Psicologia do Bolsonarismo

Resenhas - Psicologia do Bolsonarismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ludmilaa 08/12/2022

Cuidado: bomba liberal
Tá aí meu problema em ler livros que não seguem uma linha, fica incoerente, as críticas deste livro quando não óbvias, são absurdas e retrógrada.

Se inicia bem, com tropeços porém seguindo o caminho, mesmo os fatos citados são óbvios, porém sabemos que não são óbvios para todos, porém a medida que avança perde meu respeito com sua pretenção.

Tudo começou quando ele crítica a classe média de uma forma incoerente, pois foi estabelecido como argumento o fato de que as classes médias se aproximam mais da classe baixa do que das altas, em seguida menciona oq se interpreta como uma hipocrisia da classe média de esquerda, como se a classe citada não tivesse direito a debater quanto às desigualdades - usando Mano Brown de exemplo.

Em certo momento cita a teoria do ressentimento, para criticar movimentos sociais, usando argumentos de branco cara de pau -"tem que olhar pro futuro né" sim meu querido como se o movimento preto não devesse falar mais sobre 300 anos de escravidão pq acontece né, sem ressentimentos, não se faz crítica atual sem olhar para o passado, é ridículo o escritor não saber o óbvio (Das duas uma ou é sonsa ou é burra).

Nos últimos capítulo faz uma crítica porca ao socialismo usando niesztche (até aí respeito fazer oq tá usando argumentação "válida", mas quando foi para o escritor escrever ele simplesmente decidiu que não existe desigualdade, o que existe é "ódio a gente rica" e "gente querendo tirar dinheiro dos ricos para redistribuir" (kkkkkkkkkk vou falar nada).

DO NADA finaliza sendo uma massagem de ego do escritor enquanto novamente teve critica a movimentos por fazerem críticas (válidas) a eurocentrismo branco que é o mundo da ciência e filosofia, segue trecho absurdo de auto glamurização:

"(...) O mesmo com autoras mulheres, o mesmo com autores LGBT+. (...) criar uma teoria filosófica original ? como eu fiz, por exemplo, como a metafísica do impossível."

Que porr é essa irmão? Que porr é essa?

Basicamente o livro obviamente foi escrito por um branco velho (no mínimo 35 anos) de classe média que se acha mais do que é, senti falta de muito estudo de base, até para criticar o bolsonarismo, mas talvez fosse a intenção ser de escrita "senso comum".

Se vc for da esquerda cirandeira ou sabão neutro irá adorar.

Luciano74 06/12/2022

Boas análises
A partir da perspectiva freudiana, o autor faz análises de eventos dos últimos quatro anos, não se limitando a eles. Permite compreender alguns processos que explicam, inclusive eventos recentes como os atuais ?patriotas? em frente aos quartéis questionando os resultados da eleições democráticas.

Lorrany 06/12/2022

Um livro muito legal, extremamente e informativo e que de fato me ajudou muito a entender certos pontos mas que também é extremamente denso.

Elso.Neto 06/12/2022

O livro é bom, se limita a um embasamento psicanalítico quando se trata da psique, porém também traz embasamento em reportagens e em conteúdo histórico, filosófico, sociológico e até um pouco de biologia.

Lulu 02/12/2022

Visão técnica ?
Adorei ter uma visão mais técnica dos motivos pelo quais tantas pessoas ainda apoiam esse desgoverno (que agora já tem dia pra acabar, amém!)
Livro curto e de linguagem simples, mas pega muita coisa da filosofia o que pode ser meio maçante pra quem nunca gostou de Filosofia na escolha por exemplo rs

Ross 27/11/2022

O bolsonarismo excede este curto livro, mas ele consegue organizar as principais problemáticas desse movimento irracional brasileiro.

ane 27/11/2022

livro muito bom e necessário é curto e indico a leitura p quem quer entender o fenômeno do bolsonarismo que tem cercado o brasil nos últimos anos
o autor usa boas referências e achei tranquilo de entender

camispfcb 25/11/2022

O ?gado? tem explicação
Muitas vezes nos deparamos com conclusões informais sobre o bolsonarismo e muitas delas, mesmo não tenha um fundamento científico, mas que fazem muito sentido ao se deparar com analogias de filósofos, sociólogos e pessoas do meio. Portanto, o bolsonarismo é exatamente um rebanho, vividos em tribos, atrelados ao fanatismo, a onipotência e toda a questão de tornar uma figura inimiga, a identificação ao passado como se fosse a solução para o mundo atual.

Emily.Verly 24/11/2022

Gostei muito do livro. Achei bem explicativo. Têm algumas explicações científicas que fazem total sentido! Creio que deu para entender o mínimo do bolsonarismo.

Frederico.Andrade 17/11/2022

Minha leitura foi um pouco mais lenta neste livro - não por ter sido enfadonha mas por ter termos mais técnicos e não sou da área de psicologia. Mas gostei bastante da análise feita.

João Vitor Schulte 17/11/2022

Tentando desvendar a loucura
Creio que vá demorar muito ainda para entendermos esse fenômeno, como pessoas conseguem idolatrar um ser tão baixo como esse que hoje, por pouco tempo ainda bem, ocupa a presidência de nosso país. Em poucas páginas o autor traz,de forma excelente, reflexões filosóficas e até biológicas para mostrar como esse mecanismo funciona.

rafaelluz 17/11/2022

Razoavel
Trás alguns insighr pra tentar entender Alguns comportamentos... Na minha opinião eh uma mais uma visão antropológica do bolsonarismo.. do que propriamente uma.visao psicológica .
Alguns capítulos relativamente proselitista. No geral um livro na média

Fer 16/11/2022

Livro curto, claro e objetivo.

Boa leitura para quem tem pouco conhecimento a respeito de conceitos filosóficos e psicológicos.

Tamires 15/11/2022

Uma obra curta e indicada para leigos, assim como eu. O autor explora os aspectos psíquicos do bolsonarismo, de maneira simples, tomando cuidado de identificar os conceitos necessários para compreensão do fenômeno.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6