Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho - DELUXE

Duda 23/02/2023

Esperava mais
Alice no País das Maravilhas: 3.0
Alice Através do Espelho: 1.0

História muito confusa, não dá pra entender nada, nada tem sentido, a escrita é difícil. Gostei das ilustrações.

Adriana1090 11/07/2020

Uma releitura e um inédito!
Nesta edição pude reler Alice no país das maravilhas e, assim como da primeira vez, fiquei apaixonada por esta estória.

Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, foi a leitura inédita pra mim.

Confesso que prefiro o primeiro livro.

Se você acha Alice no país das maravilhas muito confuso, nem sei como você chamará essa continuação.

A noção de tempo e espaço é bem complicada e as personagens são mais excêntricas que as do primeiro livro.

Sofia 11/05/2021

É um clássico, gosto muito da maneira que a história é contada de uma maneira tão interessante! A cada capítulo dá vontade de ler mais e mais. Apenas amo!

isabelczx 04/03/2021

Alice no País das Maravilhas + Através do Espelho
Alice no País das Maravilhas sempre foi o meu desenho favorito da Disney e depois de ler esse livro eu me apaixonei mais ainda. Não vou mentir é um pouco confuso a trajetória da Alice, mas para quem tem grande imaginação e gosta dos filmes vai amar! Achei muito nostálgico e encantador, não é o melhor livro que já li na vida mais vou favoritar porque ele é muito especial pra mim!????

Cami 18/08/2020

We're all mad here
Sou suspeita, mas a personagem da Alice é extremamente encantadora. Uma menininha muito inteligente e questionadora que não perde a inocência infantil.
O livro é cheio de questões filosóficas, a todo tempo Alice é questionada sobre quem é, para onde quer ir e etc. Li sorrindo!

Nat.Rizzo 25/12/2022

Nem sinto que li
Sinceramente eu não sinto que li esses livros, não me conectei com a leitura em nenhum momento...

Vou reler em algum momento mas achei a leitura confusa desconexa e focada nos pontos "errados" mas sei lá...
Rafaela 25/12/2022minha estante
Vale a pena vc reler em outro momento!

Leonardo de Cassio 31/07/2021

Um clássico, às vezes chato
Dispensa apresentações. O universo é incrível, a própria Alice tem uma personalidade genuína, as questões da infância e sua inteligência são muito bem trabalhadas. Ambas as histórias têm diálogos muito sagazes e cheios de tiradas interessantes, mesmo que às vezes o livro se torne chato pelo excesso de diálogos onde nada acontece. É um livro parado. Uma garoto conhecendo seres em seus sonhos. Não dá pra esperar muito, mas é bacana, se tiver paciência.

Evangleyson 03/01/2021

Questionar-se como uma criança.
Entrar no mundo de Alice é lidar com uma narrativa nada convencional, o que desperta sentimento de confusão e loucura a partir dos cenários em que a personagem passa. A construção do imaginário onírico é intensa. É mais confuso do que eu imaginava. Um turbilhão de personagens e inúmeras metáforas sociais. Para além de ser tido como um clássico é importante entender o contexto em que foi escrito (Inglaterra na era Vitoriana) e a presença da crítica ao contexto monárquico/opressor contido na obra. Definitivamente pode ser um livro infantil, se você apenas seguir a aventura de explorar os mundos de sonho em que Alice se mete. Como também pode definir uma leitura mais moralizante. Até a moral é criticada, quando a Duquesa propõe uma "moral da história" a qualquer mínima situação cotidiana. Pra quê ter uma moral, um ensinamento? Um mundo de sonhos, confusão, crítica e o lembrete de que devemos ser tão questionadores quanto uma criança.

Marília 07/10/2023minha estante
Eu precisava ler teu comentário, não sabia desses detalhes, mas senti algo estranho lendo o livro todo ...

anarontani 08/10/2023minha estante

Ana Sá 08/10/2023minha estante
Ana, no vídeo "Literatura Fundamental 80", da Univesp, uma especialista da obra comenta sobre essa questão. Eu achei bem interessante! Não resolve todas as tretas rs, mas toca em aspectos culturais como a definição de infância no passado e hoje, por exemplo... Ela contextualiza um pouco mais essa parte da biografia do autor. Se te interessar, tá no YouTube.

Ana Sá 08/10/2023minha estante
(A não ser que você tenha visto esse lance das fotos justamente neste vídeo da Univesp haha)

anarontani 09/10/2023minha estante
assisti o vídeo, entendo total a questão da época retratada e de quando o livro foi escrito, tb tenho essa noção sobre a infância, mas sabe aquela ideia de q depois q vc vê algo é impossível desver?
pra mim não é possível ler esse livro sem pensar no autor como um pervertido...

Ana Sá 09/10/2023minha estante
entendo perfeitamente, Ana! te indiquei pq pra mim foi uma contextualização interessante, mas na prática nossas leituras são atravessadas por muitos sentimentos! natural vc continuar não gostando e/ou nao querendo ler... Passo muito isso com o Monteiro Lobato haha

anarontani 09/10/2023minha estante
é outro q eu nem quero ouvir falar!

