A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

Giselly.Rios 16/06/2022

pessimo
só tenho uma coisa a dizer: definitivamente uma das piores, talvez A PIOR finalização de saga que já li na vida.
Aline.Fernandes 02/08/2022minha estante
Sim!!!

Vivi 31/10/2022

"eu também aprecio que não sejamos convencionais. mais que isso, até."

pensando MUITO no que a christelle dabos tem na cabeça pra escrever isso. que surto!!!! vivi supere esse casal e o final do livro? supero nãooo!!!

belaffig 12/10/2021

"Vidas impossíveis surgem do nada."
Me faltam palavras para descrever o que foi toda essa experiência. Não só com esse livro, mas com a saga toda: "A Passa-Espelhos" foi uma história que me apareceu do nada e me cativou do nada, com um primeiro e segundo livros que tiveram um crescendo de qualidade incríveis; e apesar de continuar achando que o terceiro é o mais fraco deles e podia ser incorporado nesse último para formar uma trilogia já que adiciona bem pouco na trama, ainda tem seu valor para mim. Mas "A Tempestade de Ecos" é uma experiência toda por si só. Diferente dos outros livros, diferente da trajetória que eles propõem, tive (e ainda tenho) muita dificuldade em expressar como essa trama extrapola tudo que os outros livros dedicam-se a fazer e mostrar. É diferente, mas é igual; ainda é a história d’A Passa-Espelhos mas em uma proporção absurda, explodida, que tem cara e tom de final do início ao fim.
Ainda me encontro muito conflitada pensando em como tudo se deu e terminou. Vi alguns comentários dizendo que a história é muito complicada, enrolada em si propositadamente; mas não senti isso – talvez por eu ter feito anotações conforme ia lendo de tão intenta que estava em tentar descobrir tudo, talvez por eu ter dado uma boa repassada nos livros anteriores antes de começar esse... Mas apesar desse livro ser bem mais difícil de acompanhar que os outros, por possuir revelações que são mostradas por trajetórias e não dadas facilmente ao leitor, e por serem tantas coisas a serem abordadas e finalizadas, a escrita e a história fluíram tão bem quanto antes para mim. Acho que até mais, depois do arrasto que foi "A Memória de Babel"; em comparação, esse livro é frenesim puro. Talvez essa perspective se renove com uma releitura, talvez minha visão tenha sido um pouco anuviada pelo tanto que eu estava esperando desse desfecho; mas isso é algo que eu só vou descobrir pensando e repensando sobre essa saga e relendo-a – coisa que vou fazer, porque acho que o melhor presente que "A Passa-Espelhos" me deixou foi essa história tão rica e cheia de detalhes que deve ser revisitada, de novo e sem cansar, para novos detalhes e para matar a saudade dos personagens que vão fazer falta. Personagens esses que não deixaram a desejar nessa conclusão: novamente em contraposição ao livro anterior, o desenvolvimento de Ophélie, Thorn, e todos os outros personagens que voltaram a ter destaque aqui foi bem feito e transparente, do jeito que finalmente deveria ser.
E então tem o final: as últimas páginas desse livro são, assim como todas as outras, recheadas de acontecimentos absurdos; ter tirado a tarde para finalizar esse livro todo de uma vez foi um desafio muito bem-vindo para minha imaginação (e que deu pequenas explosões no meu cérebro). Novamente, tanta coisa aconteceu que vou ficar pensando nisso por bastante tempo sem tirar uma conclusão do que achei de tudo. Mas isso é bom: pede novas revisitações. O que importa agora é que foi chocante, eletrizante e com reviravoltas e resoluções muito além das que eu esperava. Estava comentando com uma amiga há um tempo sobre a beleza dessa saga: é uma fantasia, mas que brinca com a realidade de um modo um pouco mais “crível”, fazendo com que a gente se pergunte se isso não venha a ocorrer algum dia (bem, bem distante). Aqui, isso se intensifica bem mais. Eu nem sei da onde Dabos conseguiu tirar essas ideias malucas e como conseguiu colocá-las no papel, mas perceber o brilhantismo com que conseguiu fazer isso, perceber como ela teve o cuidado de construir essa história, esse fim que estava lá desde o começo, foi maravilhoso. E a saga termina como começa: não sei se chamaria o final exatamente de grandioso, mas a história nunca pediu por isso. Dabos sabe como cativar a gente sem precisar de um grande desfecho ou de grandes heróis. E sobre o final, final; sobre as últimas páginas: eu gostei daquele jeito. Há quem reclame de finais abertos mas eu vejo um certo encanto neles, e consigo ver porque a autora escolheu terminar assim: quase como que sem terminar. Não sei se ela pretende voltar a esse universo, mas se não voltar, fico mais que satisfeita por ter mergulhado nesse mundo não muito longe daqui e por ter conhecido essa história e esses personagens que viraram meu cérebro de cabeça para baixo. Não esperava gostar tanto dessa saga, mas criei um carinho enorme por ela; mal posso esperar para revisitá-la logo. Foi uma honra. Mais que isso, até.

