A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

iasminfilizola 21/09/2023

Recomendo esse livro pra quem tem o tal do mommy issues.
Bolada com o final, mas a saga todinha é muito boa (tirando a maior parte do 3 livro que é péssima), então recomendo muito pra quem gosta de fantasia.
Picles 21/09/2023minha estante
Me senti atacada com a parte do mommy issues KKAKAKA A saga da passa espelhos é minha saga predileta de fantasia, que bom que tenha curtido!!

xuliaborges 02/10/2021

Me senti burra lendo
É tão fantástico e complexo que cheguei a me sentir burra de não estar mais entendendo nada. Mas no fim, tudo é explicado e todos os laços se contectam. É impressionante como os pequenos detalhes fazem toda a diferença no final.
Aliás, detestei o final. Esperava mais (especialmente relacionado ao casal) e me decepcionei.

bea.triz0 06/10/2022

Agridoce
Acho que o meu maior problema com esse livro não é nem ele ter um final aberto e triste, mas sim o livro ser devagar, já que é o último ele deveria ser rápido para resolver todas as questões dos outros três livros, porém aqui tudo aqui é maçante e cansativo, você vai empurrando porque já chegou no último livro da série e não quer largar, tudo começa a se resolver a partir de 80%, personagens que foram desenvolvidos a três livros atrás são esquecidos complemente.
Incrivelmente como o Thorn sofre, quando ele tá feliz com a Ophélie logo em seguida vem uma bomba e no final ele recebeu sofrimento também.
Já Ophélie continuou nesse livro uma personagem incrível, não consigo não gostar dela, gosto das atitudes, gosto do desenvolvimento dela e da sua relação com o Thorn, gosto do papel dela com heroína e no final sobrou pra ela esse final aberto.
Continuou gostando muito da série, porém é engraçado pensar que o pior livro é o último KKKKKKKKKK choro
Ps: demorei 1 mês pra acabar porque estava com preguiça de ler

Anna Carolina R 20/12/2021

Final decepcionante para um série com potencial
O último livro da série tem uma mudança considerável no ritmo. Nos dois primeiros livros a narrativa se desenrolava facilmente e mantinha o leitor preso. No terceiro começamos a perceber que a autora começou a pisar no freio, mas ainda mesclava bem as teorias com a ação. Já no quarto volume, a narrativa quase parou. Demorei muito mais pra terminar de lê-lo. As considerações filosóficas, as explicações e teorias em excesso afetaram gravemente o ritmo e tornaram a história maçante. Tudo se desenrola de forma miraculosa para que as coisas deem certo para Ophelie. Todas as respostas vêm a ela como num passe de mágica. Poucas coisas tem peso de verdade. Uma delas é o final, que me decepcionou muito.

Ao todo, não é uma série ruim, não me arrependi de lê-la. Os personagens ficaram marcados em mim. Só vou imaginar um final melhor.

Day 20/12/2021

Gente do céu, quarto livros, QUAAAATRO livros, pra mulher me fazer esse final? Não creio nisso não Pai, trocentas páginas shipando pra me fazer isso, sem condições

violet! 05/10/2021minha estante
mal explicadas***

Rafa.Toma 05/10/2021minha estante
Amigaaaa me dá um spoiler o Thorn e a Ophelie ficam juntos no final ???

violet! 07/10/2021minha estante
eles não terminam o casamento não amg, mas eles se separam (fisicamente) no final e a gnt acaba não sabendo se eles tem o reencontro

Rafa.Toma 07/10/2021minha estante
Mdss, mas tem alguma demostração de afeto entre eles no livro pelo menos ?

violet! 08/10/2021minha estante
tem muitas amg!!! mais doq em qualquer outro livro da sala

Jane 01/10/2021

Os meus passa-espelhos ?
E pela última vez estarei aqui fazendo a resenha dessa série maravilhosa, cheia de ação e plot twists e com certeza entrou no meu top 3 de séries favoritas.

Não sei se estou pronta para expor tudo que senti lendo esse livro, estou escrevendo minutos depois de ter encerrado a leitura e me questiono se o fechamento da quadrilogia entregou tudo que poderia.

Com uma forma narrativa algumas parte do tempo totalmente abstrata leitura se tornava lenta e até um pouco cansativa, o plot da muitas voltas na mesma coisa mas em compensação mantem a atenção presa a todo momento atiçando a curiosidade fazendo você criar milhões de teorias e errar todas. O final em si e o que mais me faz questionar anota, tudo estava indo muito bem desenvolvido mas após o penúltimo capitulo as coisas se tornaram tão estranhas que parecia até mais uma das partes aleatórias, porque no final de tudo alguns poderão ter um final tão mágico e pacifico de filme da disney enquanto outros não?

