Feras e belas

Feras e belas Soman Chainani

Resenhas - Feras e Belas: Contos Perigosos

BArbara 09/06/2022

ótimo livro!
gostei bastante do livro, ele traz contos que já conhecemos com uma nova roupagem que particularmente, eu gostei bastante!
teve algumas partes que eu senti que a narrativa se perdeu um pouco, mas mesmo assim é um livro que traz várias reflexões, recomendo!

may.reader 02/06/2022

Eu comecei a ler o livro pq ele estava no meu kindle e achei o título interessante, e foi ótimo ter lido.
Uma perspectiva completamente diferente dos contos de fada tradicional, surpreendente e envolvente, eu amei demais!
Super recomendo, a leitura vale

CarolDamaso 31/05/2022

É inovador e revolucionário? É SIM!!!
Oi oi gente! Tudo bem com vocês? Eu sou a Carol, e hoje eu vim aqui resenhar essa maravilha literária, vulgo "Feras e Belas"!
Esse livro lindo aqui nada mais é que um livro de recontos de contos de fadas que a gente conhece desde pequeno, como Cinderela, Chapéuzinho Vermelho, Branca de Neve, Peter Pan, etc. São histórias curtinhas, de mais ou menos 20 páginas cada uma, mas mesmo assim extremamente bem feitas e cativantes, trazendo tramas atuais, reflexivas, com personagens incríveis e cada um com uma história única e maravilhosa como só o Soman sabe fazer. Os contos tão cheios de representatividade em vários aspectos, com pautas atuais bem trabalhadas e bem inseridas no contexto, trazendo sempre o tcham dos livros dele: os contos de fadas sendo abordados de um jeito mais profundo, com uma vibe mais dark e menos "levinha" como a gente tá acostumado a ver nos filmes da Disney.
Mesmo assim, eu tenho os meus contos preferidos e vou falar deles aqui, porque eles foram simplesmente MARAVILHOSOS.
O quinto colocado é o reconto de Chapéuzinho Vermelho, onde todos os anos a menina mais linda da vila é escolhida para ser entregue como sacrifício aos lobos; caso contrário, todo o vilarejo sofre com as consequências. Mesmo sendo uma versão diferente da história já conhecida, a gente ainda tem elementos clássicos da história, como a avó, a cesta, o capuz rubro, etc, porém misturado com pautas atuais e mensagens incríveis. Foi super legal ler essa versão de uma história tão conhecida por tanta gente com um ar mais atual e sombrio, incrível incrível.
"Juntas, elas erguem a cabeça e uivam."
O quarto colocado é A Pequena Sereia, um conto todinho desenvolvido em diálogos entre a Bruxa do Mar e a nossa Pequena Sereia, que quer virar humana. O conto fala muito sobre como existem pessoas que apagam quem são, apagam sua essência e se humilham pra conseguir o amor de uma pessoa que não tá nem aí pra elas. Eu adorei a Bruxa do Mar e como o Soman foi desenrolando o conto todinho em diálogos, fazendo uma trama super interessante, leve, atual e reflexiva de uma maneira tão fácil de entender. Foi um conto muito, muito bom.
"É nisso que se baseiam os contos de fada. [...] É por isso que está tão encantada por esse príncipe, que me sabe que você existe. Porque parece com todos os contos de fadas que conhecemos. Abrir mão de si mesma, de sua alma, de seu mundo, para tê-lo, enquanto ele só faz boa figura e recebe o crédito por seu esforço."
"Você está prestes a abrir mão de tudo por ele, esse amor verdadeiro, esse primeiro é único, essa alma eterna pela qual você vai mutilar seu corpo, reduzir sua vida... de quem não sabe sequer o nome."
E agora no top 3, começamos por João e Maria, um dos contos que eu menos gostava quando era menor e que nesse livro agora tá nos meus favoritos. Nessa releitura, a gente tem uma visão da família do João e da Maria (nesse caso Rishi e Laxmi, e sim, eles são "indianos"). Eles tinham uma vida feliz: a mãe era uma doceira muito talentosa e vendia seus doces na loja do pai. Porém, os outros comerciantes da região, com inveja, decidem acusar a mãe de ser uma bruxa. Assim sendo, a mãe tem os olhos furados e é jogada à própria sorte na floresta. Tempos depois, o pai se casa com uma mulher que odeia as crianças, e a partir daí a gente já sabe a história. Esse reconto traz lições sobre família, amor, e foi maravilhoso de ler.
"Não há nada mais assustador para uma criança que uma mãe que odeia ser mãe."
O segundo lugar fica com Branca de Neve, e meus amigos, QUE RECONTO! Na nossa versão, a Branca de Neve era uma donzela indefesa, com a pele branca como a neve. Mas nesse livro não é bem assim. Nesse reconto, a Branca não tem a pele branca. Nessa história, ela é a única garota negra do reino, filha da rainha, que também era negra, mas morreu pouco tempo depois da criança nascer. O rei se casou de novo, com uma mulher que odiava Branca, que mandou caçá-la e mais tarde, tentar envenená-la. Nesse conto a gente não tem uma princesa ingênua e boba que nem a Branca de Neve dos filmes da Disney. E sim uma protagonista forte, inteligente e determinada, que tem um conto que fala sobre preconceito, racismo e é um conto incrível, genial, que mirou e acertou os pontos certos.
"No palácio, ninguém se parecia com ela, o que não era importante para Branca de Neve, porque a pele não deveria importar. [...] Aqueles que só enxergavam sua pele eram cegos."
E agora, o primeiro lugar, que é ocupado pelo incrível, atemporal, maravilhoso, reconto de Peter Pan. Se você gosta da história do Peter da Disney, prepare-se, porque nesse reconto ele é um BOSTA. Quem brilha mesmo é a Wendy e o meu queridinho, Scourie. Esse conto foi super delicado, cheio de surtos, até porque tem uma referência de quebrar o coração com a saga principal do Soman, Escola do Bem e do Mal, e eu fiquei apaixonada e chorei muito nesse conto, aiai. Eu adorei todos os aspectos da história, com certeza um dos melhores do livro. E que fique bem claro, não é necessário ler EBM pra ler esse livro!!
"Canto uma música em seu nome todas as noites."
Num geral, eu amei o livro, todos os contos foram muito bem feitos, mas tiveram aqueles mais chatinhos, obviamente. De qualquer modo, eu amo o Soman e tudo que ele escreve funciona pra mim é mexe comigo de uma maneira inexplicável. Todos os livros dele me encantaram desde sempre, eu amo a escrita dele e se ele escrever um livro sobre um saco de batatas eu vou ler, vou amar e vou chorar com a história do saco de batatas, podem ter certeza.
Eu recomendaria esse livro de olhos fechados, ele é facilmente lido em um dia e perfeito pra sair de uma ressaca literária. Se você gosta de recontos ou tem interesse em começar, essa é a sua chance, pode ter certeza que você vai amar.
Essa foi a resenha gente, muito obrigada por terem lido até aqui e até a próxima!
Carolzinha 12/12/2022minha estante
Que livro perfeito estou começando a ler agr estou na página 51 e já estou amando

