Feras e belas

Feras e belas Soman Chainani

Resenhas - Feras e Belas: Contos Perigosos

Delam 23/02/2022

Para os amantes de contos de fadas...
O livro é curto e traz uma linguagem incrivelmente fluída, tornando a leitura prazerosa. Fiquei completamente envolvida pelas narrativas dos contos, que trazem diversos sentimentos aos leitores, indo do empoderamento ao medo, o que o torna bastante inovador. Não é apenas o gore, nem apenas o "felizes para sempre", é uma balança de ambos.
Com certeza um livro que serve como cura para ressacas literárias.

Ponyo 29/03/2022

ENTREGOU TUDO
Todas as releituras eram únicas e tinha diversos significados e reflexões, me surpreendi muito com a última por ser conectado diretamente com um perso de sge e amei como o soman deu esse presente para nós fãs da série.

Mateus Sanfer 03/04/2022

Legal...
Não sei muito o que dizer sobre o livro, esperava uma coisa relativamente diferente, ele conseguiu criar uma história bem original sobre os personagens que conhecemos. O resultado foi satisfatório!

Sofia463 20/04/2022

legal
gostei muito da ideia de deixar os contos bem diferentes, da mesma forma que eu amei certos contos outros foram bem chatos de ler.adoro esse escritor mas ele tem uma escrita que as vezes cansa um pouco tirando isso amei o livro.

So Luppi 26/03/2023

Releituras e spoiler de A Escola do Bem e do Mal
O livro em si é maravilhoso. Toda a edição e as ilustrações presentes, deixam todo a história ainda mais encantada, faz a gente entrar ainda mais no universo de conto de fadas.

O leitor se depara com várias releituras dos contos de fadas mais famosos. Releituras essas que acabam batendo de frente com as versões apresentadas pelo próprio Soman Chainani na série original, A Escola do Bem e do Mal. Inclusive, um dos contos acaba revelando um pouco do passado de um dos personagens mais queridos da série.

A escrita é a cara do Soman e te faz querer devorar o livro o mais rápido possível.

Marina.Latronico 19/10/2022

{Resenha}

? : Feras e Belas: Contos perigoso - Soman Chainani [@editoragutenberg ]

? Leitura temática

?Nota: ???????

Feras e Belas traz uma releitura de 12 contos de fadas clássicos. Vamos ver uma versão bem diferente dos filmes da Disney e da versão dos Irmãos Grimm.

Entre os contos temos "Chapeuzinho Vermelho", "Branca de Neve", "A Bela Adormecida", "Rapunzel", "João e o pé de feijão ", " João e Maria", "A Bela e a Fera", "Barba Azul", "Cinderela", "A Pequena Sereia", "Rumpelstichen" e "Peter Pan".

Algumas pessoas não vão gostar desse livro por conta das trocas de cor da pele e do sexo de personagens que não exitem, eu só posso lamentar pois estarão perdendo um ótimo livro!

Aqui temos A Branca de Neve Negra, A Bela Adormecida é um Homem. O Barba Azul mata meninos em vez de meninas.

Os irmãos João e Maria são Indianos e a Bruxa com sua casa de doces não é má como nos contam.

Também vemos uma outra face da Bruxa da pequena sereia, afinal o que são bruxa se não mulheres que são donas da própria vida. O que aparentemente sempre incomoda os homens.

Os príncipes aqui ou são mesquinhos ou pensam em dinheiro ou em beleza, a velheci que chega é o final dos felizes para sempre.

A mulher quem quer que seja será posta de escanteio como no conto do Peter Pan.

Agora vamos para meu top 5:

?1° Chapeuzinho Vermelho
?2° Branca de Neve
?3° Joao e Maria
?4° Rumpelstichen
?5° Pequena Sereia

? Eu amei os contos, achei bem diferente, a releitura foge bastante do que estamos acostumados.

As personagens femininas são bem fortes e não precisam de príncipes para salva-las.

É um livro cheio de representatividade com contos mais puxados para um lado dark.

O livro é curtinho ótimo para sair de uma ressaca Literária, recheado de passagem incríveis e com várias reviravoltas.

Diferente de tudo que já li sobre contos de fadas. Com certeza foi um dos melhores livros que li esse ano!

Lolla 03/11/2022

Fantástico e medonho
Amei como todas as histórias tem um potencial enorme para se tornarem obscuras e medonhas.
Todas as histórias tiveram muito apelo a questões que hoje em dia discutimos sobre os contos "a mas como o príncipe de cinderela se apaixona mas nem lembra a cara da garota" " como Ariel troca tudo por alguém que não sabe nem o nome" sempre alegando que estão fazendo tudo em nome do amor verdadeiro
Minhas histórias favoritas sem dúvida foram a da chapeuzinho vermelho, Joao e Maria, bela e a fera, mas a minha favorita que eu peguei muito amor foi a da Wendy
Sério essa história final fechou um livro com um gostinho tão grande de quero mais, quero saber mais quero ver mais
Definitivamente um dos melhores livros que li esse ano

Douglas | @estacaoimaginaria 21/12/2022

Histórias "fora da caixinha"
Esse é uma releitura de contos clássicos, com uma nova e aterrorizante perspectiva. Ao longo dos tempos, histórias como “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “Rapunzel”, entre outras, ganharam novas possibilidades de leitura. E é desse ponto que Chainani parte para recontar essas histórias colocando mistério, magia, rebeldia, terror e perigos.

