Sem esforço

Sem esforço Greg McKeown

Resenhas - Sem esforço

Fernanda.Lopes 26/10/2021

Simples e eficiente
Eu já estava super curiosa para ler o Sem Esforço, depois de conhecer o Essencialismo. E, mais uma vez, o autor não decepciona.

Sem Esforço é um livro prático e direto ao ponto. Traz várias sugestões sobre como facilitar as nossas atividades cotidianas, partindo do questionamento da ideia de que só tem valor o que é difícil, trabalhoso e que uma rotina leve é coisa de gente preguiçosa.

Para os nossos dias de "trabalhe enquanto eles dormem", esse livro é fundamental.

Alex 29/01/2022

O simples funciona
Assim como essencialismo, não há como não se apaixonar pela obra de Mckewon. Entender, pelas palavras dele, como temos a tendência de complicarmos nossas próprias vidas, abre os olhos para um forma mais simples e eficiente de encarar os dias. O livro traz dicas e fórmulas fundamentais para vivermos com mais eficiência e menos esforço.

Deghety 27/01/2022

Sem Esforço
Diferente, ao menos na minha visão, de outros livros do gênero. Sem Esforço consegue manter acesa na sua mente as "regras" aconselhadas nele.
Confesso que de início acreditei que seria só o uso de algumas exceções para poder exemplificar tais "regras", mas cada uma dessas "exceções", mesmo não podendo serem completamente aplicadas à todos os tipos leitores e suas respectivas vidas, ainda assim desperta a reflexão de como aplicar parte delas.
McKeouwn crítica a romantização de que todo objetivo e conquista têm de exigir esforços "além da capacidade física e mental" dos envolvidos e oferece métodos de como tornar todos os aspectos da vida menos complicados.
Em um resumo mínimo, tudo é questão de autoconhecimento, organização e concentração no que realmente é importante.
Sem Esforço, além da "filosofia de vida" que mencionei acima, é uma leitura divertida e leve, como também cheia de histórias de pessoas célebres e anônimas para enfatizar os ensinamentos, fazendo com que absorvemos o máximo possível da ideia do autor.
4/5

Aline.Santos 31/10/2021

Um ótimo livro. Leitura fluida e rápida! Não tem nada inovador, mas a sequência da narrativa, os resumos entre os blocos, realmente ajudam a por a cabeça no lugar e conseguir colocar o livro em prática.

Elisio Rebouças 29/10/2021

Essencial
Autor do premiado Essencialismo McKeown nos mostra a partir de sua própria experiência em tentar ser essencialista alguns tropeços que teve e como ele solucionou. Sem esforço é um compilado de dicas, hábitos e comportamentos para que sua vida flua de forma organizada e claro, sem esforço. Complementando ou não o primeiro livro, sem esforço é uma maravilha para aqueles que sempre querem melhorarem todas as camadas de suas vidas.

Jennifer 20/01/2022

A vida pode ser mais fácil
A ideia desse livro é como tornar sua vida mais leve e mais facil fazendo tudo aquilo que é essencial. No estilo tradicional de autoajuda o autor traz isights e dicas de como levar a jornada da vida de uma forma leve e tranquila

Rudibirck 30/10/2021

Sem esforço
Simplificar nossas ações e decisões são o objetivo desse livro. Repensar no que podemos melhorar no trabalho, família podem fazer grande diferença no dia a dia.

Marta__A 05/01/2022

No livro o autor fala sobre como podemos fazer as coisas sem esforço, focando no que é importante, mas de maneira que aos poucos possamos ir atingindo os objetivos e lidando com as adversidades que surgirem no caminho.

São dados diferentes exemplos ao longo do livro pelo autor, de como priorizar o essencial sem esforço, e atividades que influenciam no desempenho.

Achei um ótimo livro para ler e reler, colocando em prática as dicas. Muito bom o livro, assim como o livro essencialismo, do autor.

Pucca.Farion 04/01/2022

"Em Sem esforço, Greg McKeown oferece conselhos práticos para você realizar suas atividades essenciais com mais facilidade e, assim, atingir seus objetivos.

Se você trabalha muito mas continua distante de suas metas, quer contribuir mais mas lhe falta energia, vai encontrar neste livro ótimas estratégias para lidar com seus projetos e desafios.

