The End of the F***ing World Charles Forsman

Resenhas - O Fim da Porraa Toda - The End of the Fucking World

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Elisa Borges 17/04/2024

Amo a série
Já a HQ? ela é super curta, terminei em menos de 2 horas, super diferente da série caso você espere algo similar.

Gostei realmente foi de ter em casa, pois a série é minha preferida e eu não poderia deixar de ler a HQ, mas ela é super rasa e pouco formulada. Não espere algo parecido ou que chegue aos pés da série.
Matheus colin 17/04/2024minha estante
Tenho vontade de ler esse, acho que vou atras para ler

C. Aguiar 07/03/2024

Alyssa é uma jovem destemida, vem de um lar muito disfuncional e está cansada de sua vida monótona. Seu namorado James é um adolescente problemático e cruel, ele costuma matar pequenos animais na floresta e até mesmo já enfiou a mão no triturador da cozinha para sentir alguma coisa.

Cansados de tudo, o jovem casal acaba fugindo de casa e partindo em uma jornada em busca de emoção e com o passar das páginas vemos que Alyssa deseja ter uma conexão real e genuína com alguém.
Eles acabam encontrando alguém verdadeiramente perigoso em sua jornada e as coisas não saem como o esperado, envolvendo até mesmo uma perseguição policial.

É um quadrinho onde os personagens buscam sua identidade, vivem uma sensação de isolamento, insegurança e tem diversos traumas. Diferente da adaptação da Netflix, o quadrinho foca apenas nos personagens James e Alyssa, enquanto o seriado trabalha um pouco mais os personagens secundários e expande sua narrativa.

O quadrinho não termina muito bem, você fica com a sensação que as coisas não estão de fato concluídas enquanto no seriado o final é mais conclusivo, fora que a visão da trama no seriado é muito mais ampla e as subtramas são bem mais detalhadas.

Confesso que me decepcionei um pouco lendo, achei a trama muito rasa e talvez um pouco mais de páginas melhorasse a história. Obviamente o seriado está melhor em relação à profundidade, então se você viu o seriado e for ler a obra, sugiro não ir com tantas expectativas.
No mais, é uma leitura interessante para passar o tempo.

Robremir 11/01/2024

Minimalista
Eu comprei esta HQ por causa da série da Netflix. Talvez esperando um aprofundamento nos personagens.
Eu lembro que ao assistir à série fiquei me perguntando o que de fato aqueles dois estariam sentindo. A HQ para mim foi uma surpresa: pelo traço minimalista, pelos poucos diálogos e por ser bem mais reduzida que a série. Eu gostei. Gostei sobretudo por não falar mais do que devia; por não tentar definir, nem culpar ou explicar o inexplicável. É uma história que você tem que imergir. Mas não sei se a HQ por outro lado é capaz de proporcionar está imersão. Neste sentido a série é melhor. Mas como tudo começou na HQ , acredito que ela vale a pena por isso.

mirai0 01/01/2024

Janeiro 2024
Vou falar a verdade esse charles forsman sabe como fazer a gente sofrer.
eu AMO a escrita dele, o jeito que tudo é cortadinho, rápido, inusitado, bem feito.

comparado com a série, a comic tem menos coisa, mas isso não faz a obra original ser vazia, pelo contrário. na verdade acho até meio difícil de adaptar as obras dele sem adicionar alguma coisa a mais pra história, porque como eu disse, a escrita dele é meio "picada" na minha opinião. e é legal porque, ele só mostra os acontecimentos e não o jeito que eles aconteceram totalmente.

enfim eu acho bem fácil de ler e bem rapido, mas não faz disso uma leitura chata ou sem valor. gosto muito mesmo das histórias dele, como os personagens tem seu próprio jeito e problemas e como lidam com eles (sendo de maneira saudável ou não), porque apesar da ficção ele busca muito mostrar a realidade de vários adolescentes que se sentem vazios e sem rumo na vida e como as pessoas a sua volta podem mudar isso, seja de maneira positiva ou não.
e bem, nessa história não foi diferente. curto, melancólico e talvez um pouco desesperador.
_izz.1d 01/01/2024minha estante
amo teotfw

mirai0 02/01/2024minha estante
Tmbb nem terminei de ver a serie mas sempre gostei mto

