi gratificante e uma delícia passar esse tempo com o conforto de palavras e personagens que nunca esquecerei. Obrigado! Além do mais, Riggs soube trabalhar, no épico desfecho, capítulos deliciosos e nada monótonos, a cada livro da série sentia essa evolução pessoal do escritor, de tentar minimizar a quantidade de páginas dos capítulos, porque, convenhamos, é cansativo capítulos longos.

Dito isso, quero discorrer um pouco sobre alguns acontecimentos da trama. Primeiro, achei a construção do vilão muito simplória, o vilão é mau simplesmente porque acha que os peculiares deveriam dominar e não ser subjugados, Riggs poderia ter aprofundado melhor a história do antagonista, visto que foram seis livros. Do mesmo modo, a morte dele foi algo bem morno e simples, olhando para todo o percurso da série, eu esperava muito mais! O mesmo cabe para a batalha, óbvio que tem grandes acontecimentos, mas no geral é rápida e sem nenhuma grande perda, e isso me incomodou. Ninguém morre, pelo menos nenhum dos personagens principais, temos só perdas de indivíduos secundários, acredito que para uma série dessa magnitude poderia ter ? pasmem ? ocorrido uma perda significativa.

Outro ponto, diz respeito a como Riggs, notoriamente, esqueceu de alguns elementos da história. Cadê o primeiro etéreo no confronto que Jacob dominou em Cidade dos Etéreos e que estava preso na arena de luta do Recanto? O que realmente aconteceu com Bentham depois da Biblioteca de Almas? Porque tornar dispensáveis/descartáveis os outros peculiares da profecia? E Julius, qual desfecho dele? E o caos no mundo dos normais que Caul deixou? Achei que a narrativa ficou com muitos pontos que poderiam ter sido melhor explorados. Além disso, achei totalmente desnecessário o começo do livro, além da demora para engatar nos acontecimentos da narrativa, acho que Riggs perdeu muito tempo até Jacob e Noor chegarem no Recanto, espaço de tempo que poderia ter acontecido diversos momentos relevantes para a trama. Também, sinto que Riggs recorreu a plots anteriores para algumas resoluções de problemas, o que, consequentemente, não surpreende o leitor. Assim, sinto que muitos desses ?problemas? só aconteceram porque o autor deixou tudo para ser desenvolvido e concluído neste livro, o que deixa o leitor, de certa forma, até sobrecarregado.

Ademais, não posso deixar de mencionar que ainda sinto que o relacionamento de Jacob e Emma precisava de mais uma conversa entre eles, até reli a conversa que ambos tem em A Convenção das Aves e, sendo sincero, é uma conversa madura, mas ela tende para que os personagens aceitam bem o término e fiquem amigos como se nada tivesse acontecido entre eles. Retorno a dizer, achei superficial e conhecendo Emma ? quem leu sabe ? foi uma aceitação sem nenhuma resistência, totalmente contrário a personalidade da personagem. Todavia, isso não quer dizer que eu não goste de Noor, pelo contrário, é uma personagem que foi sutilmente introduzida mas que logo ganha o leitor. Riggs poderia não ter feito deles um casal ? Jacob e Noor ?, mas amigos e ter resolvido a briga entre Jacob e Emma, não havia necessidade de mudar o casal principal. E, infelizmente, sinto que Emma após o término perdeu certa notoriedade na narrativa, e ela é umas das minhas personagens favoritas.

Por outro lado, tem alguns pontos que é um crime não comentar sobre. Enoch, obrigado por todos os momentos que você me fez ri ou que me irritou, acho que consigo te amar e, às vezes, odiar na mesma medida. Você é um incrível alívio cômico! Outrossim, amei a migalha que foi ter um peculiar que morava no Brasil. Cheio de estereótipos? Sim, mas amei esse reconhecimento e que, lamentavelmente, nem durou muito. Quem perdeu foram os leitores de outras nacionalidades! Outro quesito que gostei bastante, e não tinha mencionado em nenhuma das outras resenhas, foi como era gratificante chegar nas fotografias, ao longo do texto, das capas e segunda capas dos livros da série e entender o seu contexto. Riggs consegue ser surpreendente até em pequenos detalhes. Ah, o desfecho de que os peculiares simplesmente não começaram a viver no mundo dos normais foi o mais assertivo, seria impossível viver em paz em um mundo em que você foi caçado, temido e morto por milhares de anos por apenas ser distinto dos demais.

Destarte, foi maravilhoso acompanhar a história de Jacob e dos seus amigos e conhecer mais sobre esse mundo disruptivo que Riggs criou, é uma série que conheci lá em 2018 e só consegui concluí-la agora, tenho orgulho daquele Arilson que viu O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares na estante do shopping, em promoção, e decidiu comprá-lo e se aventurar nesse mundo. Sempre admirei a coragem dele de conhecer sobre o desconhecido! E sim, a experiência de ler essa série é mil vezes melhor do que só assistir ao filme. Porém, recomendo. Ambos!
E assim amigos, sigo em busca de outros peculiares e da preservação do nosso peculiar mundo literário.