Nathy 07/10/2021

Decepcionada, porém não amando menos ?
Nossa, como é difícil vir aqui e escrever sobre a finalização de uma série do meu coração!

No quarto e último livro da série, Ophélie e Thorn, agora juntos, precisam bolar um plano para salvar o mundo que está sendo consumido pelo Outro, levando tudo e todos para o vazio. Para isso precisam achar Deus, descobrir os mistérios dos Ecos e desenterrar segredos que podem custar suas vidas. Será que é possível trazer o equilíbrio de volta para o seu mundo?

Como sempre, a escrita e criação de mundo da autora é incrível e impecável! Porém é um livro extremamente confuso com MUITA informação difícil. Como é o último livro da série, Christelle teve que dar muitas explicações sobre o passado, o futuro, outra dimensão...muitas informações novas jogadas numa narrativa rápida. Fiquei 70% do livro confusa tentando entender o que estava acontecendo. Me pareceu que a maioria de tudo que aparecia, a autora estava tirando do nada!

Tinha tudo para ser uma grande finalização com as personagens que amamos, porém é focado somente em Ophélie e Thorn, deixando todos os outros personagens rasos, sem desenvolvimentos e completamente jogados na história.
O romance, ao contrário dos outros livros, finalmente aparece um pouco mais e o relacionamento dos dois se aprofunda. Melhor parte da história.

O FINAL! A autora deixa a finalização de uma série TOTALMENTE em aberto! Não foi somente ?ah, tudo bem dá pra gente imaginar?. NÃO! É um final nada resolvido e com uma vírgula do tamanho do universo para continuar a história. Porém a autora disse que não vai voltar mais para esse mundo. Choremos.

Mesmo com todos esses pontos que sinceramente me decepcionaram...foi uma boa leitura! Não foi uma leitura ótima e tá longe dos favoritos como os outros três anteriores, mas foi bom voltar para esse mundo tão incrível das arcas flutuantes, dos Espíritos Familiares e poderes e ler mais da nossa desengonçada favorita: Ophélie.

Continuo indicando essa série com TODO o meu coração! Vale MUITO a pena passar raiva no último livro se for pra morrer de amores pelos outros!

Thais 28/01/2022minha estante
O Ambrose teve sua fita arrancada (que era oq mantinha a matéria dele consistente) por isso ele simplesmente ??morre?? não dá pra voltar a vida. O pai dele, assim como o Thorn, foi aspirado pela Cornucópia e quem entra no mundo ?avesso? por meio da aspiração da Cornucópia não pode voltar (tudo isso aqui é dito no livro). A Ophélie só voltou pq deu um preço (perder as mãos).
A Victorie aparece por dois motivos. O primeiro é pq foi uma estratégia da autora de mostrar oq estava acontecendo - por meio do olhar da menina - na arca do polo e, depois, na arca da terra. Além disso, ela também serviu para a ?redenção? de Thorn.

bea.triz0 06/10/2022

Agridoce
Acho que o meu maior problema com esse livro não é nem ele ter um final aberto e triste, mas sim o livro ser devagar, já que é o último ele deveria ser rápido para resolver todas as questões dos outros três livros, porém aqui tudo aqui é maçante e cansativo, você vai empurrando porque já chegou no último livro da série e não quer largar, tudo começa a se resolver a partir de 80%, personagens que foram desenvolvidos a três livros atrás são esquecidos complemente.
Incrivelmente como o Thorn sofre, quando ele tá feliz com a Ophélie logo em seguida vem uma bomba e no final ele recebeu sofrimento também.
Já Ophélie continuou nesse livro uma personagem incrível, não consigo não gostar dela, gosto das atitudes, gosto do desenvolvimento dela e da sua relação com o Thorn, gosto do papel dela com heroína e no final sobrou pra ela esse final aberto.
Continuou gostando muito da série, porém é engraçado pensar que o pior livro é o último KKKKKKKKKK choro
Ps: demorei 1 mês pra acabar porque estava com preguiça de ler