Em 15 lições curtas, você vai aprender a:

• treinar o cérebro para focar no importante e ignorar o irrelevante

• resolver os problemas antes que eles causem danos

• simplificar processos removendo etapas desnecessárias

• entender as pausas como propulsoras da produtividade

• definir um ritmo sustentável em vez de avançar a todo custo

• transformar tarefas chatas em rituais divertidos"

Um ótimo livro, focado e que traz soluções simples para tentar mudar a forma pela qual encaramos os nossos problemas.
Os três principais capítulos são divididos em mini capítulos e, ao final de cada uma deles, ele traz um resumo do que foi apresentado. Uma ótima forma de gravar o conteúdo.

Meus pontos favoritos:

1 . Em vez de perguntar “Por que isso é tão difícil?”, inverta o raciocínio: “E se isso pudesse ser fácil?”
2. Combine as atividades mais essenciais com as mais agradáveis.
3. Para iniciar um projeto essencial, defina primeiro que aspecto ele deve ter quando estiver finalizado.
4. Decomponha a primeira ação óbvia em passos menores e mais concretos.
5.Aprenda princípios, não apenas fatos e métodos.
6. Suba nos ombros de gigantes e tire proveito do que eles já sabem.
7. Conte histórias que sejam fáceis de entender e repetir.
8. Crie acordos de alta confiança para esclarecer resultados, responsabilidades, regras, recursos e recompensas.
9. Não se limite a administrar o problema. Resolva-o antes que cause danos.
10. Invista dois minutos de esforço uma vez e acabe com irritações recorrentes.

Meu primeiro contato com o autor e já fiquei curiosa pelo livro anterior.

Se você quer ler um livro de não ficção, este é uma ótima pedida.

BelaBelli 01/01/2022

Achei o livro com a mesma pegada do Essencialismo, leitura fácil, rápida, linguagem simples.
O livro gira em torno da pergunta: Como podemos tornar as coisas mais fáceis?
Qual a forma mais simples de obter o resultado que queremos?

Ele mostra alguns caminhos de como podemos tornar algumas atividades essenciais mais divertidas. Como adicionar diversão e brincadeiras para desfrutar melhor desses momentos.

No mundo de hoje nós criamos a ilusão de que tudo que é essencial tem que ser difícil e chato, e tudo que é muito fácil é trivial, e não tem que ser assim.
Temos que tornar as coisas essenciais, fáceis.

Ele também foca na importância de descansar e o poder de não fazer nada. Pois, hoje também estamos seguindo na cultura de que sempre temos que estar produzindo (trabalhando, estudando, fazendo algo "útil") e não conseguimos mais relaxar.

Estabeleça limites máximos e mínimos do que estamos nos propondo a fazer, pois evita frustrações e caminhamos para conclusão do objetivo.

Victoria.Bispo 27/12/2021

Melhor que o primeiro
Gostei bastante desse livro, acho que bem mais que essencialismo. Mas ouso dizer que ambos se completam.

Juh Mesquita 23/12/2021

Genial!!!
Este livro é simplemente genial, descobri que muito coisa que sempre apliquei a minha vida (graças a ansiedade inclusive kkkk) era uma forma de levar a vida mais leve e organizada.
Em estilo de conversa e história, "Sem Esforço" traz métodos que visam a uma vida mais organizada, harmoniosa e como o próprio nome diz.... Sem esforço.
Amei a dedicatória que o autor fez a filha na conclusão deste livro, simplesmente sai emocionada...

Carolina3292 16/06/2024

O que realmente importa
O livro ajuda a perceber o que é realmente importante para alcançar o objetivo maior. O final é surpreendente. Senti mudanças em mim ao curso da leitura. Índico com certeza.

alvaro_becker 12/12/2021

Fazer mais com menos
Quando olhamos para aqueles vídeos hipnóticos com pessoas fazendo coisas cotidianas de forma extraordinária, com uma habilidade de malabarista, ficamos fascinados. Um pedreiro, cozinheiro ou qualquer outra pessoa que faz coisas comuns com tal maestria sem demonstrar esforço.
A reflexão que fica é como fazer coisas difíceis se tornarem fáceis, ou pelo menos mais leves? Como perceber o caminho essencial em cada projeto, deixando de lado as atividades que consomem a paz e a energia?

Letras.Libras 22/11/2021

Aprendi muito com esse livro. Quem puder, compre, porque vai valer a pena. As coisas podem ser mais simples, basta olharmos de outra forma e tomarmos atitudes diferentes.