The End of the F***ing World

The End of the F***ing World Charles Forsman

Resenhas - O Fim da Porraa Toda - The End of the Fucking World

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Grazielle115 11/10/2021

uma das minhas séries favoritas
bom, eu estava doida por essa hq desde que eu vi que ela existia mas estava pensando se comprava mesmo em inglês por ter tidos relatos de que ela era muito basicona

quando a vi lançando em português eu fiquei desesperada

bom, como eu já tinha visto relatos ela é uma hq muito muito muito rasa em comparação a série. ai vc me pergunta ?ah mas e se tirar a série?? continua sendo rasa

é uma hq pequena e tudo acontece muito rápido mas tenho que concordar quando dizem que falta diálogos, as coisas simplesmente acontece.

fico muito feliz que a produção da série conseguiu botar digamos densidade da série e ela ser melhor que a hq

é fã e quer comprar para se sentir mais próximo da história que nem eu? compre mas saiba que é melhor não por expectativas demais

é uma leitura de minutos

roses in winter 02/02/2023

the end of the f***ing world - 2023
que história aleatória e ruim, puta merda. pelo menos o livro é pequeno e bonito.
não recomendo, duas estrelas (seria 1, mas, como recebi de presente da minha melhor amiga, eu dei uma a mais por consideração).
Aninha :) 02/02/2023minha estante
KAKAKAKAKAKAKA amei a consideração

roses in winter 02/02/2023minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKAKA dei o mínimo do mínimo de dignidade pra esse livro por sua casa, sinta-se amada

roses in winter 02/02/2023minha estante
causa***

Gramatura Alta 03/12/2023

Https://gramaturaalta.com.br/2023/12/03/the-end-of-the-fxxxing-world-como-amar-dois-psicopatas/
James e Alyssa são um casal de jovens que vivem o que parece ser uma adolescência comum, com medo da vida adulta que está por vir. A história é contada do ponto de vista dos dois personagens, intercalando as vozes nos capítulos. Mas logo percebemos que tem algo de errado: a sociopatia de James ameaça o futuro de ambos. Alyssa, apaixonada, ignora o comportamento do namorado, mas até quando?

Em THE END OF THE FXXXING WORLD, James é um adolescente de 17 anos que comete atos de crueldade: ele mata pequenos animais na floresta, como morcegos, coelhos, ratos, pássaros, lagartixas e borboletas. Aos 15 anos, ele enfiou a mão dentro do triturador da pia da cozinha, apenas por impulso e para sentir como era. James se considera um psicopata e agora deseja levar suas tendências violentas a um novo nível: matar uma pessoa de verdade.

Alyssa, também com 17 anos e colega de escola de James, é uma jovem rebelde, destemida e de língua afiada. Vinda de uma família disfuncional, ela se sente entediada e desiludida com sua vida monótona e sem emoção. Quando se aproxima de James, percebe nele uma oportunidade para escapar desta rotina sufocante e, ao mesmo tempo, explorar sua própria sexualidade.

Juntos, os dois decidem deixar para trás as amarras familiares e embarcam em uma jornada pelo mundo, sem um destino fixo ou rota pré-estabelecida. Através dessa aventura, Alyssa busca encontrar um sentido maior para sua vida e uma conexão emocional genuína com alguém que compreenda seus anseios mais profundos.

Contudo, ao longo da jornada, eles se deparam com um indivíduo verdadeiramente perigoso: um autêntico psicopata. James acaba realizando seu desejo sombrio de tirar a vida de uma pessoa, o que desencadeia uma perseguição implacável por parte da polícia e de uma conhecida do assassinado, que busca vingança. Esse terrível desdobramento transforma completamente o rumo de suas vidas.

Uma das maiores forças do livro reside em sua narrativa sombria e perturbadora, habilmente mesclada com um humor peculiar e afiado. Charles Forsman apresenta os pensamentos íntimos dos personagens, proporcionando ao leitor uma imersão profunda na mente conturbada de James e na natureza excêntrica de Alyssa. A forma como os diálogos são escritos e os pensamentos são apresentados cria uma atmosfera única, repleta de uma inquietude que nos acompanha ao longo de toda a história.

A habilidade do autor em mergulhar nas profundezas psicológicas dos protagonistas confere uma autenticidade surpreendente aos personagens, tornando-os seres complexos e reais, mesmo que envolvidos em situações inimagináveis. A narrativa conduz o leitor através de uma montanha-russa emocional, alternando entre momentos de tensão insuportável e toques sutis de ironia, criando uma experiência literária envolvente e única.

Além disso, a arte em preto e branco de Forsman é um dos aspectos mais notáveis e impactantes da obra. Sua abordagem minimalista, embora aparentemente simples, transmite uma profundidade emocional que se entrelaça perfeitamente com o tom sombrio e angustiante da narrativa. Os traços simplificados, longe de serem limitados, ganham vida ao retratar com maestria a expressão dos personagens, evidenciando suas angústias, anseios e perturbações internas.