"Às vezes, uma velha fotografia, um velho amigo ou uma velha carta ajudam a lembrar que você não é o mesmo de antes. Aquele que morava entre aquelas pessoas e valorizava isso, escolhia aquilo, escrevia de tal jeito não existe mais. Sem perceber, você percorreu uma grande distância. O estranho virou familiar, e o familiar, se não estiver estranho, é no mínimo desconfortável."

"Somos todos esburacados, e em alguns dias eu teria feito qualquer coisa para tapar meus buracos, mesmo que só por um tempo."

"Porque não pude parar para a morte, ela gentilmente parou para mim"

"Só porque ninguém se lembra do seu nome não significa que sua vida não valeu a pena."

"Melhor queimar de uma vez que se apagar aos poucos"

"Nada está morto: os homens se fingem de mortos, suportam falsos funerais e lúgubres obituários, e lá estão eles, a tudo assistindo pela janela, vivos e bem, sob um novo e estranho disfarce."

FeFa 21/05/2022

E chegamos ao fim da saga dos pulilos da Srta. Peregrine.
Gostei do relacionamento de Jacob com Noor, achei mais saudável que a com a Emma apesar de amar esta personagem, mas achei que as crianças do orfanato ficaram muito de fora neste livro.
Mais para o final elas retomam, mas ainda muito pouco, principalmente as mais novas.
Infelizmente os outros livros li há muito tempo e várias referências eu não lembrei, mesmo assim, a história explica tudo que precisa.
Gostei do livro, da ação e da evolução dos personagens Jacob e Noor. Só gostaria de ter tido mais dos outros, principalmente Emma.

Joyce 18/05/2022

Me despedi desse personagem, me deu um sentimento de perda enorme. Eu nunca tinha terminada uma serie de livros. Foi emocionante ?viver? todos os livros. Apesar de achar que o Ransom riggs forçou um romance onde não precisava eu fiquei bem feliz com o final.

Tine 15/05/2022

Resenha de As desolações do Recanto do Demônio
As desolações do Recanto do Demônio, é o último livro da saga de Lar da senhorita Peregrine para Crianças Peculiares, é um livro muito bom e com um final que me deixou alegre, gosto da história e dos plots, por mais que tenha várias mortes eu esperava que houvesse mais mortes, que deixassem o leitor mais abalado, por mais que seria muito dolorido ver alguns personagens mais principais morrerem, poderia ser interessante, para dar mais peso a história, ou causando um dano grave ao físico ou psicológico de um deles. Tirando isso acho o livro muito bom, as cenas, as falas, as resoluções, tudo foi muito bom, sentirei muita saudade desse universo tão fascinante.

Rosy 07/05/2022

o fim
o livro segue o ritmo dos outros: as crianças não têm um minuto de paz!! tem alguns plots legais e que dão um up na história, porém ela segue bem previsível, você consegue muito fácil prever oq vai acontecer mas não consegue prever como vai ou as consequências disto

breno 04/05/2022

Provando que nem sempre o que emociona é bom
A proposta da trama é promissora e bastante original, mas o desenvolvimento comete todos os erros possíveis. Por ter muitos acontecimentos, tudo parece ser resolvido rápido demais, com soluções caídas no céu, convenientes demais e sem construção alguma, o que fazia com que o autor tivesse que explicar o que estava acontecendo através de suposições sem lógica do protagonista, que amarravam as pontas soltas de um jeito meio apressado e preguiçoso. O desenrolar do clímax é bem mal construído, algo que poderia ser resolvido se o autor não tivesse perdido tantas páginas com uma narrativa insossa, que cria mais problemas que soluções.
O final vale a pena pois entrega, finalmente, um encerramento que eu estava esperando há um tempo, e ficou bem emocionante do jeito que foi feito.
Resumindo, mesmo com o livro anterior sendo muito bom, essa segunda metade da série poderia ser resumida em um ou dois livros.

Gisele 03/05/2022

As desolações do Recanto do Demônio - Ransom Riggs
Os livros da série "O lar da senhorita Peregrine" deixam o leitor sem fôlego, literalmente. Este último livro desta série literária não foi diferente, do começo ao fim Jacob e seus amigos foram perseguidos sem parar pelo temível Caul e seus aliados. Amei esta série literária, já sinto saudade!

Alexandre.Melo 02/05/2022

O desfecho da saga das crianças peculiares traz realmente a conclusão de diversos aspectos que estavam em aberto, bem como deixa a estória realmente com a cara de ponto final. Muito gostoso de ler e acompanhar a evolução dos nossos queridos, porém infelizmente o livro é um pouco apressado em certos pontos. Saudadinhas desde já!

Samara 01/05/2022

???
Esperava uma aventura emocionante, o livro não me decepcionou nem nada, a finalização foi ótima, acredito que tenha criado expectativas maiores, sendo o último livro de toda essa saga, mas a finalização foi ótima, só tinha expectativas maiores.
Resenhando Com Luke ® 04/05/2022minha estante
Aeee mais um pra Meta

Resenhando Com Luke ® 04/05/2022minha estante
Agora dobra a meta

Samara 04/05/2022minha estante
Simmm, vou começar outro daqui uns dias kk