Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo

starsvhs 31/12/2023

Bom, mas não tão bom quanto o primeiro.
"Nunca li nada na Bíblia que indicasse que Deus odeie. O ódio não é uma das atribuições dele."

É um livro bom, porém não era necessário que fosse escrito, já que o primeiro volume não termina com alguma ponta solta.
Porém não vou reclamar sobre ele existir, já que gostei muito de ter mais um pouco do Ari e do Dante, ver as mudanças positivas e negativas ao longo da história deles e alguns tópicos recebendo um ponto final.
Gosto muito da escrita desse autor, como ele desenvolve os personagens e me faz refletir sobre vários tópicos da vida.
Uma coisa que na minha opinião aconteceu em ambos os livros foi que no final tudo acontece muito rápido e daí você fica com aquela sensação de "já acabou?"
Beatriz 01/01/2024minha estante
acho q ele escreveu por justamente sentir falta dos personagens e escrever mais sobre, mas tb pra corrigir o erro q ele teve no primeiro sobre a travesti

starsvhs 01/01/2024minha estante
Sim sim, é um livro que eu achei gostoso ler mas que não é um grande revolucionário KKKKKKK

guinho 31/12/2023

Será que era realmente necessário uma continuação?
Leitura extremamente maçante, o primeiro livro enrola muito pra desenvolver alguns plots, mas esse aqui consegue demorar mais ainda e eu fiquei de saco cheio. Os diálogos e plots soam extremamente superficial e as vezes ele fica andando em círculos. Fiquei desapontado pois gostei muito do primeiro livro, não acho que esse seja tão necessário, ele poderia ter pelo menos algumas (muitas) páginas a menos. Contudo, eu simpatizo pelos meninos e pela família deles, por isso eu darei essa nota alta ainda.

riverchaim 31/12/2023

Aristóteles e Aristóteles
O livro esquece de dar um desenvolvimento decente pro Dante. Enquanto o Aristóteles cresce a cerca de várias situações que são colocadas, o Dante praticamente inexiste nesse meio tempo e quando volta se mostra apenas um menino birrento.

Gostei dos assuntos abordados mas não da forma como foram. Parecia tudo muito raso e "fácil" de resolver. Quando a professora do Ari é racista a mãe dele diz que não é culpa dela, ela foi ensinada a ser assim. Quando o Dante fala sobre homofobia, o Ari também diz que as pessoas são ensinadas a serem assim. Isso não é uma resolução, o autor só não queria se aprofundar nos temas.

E a história também esquece de focar no casal protagonista e dá muito espaço para outros personagens que sinceramente pra mim não interessava. Não me interessa as histórias do pai do Ari, das mil lições da mãe dele que pareciam eternas. Eu queria ver o desenvolvimento de AriDante, queria ver eles juntos superando seus conflitos, não deixando tudo isso apenas para as últimas páginas.

Dani 31/12/2023

Não foi melhor quanto o primeiro
Eu achei não muito boa quanto o primeiro mas fecha tudo em que o primeiro não fez. São um casal muito fofo. Foi boa essa experiência obrigado

taylor33 31/12/2023

O primeiro é muito melhor, o inicio eh bom mas depois fica muito lento até engatar na leitura de novo. sinto que estava tudo bem na historia e PA do nada algo muito impactante mas ao mesmo tempo MUITO aleatório acontece, nao parece que foi a mesma pessoa que escreveu o primeiro

Alice1389 30/12/2023

Melhor de todos ???
A evolução do Ari nesse livro é surreal, eu o amo mt, sabe aquela personagem que é sua protegida da vida? É o Ari, é eu fiquei mt orgulhosa com o processo de amadurecimento dos dois.
É um livro que te faz enchergar a vida de uma forma diferente, vc começa a se comprar como ser humano com eles, o que é algo bom se vc tiver em comum com as melhores qualidades deles.
É uma leitura mt mt fácil, a escrita mt verdadeira, e vc leva p vida com a importância de uma bíblia ?

vickzoka 30/12/2023

Simplesmente LINDO
Ari e dante foi com certeza uma das melhores leituras da minha vida, sem duvidas.
Que livro IN CRI VEL, só de pensar que a vick do passado não tinha interesse nenhum por ele me dá um aperto no peito.
Eu li na melhor época que eu poderia ter lido (meus 16 anos prestes a fazer 17 e tomar rumo na minha vida) e isso me deixa muito feliz.
História MUITO bem construída, demorei pra ler mais esse do que o primeiro (mas isso não torna o livro ruim), escrita impecável, referências, didática, tudo lindo!!
Ari conseguiu expressar todos os meus sentimentos guardados dentro de mim, esse livro é como um tapa na cara e um abraço quentinho ao mesmo tempo?