Yourdramaqueen 11/12/2023

Muito diferente da série, bem mais curto e a história é diferente em vários aspectos, em suma o livro é bom

Gramatura Alta 03/12/2023

Https://gramaturaalta.com.br/2023/12/03/the-end-of-the-fxxxing-world-como-amar-dois-psicopatas/
James e Alyssa são um casal de jovens que vivem o que parece ser uma adolescência comum, com medo da vida adulta que está por vir. A história é contada do ponto de vista dos dois personagens, intercalando as vozes nos capítulos. Mas logo percebemos que tem algo de errado: a sociopatia de James ameaça o futuro de ambos. Alyssa, apaixonada, ignora o comportamento do namorado, mas até quando?

Em THE END OF THE FXXXING WORLD, James é um adolescente de 17 anos que comete atos de crueldade: ele mata pequenos animais na floresta, como morcegos, coelhos, ratos, pássaros, lagartixas e borboletas. Aos 15 anos, ele enfiou a mão dentro do triturador da pia da cozinha, apenas por impulso e para sentir como era. James se considera um psicopata e agora deseja levar suas tendências violentas a um novo nível: matar uma pessoa de verdade.

Alyssa, também com 17 anos e colega de escola de James, é uma jovem rebelde, destemida e de língua afiada. Vinda de uma família disfuncional, ela se sente entediada e desiludida com sua vida monótona e sem emoção. Quando se aproxima de James, percebe nele uma oportunidade para escapar desta rotina sufocante e, ao mesmo tempo, explorar sua própria sexualidade.

Juntos, os dois decidem deixar para trás as amarras familiares e embarcam em uma jornada pelo mundo, sem um destino fixo ou rota pré-estabelecida. Através dessa aventura, Alyssa busca encontrar um sentido maior para sua vida e uma conexão emocional genuína com alguém que compreenda seus anseios mais profundos.

Contudo, ao longo da jornada, eles se deparam com um indivíduo verdadeiramente perigoso: um autêntico psicopata. James acaba realizando seu desejo sombrio de tirar a vida de uma pessoa, o que desencadeia uma perseguição implacável por parte da polícia e de uma conhecida do assassinado, que busca vingança. Esse terrível desdobramento transforma completamente o rumo de suas vidas.

Uma das maiores forças do livro reside em sua narrativa sombria e perturbadora, habilmente mesclada com um humor peculiar e afiado. Charles Forsman apresenta os pensamentos íntimos dos personagens, proporcionando ao leitor uma imersão profunda na mente conturbada de James e na natureza excêntrica de Alyssa. A forma como os diálogos são escritos e os pensamentos são apresentados cria uma atmosfera única, repleta de uma inquietude que nos acompanha ao longo de toda a história.

A habilidade do autor em mergulhar nas profundezas psicológicas dos protagonistas confere uma autenticidade surpreendente aos personagens, tornando-os seres complexos e reais, mesmo que envolvidos em situações inimagináveis. A narrativa conduz o leitor através de uma montanha-russa emocional, alternando entre momentos de tensão insuportável e toques sutis de ironia, criando uma experiência literária envolvente e única.

Além disso, a arte em preto e branco de Forsman é um dos aspectos mais notáveis e impactantes da obra. Sua abordagem minimalista, embora aparentemente simples, transmite uma profundidade emocional que se entrelaça perfeitamente com o tom sombrio e angustiante da narrativa. Os traços simplificados, longe de serem limitados, ganham vida ao retratar com maestria a expressão dos personagens, evidenciando suas angústias, anseios e perturbações internas.

A utilização do preto e branco, em vez de cores vibrantes, cria uma atmosfera austera e sombria, que se encaixa perfeitamente na jornada conturbada de James e Alyssa. Essa escolha artística contribui para a sensação de inquietação constante que permeia toda a história, reforçando o clima de desconforto e tensão que acompanha os leitores em cada página.