CarolDamaso 18/12/2022minha estante
Uma obra prima!!!

Beca 16/07/2023minha estante
Já quero muito lerr, me deu vontade de reassistir once upon a time! Que resenha incrivell ?

Yasmin.Olemberg 12/05/2022

Contos e recontos
Eu adorei todos os contos (recontos) nesse livro. Embora sejam de clássicos como Cinderela e João e Maria, os plots não são previsíveis e os cenários criados para os enredos são espetaculares. Realmente pude me identificar com algumas dessas histórias, super recomendo.

Kate 10/05/2022

Eu amei tanto essas versões de alguns contos. Aqui mostra as coisas e sentimentos que realmente importam.

Alecia Rodrigues 04/05/2022

Uns bons outros nem tanto...
Os primeiros contos não são tão bons quantos os últimos. Na verdade verdadeiros desastres. Era para ser mais Dark esses contos só que não são!
Descobri com esse livro o que me incomoda na escrita do autor, apesar de fala bastante sobre machismo e as personagens tentarem enfrentarem isso, as vezes sinto um pouco ee misoginia nas histórias e em nada tem sobre a proposta do livro ser mais dark, mas ressaltando é o que eu senti lendo!!!
Nos contos que acho que ele queria inserir romance lgbtq (bela adormecida e Cinderela) ele não teve coragem de dar a cara a tapa, faltou ousadia ficou tudo meio escondido, confuso.

Minhas notas por conto
Chapeuzinho vermelho (5/10)
Branca de neve (8.5/10)
Bela adormecida (3/10)
Rapunzel (6.5/10)
João e o pé de feijão (0/10)
João e Maria (10/10)
A bela e a fera (9/10)
Barba-azul (9/10)
Cinderela (5/10)
A pequena sereia (8/10)
Rumpelstichen (10/10)
Peten pan (10/10)

Duda 03/05/2022

leiturinha gostosa pra sair da ressaca literária. diferente do que aparenta, as histórias não dão medo, são apenas formas diferentes de contar os contso de fada.

ekatherinah 29/04/2022

amei demais ler cada conto. De início achei que iria se ater ao padrão de crítica em relação a literalidade dos contos, mas Chainani dá um refresco com outras situações e críticas - sempre presentes, mas sem ofuscar a história, ou seja, do jeitinho que gosto.

