Feras e belas

Chapéuzinho Vermelho 5?
Branca de Neve 4,5 ?
A Bela Adormecida 2,5 ?
Rapunzel 2,5 ?
João e o Pé de Feijão 3 ?
João e Maria 5 ?
A Bela e a Fera 3,5 ?
Barba Azul 3 ?
Cinderela 3 ?
A Pequena Sereia 4 ?
Rumpelstichen 3 ?
Peter Pan 4 ?

Gabriella.Pomini 23/01/2022

Que livro ótimo, adorei as versões dos contos, todos maravilhosos do seu jeitinho, livro rápido de ler e envolvente, meus contos preferidos foram a Branca de neve e Peter Pan.

Silvana 13/05/2023

Quem me acompanha aqui no Instagram viu o quanto eu amei a série A Escola do Bem e do Mal, tanto que o Soman foi escolhido o melhor autor que li em 2022. Por isso assim que surgiu a oportunidade eu me aventurei em seu livro de releituras de doze contos de fadas. Para quem ainda não conhece o autor, ele é fascinado por contos de fadas e nesse livro resolveu contar as histórias de uma forma mais sombria por assim dizer. Pelo menos é o que dizia a sinopse.

Mas o que encontramos mesmo são histórias atuais e cheias de representatividade. Temos sim, um tom mais cru do que os apresentados pela Disney, mas já li releituras bem mais fortes do que essas. Vamos ver uma chapeuzinho empoderada que cria um plano para ela mesma derrotar o lobo, uma branca de neve negra que reescreve sua história e de seus descendentes, um belo adormecido, Rapunzel que só quer ser livre, João que encontrou mais do que um um pé de feijão e, na história de João e Maria descobrir que nem sempre a bruxa é a errada da história.

Ainda tem a história da Bela que só queria um cantinho com um livro para ser feliz. A do Barba Azul que vê o feitiço virar contra o feiticeiro, temos uma Cinderela que não quer ir ao baile, uma Pequena Sereia que é levada a pensar se virar humana é realmente o que ela deseja. Rumpelstichen que encontra um adversário à altura e a história do Peter e da Wendy depois que ela é devolvida à sua família.

Meu top 3 dos contos foram o de A Pequena Sereia, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria. Acho que preferi essas versões porque são contos que eu não gosto tanto assim do original. E o de A Pequena Sereia foi tão diferente que fiquei sem reação no final e só por ele eu daria uma nota boa para o livro. E também pela edição maravilhosa da Gutenberg. A divisão dos contos está muito bem feita e ainda temos ilustrações em todos os contos. Enfim, eu indico para quem gosta de uma releitura bem diferente e atual. Mas indico mesmo é a outra série do autor 😁.

gabriela 29/04/2022

feras & belas
uau. quando eu acho que o Soman ja me surpreendeu com SGE, ele vem com um livro totalmente novo, e ainda de contos!!

eu amei, de verdade, cada reconstrução dos contos de fadas. tudo bem contemporâneo, com uma dica aqui e ali sobre problemáticas atuais, sem perder a magia do tema (branca de neve me arrepiou)

entrou nos favoritos do ano!

Shé 01/02/2022

Contos de fadas modernos e reais
Eu sempre amei contos de fadas e desde criança sonhei com um príncipe encantado(sou cria pura do mundo Disney).
Aquele que me levaria para um mundo cheio de amor e viveria comigo pra sempre.
Infelizmente isso não existe e passamos a vida toda ouvindo isso.

Nesse pequeno livro de contos vemos uma releitura dos 12 contos clássicos mais famosos da literatura, mas regados de verdadeiras lições e visões para o século XIX.

O que eu mais gostei foi o protagonismo feminino em cada conto. Nos contos originais, as mulheres são sempre as sofredoras que esperam por seus príncipes.

Nesses contos elas são as heroínas de suas próprias histórias. Elas escrevem seus finais felizes com seu verdadeiro amor e não com o amor que a sociedade escolheu.

Achei fantástico o modo como o autor trouxe a diversidade em alguns contos (Branca de Neve e Bela Adormecida), e amei as verdades que ele mostrou repetidamente (A pequena sereia).

Pra mim foi uma ótima leitura.
Amei as reflexões que cada conto me trouxe e adorei as ilustrações.

Daisy 25/04/2022

Feras e Belas: Contos Perigosos, do Soman Chainani @somanc vem com uma proposta de recontar os contos de fadas que já conhecemos, mas com temas atuais e necessários.

O conto que mais gostei foi A pequena Sereia. A conversa entre a protagonista e a bruxa do mar é tão esclarecedora e tão necessária para nós hoje em dia!

