Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho - DELUXE

Anne 17/07/2021

Considero um clássico atemporal e delicioso de ler, ótimo para sair da ressaca literária explorando além da leitura também a pintura já que esse box tem dois livros + um livro de colorir.

Marlisom 17/06/2023

Resumindo o livro na minha humilde opinião ( perda de tempo ).
Já que a resenha precisa de várias linhas então vou ter que acrescentar mais algumas outras coisas. Não entendi nada com nada, enquanto lia sentia que estava perdendo um tempo muito precioso da minha triste vida que não voltaria mais.
maltchik/ 28/09/2023minha estante
Compartilho da mesma opinião ?

Marlisom 28/09/2023minha estante
Que bom saber que não sou o único

JPHoppe 19/11/2011

"Que mais é viver senão sonhar?"
Considero-me uma pessoa mais completa depois da leitura desse livro. Sempre ouvi falar de Alice e demais personagens da obra de Lewis Carroll, mas nunca havia lido o original. Fuçando na biblioteca da UFES encontro essa versão definitiva, com comentários de um experiente carrolliano, ilustrações originais, filmografia no final e a inclusão de um trecho de capítulo excluído de "Através do Espelho".

Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Dodgson, era um sujeito peculiar. Gostava da companhia de meninas, inclusive de fotografá-las nuas. Gardner, o editor dessa versão, ressalta que Carroll era totalmente diferente nesse aspecto que Humbert Humbert, o desajustado protagonista de "Lolita", de Nabokov. Polêmicas a parte, foi a partir da grande amizade de Carroll com Alice Liddel que "Alice" surgiu.

Essa versão inclui os dois mais conhecidos livros do cânone de Alice: "Alice no País das Maravilhas" e "Através do Espelho". O primeiro possui como temática o jogo de cartas, incluindo aí a famosa Rainha de Copas ("OFF WITH HER HEAD!"). Carroll figura na história como o Dodô, assim como as irmãs de Alice (papagaio e aguieta). O último possuiu como temática a assimetria do mundo através do espelho e o jogo de xadrez, uma vez que Carroll estava ensinando à pequena Alice xadrez, na época.

É simplesmente fantástico. Antes de ser um escritos de poemas e nonsense, na figura de Lewis Carroll, também havia a persona do matemático e acadêmico Charles Dodgson. Vários temas matemáticos e lógicos figuram nas páginas do livro, como o conceito de limite, do vazio, conjuntos, semântica e sátira política. Talvez, a citação mais famosa seja sobre a Rainha Vermelha, em "Através do Espelho", onde corre-se o mais rápido possível apenas para permanecer no mesmo lugar. Aliás, "Rainha Vermelha" é o nome de pelo menos três teorias, duas na biologia evolutiva e uma na economia.

Marcou-me também esse pequeno diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire:

- Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
- Depende bastante de para onde quer ir.
- Não me importa muito para onde.
- Então não importa que caminho tome.

Se você ainda não leu nada a respeito de Alice, considero esse livro a melhor das escolhas.
Maya 04/02/2012minha estante
Eu li também este livro, ano passado, estava na biblioteca da escola, é simplesmente fantastico.

Anna Lua 27/08/2013minha estante
Nossa, finalmente uma resenha inteligente!! Polêmicas a parte, gostei muito da sua resenha. E a li depois de ter visto um monte de gente dizendo que Alice era um livro infantil e entediante. Como se discussões acerca do tempo e do real fossem entediantes... Enfim, esse diálogo também me marcou muito por mostrar que se vc não sabe onde ir pode chegar a qualquer lugar, e isso note, nem sempre é algo ruim.

Kamila Sales 17/07/2020minha estante
Amei o seu comentário, na Ufes eu sentia vontade de ficar horas e horas lendo por la.

gigi 13/04/2023

Legalzinho (se considerarmos a época em que foi escrito)
Sinceramente, eu pensava que o livro ia ser bem mais chato. eu tive que ler ele por causa da escola e acabei gostando mais do que eu pensava. mesmo assim, algo bem interessante é que se eu nunca tivesse assistido o filme da disney e pegasse o livro sem saber nada sobre a história de alice, eu tenho certeza que eu não ia entender nada. no mais, o livro é divertidinho pra passar o tempo e tem uma abordagem bacana sobre o fim da infância e a transição para a idade adulta.
** só uma observação: pesquisem sobre o autor antes de ler, ele é um criminoso f*dido, inclusive algumas edições de alice alertam sobre todo o paradeiro problemático do lewis carroll.
Rodrigo719 13/04/2023minha estante
Eu não assisti o desenho e não entendi nada kkkkk acabei isolando os momentos de cada cena , que na vdd acho que talvez seja esse o intuito dele , isso fica mais claro no Através do Espelho, cada cap uma coisa diferente. Não tem uma linha de raciocínio MT clara.

Ester 03/06/2020

Entendi nada
Não entendi nada, mas não entender me fez achar esse livro engraçado.

@euthaiscoelho 12/08/2022

Alice no País das Loucuras kkkkkk
Que locura foi esse livrooo!!!
Por ser um clássico bem antigo, a linguagem é um pouco rebuscada, mas por ser um livro infanto-juvenil, eu não imaginava que a história ia ser tão complexa e confusa kk.
Toda a história, na verdade, são os sonhos de Alice. O universo, os personagens, tudo foi imaginado por ela.
Eu passei toda a narrativa sem entender 90% das coisas, no entanto, eu não conseguia parar de ler, pois o livro te prende muito. No futuro, eu pretendo fazer uma releitura da obra.
Uma coisa que eu observei, é que, a adaptação é totalmente diferente do livro. Têm algumas características parecidas, mas muitas das coisas que se vêêm no filme, não se têm no livro.

