A Tempestade de Ecos

A Tempestade de Ecos Christelle Dabos

Resenhas - A Tempestade de Ecos

Maria13849 11/10/2021

Decepcionada
Eu amo esse universo, essa série, essa história, esses personagens. E amo tanto que Passa-espelhos tem pra mim uma importância gigantesca.
Amo o primeiro livro. Amo o segundo. Amo o terceiro. E este eu amei até certo ponto.
Não acho que a Christelle Dabos se perdeu no que propôs ou que não produziu um bom final. Mas é um final infeliz. Extremamente e puramente infeliz.
E sequer entendo o propósito, porque um final feliz em que tudo se ajeita e os personagens encontram, por fim, paz e felicidade não traíra a história tampouco não caberia no contexto.
Eu não gostei do final aberto. E tento não deixar isso abalar meu amor pela série inteira, mas é realmente difícil :(
Acho que a única expectativa que eu conservei era um final digno pra Ophélie e pro Thorn, juntos e separados. E senti que foram ambos muito injustiçados.

O livro é bem escrito. A história emocionante e o fim surpreendente. Mas partiu meu coração.

dalencarbabi 27/11/2022

Que m3rd4 foi essa?
Sério? eu tô sem palavras pra traduzir minha indignação com essa autora, de verdade. Poderia ter parado no terceiro livro, com aquela cena icônica no final.

Que porcaria de final foi esse?
Que desenvolvimento foi esse?????
Pq?

Acho que é minha maior questão. Saber o motivo! A Ophelie perdendo a habilidade de ser leitora, perdendo o Thor e tantos outros amigos, todo o background dos últimos três livros a autora soca no r4b0, praticamente.

Eu amei essa série, amei cada minuto, cada texto, cada cena, até o livro 3! Eu sofri, eu chorei, eu vivi tudo que a Ophelie viveu, eu me apaixonei pelo casal quando nem mesmo eles haviam se apaixonado ainda.

Eu não merecia esse final, o fandom não merecia, nem os personagens.

E se fosse dar um final triste pro casal, beleza, mas que pelo menos fizesse de forma digna!

Esse livro pra mim NÃO EXISTIU. Eu vou IGNORAR e viver num mundo onde Ophelie e Thorn terminam felizes, numa trilogia!!!!

Louise.Rosado 12/01/2022minha estante
Fiquei bem chateada com o final deles dois

Tamires78 09/02/2023

personagens encantadores, livro frustrante
Tentei muito dar todas as chances possíveis para esse livro, mas ele fica em um limbo morno e mediano que simplesmente decepciona muito.
Não sei em que ponto começou a dar tão errado uma das séries que poderia ser uma das melhores da vida.
Mas, desde o terceiro livro a história vinha ficando cada vez mais confusa e na falha tentativa da autora de retratar muitas informações acaba não ficando nada bem feito, então o que poderia ser épico vira algo maçante.
Os dois primeiros conseguem segurar a série e o carinho pelos personagens é o que faz ser possível persistir na leitura, em contrapartida a forma mal aproveitada de personagens como Victoire, Berenilde, Archilbald, Gaelle, Raposo e até os espíritos familiares trocadas por enredos rasos torna a experiência ainda mais frustrante de ver boas histórias tão mal contadas.
Mas sem dúvidas nada supera a palhaçada que foi feita com a Ophélie e o Thorn, pois mesmo o foco não sendo eles é inegável como o casal cativa e poderia ter transformado a história ainda mais (sendo que as migalhas dos dois que deixou o livro suportável) ter transformado a dinâmica da história. O desfecho horrível, injusto e absurdo dado a eles como casal e individual é de longe o ponto mais baixo da série e um desrespeito com o leitor que acompanhou pacientemente o desenvolvimento dos dois com tropeços péssimos da autora.
Se construiu todo um universo complexo e confuso e tentasse encaixar um final raso, superficial e com um toque reflexivo e filosófico de aprendizado bem meia boca.
Aos guerreiros que foram até o final dessa bomba de livro pelo apego aos personagens é sobre imaginar um futuro diferente para Thorn e Ophélie diferente da para dizer o mínimo patética finalização aberta e "esperançosa" que tiveram.
Gi perez 09/02/2023minha estante
Nossa concordo mto? mas eu gostei do final kkkkk. Apesar de querer mto um desfecho bonitinho pra eles eu gostei de não ser esse ?felizes para sempre? que estamos acostumados. Pra mim foi o diferencial deste livro apesar de me deixar frustrada.

Tamires78 09/02/2023minha estante
sobre os outros
Os noivos do inverno - um pouco mais parado, mas faz você aos poucos ir se apegando a Ophélie e se interessando pelo universo retratado.
me identifiquei muito com as dúvidas e questões dela com as mudanças e amadurecimento ver a evolução dela se tornando adulta e mais forte é satisfatório de acompanhar e ao mesmo tempo faz você sentir cada fase com ela (e eita bichinha que sofre).

