Axioma

Axioma Cora Menestrelli

Resenhas - Axioma

Hyra 19/09/2021

OS MAIORES ELES SÃO TUDO NESSA VIDA EU AMEI DE MAIS A JADE E O VINÍCIUS ELES SÃO MEU NOVO CASAL HETERO DE ESTIMAÇÃO

Luah 21/09/2021

Tive um problema com o final
Eu adoro livros com temáticas esportivas e foi uma das coisas que fez com que eu lesse axioma logo quando descobri que existe.

Estava indo tudo muito bem, eu fiquei extremamente feliz e envolvida com a história, porque a escrita dela é incrível no geral, mas a forma como foi estruturada me incomodou extremamente no final. Eu não consigo separar começo, meio e fim nele, na minha opinião, não houve um grande plot twist q fizesse isso também, então eu comecei a parte dois achando que agora iria acontecer algo, mas não... Era quase um epílogo.

Eu realmente gostei desse último capítulo, mas acho que deveria ter sido um livro um pouco maior que você entendesse que está chegando perto do final e nao terminasse "do nada".

Lógico que o livro não se define só por isso, eu gostei muito dos personagens, eles têm uma química incrível, amo muito todas interações deles e o desenvolvimento, tanto pessoal quanto como casal. Eu facilmente me apaixonaria pelo Vin, de verdade, ele é um amor, carismático e também compreensivo, adorei. Sobre a Jade, não fica muito para trás no meu conceito, ela é incrível e muito forte.

Ela sabe como escrever histórias cativantes, tanto que eu percebi uma evolução na escrita de metanoia para esse, mas talvez, dessa vez não acertou tanto no enredo quanto o outro.

Juuuh 21/09/2021

Uma experiência dual
Bom, para o bem e para o mal, esse livro foi bem diferente das minhas expectativas. Vamos começar com o mal que é mais tangível.

Tudo que envolveu esportes nessa história, que é uma parte bem importante dos livros da cora, não me agradou kkkkkk. Reconheço que tô sendo um pouco cri cri nesse caso, mas eu realmente sou apaixonada por esportes e principalmente por Olimpíadas. Nunca vi livro esportivo nenhum que envolvesse o maior evento esportivo do mundo e ver que esse aqui teria isso me deixou muito feliz, ainda mais juntando dois dos meus quatro esportes mega favoritos. E foi por isso que me decepcionei tanto. Parece que a autora não pesquisou tanto pra fazer a narrativa e tem vários detalhes que passam mega despercebidos pra quem não acompanha, mas pra quem sabe e gosta são mega escancarados e ate as coisas mais simples me deixaram extremamente indignada. Desde detalhes ridículos e bobos, tipo Mari do nada não ficar na vila com sua equipe pra ficar com o namorado (sendo que futebol geralmente nem na vila fica), dormitório com cinco camas sendo que são duas, Jade comendo fast food no meio da competição, até coisas mais gritantes, tipo o formato da competição da ginástica que foi cortado em umas partes, manobra de skate que não vale a nota que deu e idade errada do Vini entre as olimpíadas, tudo me deixou decepcionada ao extremo, porque pra mim são pontos importantes. Sem contar o fato de que, sim, skate é desvalorizado, mas só entre a massa, a população geral. O skate tem e sempre teve sua própria bolha e lá skate da MUITO dinheiro no âmbito internacional, mas muito mesmo. Não entendi como se coloca o Vin como medalhista olímpico ao mesmo tempo em que coloca ele numa posição de ter que fazer bicos pra conseguir dinheiro e sem entrar pra SLS, sem patrocínio, quase tendo que abandonar tudo... Não faz sentido. Pra um skatista que compete internacionalmente não faz sentido, para gente local e sem visibilidade claro que a história é outra. Fora que, se ele realmente não entrou na SLS, como ele se classificou de novo pras Olimpíadas? Não bate sabe.

Além disso, ainda temos um gatilho de relacionamento abusivo totalmente meia boca, sem muita explicação/embasamento, que não agregou nada de fato e só deixou solto e confuso, mais perguntas do que respostas. Enfim, tudo que envolva o passado dos dois protagonistas e outras relações e pessoas fora deles, eu achei defeito infelizmente kkkkkkk.