Tauã 25/11/2021

Mundo dos sonhos
É um livro onde te tira totalmente da realidade, Alice tem uma boa narrativa, um pouco complicado de entender em algumas partes porem tem seu brilho, um conto que te faz emergir em um mundo totalmente diferente.

VitAria791 14/07/2021

Imaginação
Um livro clássico com ilustrações incríveis. Com certeza essa leitura trabalha e explora nossa capacidade de imaginar! Muito bom.

Julio 17/04/2021

Alice, Sonhos e muita Diversão
O sentido desse livro é não fazer sentido! E nessa ausência de sentido muita coisa pode ser compreendida!

A cada diálogo com os personagens fui percebendo o encanto deste livro incrível, as muitas coisas sem sentido me levaram a pensamentos e reflexões divertidas!

Uma obra para ler e reler, compreender e refletir, e principalmente se divertir ao lado de Alice e seus sonhos!

"Que mais é viver senão sonhar?"

Cleberson 17/03/2020

Mais que um livro infantil
Para muitos é um simples livro infantil, mas existe nele muita profundidade. O mundo de absurdos que ela encontra no subterrâneo e no reflexo do espelho pode ser entendido como uma caricatura do mundo que vivemos. Em outra análise, podemos entender que as regras de um mundo não são universais (Alice achava que as regras da England deveriam existir em Wonderland, talvez uma crítica ao Reino Unido da Era Vitoriana). Seria impossível num texto curto trazer todas as referências e os devidos comentários. Quero destacar, no entanto, duas passagens, uma de cada história, que por vezes passam despercebidas e não são tão famosas.

Na primeira, o Dodô propõe que seja realizada uma ?corrida em comitê?, para que todos os presentes pudessem se secar. Nessa corrida, ?não houve ?Um, dois, três e já?: começaram a correr quando bem entenderam e pararam também quando bem entenderam, de modo que não foi fácil saber quando a corrida havia terminado. Contudo, quando estavam correndo já havia uma meia hora, e completamente secos de novo, o Dodô de repente anunciou: ?A corrida terminou!? e todos se juntaram em torno dele, perguntando esbaforidos: ?Mas quem ganhou?? [...] Finalmente o Dodô declarou ?Todo mundo ganhou, e todos devem ganhar prêmios??

Na segunda, a Rainha Vermelha diz para Alice que se ela quisesse poderia ser uma Rainha também, mas que deveria começar como um Peão da Rainha Branca (a analogia é feita com o jogo de xadrez). Nesse instante, sem a menor explicação ou aviso prévio, as duas começaram a correr. Após correr muito e já exausta, Alice estranha o fato de não terem saído do lugar. ??Ora, eu diria que ficamos sob esta árvore o tempo todo! Tudo está exatamente como era!?. ?Claro que está?, disse a Rainha, ?esperava outra coisa??. ?Bem, na nossa terra?, disse Alice, ?geralmente você chegaria a algum lugar se corresse muito rápido por um longo tempo, como fizemos.?. ?Que terra mais pachorrenta!? comentou a Rainha. ?Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar. Se quiser ir a alguma outra parte, tem de correr no mínimo duas vezes mais rápido!??

Cada vez que eu leio esses trechos encontro um novo sentido para eles. Que tal me dizer o que você pensa sobre cada um?

Jayline 25/04/2021

??
 ?Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve?

Alice no país das maravilhas é um clássico da literatura Infanto-juvenil e um livro essencial na formação leitora. A personagem Alice nos apresenta um novo mundo repleto de animais e objetos antropomórficos, ou seja, que falam e se comportam como seres humanos. Com isso, ela se depara com um mundo mágico, no qual tudo é possível. Mostrando assim que todos os sonhos são possíveis e importantes.
raurislandiaa 27/04/2021minha estante
Perfeito!??

Rayra Mota 03/04/2021

Ótimo livro
Livro muito bom, um clássico na nossa literatura. De fato trás varios ensinamentos não só no país das maravilhas mas pra nossa vivência. Lindo livro.

Jessica1248 22/04/2020

Quando a realidade se torna fantasiosa
Quem de nós quando criança não fantasiou situações que eram chatas e tediosas, não apenas para que o tempo passasse mais rápido mas por nós recusarmos a aceitar a dureza da vida real, é isso que Alice nos mostra, o maravilhoso está lá é só mudar a maneira como o percebe.

danimaccedo 17/04/2020

Confuso
Confesso que achei a estória bem confusa e bastante sem sentido. É um livro para ler, reler e pesquisar a sua profundidade. Quem sabe em uma releitura as estrelinhas aumentarão =]
Camila1856 17/04/2020minha estante
Esse livro não é o Alice original não?

danimaccedo 17/04/2020minha estante
Sim. Edição pocket da Zahar.

Entendi! Ainda nao li esse

danimaccedo 17/04/2020minha estante
Se um dia tiver interesse em ler, a edição lançada pela DarkSide tem bastante extras, informações sobre o autor e um pouco sobre a história da verdadeira Alice. Parece que está mais interessante que esta da Zahar ;)

Camila1856 17/04/2020minha estante
Tenho sim. Obrigada pela indicação! Vou colocar na minha listinha :)

Priscila.Kuczma 30/04/2020minha estante
Ahhhhhhh, alguém que achou o mesmo que eu! Achei que estava sozinha nesse barco de não amar a Alice hahaha

danimaccedo 30/04/2020minha estante
Participei de uma LC e vi muita gente falando que amou, mas na discussão ninguém soube explicar muito o sentido da história. Acho que a maioria diz que ama por ser um clássico. Eu não amei tanto assim rsrsrs