A simplicidade da arte também permite que os detalhes mais sutis das expressões faciais e dos gestos se destaquem, revelando as nuances emocionais dos personagens. É através desses traços aparentemente descomplicados que o leitor é convidado a explorar as complexidades psicológicas dos protagonistas, tornando-os seres tridimensionais e genuínos.

Assim, a combinação da narrativa sombria e perturbadora com a arte minimalista e expressiva de Forsman confere ao livro uma força singular. É uma experiência que toca os leitores em um nível emocional profundo, fazendo-os refletir sobre a natureza humana e as escolhas que moldam nossos destinos. A relação simbiótica entre texto e arte cria uma obra de arte completa e tocante, que permanecerá na mente dos leitores muito tempo após o término da leitura.

Embora THE END OF THE FXXXING WORLD seja uma obra de extensão moderada, sua profundidade e impacto vão muito além de suas páginas. Charles Forsman habilmente tece uma narrativa que mergulha nos aspectos mais complexos da experiência humana, explorando temas universais que ecoam nos corações dos leitores.

A busca pela identidade é uma temática central que ressoa em toda a história. Tanto James quanto Alyssa são personagens repletos de conflitos internos e inseguranças, tentando compreender quem são e onde se encaixam no mundo. Ao se unirem em sua jornada caótica, eles acabam descobrindo aspectos inesperados de si mesmos, revelando camadas profundas de suas personalidades e forjando uma conexão única e verdadeira.

A solidão é outra questão essencial que permeia a obra. Ambos os protagonistas carregam consigo uma sensação de isolamento e desespero, mesmo estando cercados por outras pessoas. Suas vidas disfuncionais e traumáticas deixaram marcas emocionais profundas, que os impulsionam a procurar refúgio um no outro, buscando conforto e compreensão em meio à escuridão que os cerca.

Ao longo da trama, THE END OF THE FXXXING WORLD também nos lembra que as escolhas que fazemos podem ter consequências imprevistas e duradouras. As ações de James e Alyssa desencadeiam uma série de eventos que fogem ao controle, levando-os a situações cada vez mais complicadas e perigosas. Essa exploração da responsabilidade e do impacto de nossas escolhas nos lembra da complexidade da vida e da interconexão das decisões que tomamos.

Neste contexto, o livro nos instiga a refletir sobre nossa própria jornada na vida, as escolhas que fazemos e como lidamos com nossas próprias feridas e aspirações. Cada um de nós carrega nossos traumas e anseios, e THE END OF THE FXXXING WORLD nos recorda da humanidade compartilhada que existe por trás de nossas fachadas e ações. A obra nos convida a contemplar a empatia e a compreensão diante dos outros, pois muitas vezes as circunstâncias e experiências moldam o caminho que trilhamos.

THE END OF THE FXXXING WORLD também foi adaptado em uma série homônima pela Netflix com duas temporadas. Existe algumas diferenças, como é normal. Enquanto o quadrinho se concentra principalmente nos protagonistas James e Alyssa, explorando suas mentes de forma mais intimista, a série da Netflix expande a narrativa, apresentando mais detalhes sobre a vida de personagens secundários e desenvolvendo arcos adicionais para alguns deles. Isso permite ter uma visão mais ampla do mundo ao redor dos protagonistas e dos eventos que os cercam.

O quadrinho é uma obra curta, com um foco mais limitado na jornada de James e Alyssa. A série, por outro lado, expande a trama, adicionando acontecimentos e subtramas para criar um enredo mais complexo e abrangente. Além disso, a série proporciona um final mais conclusivo, enquanto o quadrinho termina de forma mais ambígua.

A série mantém a atmosfera sombria e perturbadora do quadrinho, mas adiciona sua própria estética visual. O uso de cores e cenários na série contribui para criar uma experiência mais imersiva e impactante, enquanto o quadrinho é caracterizado por sua arte em preto e branco, que também tem seu próprio apelo estético.