Mas, incrivelmente, alguma coisa salvou a experiência mega insossa e indignante que eu estava tendo. Eu sentia que estava lendo só por ler, apenas seguia o fluxo e acho que isso foi bom, porque me trouxe uma paz estranha que eu não sentia há tempos. E no fim de tudo, muita coisa no final desse livro me fez refletir. A relação do Vin e da Jade foi a única coisa que gostei desde o começo, por ter me surpreendido. Achava que encontraria brigas e coisas mal resolvidas entre eles, mas não. Sempre foi leve. Sempre foi comum mas ao mesmo tempo extraordinário. Uma conexão legal. A interação praticamente não é romântica boa parte do livro e gostei dessa pureza, digamos. É uma calma que não vejo muito e percebo que gostei de dar essa mudada. E isso salvou a história. Tem mais a ver comigo do que com ela, de toda forma. Foi o momento que conversou bastante comigo e achei legal um final sem nada demais, apenas a rotina e as interações deles. Sem plots desnecessários pra passar raiva, como em Metanoia. Apenas momentos. E isso foi legal. Não sei se foi eu, ou a rapidez que eu li meio sem pensar muito, mas foi assim. Ainda tô refletindo sobre algumas coisas e gosto disso. Então é uma leitura que não pretendo reler mas que vai ficar comigo por um tempo.

Sara277 20/09/2021

Esse livro ser maravilhoso é um axioma. X = X e não dá para mudar esse fato

Desde que li Metanoia, já estava apaixonada pela autora, mas Axioma conseguiu aumentar ainda esse sentimento.

A leitura é fluida demais. Eu li super rápido e foi uma imersão incrível. Foi como se o mundo exterior tivesse deixado de existir por um momento e eu estivesse ali, junto com os personagens. Porém chamo atenção para que vocês lembrem-se de se atentar aos gatilhos de abuso e violência doméstica que o livro tem.

Tenho nem comentários para a Jade e o Vinícius. Amei a relação deles, a química que eles têm, o amor que eles demonstram e eles como personagens por si mesmos. Amei também a participação dos personagens de Metanoia e o capítulo extra com o Fernando e o Paulo foi bom demais!

Se esse livro, assim como os outros escritos da Cora, tivesse mais umas 500 páginas, eu leria muito feliz.

maria 20/09/2021

x=x
é uma leitura bem rápida e leve, muito fácil de se encantar com os personagens, e a "volta" de outros personagens já conhecidos traz uma sensação muito boa. é possível terminar o livro todo em uma sentada só, fofo

giih carstairs 20/09/2021

Diferente de x, eu não tenho um único valor
Gente que livro lindo?.. que livro lindo.
Eu sou apaixonada pelo coraverso desde ?o que você não vê? e quando vi que a Cora ia lançar axioma fiquei super animada.
A Jade e o Vinicius são TÃO preciosos, e mesmo tendo passando por várias dificuldades e momentos difíceis, ambos encontraram no outro um apoio.
Eu dei um berro quando o Paulo de metanoia apareceu, e um berro maior ainda quando a Mariana e o Daniel apareceram (só quero acrescentar que o capítulo extra aqui de axioma foi o que eu estava esperando desde que terminei metanoia, simplesmente impecável).
Tirei meia estrela pq achei que algumas coisas aconteceram rápido de mais. E eu esperava ver o Bruno e o Ivan de o que você não vê, mas infelizmente eles não apareceram.
O livro fala sobre vários assuntos importantes, como luto, violência doméstica, superação?. e adorei o jeito que a Cora abordou tudo isso.
Axioma (assim como metanoia) virou uma das minhas novas palavras favoritas!!
Eu definitivamente vou ler absolutamente tudo que a Cora lançar.

zirtulia 20/09/2021

— Um axioma — ela repetiu.— É uma verdade absoluta.
"— Acho que, no fim, eu gostaria de provar para todo mundo que eu não sou só isso. Que eu posso ter sido uma vítima de violência doméstica, mas que isso não me derrubou. Que não foi o meu fim, não há apenas uma possibilidade para mim. Que, diferente de x, eu não tenho um único valor."