Genilce.Giani 29/11/2021

Foi uma releitura desafiadora, uma excelente aventura repleta de reflexões filosóficas.
Recomendo Muitíssimo ??

ð» Millena ð» 30/10/2020

Alice
Esse é sem dúvida meu livro favorito ????
Sempre que termino de ler sinto saudade desse mundo tão fantastico. ??

isabella 29/10/2021

Incrível
Livro incrível, personagens extremamente fortes e profundos. História extremamente triste e emocionante

Mariana.Barbosa 05/08/2020

Meu xodó
Alice no País das Maravilhas,desde criança, era meu filme preferido da Disney (junto com Peter Pan). Eu sou apaixonada pela magia e pelo lugar lúdico que essa obra nos proporciona,por isso,quando achei esse livro em plena Bienal, fiquei enlouquecida!! Ele é de capa dura,possui 2 livros dentro de um só ( "As aventuras de Alice no País das Maravilhas" e "Alice através do espelho e o que encontrou por lá"),tem umas ilustrações fantásticas e comentários diversos. È meu maior xodó e amo ler e voltar para o tempo em que eu era criança e queria encontrar um coelho branco com pressa por ai...
Books Bella 05/08/2020minha estante
Meninaaa eu tbm amooo Alice, sou apaixonadaaa, comprei um da darkside e é tão lindo ?? da até dó de mexer

Aimeelivros 01/09/2020

Alice No País Das Maravilhas - Lewis Carroll
Antes de qualquer coisa gostaria de dizer que sempre gostei da adaptação da Disney, tanto o desenho quanto o filme. Por conta disso tinha vontade ler o livro, mas ficou apenas na vontade por muito tempo hahaha.
Quando finalmente peguei Alice pra ler imediatamente pensei “peguei esse livro no momento certo da minha vida”. Estava passando por um período não muito feliz e o País das Maravilhas me ajudou muito.
Um livro que apesar de ser infantil me trouxe algumas reflexões, além de me proporcionar diversão e um viagem a um lugar fantástico.

“Por fim, a Lagarta tirou o cachimbo da boca e dirigiu-se a Alice com voz lânguida e sonolenta:
— Quem é você?
Não era um começo de conversa encorajador. Alice respondeu muito tímida:
— Eu... já nem sei, minha senhora, nesse momento... Bem, eu sei quem eu era quando acordei esta manhã, mas acho que mudei tantas vezes desde então...
— O que você quer dizer com isto? — Perguntou a Lagarta com rispidez. ——— Explique-se melhor!
— Acho que eu mesma não posso me explicar melhor, senhora — disse Alice — Porque eu não sou eu mesma, compreende?
— Não, não compreendo — respondeu a Lagarta.
— Temo não poder explicar melhor — replicou Alice educadamente — porque eu mesma não posso entender, para começar...”

A versão que li é a que tem as duas histórias de Alice. Tenho o País das Maravilhas como o meu favorito, Através do Espelho acabou sendo um tanto quanto cansativo e repetitivo. A segunda historia foi tão chata que me peguei contando quantas paginas faltavam para chegar ao fim.

“— Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui?
— Depende muito de onde você quer chegar — disse o Gato.
— Não me importa muito onde...— foi dizendo Alice.
— Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá — disse o Gato. ——...desde que eu chegue a algum lugar — acrescentou Alice, explicando.
— Oh, esteja certa de que isso ocorrerá — falou o Gato — desde que você caminhe o bastante.”
Alice percebeu que era impossível negar isso; então
arriscou outra pergunta:
— Que tipo de gente vive por aqui?
— Naquela direção — disse o Gato, ondulando sua pata — mora um Chapeleiro; naquela outra— agitando a outra pata — mora uma Lebre de Março. Visite ou um ou outro: ambos são loucos.
— Mas eu não quero me encontrar com gente louca — observou Alice.
— Oh, não se pode evitar — disse o Gato — todos são loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca.
— Como sabe que eu sou louca? — indagou Alice.
— Você deve ser —, respondeu o Gato, — ou então não teria vindo aqui”.

Gosto dos personagens, da curiosidade de Alice, da maluquice do Chapeleiro, da Rainha...mas nenhum personagem supera o Gato de Cheshire. Sua espertine e aparência física me conquistaram quando criança, e apesar dessa memória afetiva, o Gato me reconquistou nessa leitura.
Não podemos deixar de lado que esse é um livro de 1865. O ritmo de leitura e a escrita do autor são pontos que podem não agradar as pessoas. Sempre que escolher um livro mais antigo é importante levar em consideração o ano de lançamento.
Um clássico fantasioso em que tudo é possível. Um sonho? Uma aventura real? Não sei, só sei que O País das Maravilhas nos traz uma aventura inesquecível e que é lembrado até hoje.