Feras e belas

Feras e belas Soman Chainani

Resenhas - Feras e Belas: Contos Perigosos

miri.miri 20/07/2023

Lindas releituras dos contos de fadas
12 contos, fabulosos com ótimos significados, que tornaram as clássicas histórias infantis totalmente novas e com um ar maduro. É um livro bom e inovador, que não te deixa sentir tédio, recomendo!

CarolDamaso 31/05/2022

É inovador e revolucionário? É SIM!!!
Oi oi gente! Tudo bem com vocês? Eu sou a Carol, e hoje eu vim aqui resenhar essa maravilha literária, vulgo "Feras e Belas"!
Esse livro lindo aqui nada mais é que um livro de recontos de contos de fadas que a gente conhece desde pequeno, como Cinderela, Chapéuzinho Vermelho, Branca de Neve, Peter Pan, etc. São histórias curtinhas, de mais ou menos 20 páginas cada uma, mas mesmo assim extremamente bem feitas e cativantes, trazendo tramas atuais, reflexivas, com personagens incríveis e cada um com uma história única e maravilhosa como só o Soman sabe fazer. Os contos tão cheios de representatividade em vários aspectos, com pautas atuais bem trabalhadas e bem inseridas no contexto, trazendo sempre o tcham dos livros dele: os contos de fadas sendo abordados de um jeito mais profundo, com uma vibe mais dark e menos "levinha" como a gente tá acostumado a ver nos filmes da Disney.
Mesmo assim, eu tenho os meus contos preferidos e vou falar deles aqui, porque eles foram simplesmente MARAVILHOSOS.
O quinto colocado é o reconto de Chapéuzinho Vermelho, onde todos os anos a menina mais linda da vila é escolhida para ser entregue como sacrifício aos lobos; caso contrário, todo o vilarejo sofre com as consequências. Mesmo sendo uma versão diferente da história já conhecida, a gente ainda tem elementos clássicos da história, como a avó, a cesta, o capuz rubro, etc, porém misturado com pautas atuais e mensagens incríveis. Foi super legal ler essa versão de uma história tão conhecida por tanta gente com um ar mais atual e sombrio, incrível incrível.
"Juntas, elas erguem a cabeça e uivam."
O quarto colocado é A Pequena Sereia, um conto todinho desenvolvido em diálogos entre a Bruxa do Mar e a nossa Pequena Sereia, que quer virar humana. O conto fala muito sobre como existem pessoas que apagam quem são, apagam sua essência e se humilham pra conseguir o amor de uma pessoa que não tá nem aí pra elas. Eu adorei a Bruxa do Mar e como o Soman foi desenrolando o conto todinho em diálogos, fazendo uma trama super interessante, leve, atual e reflexiva de uma maneira tão fácil de entender. Foi um conto muito, muito bom.
"É nisso que se baseiam os contos de fada. [...] É por isso que está tão encantada por esse príncipe, que me sabe que você existe. Porque parece com todos os contos de fadas que conhecemos. Abrir mão de si mesma, de sua alma, de seu mundo, para tê-lo, enquanto ele só faz boa figura e recebe o crédito por seu esforço."
"Você está prestes a abrir mão de tudo por ele, esse amor verdadeiro, esse primeiro é único, essa alma eterna pela qual você vai mutilar seu corpo, reduzir sua vida... de quem não sabe sequer o nome."