Começei a ler Metanoia recentemente e não me prendeu tanto quanto esse.
Eu amei os personagens, o desenvolvimento deles(acho que o fato do livro ser dividido em antes/agora ajudou muito nessa parte), a ambientação e as frases que tem.
Gostei bastante da forma que a Cora trabalhou alguns assuntos nesse livro.
Jade e Vini são tudo pra mim. As interações deles são tão lindas, que eu ficava com um sorrisinho na cara toda hora e fazia tempo que isso não acontecia com um livro.
Depois de ter gostando tanto de Axioma, vou ler os outros livros da Cora.

"Mas existem coisas que são como são, e não devem ser mudadas. Por exemplo, x é igual a x porque são incógnitas iguais e de mesmo valor. E a gravidade existe porque nós a sentimos."

4,8?+?

literaturando 21/09/2021

melhor novela do ano
em 180 páginas a gente conhece o passado e presente da jade e o vini (soulmates sim e ponto), traumas da jade (lucas morra) e ainda temos o aparecimento de alguns outros personagens do coraverso (sdds?)!!!

eles dois são mto fofos, o vini é totalmente rendido por ela desde o começo da amizade dos dois! sempre se importando e cuidando dela com td amor!!???

amei demais, queria q fosse um livro maior. daria de tudo pra ler um pouco mais deles dois ?

amandita 20/09/2021

Apaixonante
Eu amo a escrita da Cora, acho que ela consegue nos passar muito bem os sentimentos de cada personagem. Amei os crossovers e o capítulo extra ganhou meu coração!!

let 20/09/2021

x = x
Esse livro é simplesmente maravilhoso! As referências, o desenvolvimento do casal, a ambientação, os personagens dos outros livros que aparecem, tudo me deixou de coração quentinho.
Não sei descrever o quanto Jade e Vin me acolheram, esse livro com certeza virou um conforto que vou levar pra vida!
Os trocadilhos do Vin-
Nunca vou superar a o ?Você caiu?? ?Cai no soco??, juroKKKKKK-

bel 19/09/2021

X = X
Eu nem sei o que dizer, para ser sincera.
Simplesmente devorei o livro. Juro. Eu tava morrendo de sono e, quando comecei o primeiro capítulo, senti necessidade de continuar até o fim.
A Cora arrasou demais neste projeto. E o mais incrível de tudo é que dá pra ver nitidamente a evolução que a escrita dela teve desde as obras iniciais até agora.
E deu pra SENTIR que ela deu o máximo de si para escrever esse livro, pensando em cada mínimo detalhe.
Juro. Incrível.

Gih 20/09/2021

Axioma
Mais um livro do Coraverso que sou apaixonada. A cora tem um talento imenso para escrita e não tem como não se apaixonar pelos livros dela

Como já deve ter ficado caro, eu sou apaixonada por livros com temática esportiva e em Axioma seguimos uma ginasta e um Skatista, Simplesmente uma combinação que não tem erro.

Um friends to lovers com 2° chance lindo, leve e curtinho. Uma delícia de ler com um pote de sorvete ou na rede.

+14
Tw: violência doméstica, morte de parentes e relacionamento abusivo

maria helena 20/09/2021

lindo lindo lindo
assim como todos os livros que já li da cora, é perfeeeeeeito!!!!!

fiquei triste quando vi que já tinha acabado, foi tão rápido que doeu?? mas o livro é taaaaao perfeito, eu só queria o vin pra mim!!!!!!!! apenas. isso.

a construção da história é linda, AS REFERÊNCIAS A METANOIA???????????????????????? nossa eu quase morri vendo que eles continuam se implicando daquele jeitinho deles e me deu muita vontade de reler metanoia??
O PAULO E O FER??????nossa muitas referências em só um livro eu quase explodi de emoção

enfim, amei muito tudo do livro, li em pouquíssimas horas e já quero o próximo cora E POR FAVOR EU PRECISO DE UM BOX DESSES LIVROS NA MINHA ESTANTE AGORA

Anna 20/09/2021

A história de Vini e Jade?
Desde a primeira página do livro, senti todos os sentimentos possíveis nesse mundo.
Esse livro é muuuito bom. Aliás, todos os livros da Cora são bons kssksksks. Jade e Vini mostram a relação que algum dia eu quero ter com alguém. Uma relação de altos e baixos, que os dois demonstram, confiança, respeito, amor e carinho um pelo outro. Realmente, acho que todo mundo, vai encontrar ou já encontrou, o seu Axioma?

OBS: Paulo e Fernando sao meus pais, ninguém pode me dizer o contrário