nicke0 30/12/2023

Encantador
Eu não consigo explicar o quão reconfortante foi ler essa história. Os personagens são de um carisma gigante e a história, mesmo que triste em muitas partes, flui perfeitamente bem.
Vê a agonia de dois meninos que se tornaram homens em um mundo que eles julgam os odiar, ver o amadurecimento, as relações familiares e com os amigos, tudo é extremamente acolhedor. Aristóteles e Dante descobriram os segredos do universo e mergulharam nas águas do mundo.

juju <3 29/12/2023

Aridante 2
Gostei da temática do livro e tal, fala sobre umas paradas legais e é interessante ver o crescimento dos personagens, principalmente do ari, mas fora isso o livro é uma continuação desnecessária e muito tedioso de ler. fiz um esforço enorme pra terminar, arrastei a leitura desse livro até a ultima pagina pq ela eh bem parada mesmo, só li pq nn queria abandonar kkkkkkkkkk

Cunha21 28/12/2023

Acredito que uma continuação seja desnecessária, porém me entreteu muito, achei tudo muito intrigante

Milly 28/12/2023

Ari e Dante novamente ?
Que emoção terminar esse livro e agora definitivamente.
Fiquei muito contente de ter acompanhado o amadurecimento do Ari durante essa história, é incrível só de imaginar o homem que ele se tornou ainda em um corpo de menino.
Cheio de frases impactantes e que te trazem bons ensinamentos, uma reviravolta mais que surpreendente que doeu na alma!
Quero rir e chorar, rir e chorar, rir e chorar ??
Amo vocês Ari e Dante, vejo seus nomes no mapa mundi!

x_lauram 28/12/2023

A princípio, quando notamos a continuação de um livro, questionamos principalmente a necessidade daquela sequência, afinal, o capitalismo transformou nossos pequenos prazeres em lucro e tudo ao redor permanece com a mesma lógica. Entretanto, o mais interessante em Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo é, não apenas a premissa do processo de aceitação do protagonista em relação a própria homossexualidade (realmente necessário para o enredo, considerando o término do primeiro livro) mas sim a construção de um ser humano que permite ser amado pelos próprios pais, amigos, namorado e por si mesmo.
O acerto de contas com as inseguranças, medos e fantasmas passados é construído de forma que entendamos a veracidade daqueles sentimentos em alguém que não considerava a possibilidade de ser feliz e, apesar de estar rodeado de amigos (nos quais muitas vezes ignoram as gentilezas de apenas parabenizá-lo pelas mudanças e as substituem por piadas incovenientes, acredito que pela procura de um alívio cômico do autor, mas apenas os deixaram insuportáveis), as dores de Aristóteles são somente dele, logo, ele decide o que fará com elas.
Durante a leitura, pequenas interações entre Aristóteles e as demais personagens do livro despertam o questionamento da necessidade de estarem ali, mas, se ler com atenção, percebe-se que nem sempre há uma razão para coisas acontecerem e muito menos a explicação do porquê os momentos se tornam especiais. Assim, em termos de utilidade, Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo é um mapa para a mudança, o crescimento e o trajeto de uma história de amor, não apenas entre dois meninos, mas entre a mente o coração.

Anabs7 27/12/2023

Queridos Ari e Dante...
Vcs são uns amores e se amam de vdd. Aprendi muito com sua mãe Ari e seu pai te ama de verdade. Já vc Dante, me lembra muito eu (um pouco dramático de mais) mas vcs tem amigos de vdd e isso não se paga!

Carolina.Souza 27/12/2023

E olhei e disse: LINDO!
Esse segundo livro de Ari & Dante é uma obra que encanta e, principalmente, emociona quem lê as palavras tocantes de Benjamin Alire Sáenz, que depois do tiro que foi esse livro, se tornou um dos meus escritores preferidos! a narrativa é uma jornada de autodescoberta, amor, aceitação, amizade e, sobretudo, sobre delinear nossos espaços nas linhas confusas desse mundão. Sáenz trata esses temas com respeito e sensibilidade, fazendo com que seja impossível não refletir sobre eles (e acabar marcando o livro inteirinho!).
à medida que Ari e Dante enfrentam desafios e descobrem verdades sobre si mesmos e o mundo ao seu redor, nós somos levados à uma montanha-russa emocional que tem seu desfecho gratificante e comovente, de verdade.
"Aristóteles e Dante mergulham nas águas do mundo" não é apenas uma história sobre amor romântico, mas também sobre a riqueza das amizades verdadeiras, da família e a jornada pessoal em direção à autenticidade. é um livro que deixa uma marca duradoura com certeza e, por isso, se tornou uma das minhas obras preferidas.