E agora no top 3, começamos por João e Maria, um dos contos que eu menos gostava quando era menor e que nesse livro agora tá nos meus favoritos. Nessa releitura, a gente tem uma visão da família do João e da Maria (nesse caso Rishi e Laxmi, e sim, eles são "indianos"). Eles tinham uma vida feliz: a mãe era uma doceira muito talentosa e vendia seus doces na loja do pai. Porém, os outros comerciantes da região, com inveja, decidem acusar a mãe de ser uma bruxa. Assim sendo, a mãe tem os olhos furados e é jogada à própria sorte na floresta. Tempos depois, o pai se casa com uma mulher que odeia as crianças, e a partir daí a gente já sabe a história. Esse reconto traz lições sobre família, amor, e foi maravilhoso de ler.
"Não há nada mais assustador para uma criança que uma mãe que odeia ser mãe."
O segundo lugar fica com Branca de Neve, e meus amigos, QUE RECONTO! Na nossa versão, a Branca de Neve era uma donzela indefesa, com a pele branca como a neve. Mas nesse livro não é bem assim. Nesse reconto, a Branca não tem a pele branca. Nessa história, ela é a única garota negra do reino, filha da rainha, que também era negra, mas morreu pouco tempo depois da criança nascer. O rei se casou de novo, com uma mulher que odiava Branca, que mandou caçá-la e mais tarde, tentar envenená-la. Nesse conto a gente não tem uma princesa ingênua e boba que nem a Branca de Neve dos filmes da Disney. E sim uma protagonista forte, inteligente e determinada, que tem um conto que fala sobre preconceito, racismo e é um conto incrível, genial, que mirou e acertou os pontos certos.
"No palácio, ninguém se parecia com ela, o que não era importante para Branca de Neve, porque a pele não deveria importar. [...] Aqueles que só enxergavam sua pele eram cegos."
E agora, o primeiro lugar, que é ocupado pelo incrível, atemporal, maravilhoso, reconto de Peter Pan. Se você gosta da história do Peter da Disney, prepare-se, porque nesse reconto ele é um BOSTA. Quem brilha mesmo é a Wendy e o meu queridinho, Scourie. Esse conto foi super delicado, cheio de surtos, até porque tem uma referência de quebrar o coração com a saga principal do Soman, Escola do Bem e do Mal, e eu fiquei apaixonada e chorei muito nesse conto, aiai. Eu adorei todos os aspectos da história, com certeza um dos melhores do livro. E que fique bem claro, não é necessário ler EBM pra ler esse livro!!
"Canto uma música em seu nome todas as noites."
Num geral, eu amei o livro, todos os contos foram muito bem feitos, mas tiveram aqueles mais chatinhos, obviamente. De qualquer modo, eu amo o Soman e tudo que ele escreve funciona pra mim é mexe comigo de uma maneira inexplicável. Todos os livros dele me encantaram desde sempre, eu amo a escrita dele e se ele escrever um livro sobre um saco de batatas eu vou ler, vou amar e vou chorar com a história do saco de batatas, podem ter certeza.
Eu recomendaria esse livro de olhos fechados, ele é facilmente lido em um dia e perfeito pra sair de uma ressaca literária. Se você gosta de recontos ou tem interesse em começar, essa é a sua chance, pode ter certeza que você vai amar.
Essa foi a resenha gente, muito obrigada por terem lido até aqui e até a próxima!
Carolzinha 12/12/2022minha estante
Que livro perfeito estou começando a ler agr estou na página 51 e já estou amando