como já esperava ela ignora o simbólico dos contos e fica mais numa releitura focada em como geralmente encaramos essas histórias.

confesso que esperava que ela abusasse mais do fantástico, mas na minha percepção ela faz isso mesmo é com de A Bela Adormecida (ao ponto de eu ficar me perguntando "isso foi uma metáfora?" hahaha'). Em alguns outros contos elas muda bastante o rumo das coisas, em outros ela mantém o caminho que já conhecemos.

eu já li a série A Escola do Bem e do Mal então sabia que a Chainani fazia umas coisas diferentes e por isso mesmo que li esse livro. Não me decepcionou em nenhum momento. Apaixonada ?

gabriela 29/04/2022

feras & belas
uau. quando eu acho que o Soman ja me surpreendeu com SGE, ele vem com um livro totalmente novo, e ainda de contos!!

eu amei, de verdade, cada reconstrução dos contos de fadas. tudo bem contemporâneo, com uma dica aqui e ali sobre problemáticas atuais, sem perder a magia do tema (branca de neve me arrepiou)

entrou nos favoritos do ano!

Daisy 25/04/2022

Feras e Belas: Contos Perigosos, do Soman Chainani @somanc vem com uma proposta de recontar os contos de fadas que já conhecemos, mas com temas atuais e necessários.

O conto que mais gostei foi A pequena Sereia. A conversa entre a protagonista e a bruxa do mar é tão esclarecedora e tão necessária para nós hoje em dia!

Pode parecer um discurso barato para alguns, mas cada história aqui no livro tem uma mensagem profunda a ser passada. Feras e Belas é um livro leve, mas com várias reflexões para o mundo atual.

" Não há nada mais atraente a um homem que uma moça que entrega seu poder a ele, em silêncio. É nisso que se baseiam os contos de fada." - A pequena sereia, conto de Feras e Belas

Sofia463 20/04/2022

legal
gostei muito da ideia de deixar os contos bem diferentes, da mesma forma que eu amei certos contos outros foram bem chatos de ler.adoro esse escritor mas ele tem uma escrita que as vezes cansa um pouco tirando isso amei o livro.

Fabio Pedreira 06/04/2022

Entre Disney e Irmãos Grimm
Feras e Belas é um livro de contos do mesmo autor de A Escola do Bem e do Mal. Aqui, várias histórias de contos de fadas clássicos, acabam ganhando uma releitura mais atual.⁣

As histórias são bem conhecidas, como João e Maria, Chapéuzinho Vermelho, Cinderela e outras mais. Acho que apenas as histórias do Barba Azul e do Rumpelstichen são as menos famosas pelo público brasileiro.⁣

Esses contos se mantém fiéis ao tempo cronológico em que se passam, mas dão uma atualizada em suas críticas, colocando histórias com representatividades que não existiam na época.⁣

Isso é muito bom, dando a chance de vários leitores se conectarem mais com as histórias das princesas e príncipes que na infância seguiam certos padrões.⁣

Apesar disso, como todos os livros antológicos, algumas histórias acabam sendo melhores que outras. Enquanto umas dão uma repaginada bem legal, como é o caso da Chapéuzinho ou do Peter Pan, outras acabam ficando sem sentido ou caindo no clichê, como o da Cinderela e a da Branca de Neve.⁣

Isso não tira a qualidade do livro. A maioria dos seus contos são bons e em um mundo de notas, o livro levaria 4 de 5 estrelas.⁣

Então recomendo a leitura. De bônus, o livro tem ilustrações belíssimas e uma edição com um poster maravilhoso, igual a capa.⁣

Então, boa leitura e procure descobrir qual é o seu melhor Era uma vez.⁣

Arya4 06/04/2022

Feras e belas,Soman Chainani
Well,eu gostei bastante da leitura e sinceramente adorei as modificações. Uma delícia de ler! Tem muita diversidade e não tem como não amar Soman Chainani.

VivianeS2 03/04/2022

Fraco e chato !
Tem uns contos que passam, dá para ler de boa, mas outros são fracos, chatos, e deixa a leitura massante. Achei que fosse me entreter mais na leitura, mas no final se tornou somente uma leitura arrastada.
Não achei que tem nada dark aqui, nada que prende como algo sinistro. Tem finais para lá de broxante, sem sentido algum. O único melhorzinho na qual achei foi João e Maria, e o pior de longe disparado foi A Bela adormecida. Esse foi uma porcaria total. Uma viagem para o mundo de Bob.
Não recomendo.

Mateus Sanfer 03/04/2022

Legal...
Não sei muito o que dizer sobre o livro, esperava uma coisa relativamente diferente, ele conseguiu criar uma história bem original sobre os personagens que conhecemos. O resultado foi satisfatório!