Se você vai fazer um final tão surreal de calmo faça algo que condiz, pois pareceu que um lado era um livro pesado com consequências serias para uns enquanto pra outros era jogar bola na praia????

(ps: mesmo reclamando entendo totalmente o que ela quis passar com esse final, tudo que tô reclamando e dor de viúva mesmo)

A nota dele provavelmente fica entre 3.5 ou 4 estrelas, em partes amei o quanto christelle dabos não teve dó de fazer os personagens sofrerem consequências pesadas, e uma coisa que MUITOS outros autores tem medo o que a torna uma das minhas escritoras favoritas mas senti que neste volume ela perdeu a mão em como organizar isso. Além de um final gigantemente aberto, espero que rolê um livro de conto ou livro extra contando o final dos outros personagens.

Por fim, gostaria de agradecer Ophelie e Thorn ? por se tornarem meu casal favorito da ficção, por acompanhar e ler o desenvolvimento incrível de Archibald, Raposa, Gaelle, Berelnide e todos outros, por esse universo sensacional e por todos o momentos de surto e choro que tive enquanto lia essa série, já sinto uma saudade extrema e até agora não acredito que e o último adeus.
tacizera 01/10/2021minha estante
Meu Deusss, uma pessoa que cadela por passa espelhos, é um milagre

tacizera 01/10/2021minha estante
Tô muito ansiosa pra ler o último

lua 17/07/2022

Preferia deixar pra imaginação.
Eu vou tentar ignorar esse livro, assim como a autora ignorou completamente a existência e o desenvolvimento dos próprios personagens.
Aline.Fernandes 02/08/2022minha estante
Amei! Melhor coisa!

24/11/2021

Faltou pouco para ser perfeito
O fim do mundo se aproxima no quarto e último volume de A Passa-Espelhos.

Instantes após o fim de A Memória de Babel, Ophélie e Thorn estão finalmente trabalhando juntos para encontrar Eulalie Deos e o Outro, e impedir que todas as Arcas desapareçam do mundo um desabamento por vez. Mas como encontrar seu inimigo, uma vez que nem sequer sabe qual a sua aparência? Quanto tempo até não sobrar nada? E o que são esses Ecos que surgiram nas comunicações ao redor do mundo?

Em mais um livro extremamente bem escrito em desenvolvimento e reviravoltas, Christelle Dabos encerra a saga iniciada em Os Noivos do Inverno com um enredo que novamente dá aula sobre como mesclar um universo fantástico com política.

Quatro livros depois e a enormidade do universo criado por Dabos ainda me surpreende. É tão visual e interessante ser transportada mais uma vez para as Arcas que me sinto de coração partido que acabou. Eu ainda estou pronta para conhecer muito mais desse mundo, principalmente levando em consideração como a história acaba (ou não acaba?). Nos dê um livro de contos, um spin-off sobre o Archibald ou o passado do Thorn, QUALQUER COISA, eu não estou pronta para me desapegar de qualquer personagem.

Off: A Ophélie me lembrou tanto a Jude nesse livro. Se eu fosse ela, já teria corrido para o outro lado faz tempo! Quanta manipulação elas foram capazes de aguentar em nome do bem maior e daqueles que amam.

A Tempestade de Ecos é o raro tipo de livro que você finaliza-o percebendo que se tivesse menos páginas ou mais páginas não faria sentido, porque ele é coerente e encaixado da forma como está. Inclusive, a forma como a autora interliga a primeira frase do primeiro livro com a explicação do grande enredo da saga foi uma das revelações mais arrepiantes que já li. Surreal relembrar tudo o que vivemos até então e quão necessário cada movimento foi, por menor importância que pareceu quando aconteceu.

"Afinal, Dunia, porque não 5⭐ então?" porque eu sofri mais do que qualquer coisa nesse mundo com a conclusão de certo personagem. Imperdoável tamanho sofrimento, me deixou aos pedaços. A gente deixa você lançar um epílogo surpresa, mulher!

site: https://www.instagram.com/p/CWrDurBL2iU/

Korin 18/11/2021

O que dizer???
Bom, cheguei ao fim de uma das minhas séries de livros favorita, e irei indicar ela para sempre e para todos. Com uma construção de mundo incrível e desenvolvimento de personagens impecável. A escrita da autora é super fluída, MAS não nesse último livro.

Contém spoiler!!