Desaparecidos em Luz da Lua - meu favorito a história vai ficando mais dinâmica e intrigante.
os outros personagens ganham destaque e você vai aprendendo a gostar deles conforme vai entendendo e conhecendo cada um
pagando a língua é no qual me rendi pelo Thorn e comecei a amar o meu casal de descompensados favoritos com certeza Renegade da Taylor Swift é a trilha perfeita para eles!!
o casal vai tomando espaço e ficando cada vez mais interessante e a dinâmica dos dois trabalhando juntos melhora muito a narrativa.

Memória de Babel - começa a desandar e ficar cada vez mais confusa a história, porém ainda tem pontos interessantes e não está em um ponto tão cansativo quanto o quarto.
além disso, o final faz valer a pena (ponto altíssimo e muito esperado da trama) e renova o interesse para o livro final (que não se sustenta infelizmente).

enfim, não leria novamente, mas, não me arrependo os personagens fizeram valer mesmo com tantos altos e baixos

Tamires78 09/02/2023minha estante
sim Gi, essa ideia deles serem um casal nada convencional eu gostei bastante também ao longo dos livros (inclusive eles admitindo isso top melhores momentos do casal sendo peculiarmente fofo), mas acho que a autora quis fazer tantas coisas grandiosas no decorrer que não achei que o final fez jus ao que foi o casal ficou uma sensação meio vazia como se quisesse acabar logo e fiquei com o sentimento de poxa eles mereciam mais do que isso

Gabrielle Neiva 09/02/2023minha estante
verdade!! o final desse 4° foi extremamente decepcionante, fiquei o livro inteiro esperando por uma resolução e só recebi uma bomba mal explicada. apesar dos defeitos a série ainda continua sendo gostosinha de ler

Grrudolph 20/10/2021minha estante
realmente não tinha me dado conta até tu enumerar TUDO que a Ophelie passou. Mas mesmo assim que saga ??

Ryanne2 21/10/2021minha estante
isso é só o que ela passou no último livro, porque convenhamos: ela foi obrigada a casar com um desconhecido, foi para uma arca desconhecida, ignorada pelo pretendente, agredida pela futura família, obrigada a se camuflar e a servir berenilde, acusada de tentativa de assassinato, presa nas masmorras do polo, humilhada e rejeitada pelos clãs, quase foi morta várias vezes, ficou longe do marido por três anos, negligenciada pelas Decanas, se submeteu a treinamentos pesados na Boa Família, teve sua mente invadida por Mediuna, quase foi morta pelo Sem-Medo-Nem-Muita-Culpa, atacaram-na no banho com um balde de cacos de vidro, teve seu corpo invertido e consequentemente ficou infértil, submeteu-se aos testes absurdos do Observatório, foi jogada no abismo por Lady Septima, perdeu Octavio, perdeu Thorn, perdeu os dedos e a leitura, perdeu o cabelo de novo? a garota só sofreu kkkkkk mas que é uma saga boa, é sim!

Karencriss 22/10/2021minha estante
Eu terminei de ler tem 5 minutos e tô chorandooo de raiva e tristeza com esse final

Ryanne2 24/10/2021minha estante
eu fiquei assim tb, amg!! mereciam um final melhor

Cams 05/11/2021minha estante
Amo A Passa-Espelhos, mas acabei de decidir que vou ignorar completamente a existência desse quarto livro, que foi um delírio! hahaha

Jenigutierres 11/12/2022

Viciante
Ao longo dos livros, a autora te leva a um mundo fantástico e com tantos elementos que é impossível não ler um livro após o outro. Sofri junto com a Ophelie e a cada livro senti a resiliência dela crescer, a transformação que acontece dentro dela e é muito bem retratada por Dabos.

Os plots são inúmeros e bem construídos, a cada capítulo fazem você criar teorias e acumular fatos pra tentar chegar a conclusão, e isso é o que eu mais gosto em livros como esse.

Recomendo muito!

Sorofila 02/02/2024

Com certeza umas das melhores séries de fantasia q eu ja li
Simplesmente perfeito, mesmo q esse livro não esteja no mesmo patamar dos outros 3, ele continua mto bom...teve algumas partes um pouco cansativas q podiam ter sido mais curtas e rápidas, mas a criatividade da história e os plots encobrem isso. O final com crtza deixa espaço pra um 5° livro, mas acho q n vai ter outro msmo ? e ainda to bem em dúvida sobre o final, pq eu até q gostei, mas ainda n sei kk.

Mas sobre a série em geral: recomendo DMAIS, a criatividade da autora transborda nesses livros, os personagens são incríveis, todo o universo eh muito bem escrito e nunca tinha lido nada igual....vou ficar com saudade desse mundinho Ophélie e Thorn ?

