Psicologia do Bolsonarismo

Resenhas - Psicologia do Bolsonarismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rafaella 06/01/2023

Bom, mas superficial.
Achei que o livro traz pontos interessantes no início, mas não aprofunda muito eles então acaba sendo meio confuso.
Comecei esse livro achando que ele explicava melhor sobre como o bolsonarismo ?captura? as pessoas, mas achei que tem muito mais comparações com outras situações parecidas do que a explicação em si.
É um livro interessante, mas acho que o título diz uma coisa e o livro outra, talvez se eu tivesse ido com expectativas mais baixas teria gostado mais.

Mainnã 30/12/2022

O livro é curto e objetivo no que se propõe. Logicamente que o bolsonarismo excede o que está nele, mas o autor nos faz refletir sobre os aspectos mais importantes

Camila 28/12/2022

Um livro bem curtinho que analisa o fanatismo por esse (des)governo baseado em questões filosóficas e psicanalíticas. O autor apresenta ótimas reflexões e seus escritos são de grande importância para começar a compreender esse "fenômeno". Porém, do meio para o final achei que o autor se perdeu um pouco e tornou a leitura um pouco confusa e maçante.

Michartx 27/12/2022

É um livro curto, imprescindível ao momento atual, em termos de que o óbvio precisa ser dito, trás diversas reflexões importantes. Entretanto, achei o livro muito imparcial, além de acreditar que se perdeu no final, acredito que fui com expectativas demais.

Vini 27/12/2022

Se perdeu no decorrer das páginas
Começou bem, apesar das fugidas do assunto principal, mas o autor se mostrou muito certo falando sobre coisas as quais ele não tem conhecimento, como colocando comunismo no mesmo balaio do fascismo ou dizendo que não faz sentido criticar a individualidade já que não é incentivado o desenvolvimento pessoal de cada um (que é o problema de fato), além é claro dele parecer ser o típico ateu ressentido (ressentimento esse inclusive definindo no livro) que, sofreu algum tipo de trauma em relação a religião e colocou a culpa em Deus e agora odeia ele com todas as forças, não se baseia em nenhum motivo lógico mas sim sentimental de ressentimento.
Paty AZ 04/01/2023minha estante
Concordo plenamente.

MirzKr 26/12/2022

o livro tem linhas teóricas muito fortes, incluindo uma linha totalmente freudiana. não que isso seja ruim, mas acho que uma base dessas teorias é essencial para um bom proveito da leitura.

tem várias questões que, para quem já lê e tem acesso a história por exemplo, acaba sendo óbvio. porém sabemos que o óbvio precisa ser dito.

o livro é excelente. recomendo!

Paulo Vitor 26/12/2022

Bem interessante, porem algumas partes...
Falando sobre o livro ele é bem interessante pelo simples fato do autor fazer uma analise no comportamento fanático do bolsonarismo, mesmo que o autor deixe claro no inicio que a intenção não é essa. O livro é bem interessante principalmente quem goste de assuntos de filosofia e psicologia, afinal ele vai fazer muitas citações do Freud e confesso ter gostado bastante disso, porém em alguns momentos viajei na filosofia que há nos textos. Falando sobre o tema, realmente o bolsonarismo assim como qualquer idolatria politica é uma forma de onipotência, subserviência e principalmente fazer de qualquer um que seja contra sua forma de pensar seja automaticamente o seu inimigo. Divergir em algumas partes do livro quando tentar amenizar os protesto de 2013 e 2014 contra o PT, porém tenho que concordar que Bolsonaro foi um desastre logo em seguida para nosso país e piorou mais ao logo da pandemia.

Fabiane 26/12/2022

Indispensável para a análise atual do Brasil
O autor consegue trazer elementos, não só dá psicologia, mas de outras áreas do conhecimento a fim de municiar ao leitor com análises pertinentes a este momento histórico que vivemos.
Eu sou da área social e as análises psicológicas do autor complementaram a leitura que faço deste momento tão difícil que o país atravessa.

mariana.vargas.lima 25/12/2022

Um livro que envelheceu bem
Como o livro foi escrito antes da derrota do Bolsonaro nas eleições de 2022, conseguimos fazer um paralelo bem legal com o que foi explicado através da psicologia e o que vem acontecendo no Brasil e nas frentes dos quartéis.
?Nós perseguimos, impomos nossa lei, censuramos, silenciamos, prendemos, torturamos, exilamos e matamos esses subversivos inimigos da fé em nome da verdade, do bem e da justiça. E o fazemos - não haverá maior crueldade na história das morais - por amor a eles?

Giulia 24/12/2022

Ótima análise sob a ótica psicanalítica
Gostei muito da análise feita pelo autor, me fez refletir muito sobre diversos pontos levantados e que fazem muito sentido em nosso momento atual (e outros que já acompanhamos em tempos passados). O livro não conta com uma reflexão tão aprofundada, até mesmo porque não é a proposta, mas levanta questões interessantes de se pensar e compartilhar.

Krystal 23/12/2022

Se você, assim como eu, não entende o que leva um ser humano a apoiar valores como os do bolsonaristas , vale a pena esta leitura. Ele propõe diversas ideias que podem explicar alguns comportamentos desse grande grupo.

Tori 16/12/2022

Interessante
É um livro bem rapidinho, mas trás diversas reflexões importantes. Gostei bastante da leitura, os capítulos são curtos e é tudo bem embasado historicamente, sociologicamente e psicologicamente, o que trás 3 pontos de vista interessantes à leitura e o autor faz isso até que muito bem pra um livro curto! Vale a pena a leitura. Me deixou bem pensativa até sobre questões pessoais.
No mais, o autor me pareceu ter se perdido no final, parecia que não sabia exatamente como concluir o livro, mas não foi algo tão negativo assim.

Marinoca 13/12/2022

muito interessante
Ótimo livro, acho que tanto quem se interessa por psicologia quanto quem quer entender no último governo deveria ler esse! e tem disponível no Kindle unlimited!!

Maria 09/12/2022

ele te leva a entender esse fanatismo pelo lado filosofico da coisa, é especializado na área, então é algo de credibilidade

Nathalia Polito 08/12/2022

Ótimo
Livro bem direto, esclarecedor dessa loucura toda que vivemos em período eleitoral. É bom entender as raizes de certas loucuras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6