1- A autora respondeu todas as perguntas criadas nos livros anterios, menos as criadas nesse livro. As personagens que o povo mais ama foram jogadas para escanteio.
O que aconteceu com a pequena Victore, Archie, e o resto quando estavam em um grande drama na arca da terra? Mas, SEM EXPLICAÇÕES aparecem em Babel, assim como toda a família de Ophèlie? A autora do nada lança que o Archie está doente, sem nenhuma explicação, eu fiquei ???? Ele morre por causa de uma doença, mano, pra quê?

2- Eu senti muita falta do Archie e da Berenilde, e nossa, queria tanto conhecer mais a Victore, triste. Acho que tiveram algumas mortes desnecessárias, apenas para causar dor e sofrimento gratuito, juro. Foi cruel o que aconteceu com o Thorn e a Ophélie. Ophélie sai mutilada, não consegue mais usar seu poder familiar, sozinha, só o pó.

3- A escrita da autora não foi nem um pouco fluída, pareceu que quis complicar algo que era simples. Quando eu achava que entendia, ela vinha com mais uma explicação e eu voltava para o início. Confuso. Muitas páginas para explicar algo que ninguém entendeu. Essas páginas poderiam ter sido usadas para fechar pontas abertas, enfim.

Rach 06/07/2022

Não vai fazer falta
Péssimo último livro, acho lamentável quando escritores começam fazendo um livro que está mais pro caminho da fantasia e no final adentram o mundo da ficção científica: quase nunca isso dá certo. O final dessa saga para mim é tão descabida quanto o final de Estilhaça-me, nunca imaginei que ficaria tão ruim quanto aquilo, o começo tinha sido tão interessante, foi uma pena mesmo.
Eu passei o livro 3 inteiro pensando que, mesmo que não tenha gostado muito da maioria dos personagens de cara, fui me apegando a alguns deles e achava que iria sentir falta até mesmo de quem não gostei, como a Ophelie, mas o sentimento das últimas 100 páginas foi de querer acabar logo com isso pois não estava mais aguentando, não irei sentir falta de nada não.

thomasgf 07/03/2022

desde o primeiro livro me senti completamente envolvida pela história, pelo universo e pelos personagens. a dinâmica do thorn e da ophelie me cativou e me prendeu do início ao fim da saga, eu, aliás, ainda me encontro extasiada com esse final. achei tudo extremamente original, o universo é único e incomparável. confesso que me surpreendi muito com todos os livros e que a partir de agora os carregarei junto de mim, criei um carinho imenso pela história. com certeza se tornou um dos livros que mais gostei de ler, apesar de que em alguns momentos a leitura tornou-se levemente cansativa.
no entanto, acompanhar a passa-espelhos em suas aventuras através das arcas foi uma experiência inigualável!

Luana Mesquita @livros.da.lua 01/11/2021

Precisei de um tempo pra digerir esse livro. Ler toda a quadrilogia de uma vez só foi uma viagem e tanto.

Nesse último livro finalmente teremos a resposta para todo s os mistérios que foram surgindo ao longo dos outros livros. Quem é Deus e quem é o outro? Como os Espíritos Familiares foram criados? Como o Rasgo aconteceu? O que aconteceu na primeira travessia de espelhos de Ophélie, que a deixou completamente descompensada e libertou uma criatura desconhecida?

Ophélie e Thorn não medem esforços para descobrir as respostas e salvar as Arcas do desmoronamento que está cada vez mais frequente. Além de fazerem de tudo para salvar um ao outro. Aqui, eles já estão bem cientes e admitem o que sentem um pelo outro. Eles querem ficar juntos e é isso que importa.

Todas as respostas estão nesse livro, mas ele também é um grande: COMO ASSIM?

Uma grande parte do fãs ficou extremamente decepcionada com o final e eu entendi o porquê. Christelle Dabos nos deu todas as respostas mas, no final, nos tirou o que mais queríamos ver e saber. Não vou dizer o que é, não quero estragar a experiência de ninguém.

Esse final foi o motivo de eu ter precisado de um tempo pra digerir o livro. Aparentemente, a autora era fanfiqueira como a maioria de nós aqui kkkkkkk, e quis deixar um final que nos permitisse imaginar e criar finais alternativos como ela mesma já fez quando escrevia fanfics.

Eu, particularmente, preferiria ter lido o final dela todo bonitinho, mas entendi o que ela fez e como ela fez sem perder a personalidade dos personagens. Aquele final é a cara da Ophélie, ela não agiria de outra maneira.

No mais, foi um ótimo final pra série. Em um ano com leituras mais ou menos, A Passa-Espelhos se destacou nas minhas leituras. Recomendo muito pra quem gosta de fantasia, ambientação em mundos diferentes, desenvolvimento de personagens e romance slow-burn.