CarolDamaso 18/12/2022minha estante
Uma obra prima!!!

Beca 16/07/2023minha estante
Já quero muito lerr, me deu vontade de reassistir once upon a time! Que resenha incrivell ?

Fabio Pedreira 06/04/2022

Entre Disney e Irmãos Grimm
Feras e Belas é um livro de contos do mesmo autor de A Escola do Bem e do Mal. Aqui, várias histórias de contos de fadas clássicos, acabam ganhando uma releitura mais atual.⁣

As histórias são bem conhecidas, como João e Maria, Chapéuzinho Vermelho, Cinderela e outras mais. Acho que apenas as histórias do Barba Azul e do Rumpelstichen são as menos famosas pelo público brasileiro.⁣

Esses contos se mantém fiéis ao tempo cronológico em que se passam, mas dão uma atualizada em suas críticas, colocando histórias com representatividades que não existiam na época.⁣

Isso é muito bom, dando a chance de vários leitores se conectarem mais com as histórias das princesas e príncipes que na infância seguiam certos padrões.⁣

Apesar disso, como todos os livros antológicos, algumas histórias acabam sendo melhores que outras. Enquanto umas dão uma repaginada bem legal, como é o caso da Chapéuzinho ou do Peter Pan, outras acabam ficando sem sentido ou caindo no clichê, como o da Cinderela e a da Branca de Neve.⁣

Isso não tira a qualidade do livro. A maioria dos seus contos são bons e em um mundo de notas, o livro levaria 4 de 5 estrelas.⁣

Então recomendo a leitura. De bônus, o livro tem ilustrações belíssimas e uma edição com um poster maravilhoso, igual a capa.⁣

Então, boa leitura e procure descobrir qual é o seu melhor Era uma vez.⁣

Nathy @peculiareslivros 24/02/2022

Amei
Tem contos com protagonismo preto e/ou LGBTQIAP+, com discursos conscientes em relação aos contos originais, amor próprio e muito mais. Recomendo!

Carol 19/11/2021

Não tenho nem o que falar, simplesmente perfeito. Depois disso fiquei até com vontade de dar outra chance para as continuações de Escola do Bem e o Mal.
Anna 09/12/2021minha estante
qual a classificação?

scar 13/12/2021minha estante
aninha, em resposta a sua pergunta. o livro é indicado para maiores de 10 anos.

neusmon 14/12/2021minha estante
Vale a pena é maravilhoso

Lena 04/01/2022minha estante
Gente como faz pra ver ??

Nyx5 23/01/2022

Feras e Belas
Em busca de cobre, encontrei ouro!!!

Fui positivamente surpreendida por releituras de contos de fadas que abordam discussões da nossa atualidade, problemas da sociedade e afins. Olhando com calma podemos ver referências a temas como: relacionamento homoafetivo, sororidade, racismo, abandono familiar, intolerância religiosa, egocentrismo, assim como outras pautas.

O livro trás 12 contos, dos quais não buscam a foco do "felizes para sempre" mas sim o percusso e a necessidade de amor, o quanto o amor é necessário seja ele fraterno, amoroso ou amigo, mas também o quanto em excesso ele pode fazer mal.

Meus contos prediletos foram: Chapeuzinho vermelho, branca de neve, João e Maria, e sem via de dúvidas a cereja do bolo: Peter pan.

Todas as releituras nos trazem reflexões, Cinderela e a força de uma amizade verdadeira, wendy e a força de um amor forte e recíproco, rapunzel e seu desejo pela liberdade, chapeuzinho vermelho e sua astúcia e sororidade, branca de neve e a sua beleza única e independente, João e Maria o poder do amor materno, temas importantes que são trabalhados de forma delicada e sútil.

Os contos são extremamente gostosos de ler, atiçam a curiosidade e a imaginação.

Foi sem dúvida uma ótima leitura (sou apaixonada por releituras de contos de fadas e definitivamente entrou para lista das minhas favoritas)!
Aryta 27/01/2022minha estante
Tão bom quando isso acontece!!!

iampablo 11/03/2022

releituras perfeitas
foi uma experiência inesquecível e inexplicável, ao mesmo tempo que conseguir reviver os contos que me foram passados por anos, pude conhecer o lado "sombrio" deles, mas prefiro usar a expressão "realidade".

o livro possui doze releituras de histórias que já conhecemos desde crianças, só que o autor os aborda de formas realistas e bem bizarras até. porém em todos, ele nos mostra o perigo que se esconde por trás desses "contos de fada", e o desfecho que uma decisão feita pode nos custar.

a escrita do autor é muito boa, que te prende a leitura e faz você questionar se o que nos foi passado é realmente a verdade, ou só uma adaptação destes contos.

histórias cheias de aventuras, representividade e os plots, minha nossa, são surpreendentes!

boa leitura.

bacelar2 15/02/2023

Soman nunca me decepciona
Por ser um conjunto de contos, pensei que não me prenderia tanto - até mesmo por serem recontos das principais histórias dos contos de fadas. Mas Soman Chainani tem mesmo um jeito único de escrever, pois em nenhum momento achei chato ou maçante, prendendo minha atenção do início ao fim.

