Psicologia do Bolsonarismo

Resenhas - Psicologia do Bolsonarismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Junior.Dias 18/10/2022

Foge do título.
O autor utiliza-se de um título chamativo para angariar leitores e expor sua filosofia através de uma pseudo análise dos seguidores de Bolsonaro, o pano de fundo, porém não está explorado de maneira profunda.
A leitura, em si, é muito boa. Abre-se a mente como uma obra de filosofia deve fazer.

Camila 17/10/2022

" O fundamento psíquico de todo autoritarismo político é a projeção da fantasia da onipotência em um ser humano supostamente especial" . Livro completamente cirúrgico, claro em todas as colocações e faz entender exatamente o porquê da crença no bolsonarismo .

allanzanetti 14/10/2022

Bolsonarismo na cabeça
Independentemente do resultado final da eleição presidencial de 2022, o bolsonarismo chegou para ficar. O fenômeno, enraizado na sociedade brasileira, tem contornos psicológicos que preenchem as lacunas de indivíduos inseguros com a realidade à sua volta. É mais prazeroso acreditar em mitos do que se conformar com a própria mediocridade.
Way 14/10/2022minha estante
Tive uma conversa nesse contexto com meu professor de história, é mais fácil aceitar sua imagem suja e hipócrita quando vê ela refletida em alguém q pensa igual principalmente alguém q tem poder

allanzanetti 14/10/2022minha estante
O atual presidente está longe de ser um acidente de percurso. Ele representa o pensamento de grande parte da população, inclusive quando é preconceituoso.

Exatamente.

Way 14/10/2022minha estante
Felizmente está tudo sempre em constante mudança até às moléculas do nosso organismo, podemos fazer com q as pessoas sejam mais gentis e menos preconceituosas com ideais tão fúteis e utópicos

allanzanetti 14/10/2022minha estante
O fato de discordarmos do presente dá fôlego para continuar. Não perderemos a esperança.

Ana 13/10/2022

A ideia foi boa, a execução deixou muito a desejar. Não que o conteúdo seja ruim, talvez seja longe disso, mas pelo título que no atual momento tende a ser chamativo deixou muito do que podia ser de lado.
Sinto que o autor se perdia muitas vezes no seu próprio raciocínio, mas teve bons questionamentos sobre a psicologia e o bolsonarismo em si, espero que ao longo dos próximos tempos mais literatura voltada para isso apareça. No mais, foi uma leitura rápida e de certo modo reflexiva.

Amanda.Ferreira 02/10/2022

Refletir o movimento das massas, buscar explicações para o, até então, inexplicável e tentar compreender atitudes absurdas. Claro que é só um começo de um estudo muito mais amplo, mas já ajuda nos primeiros passos para responder a minha pergunta frequente: "como assim???".

Euller 08/09/2022

"Bolsonaro não é um ?polo? em relação a coisa alguma. Bolsonaro é uma força destrutiva que vem de cima para baixo arrasando todas as conquistas e possibilidades do Brasil contemporâneo. Nem Lula, nem PT nem PSOL constituem ?polos? em relação a Bolsonaro. São partidos que jogam o jogo das instituições. Para que houvesse um ?polo? oposto a Bolsonaro, seria preciso que houvesse uma esquerda extremamente radical e fortemente militarizada com projetos concretos para eliminar uma ampla parcela da população ao mesmo tempo em que emprega todas as forças? físicas e ideológicas? para submeter a totalidade dos brasileiros ao seu poder. Isso não existe no Brasil. Situar esse ?polo? no PT ou em Lula chega a ser patético, afinal, o partido governou o país por 14 anos, sem jamais flertar com qualquer ditadurização da política interna."
Yasmin 08/09/2022minha estante
Nossa, não sabia que esse livro existia. Que maravilha.

joaoaranha 24/07/2022

Bom mergulho
Em tempos onde o termo "Bolsonarismo" foi cunhado e causa arrepios só de ser escrito e incompreensão sobre quem abraça essa linha ideológica, o livro "Psicologia do Bolsonarismo: por que tantas pessoas se curvam ao mito?", de Diogo Bogéa, da Editora Oficina de Filosofia é um ótimo ferramental pra nos ajudar a entender melhor esse olhar sobre o mundo.