Daiane 06/12/2022

Fiquei muito decepcionada com esse livro, por ser o último volume espera mais que isso. Foi um livro confuso, difícil de entender. Em um momento nada de mais estava acontecendo e em outro tudo aconteceu de uma vez só. Algumas coisas foram simplesmente jogadas de uma vez, dando a impressão de que queria se livrar daquela parte da história, inclusive, achei que foi posta apenas para encher páginas. Achei extremamente confuso de entende e distorcido em algumas partes, nada estava fazendo sentido e ao mesmo tempo tudo se encaixava.
Enfim... Não é que a história tenha sido detestável, pelo contrário, amei os 3 volumes anterios, mas esse final foi frustante.

Acquila.Freire 10/10/2021

Ai gente eu amo essa serie
Eu realmente amei a construção da relação de Ophelie e Thorn e por isso não consigo defender esse final, foi muito decepcionante, os 4 livros são otimos, e a serie não deixa de ser umas das minhas preferidas, mas eu não curti esse final, queria um desfecho melhor para os personagens, eles mereciam. Acho que todos os leitores que embarcaram nessa leitura entre arcas, poderes familiares, e observaram a relação em construção dos protagonistas, esperavam outro final.

Lele 15/12/2021

decepcionante.
A passa-espelhos foi uma das séries que eu mais me apaixonei em muito tempo. O primeiro e segundo livro nos mergulham num universo fascinante, que é impossível parar de pensar. As tramas políticas, o universo, os Espíritos familiares, os personagens, o casamento.... Tudo isso vem de uma criatividade e inteligência surpreendentes, é incrível pensar como todo esse universo saiu da cabeça da autora.
No terceiro livro, já é possível perceber uma mudança. O amadurecimento dos personagens começa a parar, a história começa a criar mais e mais incógnitas, a presença, antes indispensável, de personagens fantásticos começa a ser ignorada. Apesar de ser o livro que eu mais gosto, dá para sentir que não foi escrito com o mesmo afinco. Mas ainda assim, ele consegue ser bom, e consegue fazer com que a gente deseje com todas as forças saber o que vem depois. (isso graças a pequena Victórie e ao final do livro)
E finalmente, chegamos ao final dessa história, que promete ser épico, mas na realidade é horrível.
Eu acho que o livro, apesar de confuso, começou bem. Mas no decorrer da história a gente percebe que nem a autora sabe onde quer chegar. É uma chuva de informações (extremamente complexas), poucas respostas, um mundo caótico e tudo isso com uma escrita que se tornou absurdamente cansativa.
Mesmo sendo o último livro, parece que ele é o que tem menos respostas. Todas os problemas que a autora criou (e já tinha resolvido), parecem que não valeram de nada, toda a trajetória dos personagens parece perder o valor, toda a essência da série parece que se perdeu. A autora só enfia informação na nossa goela, e muitas vezes parece que a gente é obrigado a só passar os olhos, ao invés de ler, porque a leitura é impossível.
Parece que a Christelle tinha uma chuva de ideias para o final, não soube decidir oque queria, e simplesmente SOCOU TUDO NA GENTE. (e pior, de forma preguiçosa, pois ela não explica nada e vida que segue)
Ela realmente quis dar um passo maior que a perna, e no fim, deu nisso ai.
E eu realmente nem quero ter que me estender para falar do final, que eu detestei com todas as forças, COMO ASSIM ELA PEGA UM CASAL TÃO FANTÁSTICO E FAZ ESSE FINAL???? COMO ELA CONSTRÓI UM ARCO IMPECÁVEL PARA O THORN E SIMPLESMENTE FAZ ISSO????????????
quando parece que a gente vai finalmente ver um amadurecimento real do thorn, que inclusive vimos pela ótica DELE, ela joga no lixo. Eu to abismada.
Enfim, me estendi muito aqui, mas é porque esse livro realmente doeu no minha alma. Eu me apaixonei perdidamente por esse universo, e me dói ver ele com esse final. Me vejo obrigada a esquecer.
Com a esperança de um dia ela resolver escrever mais um livro e terminar essa história da forma que ela merece, me despeço de vocês. Gratidão

iasminfilizola 21/09/2023

Recomendo esse livro pra quem tem o tal do mommy issues.
Bolada com o final, mas a saga todinha é muito boa (tirando a maior parte do 3 livro que é péssima), então recomendo muito pra quem gosta de fantasia.
Picles 21/09/2023minha estante
Me senti atacada com a parte do mommy issues KKAKAKA A saga da passa espelhos é minha saga predileta de fantasia, que bom que tenha curtido!!