A revelação do conto do Peter Pan é a cereja do bolo. Me encontro perdidamente apaixonada por esse universo fantástico.

Lu Salles 02/08/2022

Um livro que nos leva a ter uma nova visão dos contos de Fada , nos levando a refletir como ficaram esses contos nos dias de hoje . Vale a pena conhecer.

Evaldo7 21/03/2023

Uma reilutura dos contos de fada, com um toque de realismo.
O livro apresenta uma reinterpretação de doze contos de fadas clássicos, incluindo A Bela e a Fera, João e Maria e Branca de Neve, com um olhar mais sombrio e realista. O autor subverte as expectativas dos leitores e cria personagens complexos e intrigantes, com histórias repletas de reviravoltas e surpresas. Além disso, "Feras e Belas" também aborda questões sociais relevantes, como a desigualdade, a discriminação e o poder. O livro é uma leitura obrigatória para quem gosta de contos de fadas com um toque moderno e inovador.

Camilass 11/01/2023

Uma versão bem diferente dos clássicos que já sabemos de cor, achei interessante ver como as histórias seriam de um ponto de vista sem o felizes para sempre

ekatherinah 29/04/2022

amei demais ler cada conto. De início achei que iria se ater ao padrão de crítica em relação a literalidade dos contos, mas Chainani dá um refresco com outras situações e críticas - sempre presentes, mas sem ofuscar a história, ou seja, do jeitinho que gosto.

como já esperava ela ignora o simbólico dos contos e fica mais numa releitura focada em como geralmente encaramos essas histórias.

confesso que esperava que ela abusasse mais do fantástico, mas na minha percepção ela faz isso mesmo é com de A Bela Adormecida (ao ponto de eu ficar me perguntando "isso foi uma metáfora?" hahaha'). Em alguns outros contos elas muda bastante o rumo das coisas, em outros ela mantém o caminho que já conhecemos.

eu já li a série A Escola do Bem e do Mal então sabia que a Chainani fazia umas coisas diferentes e por isso mesmo que li esse livro. Não me decepcionou em nenhum momento. Apaixonada ?

Helena1004 01/09/2022

como a grande fã de SGE que habita nesse corpo, assim que vi esse livro do mesmo autor já quis comprar, e não me arrependo!
o que o Soman criou nesse livro foi genial, como tudo o que ele escreve. são recontos de contos de fadas famosos, mas de uma visão muito diferente e moderna e cada uma com uma mensagem diferente
o jeito como ele insere representatividade de todos os tipos é sutil, como nos nomes dos personagens, aparência física e desenhos. nunca li ou vi nada parecido, com várias culturas e costumes em um livro só
foi extremamente gostoso de ler cada conto, a escrita é leve e apesar de ser um reconto, nada é muito parecido, quando vc acha que a história está se direcionando para a original, tem uma reviravolta e se torna algo completamente inovador, maravilhoso e bem construído
ao longo do livro, eu só pensava em como seria incrível ler isso para meus futuros filhos quando fosse colocar eles para cama, em como eu queria que lessem isso para mim quando era menor. espero que essa geração conheça o fruto do trabalho desse homem e nunca deixem morrer
meu conto favorito foi o do Peter Pan, amei a forte conexão que teve com SGE, não tenho palavras para descrever o casal, totalmente apaixonante e verdadeiro, pagaria milhões para um livro das aventuras deles (e do hort também ??)
vou guardar para sempre esse livro no meu coração, prometeu nada e entregou o trabalho mais impecável possível, qualquer pessoa que queira sair da sua zona de conforto deveria experimentar essa experiência