Os Elefantes Não Esquecem (eBook)

Os Elefantes Não Esquecem (eBook) Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

anaA37 27/12/2023

Elefantes nunca esquecem
Como se espera das obras da Agatha, elefantes nunca esquecem foi um livro bem investigativo, cheio de visita a velhos conhecidos que puderam compartilhar suas lembranças sobre o famoso caso dos Ravenscroft.

Apesar desse ser o livro da Agatha Cristine qual eu menos me interessei, é uma história bem bacana, me agoniei em certas partes pq parecia seriamente que todos os personagens sofriam de TDAH, era uma mudança de assunto e conversas inacabadas que é até difícil de explicar
A revelação do crime tbm foi meio nhee mas é

Não sei se leria esse de novo

Ramon.Farias 26/12/2023

Foco no passado !
História toda focada em esclarecer um crime do passado .Sem ocorrências de crimes no presente , como em outros livros. Não é um dos melhores livros da Agatha mas não achei que é dos piores. Vale a leitura !!

Alaina.Maria 24/12/2023

Os elefantes nunca esquecem
Ainda que na metade do livre já temos as peças para saber que foi o assassino, os livros de Agatha são sempre uma ótima leitura de férias.
Ainda não conhecia a história de Os elefantes não esquecem, e gostei bastante do enredo. Gosto que exitem personagens femininas fortes e nem descritas, ainda que não sejam aprofundadas como personagens.
É uma leitura rápida e que vale a pena como todos os demais contos da autora do crime.

Maria18387 24/12/2023

??????
Não é ruim, mas também não é grande coisa.
Achei uma leitura gostosa, mas não me apeguei aos personagens e nem mesmo tive muito interesse pela história.
Definitivamente o que eu mais gostei foi o final, que por sinal eu acertei em um chute aleatório kkkkkkkk
É um livro curtinho, vale a pena

eu nathi 20/12/2023

É bom, mas está longe de ser o melhor!
Terminei de ler agora e ainda estou absorvendo a solução do mistério.

Este livro da Agatha é bem curtinho e na minha opinião, com a escrita mais fácil e fluída comparado aos outros que já li e talvez seja por isso que dei as 3 estrelinhas porque a investigação em si não me deixou vidrada e a conclusão não é nada genial.

Eu gosto muito da amiga do Poirot, a escritora Ariadne Oliver, acho uma personagem legal e carismática mas nada muito wow kkkkkk.

O mistério em si é um pouco previsível e meio desnecessário, mas não deixa de causar aquele efeito Agatha Christie, que pra mim é gerar aquela curiosidade sobre os personagens envolvidos, desconfiar de certos relatos e se impressionar com o desfecho da história e por isso não é um livro ruim mas me decepcionou um pouco, já que esperava uma conclusão muito mais mirabolante do recebi em Os elefantes não esquecem.

Para mim o melhor livro da autora continua sendo ?E não sobrou nenhum?, por mais que não tenha lido muitos livros da Agatha Christie ?

bugbia 19/12/2023

Um beco sem saída
Na minha opinião, este livro tinha uma das melhores propostas da Agatha, com muito potencial para ser um mistério emocionante e envolvente. Infelizmente, não foi o caso. É claro que um livro abaixo da média da rainha do crime ainda é muito superior à vários livros de outros autores de mistério, mas comparado aos outros romances dela, "Elefantes nunca esquecem" está com certeza no fim da lista.
Tiveram vários coisas que me incomodaram nessa história. Primeiro que, apesar de teoricamente ser um romance de Hercule Poirot, muito da história é conduzida pela Mrs. Oliver, o pseudônimo da própria Agatha. A personagem, apesar de ter lá seus pontos positivos, não consegue conduzir uma mistério remotamente tão bem quanto Poirot. A primeira parte inteira, por exemplo, consiste apenas de conversas que parecem não levar a nada, e por ser uma mulher rica, o mistério entra muito na vida da classe alta inglesa, o que não é nem um pouco interessante.
O excesso de conversas também se torna um problema! Não é até as últimas 70 páginas que atitudes de verdade por parte de Poirot e Mrs. Oliver começam a ser tomadas. Na maior parte, o leitor é apenas envolvido em uma série de diálogos sem propósito, com pessoas que poderiam saber algo sobre o crime em questão mas na realidade não parecem saber nada, e que não levam os investigadores a lugar algum. Muitas das conversas inclusive são repetitivas, porque ninguém sabe de nada. Somos apresentados a no mínimo uns 5 personagens que não contribuem de forma alguma na obtenção de novas informações e só servem para confundir o leitor com lembranças misturadas, deixando o romance maçante.
Claro que o fato do crime ter ocorrido 12 anos antes da história começar a ser contada contribui para esse tédio. Geralmente nos romances da Agatha, e na maioria dos mistérios, há um primeiro assassinato que dá início ao livro, e perto da metade, outro assassinato. Não foi até eu ler "Elefantes nunca esquecem" que percebi como esse segundo assassinato faz falta. É um mecanismo muito eficiente para prender ainda mais a atenção do leitor e dar certa urgência ao caso, que torna tudo emocionante. Devido ao fato do crime ser antigo e inativo, o interesse se dissipa um pouco.
Se ao menos esse crime de 12 anos atrás tivesse se tornado relevante novamente após um segundo assassinato ou algo do tipo, que parecia estar conectado ao primeiro, mas não. Ele não tem nenhuma pista nova além da memória das pessoas, o que origina o título. O mistério é revivido por uma senhora intrometida e suas próprias pretensões egoístas, que também não adiciona nenhum fator de interesse ao caso.
Até 3/4 do livro, é impossível que o leitor forme qualquer tipo de teoria sobre o ocorrido, uma vez que não foi obtida nenhuma pista relevante sobre o caso, mas após descobrirmos alguns poucos fatos, chegar a conclusão é bem fácil. A resolução do mistério é de fato a melhor parte, mas não é um desafio, como nos outros mistérios de Poirot. Para os leitores atentos, é fácil de solucionar.
"Elefantes nunca esquecem" está longe de ser um dos melhores romances da rainha do crime, então se novos leitores da Agatha estiverem se interessando por ler algo realmente bom, eu recomendo outros romances que realmente fazem jus ao título que ela recebeu.