Como faz 30/01/2022

Christelle Dabos o que fumastes
Gente, eu assim, realmente não sei o que dizer, to em choque, queria muito só destilar meu desgosto
Simplesmente, a mulher ENLOUQUECEU. O primeiro e o segundo livro da passa-espelho estão favoritados pra mim. Eu amo tudo que ela criou no começo. A escrita dela, os personagens, as arcas, tuudinho. Favoritos da vida. Amo.
A partir do terceiro livro, a Ophelie tem que recomeçar tudo do zero, enfrentar desafios bem parecidos com os outros livros, que já tinha superado, num ambiente diferente, com pessoas diferentes... já começou a preguiça. Os personagens que gostamos e que tínhamos começado a conhecer melhor? SOMEM, junto com a progressão coerente da história.
Mas tudo beeem, o terceiro livro até vai sabe? Você passa um pano, se atém as míseras interações entre ela e o Thorn (que permanece a melhor coisa da série até o final), tenta ter fé que a autora vai compensar no quarto e último livro
Gente k k k dai você chega no quarto livro e assim WHAAAAAAT
Eu juro, parece que a Christelle Davos tava completamente fumada e viajada. Parece uma história diferente, eu não sei o que aconteceu, eu não entendia nada, ela tentando explicar detalhadamente coisa que não fazia sentido NENHUM numas descrições que pareciam pender pra um lado científico assim ????? A Ophélie divagando por trinta universos diferentes e tendo epifanias bizarras depois de atravessar trinta barreiras e ter a memória de sei lá quantos seres diferentes que são ecos vácuos robôs GENTE
Sério, minha maior reação ao livro seria um interminável ponto de interrogação
E to puta
To puta porque eu amei tanto o começo dessa história, me apeguei muito, e não foi nem questão de gostar ou não do caminho que a autora escolheu, foi simplesmente não entender o que aconteceu
De verdade
Não vou nem comentar de como terminou (que achei o cúmulo do horror) pq esse livro foi tão aleatório como um todo, que caguei pro final em si, mesmo que tenha sido ruim
Enfim, ficou com Deus essa série, infelizmente
100% decepcionada
nick 01/02/2022minha estante
AMIGA SIM!!! ASSINO EMBAIXO EM TUDO QUE VC DISSE

nick 01/02/2022minha estante
eu ainda vou passar um pano e tentar dar 2,5/3 estrelas

Ariel 02/02/2022minha estante
Gente eu amei o livro, achei brilhante as tramas da história estavam lá desde o inicio... só tô chocada e devastada com o final que eu n consigo aceitar

Como faz 05/02/2022minha estante
Misericórdia amg fico feliz por você porque realmente assim pra mim foi uma situação esse livro

imnotgabs 08/02/2022minha estante
Seu título define, tava achando que eu era a única burra do rolê KKKKKKK

lsbelini 12/04/2022minha estante
hauihahauhuiahuias melhor título de resenha, porque me senti assim mesmo

xuliaborges 02/10/2021

Me senti burra lendo
É tão fantástico e complexo que cheguei a me sentir burra de não estar mais entendendo nada. Mas no fim, tudo é explicado e todos os laços se contectam. É impressionante como os pequenos detalhes fazem toda a diferença no final.
Aliás, detestei o final. Esperava mais (especialmente relacionado ao casal) e me decepcionei.

Triz~ 21/08/2023

? eu li quatro livros e me entregam um final desse? Sério? Não é possível mano, só pode ter continuação, um final que incomoda a alma

Bia 08/01/2022

O começo do fim e o fim do começo
Quem espalhou o boato de que a ophelie sofre mais que jesus? Pois pode confirmar essa informação.
Sobre a técnica do livro: impecável como sempre. Boa construção de personagens e cenários e enredo. Uma sucessão bem feita de acontecimentos que levam a outros conflitos e deixa o ritmo bem fluido. Haja imaginação na hora de acompanhar a elaboração dos espaços na cabeça do leitor. Porque é algo diferente de qualquer clichê que você esteja acostumado. E, por mais que seja um livro, a construção visual é inusitada e perfeita e única e peculiar.
O final pegou de jeito e eu não vou falar mais sobre ele além de que: quem ganha a guerra perde muitas batalhas no caminho.