A utilização do preto e branco, em vez de cores vibrantes, cria uma atmosfera austera e sombria, que se encaixa perfeitamente na jornada conturbada de James e Alyssa. Essa escolha artística contribui para a sensação de inquietação constante que permeia toda a história, reforçando o clima de desconforto e tensão que acompanha os leitores em cada página.

A simplicidade da arte também permite que os detalhes mais sutis das expressões faciais e dos gestos se destaquem, revelando as nuances emocionais dos personagens. É através desses traços aparentemente descomplicados que o leitor é convidado a explorar as complexidades psicológicas dos protagonistas, tornando-os seres tridimensionais e genuínos.

Assim, a combinação da narrativa sombria e perturbadora com a arte minimalista e expressiva de Forsman confere ao livro uma força singular. É uma experiência que toca os leitores em um nível emocional profundo, fazendo-os refletir sobre a natureza humana e as escolhas que moldam nossos destinos. A relação simbiótica entre texto e arte cria uma obra de arte completa e tocante, que permanecerá na mente dos leitores muito tempo após o término da leitura.

Embora THE END OF THE FXXXING WORLD seja uma obra de extensão moderada, sua profundidade e impacto vão muito além de suas páginas. Charles Forsman habilmente tece uma narrativa que mergulha nos aspectos mais complexos da experiência humana, explorando temas universais que ecoam nos corações dos leitores.

A busca pela identidade é uma temática central que ressoa em toda a história. Tanto James quanto Alyssa são personagens repletos de conflitos internos e inseguranças, tentando compreender quem são e onde se encaixam no mundo. Ao se unirem em sua jornada caótica, eles acabam descobrindo aspectos inesperados de si mesmos, revelando camadas profundas de suas personalidades e forjando uma conexão única e verdadeira.

A solidão é outra questão essencial que permeia a obra. Ambos os protagonistas carregam consigo uma sensação de isolamento e desespero, mesmo estando cercados por outras pessoas. Suas vidas disfuncionais e traumáticas deixaram marcas emocionais profundas, que os impulsionam a procurar refúgio um no outro, buscando conforto e compreensão em meio à escuridão que os cerca.

Ao longo da trama, THE END OF THE FXXXING WORLD também nos lembra que as escolhas que fazemos podem ter consequências imprevistas e duradouras. As ações de James e Alyssa desencadeiam uma série de eventos que fogem ao controle, levando-os a situações cada vez mais complicadas e perigosas. Essa exploração da responsabilidade e do impacto de nossas escolhas nos lembra da complexidade da vida e da interconexão das decisões que tomamos.

Neste contexto, o livro nos instiga a refletir sobre nossa própria jornada na vida, as escolhas que fazemos e como lidamos com nossas próprias feridas e aspirações. Cada um de nós carrega nossos traumas e anseios, e THE END OF THE FXXXING WORLD nos recorda da humanidade compartilhada que existe por trás de nossas fachadas e ações. A obra nos convida a contemplar a empatia e a compreensão diante dos outros, pois muitas vezes as circunstâncias e experiências moldam o caminho que trilhamos.

THE END OF THE FXXXING WORLD também foi adaptado em uma série homônima pela Netflix com duas temporadas. Existe algumas diferenças, como é normal. Enquanto o quadrinho se concentra principalmente nos protagonistas James e Alyssa, explorando suas mentes de forma mais intimista, a série da Netflix expande a narrativa, apresentando mais detalhes sobre a vida de personagens secundários e desenvolvendo arcos adicionais para alguns deles. Isso permite ter uma visão mais ampla do mundo ao redor dos protagonistas e dos eventos que os cercam.

O quadrinho é uma obra curta, com um foco mais limitado na jornada de James e Alyssa. A série, por outro lado, expande a trama, adicionando acontecimentos e subtramas para criar um enredo mais complexo e abrangente. Além disso, a série proporciona um final mais conclusivo, enquanto o quadrinho termina de forma mais ambígua.

A série mantém a atmosfera sombria e perturbadora do quadrinho, mas adiciona sua própria estética visual. O uso de cores e cenários na série contribui para criar uma experiência mais imersiva e impactante, enquanto o quadrinho é caracterizado por sua arte em preto e branco, que também tem seu próprio apelo estético.

Enquanto o quadrinho oferece uma experiência mais concentrada e íntima na mente dos personagens principais, a série da Netflix expande a história para incluir novos elementos e proporcionar uma visão mais abrangente do universo da obra. Ambas as versões são cativantes à sua maneira, cada uma com suas próprias forças e abordagens artísticas, proporcionando diferentes perspectivas sobre essa jornada sombria e repleta de emoções.

site: https://gramaturaalta.com.br/2023/12/03/the-end-of-the-fxxxing-world-como-amar-dois-psicopatas/

adrenatos 31/05/2022

serio, é uma das minhas séries favoritas da netflix, com personagens que guardo no meu coração. achei a hq muito fiel a série, apesar de ter uma grande diferença no final.

recomendo que assistam a série primeiro.

yomaeli 30/04/2022

James e Alyssa são dois adolescentes que se aproximam e engatam um relacionamento. Nos quadrinhos, ele é retratado como um possível psicopata tentando se descobrir e ela, uma adolescente com um contexto familiar delicado e apaixonada pelo garoto. Somando todos esses fatores, eles fogem e coisas passam a acontecer.