Peretti.is.reading 18/12/2023

Final muito óbvio
A autora tentou alongar a estória com diálogos frívolos, sendo que nas primeiras 50 páginas já dava para adivinhar o desfecho de tudo. Além disso, Poirot está no livro apenas com o nome, porque não fez nada de mais. Decepcionei-me horrores, pois considero o título desse livro um dos mais intrigantes da coleção.

Santos 18/12/2023

Os elefantes não esquecem
Simplesmente um livro maravilhoso, que faz você pensar em várias possibilidades ao mesmo tempo. Amei cada detalhe desse livro, como os personagens e o desenvolvimento da trama. É um livro que vai fazer você falar aquela frase ?Só mais um capítulo?, ele vai te instigar ao máximo e em todas as ocasiões. Recomendo muito para quem procura um leitura que flua de maneira não tão rápido, mas também não tão devagar.

Nicole.Ethur 14/12/2023

Livro curtinho, mas eu achei bem parado no começo, começa ficar interessante no fim, prestes a revelar o acontecido... mas já dava pra saber antes mesmo de acabar, normalmente acho mais surpreendente. mas valeu a leitura!

Dora 10/12/2023

Uma tragédia ninguém esquece...
Um livro que te fixa a ideia de que os "elefantes não esquecem" e o quanto isso te trás de significado... Por mais que seja um livro (") simples, foi o primeiro que li da consagrada Agatha Cristie e que me prendeu do início ao fim, que se houvesse uma maior quantidade de tempo no meu atual cotidiano... teria lido apenas em um dia!
O modo com que o exímio detetive Poirot conduz a investigação, te induz a criar inúmeras possibilidades e claro, identificar o verdadeiro culpado é extremamente glorioso, mas também não identificar e continuar pensando em tantas possibilidades é o que faz curtir o livro e aproveitar a história.
Quero muito conhecer todas as história que Cristie criou!!

Aluma.MAcia 06/12/2023

De todos os livros da Agatha que já li, esse foi o melhor. Pensei em várias hipóteses para o desfecho, porém, a autora sempre nos surpreende no final. A escrita é muito bem feita, e Hercule Poirot mais uma vez se mostrou que é um excelente detetive, e com a ajuda da escritora Ariadne Oliver conseguiu desvendar o mistério que há tanto tempo assolava a família da Celia. Recomendo sim aos meus colegas leitores!

Dani.Felicio 05/12/2023

Meu primeiro livro da Agatha
Sou apaixonada por ficção policial, mas nunca li Agatha Christie. Que arrependimento de não ter lido antes. A escrita é impecável, a história se desenrola da melhor maneira possível e os personagens... Ah! Como eu adorei a amizade entre a Oliver e o Poirot. Talvez eu tenha perdido ou ignorado pontos importantes, mas o final realmente me surpreendeu, não estava esperando por isso.

Camila Huanda 05/12/2023

Virei fã!!!
Que leitura gostosa, envolvente... O que posso dizer é que Agatha Christie está ganhando meu coração a cada leitura. ?