Chainani tem uma escrita que, de fato, lembra contos de fadas. Aliás, ele traz objetividade para suas histórias, mas com os detalhes necessários para cada história. Um dos destaques, no meu ponto de vista, é "A pequena sereia", que o autor desenvolve praticamente inteiro em diálogos, fazendo com o que leitor entenda toda a trama - na sua versão, claro.

O autor faz um ótimo trabalho em adaptar essas histórias de uma forma completamente diferente. Ele coloca mais terror, mais sangue, mas também são perspectivas diferentes de contos clássicos. Uma visão mais atual, mais inclusiva. São adaptações que vão além de transformar elas em aterrorizantes, e sim em visões que não vemos nas adaptações clássicas e em que papéis são invertidos.

O livro é bem desenvolvido e tem histórias intrigantes, algumas “fora da caixinha”, mas que funcionam no contexto geral. Acho que a intenção de adaptar essas histórias foi cumprida com sucesso por Chainani. Portanto, fica aqui minha indicação!

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-feras-e-belas-soman-chainani/

Sabidinha_HL 14/01/2023

"Contos de fadas" Nah, "Fanfic de fadas"????
???{Quando a casa passa de um doce refúgio ao antro frio de uma bruxa.
Quando a bruxa é o pai ou a mãe.
Então, as crianças adentram florestas proibidas.
À procura do amor que perderam.???}

? - "É verdade toda reescrita é uma fanfic! E eu adoro, acho incrível como se pode escrever a mesma história várias vezes e ela ainda ser algo novo."

???? - "Tá bom não algo que ninguém nunca fez, mas eu acho que se tivesse escutado essas histórias quando era pequena, tenho certeza que as coisas seriam bem diferentes..."

???? - "Talvez ter uma pequena representatividade, tanto racial quanto de sexualidade, não seja grande coisa para muitas pessoas, mas para aquelas que sentem falta muda tudo."

?Pensamentos finais?
? "Sim, para mim o livro vale a leitura. Mantém a essência dos contos originais, tanto na escrita quanto nos detalhes, porém também muda a nossa visão sobre as queridas histórias de nossa infância!"

-> RANKING DOS CONTOS:
11-Cinderela;
12- Rapunzel.

Selkie 26/01/2023

Bons contos
A escrita é boa mas não chegou a ser notória. A edição que eu li possuí alguns erros gramaticais mas nada que atrapalhe a leitura.
Temos no total 12 contos, cada um representando um conto de fadas. Alguns são melhores que outros mas no geral, amei a criatividade da autora para reformular os contos expondo como essas histórias seriam se a realidade e a natureza humana estivessem presentes neles.

Meus contos favoritos foram os da Chapéuzinho Vermelho, João e Maria, A Bela e a Fera, A Pequena Sereia e Peter Pan.

Josy1.4 15/07/2023

Um dos motivos do Soman ser um autor MARAVILHOSO, é que as histórias dele mostram a verdade por trás de todos o contos de fadas, ele quebra todo esse estereótipo de que a "princesa" tem que se sacrificar por "amor" (que muitas das vezes pensam que é amor, mas não é). Você percebe que na verdade a única coisa que se procura é o amor próprio e a aceitação, e isso eles não ensinam nos contos de fadas, eles ensinam ir atrás de "príncipes" para os "felizes para sempre", mas ninguém sabe se depois disso, desse "e foram felizes para sempre." Eles realmente são felizes e ficam juntos. E o Soman quebra isso, ele mostra a verdade, a sua ideia de verdade, que esse "felizes para sempre" não está em "príncipes", está em você, dentro de você. Só basta procurar.

Eu gostei de todas as histórias, exceto uma... Mas são muito tocantes e reflexivas. Super recomendo!!!!

Vicky8722 19/02/2023

Soman Chainani já é um autor queridinho para mim desde o 1° livro da saga da escola do bem e do mal, mas enfim, neste livro ele trás novas releituras dos clássicos contos de fadas que tanto conhecemos, junto de lindíssimas ilustrações. Gostei bastante porque foram histórias diferentes do que estamos habituados a ver, mas com os personagens que já conhecemos e com um toque mais dark, que abrilhantou ainda mais as histórias. Cada um dos protagonistas de certa forma se tornaram os heróis de suas histórias fazendo o seu próprio destino independente do que fosse acontecer. Se tem uma frase que define bem esse livro é: "Mas finais felizes não chegam tão fácil. A justiça leva tempo. E parece que ainda resta alguma justiça a ser feita"