Feras e belas

Chapéuzinho Vermelho 5?
Branca de Neve 4,5 ?
A Bela Adormecida 2,5 ?
Rapunzel 2,5 ?
João e o Pé de Feijão 3 ?
João e Maria 5 ?
Rumpelstichen 3 ?
Peter Pan 4 ?

Rafa_she 06/03/2024

Feras e Belas
Eu já tinha lido a versão em inglês desse livro há muito tempo, porém decidir reler em português porque eu não me lembrava muito bem dos contos. Sim, esse livro é uma coletânea de contos que puxam muitas influências das fábulas que conhecemos, porém escritas de formas completamente diferentes.
Não sou uma grande fã de contos, principalmente de releituras, porém, apesar disso, é muito interessante conhecer novas versões de histórias já conhecidas. As histórias também trazem muito empoderamento e a necessidade de "olhar por outro ângulo" para entender certas motivações.
Achei muito interessante, apesar de não gostar muito desse tipo de leitura.

Gus 28/02/2024

Contos não tão de fadas
O livro contém os contos de fadas de um outro modo.

Chapeuzinho vermelho em que são vários lobos que escolhem as meninas mais bonitas para devorar.

Em Branca de Neve ela é negra.

A Bela Adormecida sofrendo com os pesadelos.

Rapunzel.

João e o pé de feijão em que a mãe o trata mal, existem os feijões mágicos e o gigante na verdade é em uma gigante do sexo feminino.

João e Maria indianos.

A Bela e a Fera com personagens japoneses.

Barba Azul prefere meninos, mantém a essência original de liberar todos os quartos do castelo menos um para que o garoto que escolheu teste a confiança.

Cinderela não é o foco principal do príncipe encantado.

A Pequena Sereia bate um papo com a bruxa má sobre ela dar pernas e pés para a sereia e ela poder se casar com o príncipe sem conhecer ele. E nesse caso a bruxa má é a mais racional.

Rumpelstichen é o diabo querendo fazer as pessoas descobrirem seu verdadeiro nome.

Finalizando com Peter Pan em que a personagem principal é a Wendy escrevendo uma carta para seu filho.

Gab santos. 08/02/2024

Que releitura bem feita, alguns contos me interessaram mais que outros, o que é normal, o livro me trouxe uma nostalgia de quando era criança e lia os contos de fadas e bem aqui temos uma visão diferente deles que é bem feita e cada história tem suas particularidades, os contos trazem muitas emoções.

Sem contar da arte maravilhosa que o livro tem tanto na capa quanto em suas páginas, tais artes que nos levam para dentro dos contos extremamente bem feitos.

Meu top 5 foi-
?- Peter pan (um livro maior explorando mais esse conto ia ser maravilhoso)

?- João e Maria (realmente uma versão que não tem alertas para as crianças, achei intrigante embora que foi esperado)

?-Bela adormecida (foi fofo de certo modo)

?-A pequena seria (sempre disse o que eu pensei sobre outras versões do conto)

?- Branca de Neve (achei a releitura bem interessante)

SophiaGarcia 31/01/2024

Uma boa ideia com uma execução ok.
O principal problema é que os contos são curtos e não desenvolvem o suficiente para imergir o leitor nessa história diferenciada, na maioria deles o plot Twist é rápido e a conclusão é uma frase e quando vc vê já acabou, e por vezes acontecem coisas que não me convenceram, " é sério isso?" eu pensava.

O único conto que vai além e é desenvolvimento a ponto de eu me envolver na história foi o último.

zize 31/01/2024

Não rolou
Não acho que o livro seja ruim, só acho que poderia ser muito melhor. Achei um pouco básico, sei que são contos e por isso não dá pra explorar tanto tudo o que podia ser explorado e detalhado na história, mas precisava mesmo ser tão simples e parado? A capa e as avaliações na contra capa dão a entender que o livro vai ser misterioso, que vai ser algo mais sombrio e desafiador, mas nem é, tem coisa que é até meio ridícula?