Andressa 31/01/2022

Uma bolha de alegria em um oceano de caos
Essa série veio me surpreendendo a cada livro. De início pensei que fosse um romance misturado com fantasia, mas foi bem diferente do que imaginei. Tem sim um romance, mas nada igual aos que eu já li, Ophelie e Thorn tem uma relação muito diferente, eles são oposto que se entendem. Os mistérios da existência dos familiares é muito bem explicado, como o velho mundo desapareceu e porque desapareceu.
Não é um livro de fantasia com final óbvio de felizes para sempre, os personagens tem traumas, sofrem muito fisicamente e a autora não esconde isso, uma vez que eles viviam em uma bela distopia.
Pelo decorrer da leitura era de se imaginar que o fim não seria muito perfeito, por uma lado até foi, porém, para o casal principal não muito.
Sacrifícios foram feitos para a recuperação da ordem e desfazer os erros de um impostor do mundo Reverso.

Thais Lima 31/10/2022

Decepcionada
Os dois primeiro livros de A Passa-Espelhos são excelentes, mas os dois últimos deixaram a desejar. O terceiro achei confuso e monótono. O último não segue o mesmo ritmo lento, mas também é confuso e tem muita informação. Mesmo você entendendo o que tá escrito ali, ao mesmo tempo não entende nada porque parece que simplesmente não encaixa. A autora inventou uma física louca na história e tentou explicar tudo de uma vez, e a explicação não é muito clara. Inclusive, fica muito cansativo de ler e tentar entender tanta informação maluca.

Muitas coisas ficaram simplesmente jogadas e você espera uma reposta. Eu esperava que a Victoirie fosse muita mais importante na trama, esperei ela finalmente mostrar a que veio... E nada. As habilidades dela também são mal exploradas.

Vou ser sincera: achei essa trama da Eulalie Deos e o Outro uma verdadeira bosta. Não parece que essa era a ideia inicial quando ela escreveu o primeiro livro, mas tudo bem. Não consegui achar interessante, não me envolveu, eu simplesmente não tava nem aí.

Não vou falar do final mas posso deixar adiantado que é muito ruim. Esperava mais. Fiquei revoltada com coisas que aconteceram que simplesmente não tinha necessidade. Honestamente, livro horrível. É uma pena que uma história que começou tão bem em Os Noivos do Inverno, ter ficado esse lixo.

Vivi 31/10/2022

"eu também aprecio que não sejamos convencionais. mais que isso, até."

pensando MUITO no que a christelle dabos tem na cabeça pra escrever isso. que surto!!!! vivi supere esse casal e o final do livro? supero nãooo!!!

Amanda 07/08/2023

Chorei... e mais que isso, até.
Algumas histórias são imperfeitas, sofrem de altos e baixos, mas se enraizam profundamente, transformam o leitor e contam coisas que, mesmo que já soubéssemos, ressoam de uma forma diferente, pessoal, íntima. É o caso desta tetralogia A Passa-Espelhos.

Vi tantos resenhas frustradas e inconformadas que me assustei a princípio. Passei por todo o quarto livro temendo o fatídico "final horroroso" de que tanto reclamaram, e ainda bem que resisti ao impulso de não ler spoilers, porque teria estragado completamente a minha experiência e a minha visão sobre a conclusão da saga de Ophélie e Thorn.
Sim, o final é aberto. Sim, não é cor-de-rosa, com epílogo "viveram felizes para sempre". Mas vamos lá: essa nunca foi a proposta da Christelle Dabos.

Retomando um pouco, até aqui tantas coisas importantíssimas aconteceram nesse mundo fraturado e misterioso! Ophélie passou de "cara de pardal" a uma mulher destemida e decidida a brigar com o mundo inteiro, se necessário, para ser ouvida, para ser independente e para ser amada; Thorn, por sua vez, entendeu que até sua genialidade tem limites e que a vida precisa ser compartilhada e experimentada, mesmo que se expor possa doer, porque por algumas pessoas vale a pena. A evolução dos dois personagens, tanto individualmente quanto enquanto casal, foi belíssima, orgânica e emocionante.

Não apenas no que diz respeito aos personagens, mas toda a trama evoluiu exponencialmente. Desde "A Memória de Babel", terceiro livro, a autora já havia subindo o tom nas metáforas, nas críticas, alertando para uma história que ia ganhando contornos muito graves e muito maiores que os dois protagonistas. Se até o terceiro livro nos foi dada a ideia de que o mistério sobre o livro dos Espíritos Familiares e a identidade de Deus, bem como seu objetivo, eram a chave da questão, no quarto livro a autora nos afoga nesse mar de nuvens complexo, cheio de respostas e questionamentos filosóficos.