Enquanto o quadrinho oferece uma experiência mais concentrada e íntima na mente dos personagens principais, a série da Netflix expande a história para incluir novos elementos e proporcionar uma visão mais abrangente do universo da obra. Ambas as versões são cativantes à sua maneira, cada uma com suas próprias forças e abordagens artísticas, proporcionando diferentes perspectivas sobre essa jornada sombria e repleta de emoções.

site: https://gramaturaalta.com.br/2023/12/03/the-end-of-the-fxxxing-world-como-amar-dois-psicopatas/

amy lê uns livros 29/10/2023

James e Alyssa, my beloveds
Polêmica, mas pra mim esse é O Pequeno Príncipe da adolescência. Já tinha lido online, mas ter o livro físico sempre dá outro ritmo e outra sensação. Sou apaixonada na série e gosto do olhar da comic mais episódico, quebrado em pequenas seções.

Tem um pessoal que se incomoda com a simplicidade e a narrativa vaga, mas isso é algo particularmente me agrada muito aqui. Esse trabalho de terceiro campo é algo que une de forma muito bonita e estranha The End of the Fucking World em todas suas versões.

Thauã 11/10/2023

The end of the f***ing world/ Charles Forsman
"Fico encarando as nuvens e o azul.
E tenho a sensação de que tudo é diferente.
De que nem sou humana, nem nada.
Como se eu fosse um cão. Ou um esquilo. Ou um alien."

abacaxeira 19/09/2023

Este livro me fez pensar; o que se passa na cabeça do autor?
A HQ por ter poucas páginas não desenvolve tanto as personagens quanto a série da Netflix, obviamente.
Mas de forma sucinta e direta, com traços simples, a HQ nos mostra a história de dois adolescentes aparentemente "incompreendidos pela sociedade" e suas tramas na tentativa se sentir algo e ser amado

Thiago 02/09/2023

Diferente da série
Este é o quadrinho que inspirou a série da Netflix, mas, apesar de ter muitas semelhanças factuais, a temática e a condução da narrativa são muito diferentes.
Temos James com dificuldade de sentir e matando animais da mesma forma, temos a clássica frase "você é um skatista de merda" e outros acontecimentos idênticos. No entanto, há um desenvolvimento muito menor de Alyssa e de diversos acontecimentos (esperado para um livro de bolso de 170 páginas), além de motivos diferentes em várias situações e um final totalmente fechado. Em termos de enredo e narrativa, o mais visível é que a série é muito mais terna.
O desenho é bem simples e tosco, o que acaba sendo condizente, mas não atrapalharia se fosse um pouco mais elaborado, em alguns quadros fiquei com dificuldade de identificar as coisas.
Uma história interessante e com uma profundidade conduzida de forma leve e superficial (com umas pitadas de irrealismo) sobre jovens perdidos, mas pior que sua adaptação.

Nick 17/05/2023

The F***ing Review
É realmente incrível quando vemos a adaptação da Netflix, não porque está HQ é ruim, mas porque ela tenta ser o mais abstrata possível (o que eu adoro), com traços simples, e assuntos pesados retratado de forma ?suave?. Algumas cenas foram mais leves na série, para alcançar mais público, eu imagino. Me incomodou um pouco, mas não é algo que diminua a qualidade.

É uma leitura gostosa, rápida e empolgante. Acredito que quem goste de HQ, vai gostar. Só não pode ter uma expectativa muito alta, que vai acabar se frustrando.

Se pudesse falar algum ?defeito? seria o tamanho pequeno, tanto fisicamente falando, quanto da história, que dá vontade de ler mais. Já a qualidade do material é ótima, tanto as folhas grosas, quanto a capa dura e suas cores.

205 28/04/2023

Um livro bem curto mas me envolvi bastante na leitura dele, de alguma forma ele te faz ficar mais interessada ao decorrer da leitura. Realmente inexplicável.

Clara1674 23/04/2023

The End of the F***ing World
A trama gira em torno dos adolescentes James e Alyssa. Incompreendidos pelo mundo à sua volta, eles decidem empreender uma fuga. Nessa aventura, eles vão ter que lidar com imprevistos bizarros, com os próprios (e assustadores) impulsos e com as incertezas de suas vidas.

Clara1674 23/04/2023

1 | 2 | 3 | 4 | 5