Minha classificação de preferência

9. Branca de Neve
10. Rapunzel
11. A Bela Adormecida
12. João e o pé de feijão

A sensação que eu tive é que nem sequer foram escritos pela mesma pessoa, porque os contos são meio destoantes uns dos outros. Eles seguem estruturas muito diversas, no que diz respeito a como contar a história, e também não possuem uma base única, tipo: isso vai ser fofo, vai ser macabro, vai mudar muito, vai mudar quase nada... enfim. E uns tem a mensagem super clara, outros não e outros parecem que nem mensagem nenhuma querem transmitir. Confesso que não ter essa linearidade e consistência no modo de narrar é um pouco desagradável e parece que tô lendo uma coisa jogada feitas às pressas, o que é uma pena porque visivelmente o livro recebeu um carinho e cuidado muito grande em questão de produção, para aí chegar e o conteúdo literário mesmo não ser tão bom?

Realmente achei que é um livro bobinho, que acha que tá fazendo algo muito bom quando na verdade não tá. Definitivamente não era isso que eu tava esperando, enfim, me sinto decepcionada pois adoro releituras e achei que essas seriam realmente boas e envolventes e com um toque sinistro, mas só foi tedioso na maior parte do tempo mesmo :/ Mas tem umas histórias que se fossem livros completos eu leria facilmente pois achei bem interessante as ideias.

No mais é isso aí, não recomendo a leitura se você já tem mais experiências literárias, talvez esse livro funcione melhor pra quem tá começando a entrar nesse mundo da leitura por agora.

sofi.scopel 24/01/2024

Diferente do que eu esperava
Não sei o que dizer, eu adoro o Soman, a escola do bem e do mal é um dos meus livros favoritos, mas não sei o que eu achei desse, com certeza bem diferente do que eu esperava, não gostei nem desgostei

Nath 14/01/2024

Detestei
Não gostei...
Talvez por que inicialmente foi dito que se tratava de um livro infanto juvenil, e a narrativa não acho que seja pra esse público ... e como tia, não curti muito saber que minha sobrinha leu isso, sem ser previamente avisada do conteúdo
Único conto que achei mais ou menos foi "João e Maria", o resto ... detestável

Any04020 31/12/2023

Contos invertidos
Que sensação boa, explorar como seriam os contos em outro universo. Bem, alguns achei meio grotescos, mas é a realidade, nem sempre o bem vence, nem sempre a mocinha é inocente, nem sempre o vilão e vilão e nem sempre existe os felizes para sempre

Julia4868 18/12/2023

Eu fiquei triste pela diva que não pode ficar na terra do nunca ????? poxa cara, eu acho super justo ela ficar com o pirata lá. Eles eram incrível juntos

Duda 13/12/2023

Achei legal ter uma outra perspectiva dos contos de fadas que são contados de uma forma mais tranquila,gostei dessa perspectiva dos contos.

ciriuo 07/12/2023

Nem todos os contos de fadas possuem um felizes para sempre.
O livro nos apresenta a vários contos de fadas que são de conhecimento popular, porém, contados em uma visão totalmente diferente. Alguns, pecam na falta de envolvimento e informações, outros, pelo contrário, se destacam por serem completos. No fim, foi uma ótima leitura!

Para mim, os mais especiais são o da Wendy e o da Branca de Neve. Gosto muito da forma que eles foram escritos e acho que trouxeram um significado diferente e muito interessante para a história original.

Recomendo a leitura.

glen_985 05/11/2023

O livro se trata de uma coletânea de contos de fadas reescritos de forma bela e interessante. Cada narrativa contém uma lição de moral, não apenas para crianças, e uma representação de diferentes culturas. Definitivamente, uma das melhores leituras do ano. Em sua esmagadora maioria, os contos são interessantes e imprevisíveis. Existem, sim, alguns finais cruéis; mas de que melhor forma ilustraria se o fato de que a vida nem sempre é feliz?