Em "A Tempestade de Ecos", a história parece ter saído do controle de Dabos, mas no bom sentido: começou a caminhar por conta própria, tornou-se enorme, impactante e muito séria. A única coisa que se manteve completamente sob domínio foi a bela condução da narrativa, num jogo muito bem-feito de perguntas e respostas, aquelas propostas pelos próprios personagens e estas resolvidas no decorrer natural das descobertas.

Devo dizer que a história, agora olhando da perspectiva do quarto livro, não é uma grande novidade para fãs de Fronteiras do Universo: a base está toda ali. Mas acredito que Phillip Pullman deve se orgulhar - se conhecer A Passa-Espelhos - de ver que sua trilogia inspirou uma história que conseguiu dar os próprios passos e construir um referencial original a partir de uma matéria em comum. (Justamente pela Christelle Dabos ser fã de Fronteiras do Universo, insisto no meu comentário abaixo sobre o final, até porque ela não escolheria o mesmo caminho traumatizante!)

Quero terminar dizendo que o quarto livro é o mais triste, mas também o mais belo dos quatro volumes (e o favorito, junto com "Perdidos em Luz da Lua"), e o que mais tem cenas românticas, mas sem nunca perder o foco no plot principal. Essa jornada de autoconhecimento, de identidade, e, falando especificamente sobre o casal, da descoberta do outro, de respeito, admiração e confiança, faz todo o sentido e é absolutamente necessária para que a história alcance o patamar ao qual pretendeu chegar. Eu amei a construção de trabalho em equipe que Ophélie e Thorn precisaram desenvolver para navegar nos profundos mistérios do mundo e da humanidade, além de muito, MUITO amor.

E sobre o final só tenho a dizer que amei. É sim emocionante e provavelmente perdi alguns litros de água chorando, mas uma saga tão séria perderia totalmente o sentido com um final água com açúcar de contos de fadas. Ainda assim, insisto em ver um final feliz e otimista, até porque a Ophélie e o Thorn já me provaram em outros momentos que devo acreditar.

alice 16/05/2022

fic ophethorn ao3 google pesquisar
começo dizendo que não tenho palavras pra descrever minhas opiniões sobre esse fim de série porque para isso eu precisaria construir uma espécie de raciocínio lógico o qual estou incapaz de fazer. parece que a trajetória de lpm foi escrita durante um periodo de adesão à drogas, porque só estando chapada uma pessoa poderia viajar TANTO e fazer um final desses. o que posso fazer é dar 3 estrelas, porque eu achei bom, mas não tenho certeza.

pra ter uma noção: a média da série foi 4. desaparecidos em luz da lua foi um dos livros mais felizes e compreensíveis e, em memória de babel o reencontro de ophethorn foi um TIRO mas pelo menos eles terminaram JUNTOS e FELIZES. mas eu não sei que nota dar pra tempestade de ecos porque para isso eu precisaria ENTENDER o que aconteceu e eu não entendi absolutamente NADA. a partir da metade do livro você perde completamente o fio da meada e fica que nem uma barata tonta absorvendo palavras e tentando criar conexões e imagens sem saber o que tá acontecendo na história.

o que posso dizer com clareza é: nada dá certo. as coisas dão errado desde noivos do inverno (então eu acabei me acostumando com a ideia de dar errado = estar tudo certo), mas ler lpm é um exercício de criatividade real porque você precisa pensar em como as coisas podem ficar piores do que já estão e ter em mente que será impossível a ophelie ter descanso na saga INTEIRA.

eu também chorei com todas as relações dos personagens (archie pai de menina ophelie bestie do octavio os gays que foram mais felizes que os heteros uma vez na eternidade e ate o cachecol) mas só eles que tiveram um final feliz e alguns nem final tiveram. em ophethorn você pode procurar momentos felizes e vai falhar MISERAVELMENTE, porque até os momentos em que ophethorn estava bem se tornaram tristes pois o final é TENEBROSO e tem a maior ponta solta de todas, mal pode ser chamado de final.

finalizo dizendo que nao sei o que eu esperava mas certamente não foi o que eu li em lpm, e digo isso em um sentido ambíguo. a escrita da christelle e a construção do universo dela estarão para sempre marcados em mim junto com todas as minhas fics de ophethorn, mas espero que ela pare de jogar todos os personagens dela em um cemitério e derreter meu cérebro.
amouterulyz 16/05/2022minha estante
é por isso que é christielle diabos essa mulher é DOENTE e do mal

alice 17/05/2022minha estante
ela se inspirando em si mesma pra fazer deus e o outro

Giselly.Rios 16/06/2022

pessimo
só tenho uma coisa a dizer: definitivamente uma das piores, talvez A PIOR finalização de saga que já li na vida.
Aline.Fernandes 02/08/2022minha estante
Sim!!!