De linha freudiana, o autor mergulha em muitos porquês que temos quando observamos esse tipo de ideologia nefasta ganhar as mentes e corações de muitas pessoas (inclusive de nossa convivência). Se tem curiosidade sobre o tema, leia e terá uma ótima reflexão. Recomendado.

Davi.Aquino 23/07/2022

Vago e decepcionante
Há muito mais de "psicologia" que "do bolsonarismo", o que torna a análise muito rasa. Acredito até numa fuga do tema/título pq o autor se divaga em suas próprias crenças e teorias (como a pulsão da onipotência). Há alguns erros de concordância verbal e de conceitos de áreas que o autor não tem conhecimento. Ao me deparar com o título e com a sinopse, fiquei muito empolgado, mas os 17 capítulos do livro se resumem em decepção, pois fica a impressão que tinha tudo para ser uma ótima obra, mas o autor falhou quase que miseravelmente. Pelo menos ele não é bolsominion.

Nic 20/06/2022

Desvendando o coiso
"Bolsonaro não está lá "apesar" de todas as atrocidades que diz e representa. Ele está lá por causa de todas as atrocidades que diz e representa" (pág 19).
Muito bom livro, curto, fluído e o melhor, grátis para quem tem assinatura Prime.
De forma simples e trazendo alguns conceitos da psicologia e análises do comportamento humano contemporâneo o autor consegue desvendar um pouco sobre o que passa na mente daqueles que idolatram o "mito".
Vele a pena a leitura.

May 02/06/2022

livro pobre
pobre em análise, em conteúdo, fantioso em algumas partes. parece que o autor estudou cristianismo com uma bruxa de séculos passados. achei uma perca de tempo. quase não consegui finalizar de tão enfadonho. leiam "a religião do bolsonarismo" por yago martins, é muito melhor que esse.

Helo 25/11/2021

Inteligente demais!
Logo quando me deparei com esse livro surgiu-me um grande interesse em lê-lo, não só por sempre querer saber mais sobre como funciona isso tudo, mas também por ser uma obra brasileira.
O livro é incrível! Traz pensamentos de filósofos de uma forma análoga com a atualidade e o comportamento humano contemporâneo. É incrível perceber coisas que sempre estiveram conosco mas nunca demos ouvidos à elas.
Sobre a análise dos seguidores do atual presidente, agora que li isso tudo entendo MUITO melhor diversas coisas que nunca entraram em minha mente. O livro traz fatos da realidade comportamental humana, que não só desvenda mistérios dessa idolatria repugnante, como também esclarece pontos que estão intrinsecamente interligados com essa submissão e que antes estavam invisíveis para mim.
Jansen 12/01/2022minha estante
Concordo. Custa a crer que pessoas que conhecemos e que consideramos inteligentes e comprometidas continuem a defender o "Mito". Que tenham votado nele, até concordo. Mas com poucos meses deu pra se ver que não estava preparado para dirigir um país, para liderar uma nação. É um ignorante que custa a crer que tenha sido reeleito várias vezes como deputado. Este é o nosso povo. Morro de medo de tornar a ser reeleito. Este será o nosso fim.

Felipe.Camargo 10/10/2021

119°Livro: A psicologia do bolsonarismo, Diogo Bogea

Entender a loucura que virou o bolsonarismo, irá render centenas e mais centenas de teses...na tentativa de ampliar minha reflexão sobre o triste fenômeno social, encontrei essa leitura na Amazon e fiquei bastante surpreso. Autor, como previsto, começou fazendo uma análise a partir da da psicanálise de grupo desenvolvida por Freud, entretanto ele não fica só nisso. Usando historiadores e filósofos, vai buscando elencar diversos pontos que possibilitaram uma verdadeira devoção religiosa a figura do presidente.
Como livro demonstra, indiscutivelmente Jair bolsonaro supera a imagem do humano, invocando arquétipos que deixarão historiadores e psicólogos sociais cheio das mais profundas dúvidas.
JurúMontalvao 11/10/2021minha estante
bem por aí mesmo