Pode parecer um discurso barato para alguns, mas cada história aqui no livro tem uma mensagem profunda a ser passada. Feras e Belas é um livro leve, mas com várias reflexões para o mundo atual.

" Não há nada mais atraente a um homem que uma moça que entrega seu poder a ele, em silêncio. É nisso que se baseiam os contos de fada." - A pequena sereia, conto de Feras e Belas

Duda 03/05/2022

leiturinha gostosa pra sair da ressaca literária. diferente do que aparenta, as histórias não dão medo, são apenas formas diferentes de contar os contso de fada.

Arya4 06/04/2022

Feras e belas,Soman Chainani
Well,eu gostei bastante da leitura e sinceramente adorei as modificações. Uma delícia de ler! Tem muita diversidade e não tem como não amar Soman Chainani.

Moon 09/01/2023

Achei interessante a proposta do livro reescrever os contos, são bem curtos e com outras perspetivas e pontos mais reais. Sem dúvidas o melhor foi Peter Pan.

Thais 06/07/2022

Contos Perigosos...
Neste livro de contos, revisitamos clássicos dos contos de fadas como Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, mas de uma forma nunca contada. Aqui, nem tudo são flores e os finais nem sempre são felizes. Soman faz uma releitura dos contos infantis de uma forma mais realística, provocativa, ousada.

"Uma moça deve lutar suas próprias batalhas contra monstros. E não chamar um príncipe"

Como em todos os livros de contos, sempre há os que nos impressionam mais e os que não impressionam tanto. Acredito que Soman tenha acertado na maioria deles, equilibrando a história que nos contaram e a dele, que colidem com maestria.

Gostei particularmente de duas que tiveram o final bem modificado e surpreendente: A Pequena Sereia e A Bela e a Fera.

Maria 27/10/2022

Feras e Belas
Eu adorei o livro. Os contos são muito bem escritos e não são tão longos assim, o que eu acho ótimo. As versões são bem diferentes do que eu já tinha lido, gostei de todas. Não sei dizer qual foi o meu conto favorito, pois amei vários. Enfim, vale a pena ler, a leitura flui muito bem e a escrita é ótima.

@acmochetti 28/01/2022

Perfeição
Estava super empolgada para ler este livro do Soman e finalmente consegui termina-lo.
Trata-se de releituras de contos famosos que ouvimos desde muito pequenos (Cinderela, Branca de Neve, Peter Pan).
A escrita é impecável, cheia de representatividade dentro de histórias que antes eram tão padronizadas, porém ainda com uma nostalgia que só os contos de fadas podem trazer. E ainda a última história (Peter Pan) se conecta muito bem a saga Escola do Bem e do Mal, trazendo uma teoria super legal e chocante. Digna de um felizes para sempre!

Joanna27 27/01/2022

Contos de Fadas Reinventados
Cada história foi reinventada de forma única e me trouxe aquela sensação de descobrimento que me lembrou muito a sensação que tive com Once Upon a Time. O ritmo é muito bom, e cada conto é pequeno e dá vontade de ler outro. As ilustrações são lindas e gostei bastante da diagramação.

Melmel 19/11/2021

Você realmente conhece os contos de fadas?
Feras e belas são recontos de histórias famosas (12 no total), onde as histórias tem um toque maior de suspense e mais representatividade.
Sou suspeita pra falar pois amo o trabalho do Soman, mas ele conseguiu se superar em seu novo livro!
Cada conto é um tapa na nossa cara, nem sempre os contos de fadas tem o seu final feliz e precisamos ser fortes para enfrentar os nossos problemas ( e sem que um príncipe venham nos resgatar.)
O livro até com a temática de conto de fadas não recomendo para crianças, as histórias são mais sombrias e ?assustadoras?. Quem gosta dessa junção das histórias da nossa infância com um toque de amadurecimento vai amar!
A história também se conecta com A Escola do Bem e do Mal, não precisa ler antes pra entender. Porém, pra quem já leu a saga vai se derrubar em lágrimas ( eu não consigo parar de chorar).
Lud13 05/12/2021minha estante
Opa boa tarde, você pode me dizer se esse livro tem personagens LGBTs? Ou algum romance lgbt no meio dos contos

Melmel 06/12/2021minha estante
Sim, em um dos contos tem

scar 13/12/2021minha estante
amg, o conto que vc comentou em resposta ao lud, com personagens lgbt é no conto da bela adormecida? eu tbm senti que era lgbt mas fiquei na dúvida pq não aborda tão claramente. ??????????