É uma ótima pedida pra quem está em ressaca literária, é rápido, dinâmico e fácil. Pode ser visto como vago, mas acho que apenas cumpre de modo ligeiro seu propósito e está ótimo. Claro que também soa até patético o enredo do personagem James, mas aí é questão de mergulhar na onda do que está sendo contado e desenhado. Eu gostei.

Vale mencionar as ilustrações também, bem simples, intercalando o uso do preto para diferenciar personagens e enfatizando os pensamentos e sentimentos de cada um.

Ju 02/05/2022

Que P***A
Em alguns minutos terminei, já esperava que fosse sem tantos detalhes como a série, mas foi uma experiência legal.
Assustador a que ponto as emoções e sentimentos de uma pessoa podem chegar.

nicolemartinss 04/03/2023

O fim da 🤬 #$%!& toda
Primeiramente, eu não sabia que essa história tinha vindo dessa HQ. acho que foi um complemento para a série, apesar da adaptação ser bem mais redondinha (mas óbvio que seria). gosto muito dessa história. tem passagens muito legais aqui. na época que vi a série não entendia bem a motivação dos personagens, mas agora que li a HQ entendi. gosto ainda mais agora. :)

Luan 19/01/2023

HQ boa, mas a série é melhor!
The End of The Fucking World, ou O Fim da Pxxxa toda, de Charles Forsman é um quadrinho que nos força a acompanhar a jornada decadente de dois adolescentes deslocados, em uma sociedade que não dá atenção a eles, jogando-os em uma espiral mais e mais violenta. Tudo isso seria um grande clichê, se um deles não fosse um sociopata.

O que Charles Forsman, roteirista e desenhista, que também é o autor de ?I Am Not Okay With This?, esfrega na cara do leitor é uma história pesada através de um traço cartunesco, e até mesmo simplório.

A obra poderia cair no lugar comum e só nos mostrar que a história de James e Alyssa sintetiza o vazio de uma juventude sem destino. E, em vários aspectos, isso é verdade. Mas James não é só um adolescente com um vazio existencial. Ele é um sociopata em uma realidade onde tudo parece colaborar para que seus desejos de morte se tornem reais.

Alyssa é a âncora que segura James, e ela, também, é castigada pelos acontecimentos ao seu redor. Os dois personagens principais em fuga já estão quebrados mesmo antes de crescerem, como vamos descobrindo aos poucos.

Muitos acontecimentos são lugares comuns (família desestruturada, pai ausente e perigoso), mas contados em um ritmo rápido e com a subjetividade de um narrador (ambos os personagens principais), a história faz com que acreditemos que o mundo é um lugar sujo e perigoso.

Na verdade, o quadrinho consegue nos fazer acreditar que os dois só estão a salvo quando estão juntos. Ou nem mesmo isso, porque a ânsia de James por matar deixa em cheque a todo momento a sobrevivência de Alyssa.

O Fim da Pxxxa Toda é um quadrinho curto, e menos aprofundado comparado a adaptação em série, feita pela Netflix. A Série consegue se destacar bem mais, por isso, não espere que seja a HQ seja melhor.

Recomendo.

May 28/06/2022

Incrível
Desde que vi a série tive vontade de ler o hq. Fico encantada em saber q a série é tão fiel ao hq.
A história é incrível e nos prende de uma forma que n sei explicar.
Eu realmente recomendo a leitura (para todos acima de 18 anos)

Rhadija 10/04/2022

Life?s sucks
Retrata a vida de um jovem um tanto quanto problemático que começa a namorar uma jovem apaixonada por ele, é bem rápido e sombrio, um bom quadrinho

205 28/04/2023

Um livro bem curto mas me envolvi bastante na leitura dele, de alguma forma ele te faz ficar mais interessada ao decorrer da leitura. Realmente inexplicável.

Paula 17/04/2022

Esperava mais...
Para iniciarmos, é importante frisar que a HQ é bem rasa em relação a série, os acontecimentos são bem rápidos e as cenas mudam sem muita conexão umas com as outras.
Agora analisando, ignorando a série, a história prende e te faz pensar sobre como o vazio interno pode impulsionar uma busca inútil e perigosa por preenchimento.

Yourdramaqueen 11/12/2023

Muito diferente da série, bem mais curto e a história é diferente em vários aspectos, em suma o livro é bom

1 | 2 | 3 | 4 | 5